Caderno de programação - Agosto 2016

Page 1

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA




CENTRO CULTURAL DA PENHA No mês em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17 de agosto), a Secretaria Municipal de Cultura, através do Departamento do Patrimônio Histórico, realizará a II Jornada do Patrimônio. A Jornada ocorrerá nos dias 27 e 28 de agosto na cidade e o Centro Cultural da Penha, localizado em um dos bairros mais antigos de São Paulo, não poderia deixar de divulgar a história local representada por alguns dos patrimônios culturais presentes no território. Em parceria com o Coletivo Ururay – Patrimônio Leste, serão organizados roteiros de visita às edificações do outeiro da Penha, onde o CCP, além de ser um dos locais de recepção dos visitantes, também sediará uma atividade especial de serigrafia Heranças e Estampas, organizada pelo próprio coletivo. Além disso, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie e pela Cátedra UNESCO da Universidade de Montréal (CUPEUM), teremos as exposições dos projetos da WAT_UNESCO TIQUATIRA (São Paulo, 2015): O território da Penha visto por 4 países: planos urbanos. Agosto é o mês do retorno das oficinas e de outras atividades artísticas, que você encontrará ao longo desta revista. Venha ao Centro Cultural da Penha, participe! Julio Cesar José Marcelino Diretor do Centro Cultural da Penha


INFORMAÇÕES Centro Cultural da Penha | Terça a domingo: das 10h às 22h Biblioteca José Paulo Paes | Terça a sexta: das 10h às 19h | Sáb: 10h às 16h Largo do Rosário, 20 - Penha | Informações: 2295 0401 Produção: 2227 2668 | centroculturaldapenha@gmail.com


Biblioteca/Dvulgação

BIBLIOTECA

SARAU DE AGOSTO

O Sarau de Agosto homenageará a Literatura de Cordel. A atividade é direcionada aos adoradores das artes, poesia, música e dança. O mote serão as delícias da literatura de cordel, nas palavras de Cora Coralina, Patativa do Assaré e outros! Traga sua arte e poesia DIA 05, SEXTA, às 17H30. CLASSIFICAÇÃO: LIVRE.

6




Foto/Divulgação

TEATRO

CABEÇA OCA

O Cabeça Oca é uma metáfora as atitudes desprovidas de razão. É um espetáculo híbrido que, além de bonecos, é concebido por elementos ricos em plasticidade, como também de ações performáticas. A Cia Talagadá, na construção desse projeto, se propôs a um novo desafio artístico: saciar o ímpeto político de denunciar atitudes as quais acham-se contrárias ao desenvolvimento humano, e ao mesmo, tempo transcender sua capacidade criativa através de poéticas visuais e do teatro de formas animadas, proporcionando, de fato, uma comunhão entre público e espectador e não apenas um projeto que satisfaça uma das partes, seja o entretenimento ou a doutrina de um pensamento estético e filosófico. DIA 05 E 06, SEXTA E SÁBADO, às 20H. DIA 07, DOMINGO, às 19H. CLASSIFICAÇÃO: 14 ANOS.

9


Foto: Hernandes Oliveira

TEATRO

A EMPAREDADA DA RUA NOVA

Em A Emparedada da Rua Nova, a E² Cia de Teatro e Dança nse inspirou no romance homônimo de Carneiro Vilela, ambientado no Recife do século XIX, que relata o caso de uma jovem emparedada viva em seu próprio quarto, a mando de seu pai. Ao longo do tempo, essa tragédia urbana alimentou o imaginário popular, fala-se da presença da morta, a rondar pela casa - uma assombração. Ficção e realidade se confundem, a história da emparedada seria real? Sem ignorar as questões do amor e do feminino, presentes no romance de Carneiro Vilela, a pesquisa para a confecção do trabalho direcionou para este lugar: aparições, presenças momentâneas, espectros, fantasmas, entidades. Uma investigação poética sobre o tema da morte e do sobrenatural. DIA 19 E 20, SEXTA E SÁBADO, às 20H. CLASSIFICAÇÃO: 14 ANOS.

10


TEATRO

PROJETO CONTRA.PONTO

O Projeto contra.ponto é composto por três ações de cunho coletivo (oficina de bordado [“Ponto e Linha”], espetáculo musical ambientado pelos trabalhos confeccionados nas oficinas [“Catarse”] e exposição dos bordados em meio a obras dos artistas envolvidos nestes processos [“contra.ponto”]), que propõem uma reflexão metalinguística e transdisciplinar sobre o papel da Arte e do artista na sociedade contemporânea. As ações buscam a integração da comunidade no fazer artístico e o encurtamento do altar que separa artista e público. - OFICINA DE BORDADO [“Ponto e Linha”], com público a partir dos 7 anos (máximo 20 pessoas). DIA 21, DOMINGO, às 10H - SHOW [“Catarse”]. DIA 21, DOMINGO, às 18H - EXPOSIÇAO [“contra.ponto”] DIAS 22, 23 E 24

