Issuu on Google+

Abril 2014


tElECEntro BiBliotECa CinEma tEatro mÚsiCa

4 8 12 18 22


TELECENTRO introdução à informátiCa - Gnu linux artE diGital diGitação Email - CorrEio ElEtrôniCo GimP Horário dE funCionamEnto: Segunda à sexta: das 10h às 19h Sábados: das 10h às 14h Domingo: não abre


Email – Correio Eletrônico

Inscrições: a partir de 07/04. Período: de 22 a 25/04. Horários: das 10h às 12h e das 17h às 19h. Vagas: 20 por turma.

Introdução à Informática – GNU Linux

Inscrições: a partir de 28/04. Período: de 05 a 16/05. Horários: das 10h às 12h Vagas: 20 por turma.

Pesquisa na Rede

Inscrições: a partir de 28/04. Período: de 05 a 16/05. Horários: das 17h às 19h Vagas: 20 por turma.

6


7


BIBLIOTECA liVros Em GEral quadrinHos manGás E GiBis rEVistas E Jornais liVros Em BraillE

EmPrÉstimos dE liVros xadrEZ rodas dE lEitura sarau

mEdiação dE lEitura EsPaço E aCErVo infantil Contação dE HistÓrias mais dE 34.000 itEns disPonÍVEis Para EmPrÉstimos Tudo isso no espaço da Biblioteca esperando por você, estamos no 1º andar, venha nos visitar! Acesse o catálogo on-line: http://bibliotecacircula. prefeitura.sp.gov.br/pesquisa Maiores informações: 2091 3944 / 2227 1170


SARAU DA PENHA :

Mediadora: Luciana Campos Sarau é uma reunião de amigos amantes e aficionados das diversas formas de arte, dança, música, teatro e poesia, leitura de textos e etc. É o encontro que nos permite somar conhecimentos e delícias onde descobriremos e vivenciaremos coisas novas e antigas. O público estará convidado a compartilhar a leitura de textos, trechos de livros e poesias pré-selecionados, como também poderá apresentar os seus trabalhos. Neste mês acontecerá o “SARAU DE OUTONO “. Serviço: Ingresso: gratuito / Inscrições: não é necessária a inscrição prévia. Público: Livre. Dia 04/04/2014 sexta-feira / às 19h, duração: 120 minutos.

RODA LEITURA :

Com: Luciana Campos Encontro entre pessoas que queiram compartilhar descobertas através da leitura de contos clássicos e contemporâneos de variados autores. O Conto a ser interpretado neste mês é “ CONGRESSO PAN-PLANETÁRIO” de Lima Barreto. Serviço: Ingresso: gratuito/ Inscrições: retirar cópia do texto disponível na biblioteca.Público: a partir de 14 anos / Vagas: 20.Dia 25/04/2014 sexta-feira/ às 17h, duração: 120 minutos.

MEDIAÇÃO DE LEITURA

A mediação visa aproximar o público das diferentes formas de leitura utilizando o acervo disponível da biblioteca. A leitura de narrativas, histórias e contos em voz alta servem como estratégia para despertar o gosto pela leitura e estimular o potencial criativo e o prazer de ler. Serviço: Todas as terças-feiras das 16h às 17h na Biblioteca José Paulo Paes. Público: livre.

10


11


CINEMA

ProJEto todas as tErças tEm CinEma às 19H30

No Teatro Martins Penna- sessões gratuitas. Os filmes que exibimos possuem a liberação e licença da MPLC (Motion Picture Licensing Corporation). Antes da sessão começar o público presente é convidado a participar de um bate-papo, visando aproximá-lo das diferentes formas de apreciação da obra de arte, assim como, despertar o gosto pelo cinema e estimular o potencial criativo de cada um. Neste mês, filmes dos anos 80.


XANADU

(EUA, 1980, 93 min., FANTASIA /ROMANCE/COMÉDIA, COR, DVD) Direção: Robert Greenwald. Kira (Olivia Newton-John), deusa grega da dança, vem a Terra ajudar o artista Sonny Malone (Michael Beck) a realizar seu grande sonho de abrir uma inovadora casa noturna. O experiente dançarino Danny McGuire (Gene Kelly) também contribui na empreitada, mas tudo se complica quando Kira acaba se apaixonando por Sonny, contrariando as ordens de Zeus. Serviço: Teatro Martins Penna, lotação 200 lugares. Ingresso: gratuito/ bilheteria aberta com uma hora de antecedência. Classificação indicativa: 12 anos. Dia 01/04 às 19h30.

E.T. – O Extraterrestre

(EUA, 1982, 122 min., FICÇÃO CIENTÍFICA/AVENTURA, COR, DVD) Direção: Steven Spielberg. Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade. Serviço: Teatro Martins Penna, lotação 200 lugares. Ingresso: gratuito/ bilheteria aberta com uma hora de antecedência. Classificação indicativa: 12 anos. Dia 08/04 às 19h30.

