3 minute read

Gnocchi para homenagear as "mammas" no mês dedicado a elas

Fotos: Escola Francana de Gastronomia / Divulgação

Advertisement

Receita artesanal para o almoço em família foi preparada e cedida pela Escola Francana de Gastronomia

MARCO FELIPPE

Diante da penúria nos tempos de guerra na Itália, que resultou na escassez de alimentos, conta que as ‘mammas’ locais tiveram que exercitar a criatividade para criar pratos que mais tarde se tornaram clássicos da gastronomia. E o nhoque ou inhoque foi um deles. Como forma de homenageá-las pelo mês das Mães, a ACIF em Revista decidiu trazer uma receita especial dessa massa que também tem como sinônimo o almoço em família. E para ensinar a preparar um original gnocchi - como é grafado em italiano - a Escola Francana de Gastronomia foi a convidada.

Dirigida pelos sócios Flávia Junqueira e Gustavo Miranda, a Escola existe há três anos na cidade e oferece cursos 100% práticos em quatro modalidades diferentes: chef profissional (1 ano de duração), executivo (6 meses), temático (1 noite) e especialização (3 ou 4 sábados). “Formamos turmas exclusivas com no máximo oito alunos e essa diferença e a qualidade, garantem o aprendizado”, conta Flávia.

Com 700 alunos formados, a receita de gnocchi é uma das mais pedidas e figura na grade dos cursos profissional e de especialização. “O gnocchi é uma variação do macarrão, porém mais sofisticado e que reúne a família. Pegamos a receita italiana e adaptamos as proporções com as nossas receitas de família”, explica Gustavo.

A receita, para seis pessoas, é totalmente artesanal, feita com batata e utiliza o mínimo de farinha possível. O molho sugo express é preparado na panela de pressão e utiliza ingredientes fáceis de serem encontrados. Para acompanhar, os chefs indicam medalhão de filé mignon e salada de entrada. “O gnocchi é um prato único que pode ser acompanhado com uma proteína, é leve, de fácil digestão e agrada todo mundo”, destacaram. O tempo de preparo varia entre 40 minutos e uma hora.

Inovação

No período de isolamento social imposto pelas autoridades em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Escola Francana de Gastronomia interrompeu as aulas presenciais e implantou o projeto ‘A Cozinha Não Pode Parar’. A iniciativa divulga restaurantes com atendimento delivery na cidade e realiza lives com empresas e chefs parceiros em que ensina receitas na prática. “As divulgações estão chegando a três mil visualizações e as nossas lives servem para interagir com os alunos. Dessa forma, eles não ficam parados. E há também o lado social, pois receitas como a gnocchi podem servir como fonte de renda extra”, ressalta Gustavo.

Agora motivados pela história do prato, a homenagem e o objetivo de estar em família, é hora de colocar a receita em prática:

Gnocchi da Escola Francana de Gastronomia

Ingredientes

- 1 1/2 quilo batata asterix

- 1 ovo

- 1 gema

- 1 xícara de farinha de trigo

- 2 colheres de sopa de manteiga

Modo de Preparo

Misture as batatas já cozidas com o ovo e a manteiga e só depois incorpore a farinha sem trabalhar demais a massa. Faça os rolinhos e depois só cortar (2,5 cm). Cozinhe em água fervente com sal. Quando os gnocchi subirem, significa que estão cozidos. Tire-os com escumadeira e monte o prato com o molho e parmesão.

Molho ao sugo Express

- 2 quilos tomates maduros

- 2 unidades cebolas

- 4 dentes alho

- 1 cenoura

- 1 xícara salsão picado

- ½ xícara alho poró picado

Modo de preparo

Lave todos os ingredientes. Corte os tomates e junte-os às cebolas, alho, cenoura, salsão e alho poró também cortados. Coloque TUDO na panela de pressão. Em 15 minutos (depois que iniciar a pressão) está pronto. Acredite, não precisa colocar água porque o tomate e a cebola soltam MUITA água. Desligue o fogo e deixe sair a pressão para abrir a panela. Aos poucos, coloque o conteúdo da panela no liquidificador e bata até virar uma espécie de suco grosso, consistente. Muito cuidado, pois o líquido está muito quente. Tempere com sal e pimenta.

DICAS VALIOSAS

- Cozinhar as batatas de um dia para o outro

- Cozinhar as batatas com casca para não absorver muito umidade

- Não manipular muito a massa do gnocchi para evitar grande quantidade de farinha de trigo

- Adicionar um pouco de manteiga no gnocchi já cozido para não grudar

- Se for levar ao forno, seja breve, apenas o tempo para gratinar.