11


Foto/Divulgação

TEATRO

TEATRO CEGO

O Teatro Cego é um formato teatral inovador, no qual o espetáculo acontece na escuridão total, convidando todos a abdicar da visão e acompanhar a trama através dos outros sentidos: olfato, paladar, tato e audição. Durante o espetáculo, sons, vozes e cheiros chegam aos espectadores vindos sempre de locais diferentes, dando a sensação de que eles estão realmente inseridos no ambiente cênico. Tais sensações são o caminho para a compreensão da trama, mesmo ela ocorrendo completamente no escuro. A Caleidoscópio Comunicação & Cultura produz pela primeira vez no Brasil espetáculos no formato Teatro Cego. O Teatro Martins Penna receberá em seu palco o espetáculo O Grande Viúvo. DIA 27, SÁBADO, às 20H. DIA 28, DOMINGO, às 19H. CLASSIFICAÇÃO: LIVRE. TEATRO MARTINS PENNA.

12


MÚSICA

PROJETO CINESE

O Projeto Cinese é um evento multilinguagem com foco no cenário artístico e independente. O evento receberá a Cia Insano Movimento apresentando o espetáculo Abatedouro e a cantora e compositora Debora Castro. As talks (curtas palestras expositivas) serão feitas por Rafael Fialho, que destacará sua vivência dentro do projeto Jovem Monitor Cultural, e pelo atual Coordenador de Operações da Ingresso Rápido Tiago Barizon, falando sobre o papel do produtor dentro cena independente atual. Ministrando a palestra Música Compartilhada, receberemos a radialista Roberta Martinelli, criadora e apresentadora do Programa Cultura Livre, transmitido pela Rádio e TV Cultura. Os shows serão feitos pelas bandas Coyotes e Arara Saudita, nomes que estão se despontando dentro da cena musical independente. Programação completa em: www.facebook.com/cineseprojeto DIA 13, SÁBADO, às 14H. CLASSIFICAÇÃO LIVRE.

13


Foto/Divulgação

MÚSICA

COMITÊ DO SOUL E CONVIDADOS

A banda Comitê do Soul traz ao Centro Cultural da Penha mais um grupo convidado para animar a sua noite. Salvajah é uma banda Reggae, trazendo as raízes de um som onde promove a paz e unidade entre os povos. Banda da Zona Leste de SP, faz um som potente e alegre cultivando as raízes do Reggae Music, através da experiência de seus 04 (quatro) anos de existência. DIA 14, DOMINGO, às 18H. CLASSIFICAÇÃO LIVRE.

14


Foto/Divulgação

MÚSICA

RODA DE SAMBA DO ROSÁRIO

Como parte da II Jornada do Patrimônio, a Comunidade Roda de Samba do Rosário surgiu para divulgar o patrimônio histórico tombado que fica no bairro da Penha que é a Igreja Nossa Senhora dos Homens Pretos, localizada no largo do Rosário. Acontece todo o último sábado do Mês das 14 às 18h. No mês de agosto acontece no dia 27 coincidindo com a II Jornada do Patrimônio. DIA 27, SÁBADO, às 18H. CLASSIFICAÇÃO LIVRE. LARGO DO ROSÁRIO.

15


Foto: Stela Handa

MÚSICA

ADRIANA MOREIRA

Como parte da II Jornada do Patrimônio teremos o show da sambista paulistana Adriana Moreira. Tomou contato com a música desde muito cedo, através de sua família, que freqüentava e pertencia a comunidade da tradicional escola de samba Camisa Verde e Branco, situada no bairro da Barra Funda, agremiação que passou a freqüentar, principalmente a roda de samba no Botequim da Camisa, na Rua do Samba, da qual participavam João Nogueira, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e Fundo de Quintal. DIA 28, DOMINGO, às 17H. CLASSIFICAÇÃO LIVRE. PRAÇA CCP.

16


WORKSHOP

A LUZ NA FOTOGRAFIA

Ministrado por Vanderson Satiro, professor de fotografia do Memorial Penha de França. Fotografar é desenhar com a luz. Tão importante quanto saber operar uma câmera e conhecer as diretrizes de composição, é escolher a luz com que se deseja fotografar. Este workshop trata da essência da fotografia: a luz. O que fazer para um melhor aproveitamento da luz existente e o quanto ela pode contribuir para a composição. Qual tipo e que quantidade de luz é necessário para uma foto em ambiente escuro. Os recursos da luz contínua e do flash dedicado. DIA 10, QUARTA, às 19H30. CLASSIFICAÇÃO LIVRE.

17


WORKSHOP

HERANÇAS E ESTAMPAS

Organização por Ururay - Patrimônio Cultural. Dentro da programação da II Jornada dos Patrimônios teremos uma atividade especial: intervenção artística com a aplicação em serigrafia de estampas de padrões de azulejos presentes em alguns patrimônios históricos no bairro. Para participar traga uma camiseta ou bolsa de algodão para estampar Haverá entrega de fanzines e atividade com quebra-cabeça gigante temático. DIA 27, SÁBADO, DAS 14H às 17H. CLASSIFICAÇÃO: 14 ANOS. ESPAÇO LATERAL DO CCP.

