2 minute read

Polo Francano de TI oferece assessoria online gratuita para home offices

Iniciativa surgiu pós pandemia de coronavírus para auxiliar empresários de diferentes ramos na implantação do acesso remoto

Advertisement

A pandemia de coronavírus fez crescer, não só em Franca, mas em todo o país, uma adoção generalizada pelo sistema de trabalho home office. Devido a esse movimento e ciente também do aumento das operações digitais, o Polo Francano de Tecnologia, do Programa Empreender da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), resolveu durante esse período prestar assessoria online e voluntária na área.

Os atendimentos visam esclarecer dúvidas de acesso remoto no trabalho home office das empresas associadas. “Em uma reunião virtual do Polo, questionamos o que nossas empresas poderiam fazer para a sociedade nesse momento e surgiu essa ideia”, explica Henrique Godoi, da EnterPlug Sistemas, uma das 21 empresas que compõem o Polo Francano de TI. O serviço funciona da seguinte forma: quando uma máquina dá pau ou o sistema remoto enfrenta qualquer tipo de problema em TI, o empresário entra em contato com a ACIF por meio do email empreender@acifranca.com.br ou pelo telefone (16) 9 9335 9265 e solicita o atendimento.

“Quando chega a dúvida, logo ela é postada no grupo do Polo e aquele que puder e conhecer sobre o assunto se prontifica para responder”, detalha Godoi. Segundo ele, muitos empresários se reestruturaram para trabalhar mais no mundo virtual durante esse período, mas acabam enfrentando dificuldades no ambiente home office, principalmente ao fazer acessos remotos e ao lidar com vendas via delivery, no atendimento de aplicativos e redes sociais e no funcionamento do e-commerce. “Inicialmente tentamos resolver o problema online, porém caso haja atendimento que necessite ser presencial, a empresa do Polo negocia com o solicitante”.

Além da assessoria online em tecnologia, o Polo Francano de Tecnologia realizou postagens diárias em sua página no Facebook com dúvidas gerais para os usuários utilizando a hashtag #estamosemhomeofficeeagora?. No total, foram 14 postagens com respostas das principais dúvidas dadas de forma rápida e didática. “Os membros do polo de TI são muito engajados e prezam por uma postura socialmente responsável também. Assim como todos os setores econômicos, eles foram atingidos, se isolaram, passaram a trabalhar em home office e como muitos já têm o costume de prestar atendimento remoto, quiserem compartilhar essa expertise com os demais empresários nesse momento atípico”, disse a gestora do grupo, Naina Correia.

Outra iniciativa foi o oferecimento gratuito, pelo prazo de 90 dias, de softwares como o Vitrine Virtual para a exposição e divulgação de produtos para comércios que tiveram de fechar suas portas nesse período, como foi o caso de lojas de roupas, sapatos e outros estabelecimentos, como restaurantes, que não contam com a opção de delivery.

“O Polo Francano de Tecnologia existe há dez anos no Empreender. É um grupo forte e muito unido. Assim que tivemos as primeiras reuniões online, após o isolamento social, os membros se mobilizaram e se colocaram disponíveis em contribuir com todos aqueles que precisaram se adaptar com as tecnologias da noite para o dia”, destacou Naina.