14


LABIRINTO – A Magia do Tempo

(REINO UNIDO/EUA, 1986, 101 min., FANTASIA/AVENTURA, COR, DVD) Direção: Jim Henson. Frustrada por ter de cuidar do irmão caçula enquanto seus pais estão fora, a adolescente Sarah (Jennifer Connelly) sonha em se livrar da criança, que não para de chorar. Atendendo seu pedido, o Rei dos Duendes (David Bowie), personagem de um dos livros de Sarah, ganha vida e sequestra o bebê. Arrependida, a menina terá de enfrentar um labirinto e resgatar o irmão antes da meia-noite para evitar que ele seja transformado em um duende. Serviço: Teatro Martins Penna, lotação 200 lugares. Ingresso: gratuito/ bilheteria aberta com uma hora de antecedência. Classificação indicativa: 12 anos. Dia 15/04 às 19h30. 15


DE VOLTA PARA O FUTURO

(Back to the Future) (EUA, 1985, 126 min., FICÇÃO CIENTÍFICA / AVENTURA/COMÉDIA, COR, DVD) Direção: Robert Zemeckis. Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais. Serviço: Teatro Martins Penna, lotação 200 lugares. Ingresso: gratuito/ bilheteria aberta com uma hora de antecedência. Classificação indicativa: 12 anos. Dia 22/04 às 19h30.

16


OS FANTASMAS SE DIVERTEM

(Beetle Juice) (EUA, 1988, 92 min., FANTASIA/COMÉDIA, COR, DVD) Direção: Tim Burton. Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se vêem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinquenta anos. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O’Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. E se o casal não fica apavorado, Lydia Deitz (Winona Ryder), a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice (Michael Keaton), um “bio-exorcista”, para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle. Serviço: Teatro Martins Penna, lotação 200 lugares. Ingresso: gratuito/ bilheteria aberta com uma hora de antecedência. Classificação indicativa: 12 anos. Dia 29/04 às 19h30. 17


TEATRO “o HomEm fEio”

Texto: Marius von Mayenburg; Direção: André Pink; Luz: Denílson Marques; Produção e assistência de direção: Otávio Oscar; Elenco: Tiago Real, Camilo Schaden, Danilo Gambini, Bruna Miglioranza, Fernanda Hartmann. Lette é um homem inacreditavelmente feio, e é o único que não sabe disso. Um dia, quando a sua feiúra lhe traz um problema no trabalho, fica enfim sabendo da sua grotesca aparência, e decide fazer uma visita a um cirurgião plástico. Seu rosto, então, torna-se um modelo de beleza, fazendo dele uma celebridade.Serviço: Teatro Martins Penna. De 22/03 a 20/04. Sábado às 20hs e domingo às 19h. Duração: 75 minutos. Classificação: 14 anos. Ingressos a R$ 10,00


TIRINGUITO, LUISA E A MORTE” Direção, Manipulação dos mamulengos, Texto, Cenário, Figurino, Adereços e Produção: Giorgia Goldoni e Leonardo Garcia Gonçalves. O espetáculo é uma nova leitura sobre o teatro de Mamulengos brasileiro e a Guaratelle italiana. No centro deste mundo fantasioso de bonecos temos a figura de Tiringuito. Fantasioso e incrivelmente real, herói improvável de um mundo surreal. Tiringuito é parente de sangue do Bufão politicamente incorreto. Serviço: Teatro Martins Penna. De 22/03 a 20/04 (Exceto dia 06/04). Sábado e domingo às 16h. Duração: 50 minutos. Classificação: livre. Ingressos a R$ 10,00 .

“Q.Q.ISS!? AS AVENTURAS DE PENDÚ E CAMÍ – DO OUTRO LADO DA LUA E DO ARCO-ÍRIS” Atuação e Criação: Nando Rocha, Pablo Angelino, Ilka Portela e Jô de Oliveira; Diretor convidado: Miquéias Paz; Assessoria em Mímica: Victor de Seixas, Luiz Louis e Miqueias Paz; Concepção, Criação e Feitura de Bonecos: Marcos Lotufo, Marcos Marrom e Grupo Teatro Ritual; Assessoria em Manipulação de Bonecos e Teatro de Animação: Guilherme Oliveira; Produção Geral: Grupo Sonhus Teatro Ritual Grupo: Grupo Sonhus Teatro Ritual . Pendu é um espantalho que está preso em sua rotina de trabalho: cuidar da plantação. Num inusitado dia, ele conhece Camí, um espantalho andarilho que fugiu de sua roça para percorrer o mundo. Os dois espantalhos, no decorrer do espetáculo, enfrentam situações inusitadas para abordar a curiosidade que move a humanidade e que leva o homem a se deslocar no universo em busca de aventuras. Serviço: Teatro Martins Penna. Dias 26/04 e 27/04. Sábado às 20hs e domingo às 19h. Duração: 80 minutos. Classificação: 10 anos. Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).