18


MOSTRA RAP NO CINEMA O Centro Cultural da Penha traz no mês de agosto uma nova programação gratuita de filmes sobre o rap e o movimento hiphop no Brasil. O objetivo deste projeto é exibir ao público e debater diversos filmes produzidos por cineastas brasileiros que mostram o universo do rap e da cultura hip-hop nas grandes cidades. Mediador da mostra: Bruno Baronetti.

DIA 11, QUINTA, às 19H30. Sabotage - Maestro do Canão. Dir. Ivan 13P. 2015. 110’ DIA 18, QUINTA, às 19H30. Antônia. Dir. Tata Amaral. 2006. 90’ DIA 25, QUINTA, às 19H30. Profissao MC. Dir. Alessandra Buzo e Toni Nogueira. 2009. 52’ As Mina do Rap. Dir. Juliana Vicente. 2015. 14’

19


EXPOSIÇÃO

O TERRITÓRIO DA PENHA VISTO POR 4 PAÍSES: PLANOS URBANOS Exposições dos projetos WAT-UNESCO TIQUATIRA_SÃO PAULO 2015. Urbanistas do Japão, Itália, Canadá e Brasil trabalharam no grande território da Penha no ano de 2015 estudando as qualidades e as precariedades da região com o objetivo de produzir sugestões de soluções urbanas viáveis. No primeiro semestre de 2015 e, especialmente, nas duas primeiras semanas de maio, organizaram e levaram a cabo o workshop WAT-UNESCO TIQUATIRA_SÃO PAULO 2015. A presente exposição, organizada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pelo Centro Cultural da Penha mostra, agora, seus resultados. ABERTURA DIA 2O, SÁBADO, às 15H. DE TERÇA A DOMINGO, DAS 10H às 22H, ATÉ DIA 10 DE SETEMBRO. CLASSIFICAÇÃO LIVRE. HALL DE ENTRADA DO CCP.

20


OFICINAS O Centro Cultural da Penha oferece a populaçao diferentes oficinas gratuitas. Para inscrições telefone para: 2295 0401, ou compareça pessoalmente em nossa recepçao de terça a domingo, das 10h às 22h. OFICINA DE CANTO E VOZ Professor: Marcos Munrimbau O projeto Vozes do Rosário propõe experimentar, explorar e ampliar as possibilidades de vivências musicais enquanto atividade criadora, expressando e comunicando suas ideias, interpretando diferentes obras e usufruindo das produções culturais. TODAS AS QUARTAS, DAS 19H às 22H. OFICINA DE DANÇA CIRCULAR Professor: Solimeo TODAS AS SEXTAS, DAS 18H30 às 21H. OFICINA DE DANÇA DE SALÃO Professor: Rogério Da Col A oficina oferecerá ferramentas para o participante investigar a dança de salão, desde os seus elementos básicos, relacionando os movimentos do nosso dia-a-dia, a respiração, o estudo das forças opostas e o balanço natural do corpo, com os movimentos da dança de salão, permitindo que cada um esteja conectado consigo mesmo para entao conectar-se com o outro. TODOS OS DOMINGOS, DAS 17H às 20H. FABLAB O objetivo é proporcionar gratuitamente oportunidades de aprendizado em tecnologia e inovação social, através de cursos, palestras e oficinas. Inscrições no local ou pelo site: www.fablablivresp.art.br

21


CENTRO CULTURAL DA PENHA Diretor: Julio Cesar J. Marcelino Coordenadora de Produção: Valquiria Gama Nascimento Coordenadora da Biblioteca José Paulo Paes: Ana Carolina D’Eça Rodrigues Funcionários: Alfredo Barreto de Souza, Claudeti Kovacs de Oliveira, Cristina Cavalcante, Geraldo Matos Miranda, Hélio Mendes de Souza, Isabel Cristina Favotto, Janete Cheila Alves da Silva, Joelmo de Sá Silva, Lídia Zilnay Gomes, Luciana Campos, Mauro Thomaz da Silva, Rosângela Maria de Lima, Sérgio Ichikawa Jovens Monitores: Ana Pinez, Beatriz Andrade, Carolina Poma Rossi, Gabriela Alvim, Igor Cardozo, João Bako Arte gráfica e diagramação: Thabata Lima Arruda

CAPA

Natália Scromov, é graduada em arquitetura e urbanismo pela USP em 2012, trabalha de forma autônoma como arquiteta e artista plástica em diferentes projetos criativos. Apesar de trabalhar com diferentes técnicas suas obras têm uma temática comum que é a valorização da vida cotidiana, de maneira lúdica, buscando ressaltar elementos poéticos e afetivos em meio a cenários corriqueiros. Nascida em São Paulo, no bairro de Penha, retornou ao bairro de origem para instalar na edícula de sua antiga casa seu ateliê e morada, a tal “torre”, assim chamada por ser uma construção alta, silenciosa, com uma boa vista e que permite o isolamento criativo, além claro de todos os elementos lúdicos relacionados à imagem de uma torre. Conforme este espaço tornou-se seu principal refúgio criativo, nascia o Estúdio da Torre. www.estudiodatorre.com

22




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.