Revista AC Digital #44

Page 7

(CRT-RJ), afirmou que “com a sanção do Prefeito, vamos ao Judiciário, para que o transporte clandestino possa, enfim, ser fiscalizado pelo Póder Público”.

cidade, novamente apelando para a motivação ambiental e de sustentabilidade que serviu, também, de base na sua defesa europeia.

Em comunicado enviado à imprensa, a Uber se defendeu. Segundo a empresa, atualmente são mais de 1 milhão e 200 mil pessoas que utilizam o aplicativo diariamente para se movimentar na capital carioca, optando por deixar carros particulares em casa e compartilharem viagens. Apresentando números, o aplicativo afirma que só nas Olimpíadas foram 600 mil pessoas que usaram a Uber, e que viagens compartilhadas geraram economia de 425 mil kms, 20 mil litros de gasolina e 47 toneladas de CO2 a menos para a

Ainda de acordo com a empresa, a proibição sancionada pelo prefeito Eduardo Paes ignora não só o direito de escolha destes usuários, mas também decisão da Justiça carioca, que havia garantido ao Uber e similares o direito de andar pelas ruas, acusando o político de agir “novamente contra a cidade”, e que coloca em situação complicada milhares de parceiros que usam o aplicativo para gerar renda para suas famílias. A medida, que provocou reações divididas, com taxistas comemorando e parte da população insatisfeita com a burocracia dificultando o transporte no dia a dia, vem apenas engrossar a lista já extensa de problemas que o atual prefeito Eduardo Paes, em fim de mandato, tem com a questão do transporte carioca. Uma delas dizia respeito a outra decisão tomada em conjunto com o Ministério Público, em 2013, de que toda a frota de ônibus seria refrigerada até 2016. No fim de 2015, o Prefeito emitiu um decreto que mudava este número para “70% da frota”, que foi negado pelo MP e classificado como uma violação da decisão judicial. A corrida contra o tempo continua.

De saída, Eduardo Paes sancionou lei que proibiu Uber no Rio de Janeiro. Medida desagradou parte da população e é mais um problema deixado para o sucessor na área


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.