Caderno de programação - Setembro 2016

Page 1

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA




CENTRO CULTURAL DA PENHA O bairro da Penha, um dos mais antigos da cidade de São Paulo, é um daqueles lugares que num primeiro momento roubam o seu olhar pela beleza das construções do século XIX, por conta da preservação do patrimônio histórico e ao mesmo tempo dos novos prédios. Pela pluralidade religiosa. Pelo encontro do antigo com o moderno. Pelas festas populares. Pelas pessoas no Largo do Rosário. Enfim, tudo isso você encontra na Penha, que no dia 8 setembro comemora mais um aniversário. E o Centro Cultural da Penha, localizado no coração do bairro, não poderia ficar de fora dessa comemoração. A exposição da WAT UNESCO TIQUATIRA: o território da Penha visto por 4 paises, planos urbanos, continua durante o mês de setembro. Teremos o som da Kombi do Rap. Mostra ditadura no cinema às quintas-feiras, lembrando o que não devemos esquecer. Setembro será a estreia também do novo projeto Independente S/A, mais um espaço para as bandas independentes. A banda de jazz Bloop fará um concerto didádito e divertido. Além de tudo isso teremos espaço para debates, encontros, música, teatro, exposiçoes e muito mais! Setembro será um mês de comemoração. Portanto, aproveite a programação! A casa é sua! Valquiria Gama Nascimento Coordenadora de Produção


INFORMAÇÕES Centro Cultural da Penha | Terça a domingo: das 10h às 22h Biblioteca José Paulo Paes | Terça a sexta: das 10h às 19h | Sáb: 10h às 16h Largo do Rosário, 20 - Penha | Informações: 2295 0401 Produção: 2227 2668 | centroculturaldapenha@gmail.com


Biblioteca/Dvulgação

BIBLIOTECA

SARAU DA PRIMAVERA

Quando entrar setembro, a boa nova será o SARAU É PRIMAVERA no CCPenha. Traga sua poesia, alegria, música, dança e arte! Em homenagem à Caio Fernando Abreu, Sérgio Milliet, Machado de Assis, Paulo Freire e outros. DIA 09, SEXTA, às 18H. CLASSIFICAÇÃO: LIVRE.

EXPOSIÇÃO: PEQUENOS PINTORES

Curadoria de Lygia Frojuello Projeto desenvolvido há mais de 20 anos com alunos da rede pública de ensino, onde os mesmos são incentivados a desenvolver sua criatividade, imaginação, passando pela história do desenho, técnicas de pinturas, vida e obras de artistas brasileiros e estrangeiros, levando–os a realizarem a releitura, analogia das formas, dramaturgia, resultando na elaboração de obras autorais. DE 20/09 à 20/10. DE TERÇA à SEXTA, DAS 10H às 19H. AOS SÁBADOS, DAS 10H àS 16H. CLASSIFICAÇÃO: LIVRE

6




Foto/Divulgação

TEATRO

COGITAÇÃO FEITA DE FARINHA, LEITE E OVOS

Com Cia. Aleatória. Cogitação feita de farinha, leite e ovos é um texto que, de maneira fragmentada e onírica, conta a história de personagens estranhamente compostos de sentimentos humanos. “Sonhador” é o personagem central desta história, um trabalhador que inconformado com as regras tenta modificá-las. DIA 23 e 24 SEXTA E SÁBADO, às 20H. DIA 25, DOMINGO, às 19H. CLASSIFICAÇÃO: 12 ANOS. TEATRO MARTINS PENNA.

9


Foto: Natália Scromov

DANÇA

RASTROS DE LUZ

Dançarinos: Leandro Spies e Emilly Naoi. É uma técnica usada para registrar em fotografia os rastros de movimento de um corpo ou objeto. Dois dançarinos farão coreografias para a plateia desenhar e/ou fotografar os movimentos. Serão dadas orientações técnicas de como habilitar a câmera fotográfica para registrar os rastros de movimento na luz. DIA 07, QUARTA, às 19H. CLASSIFICAÇÃO: LIVRE. TEATRO MARTINS PENNA.

10


Foto: Ricardo Carvalho

MÚSICA

KOMBI DO RAP

Uma Kombi na mão, uma ideia na cabeça e um grupo de artistas engajados caminhando em prol do entretenimento, do protagonismo cultural e do enriquecimento intelectual dos jovens das periferias paulistanas. Foi através da junção destes elementos que o rapper, ator e ativista cultural Liu MR decidiu promover a Kombi do Rap. A autêntica iniciativa, tal qual as boas ideias, é simples e original. Equipada com aparelhos de som de grande alcance, a Kombi visita as beiradas da capital levando música, especialmente o rap, além de saraus, intervenções artísticas, apresentações teatrais e o famoso microfone aberto, onde artistas locais tem a oportunidade de mostrar seu talento. DIA 03, SÁBADO, às 14H. CLASSIFICAÇÃO LIVRE. PRAÇA CCP.

11


14


Foto/Divulgação

MÚSICA

PROJETO ENSAIO ABERTO ETC & TAL

A banda Comitê do Soul traz ao Centro Cultural da Penha mais um grupo convidado para animar a sua noite. O grupo Melodia Sentimental apresenta o Projeto Cantando Noel Rosa em Verso e Prosa, a importância dessa proposta é de resgate ao Samba tradicional. Neste ano que comemoramos o centenário do primeiro samba gravado por Donga e composto por integrantes de comunidades que existiam naquela ocasião. A proposta é evidenciar que a união faz a diferença e como não podia deixar de ser; membros das Comunidades Samba da Alegria (Brás – Zona Leste) e Projeto Samba do Tempo do Onça (Pq. Santo Antônio – Zona Sul) e músicos da área erudita juntam se pra formar o Grupo Melodia Sentimental. DIA 11, DOMINGO, às 18H. CLASSIFICAÇÃO: LIVRE. TEATRO MARTINS PENNA.

