Revista AC Digital #4

Page 19

Você pode não saber o que é, mas já deve ter ouvido falar, e com certeza, já visitou uma página na web com o layout e os mecanismos WordPress. Essa ferramenta, que neste ano completou 10 anos, tem mudado o conceito na produção de páginas na internet, fazendo parte até mesmo de grandes empresas e instituições públicas e privadas. Tudo isso, pelo seu painel administrativo flexível e designer moderno. Anteriormente conhecido apenas como uma plataforma para construção de blogs, hoje o WordPress mostra que é possível montar páginas profissionais, cheias de estilo e qualidade. Criado em maio de 2003, ele já representa quase 17% de toda web, reunindo cerca de 70 milhões de usuários. Além disso, são cerca de 2 milhões de posts por dia, em mais de 500 mil blogs. Escrito em 120 idiomas, o WordPress foi criado por Matt Mullenweg e Mike Little. Por utilizar um serviço de open source (uma espécie de código aberto, que facilita o manuseio da ferramenta), qualquer pessoa pode realizar modificações no código para melhorar o blog e realizar ajustes deixando ele de forma que atenda à sua necessidade.

Os 10 principais idiomas Inglês 66% Espanhol 8.7% Português 6.5% Indonésio 3.5% Italiano 2% Alemão 1.8% Francês 1.4% Russo 1.1% Vietnamita 1.1% Sueco 1.0% Fonte: Wordpress

Durante os quatro primeiros anos, o WordPress ganhou importantes recursos, como: a inclusão de plug-ins e aprimoramentos no backend. Além disso, foram feitos ajustes no tema padrão do editor oferecendo uma melhor experiência para seus usuários. Em 2005, o editor deu um grande passo. A versão 2.0 foi lançada com novo layout e trazendo novidades como edição WYSIWYG (sigla utilizada para descrever a capacidade de atualização imediata na página) e uploads online. De lá para cá, novas funções foram aparecendo no WordPress como posts e rascunhos salvos automaticamente, possibilitando configurar qualquer página como página principal e suporte para tags. Já em 2008, foi a vez das grandes modificações visuais. Os usuários começaram a contar com uma interface mais intuitiva e objetiva. A versão não fez sucesso entre os internautas e, pouco depois de completar um ano, foi alterada. Atualmente em sua versão 3.6, o editor de blogs já passou por muitas melhorias e trouxe novas funcionalidades. As mudanças foram fundamentais para o crescimento e sucesso da plataforma de edição de conteúdo.

Abaixo, grandes marcas que fazem uso do Wordpress


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.