20


Foto: “Q.Q.Iss!? As Aventuras De Pendú E Camí – Do Outro Lado Da Lua E Do Arco-Íris”

21


Foto: Sociedade samba dรก cultura


MÚSICA samBa da laJE

Uma das mais tradicionais rodas de samba de São Paulo, onde consegue reunir grandes músicos e também convidados consagrados. SERVIÇO: DIA 4/04/2014 ÀS 20H, CLASSIFICAÇÃO: LIVRE, DURAÇÃO 60 MINUTOS. ENTRADA GRATUITA.

soCiEdadE samBa dá Cultura

Sociedade Samba dá Cultura é formado por colaboradores entre músicos, profissionais liberais, e jovens, onde todos transmitem amor ao samba tradicional e autêntico. Nessa roda, será apresentado sambas autorais e também de Cartola, Candeia, Armando da Mangueira, Roberto Ribeiro, João Nogueira, Silvio Modesto, Nelson Sargento, Geraldo Filme, Eduardo Gudin, Jorge Costa, Adoniran Barbosa, Dona Ivone Lara entre outros bambas do samba bem brasileiro. Serviço: dia 11/04/2014 às 20h, classificação: livre, duração 60 minutos. Entrada gratuita.


SAMBA DE TODOS OS TEMPOS

Núcleo de compositores, músicos, amigos e simpatizantes do samba, reverenciando e mantendo viva a história do samba e de seus grandes mestres. Serviço: dia 18/04/2014 às 20h, classificação: livre, duração 60 minutos. Entrada gratuita.

24


PROJETO CHORINHO NA PRAÇA

CÉSAR ROVERSI TRIO

Formado por César Roversi nos saxofones soprano, alto e tenor, Samuel Silva no violão sete cordas e Vagner Oliveira no pandeiro, o trio apresenta repertório de grandes mestres do choro como Pixinguinha, Abel Ferreira, K-Ximbinho, Paulo Moura, além de choros contemporâneos de Nailor Azevedo “Proveta”, Hemeto Pascoal e autorais. César Roversi Trio tem como conceito a livre improvisação, onde todos os instrumentistas desenvolvem a criação simultaneamente a partir da improvisação do solista, elevando a criatividade através da interação, que reduz a distância entre voz principal e acompanhante, transformando o trio em um só solista. Serviço: Chorinho na Praça, dia 26/04/2014 às 11h, classificação: livre, duração 60 minutos. Entrada gratuita.

25


Equipe: Departamento de Expansão Cultural Formado em 2005, pelo Decreto n° 46.434, o DEC é a fusão de dois antigos órgãos da SMC:o Departamento de Teatro e o Departamento de Ação Cultural Regionalizada. O nome do departamento é uma homenagem à estrutura do pioneiro Departamento de Cultura, criado em 1935 por Mário de Andrade, que contava com uma divisão de “expansão cultural”. Diretor Geral: Eduardo Augusto Sena. Assistência Técnica: Rodrigo Marx Matias e Maria Rosa Coentro. Diretor de Programação: Rafael Nascimento da Cunha Carvalho Diretor Administrativo: Marcelo Rugério Bianchi. Centro Cultural da Penha Diretora do Centro Cultural da Penha: Luciana Schwinden Coordenadora Administrativo: Janete Cheila Alves da Silva Auxiliar Administrativo: Isabel Cristina Favotto Coordendora da Biblioteca José Paulo Paes: Ana Carolina D´Eça Rodrigues Mediadora de Leitura: Luciana Campos Coordenadora de Produção: Teca Spera Técnicos Produtores: João Batista Bernardino da Cruz, Jorge Rodrigues do Espirito Santo, Marcelo Cavalcanti Bessa Supervisor do Telecentro: Felipe Ramos Supervisor Operacional do Telecentro: Rogério Perez Supervisora da Àrea do Telecentro: Mônica Dias Responsável pela Manutenção: Donizete Félix Auxiliares da Biblioteca José Paulo Paes: Celia Barbosa dos Santos Silva, Hélio Mendes de Souza, Joelmo de Sá Silva, Lídia Zilnay Gomes, Mauro Thomaz da Silva. Auxiliares Administrativos: Claudeti Kovacs de Oliveira, Geraldo de Matos Miranda. Estagiária Administrativo: Camila Varlese Japur Estagiária Design Gráfico: Débora Cabral Padovani Fotógrafa Voluntária: Luciana Alexandrino


INFORMAÇÕES DO CENTRO CULTURAL DA PENHA Horário de Funcionamento Centro Cultural da Penha: de segunda à domingo das 10:00 às 22:00h. Biblioteca José Paulo Paes: de segunda à sexta das 10:00 às 19:00h, sábados das 10:00 às 16:00h. Domingo não abre Telecentro: de segunda à sexta das 10h às 19h, sábados das 10:00 às 14:00h. Domingo não abre. Recepção: de segunda à domingo das 10:00 às 22:00h.

Dúvidas entrar em contato pelos telefones (11) 2295-0401 / 2225-0365/2227-2668 ou email: centroculturaldapenha@gmail.com


CENTRO CULTURAL DA PENHA Largo do Rosário, 20 - Penha - São Paulo-SP CEP 03634-020 Tel.: (11) 2295-0401 E-mail: centroculturaldapenha@gmail.com http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/ secretarias/cultura/dec/cc_penha/

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES


Programação Abril no CCP