13


Foto/Divulgaçao

MÚSICA

BLOOP

O quarteto formado por Bruno Hernandes (Bateria), Lucas Garcia (Guitarra), Hellen Bagestero (Voz) e Vanessa Ferreira (Baixo), com o apoio do Programa VAI, lança seu primeiro disco autoral “Bloop”. O grupo vem desenvolvendo o que há de mais moderno no Jazz Instrumental. Os shows do álbum são na forma de concerto didático, onde o grupo usa da interatividade e de suas composições para apresentar de forma simples aspectos musicais sobre o jazz, contando com a participações de poetas e outros músicos que participaram do disco. Ao fim do espetáculo o disco será distribuído gratuitamente. DIA 17, SÁBADO, às 20H. CLASSIFICAÇÃO LIVRE. TEATRO MARTINS PENNA.

14



MOSTRA DITADURA NO CINEMA O Centro Cultural da Penha traz no mês de setembro uma nova programação gratuita de filmes que retratam o período do Regime Militar Brasileiro (1964-1985). O objetivo deste projeto é exibir ao público e debater diversos filmes produzidos por cineastas brasileiros na década de 2000 sobre o período conturbado e tenso da ditadura militar brasileira, e como ele está sendo interpretado atualmente por historiadores e cineastas. Curador e Mediador: Bruno Baronetti.

FILME: BOTINAS NO ELEVADOR

DIA 01, QUINTA, às 19H30. Quase Dois Irmãos. Dir. Lucia Murat. 102’ DIA 08, QUINTA, às 19H30. Cabra Cega. Dir. Toni Venturini. 2005. 108’ DIA 15, QUINTA, às 19H30. Botinas no Elevador. Roteiro e Dir. João Luiz de Brito Neto e Edson Araujo Lima. 2010. 50’ DIA 22, QUINTA, às 19H30. 1972. Dir. Ana Maria Bahiana e José Emílio Rondeau. 2006. 104’ DIA 29, QUINTA, às 19H30. Aragauya. A conspiração do silêncio. Dir. Ronaldo Duque. 2004. 105’

16


PALESTRAS, DEBATES E ENCONTROS

SEMINÁRIO: A JUVENTUDE EM DEBATE

O Grupo Senso organiza uma roda de conversa sobre duas temáticas especificas, porém, complementares: A juventude como construção social – Prof. Alexandre Ramos A juventude estereotipada – Prof. Newton Xavier O objetivo do seminário é abordar a questão da juventude de maneira diversificada e interdisciplinar, apontando livros e pesquisadores de referência, obras literárias e produções cinematográficas de relevância e, por fim, levantar questões importantes para um melhor entendimento do conceito de juventude. Será emitido comprovante de participação. Mais infos: www. gruposenso.wordpress.com DIA 24, SÁBADO, às 10H. CLASSIFICAÇÃO LIVRE. ESPAÇO MARIO ZAN.

CHÁ DO CHAPELEIRO

Não se trata de um movimento, muito menos um coletivo. É a busca de boa companhia à mesa, no interesse de trocar ideias, viabilizar projetos e tecer discussões sobre arte e cultura. A crença de que partilhar uma visão não é abrir mão da perspectiva particular de cada um. Em suma, uma reunião de amigos. Puxe uma cadeira e pegue uma xícara, pois o chá está servido. Música, arte e poesia. DIA 24, SÁBADO, às 16H. CLASSIFICAÇÃO LIVRE.

17


CURSOS E OFICINAS

LAMBE-MINA

Projeto contemplado no Programa VAI 2016. A ideia da atividade é abordar com jovens lésbicas negras diversos aspectos acerca de seus papéis dentro do contexto social que estao inseridas. A produçao final dessa construçao de ideias serao lambes, criados de maneira coletiva durante a oficina. DIAS 01, 11 E 18, DOMINGOS, àS 14H.

FABLAB

O objetivo é proporcionar gratuitamente oportunidades de aprendizado em tecnologia e inovação social, através de cursos, palestras e oficinas. Inscrições no local ou pelo site: www.fablablivresp.art.br

18




CENTRO CULTURAL DA PENHA Diretor: Julio Cesar J. Marcelino Coordenadora de Produção: Valquiria Gama Nascimento Coord. Biblioteca José Paulo Paes: Ana Carolina D’Eça Rodrigues Funcionários: Alfredo Barreto de Souza, Claudeti Kovacs de Oliveira, Geraldo Matos Miranda, Hélio Mendes de Souza, Isabel Cristina Favotto, Janete Cheila Alves da Silva, Joelmo de Sá Silva, Lídia Zilnay Gomes, Luciana Campos, Mauro Thomaz da Silva, Sérgio Ichikawa Jovens Monitores: Ana Pinez, Beatriz Andrade, Carolina Poma Rossi, Gabriela Alvim, Igor Cardozo, João Bako Arte gráfica e diagramação: Thabata Lima Arruda

CAPA Vanderson Satiro é fotógrafo profissional, professor de fotografia do Memorial Penha de França, além de atuar como pesquisador em assuntos relacionados à fotografia, luz e iluminação. www.flickr.com/photos/vandersonfotos

Imagens da capa: “Rastros de Luz - 2014” Manipulação e edição: Thabata Arruda

21



OS MULHERES NEGRAS, NO TEATRO MARTINS PENNA, EM ABRIL DE 2016 FOTO POR: THABATA LIMA ARRUDA



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.