

Julho. 2024

Kaluanã Kaluanã
O dono do pedaço
O dono do pedaço


Quem somos Missão
O Projeto Onças do Iguaçu é um projeto institucional do ICMBio, desenvolvido em parceria pelo
Parque Nacional do Iguaçu, Instituto
Pró Carnívoros, CENAP/ICMBio e WWF Brasil


Conheça nossa equipe
Conservação da onça-pintada como espécie chave da biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu e região
Onças, pessoas e Parque Nacional do Iguaçu prosperando juntos
A Voz da Onça é uma publicação do Projeto Onças do Iguaçu. Nesse número, apresentamos as atividades desenvolvidas entre dezembro/23 e junho/24 e alguns destaques de 2023.
YaraBarros-CoordenadoraExecutiva VâniaFoster-ResponsávelporPesquisa ThiagoReginato-ResponsávelporCoexistência AlineKotz-ResponsávelporEngajamento ValquíriaM.Nascimento-AssistentedeCampo PatríciaT.Gomes-Bolsista/veterinária



Parceiros executores Principal Patrocinador





Demais patrocinadores
em 2024
















Parceiros, antigos patrocinadores e apoio financeiro e institucional








































Parcerias pela conservação das nossas onças

O WWF Brasil e o Projeto Onças do Iguaçu têm um super produtiva parceria técnicofinanceira desde 2017.
O objetivo é implementar ações para a conservação da onça-pintada na Ecorregião do Alto Paraná, mais especificamente na área entorno do Parque Nacional do Iguaçu.
Além de parceiro executor, o WWF Brasil tem sido nosso prinicpal patrocinador desde 2020.
E essa lindeza de parceria foi renovada para 2024! Valeu, parças!
O Ron Magill Conservation Endowment, do Zoo Miami Foundation é nosso parceiro e patrocinador desde 2019. É um exemplo muito bacana de como zoos podem contribuir diretamente para a conservação de espécies das. ovada para 2024




A Urbia + Cataratas, o Marco das 3 Fronteiras e Instituto Conhecer para Conservar são apoiadores do projeto. Através da venda da cerveja Jaguareté e de uma linha de camisetas, arrecadam recursos que são repassados para o projeto na forma de suprimentos para as ações. Essa parceria é super importante para nós! E foi renovada para 2024 Mil obrigadas!
A Helisul é uma super parceira do projeto: nos ajuda a chegar nos lugares mais remotos do parque e também nos ajuda financeiramente. Parceria renovada para 2024.


Além do apoio logístico para as atividades de campo do projeto, especialmente a instalação e checagem de armadilhas fotográficas ao longo do Rio Iguaçu, esse ano o Macuco Safari também se tornou um dos patrocinadores do projeto

O ZooParc de Beauval (França), através de sua Associatión Beauval Nature, nos apoia desde 2019. Parceria renovada para 2024.


The Owsley Brown II Family Foundation, através da incrível Christina Lee Brown, se tornou uma de nossas patrocinadoras pelos próximos três anos!
Parcerias pela conservação das nossas onças

O Belmond é nosso parceiro de longa data, ajudando com móveis para a nossa Toca, alimentação da equipe em campanhas de captura, recepção e organização de eventos do projeto, divulgação para hóspedes, venda de produtos com repasse de parte dos recursos para o projeto, inclusive a famosa Caipirinha Onça-Pintada, criação exclusiva deles Parceria renovada para 2024
A LOG Nature é revendedora das armadilhas fotográficas que usamos, sendo nossa parceira desde 2018. Ajuda o Projeto arcando com todos os custos de mão de obra para conserto de armadilhas fotográficas quebradas, além de descontos nas compras e doação de armadilhas fotográficas. Parceria renovada para 2024
O Ron Magill Conservation Endowment, do Zoo Miami Foundation é nosso parceiro e patrocinador desde 2019. É um exemplo muito bacana de como zoos podem contribuir diretamente para a conservação de espécies ameaçadas. renovada para 2024


Em 2023 estabelecemos uma parceria com o Eco Park by Dreams. Eles financiaram a construção do primeiro galinheiro do programa Ciscando o Futuro e a impressão de mil exemplares do livro “Cuidando dos Cães e das Onças do Iguaçu”, doaram móveis para a nossa Toca e arrecadam recursos para o projeto, além de divulgarem as nossas onças e o projeto para seus visitantes. Parceria renovada para 2024.
Em 2023 iniciamos uma parceria com o Vist Iguassu, que patrocinou a arte piloto do programa Onça Grafiteira em Foz do Iguaçu e a participação da atriz Cristiana Oliveira nos



eroportos firmou parceria com o Instituto arnívoros em 2023, através do Projeto as do Iguaçu, e em Foz do Iguaçu foi entado o primeiro Aeroporto Amigo da ça. Parceria renovada para 2024.
Que tal ser um
parceiro do Projeto?

As onças do Iguaçu
Entre dezembro/23 e junho/24 tivemos 161 registros de onçaspintadas, sendo identificados 17 indivíduos (13 adultos, 3 jovens, 1 filhote).

Angá
E a India teve mais um filhote! A Aysú

Croissant


Onça nova! Aneci
Maná Ybirá
Estamos de olho! Monitoramento contínuo
Nós monitoramos continuamente a fauna do Parque Nacional do Iguaçu através de armadilhas fotográficas. No período de dezembro/2023 a junho/2024, foram monitorados 42 pontos fixos totalizando um esforço de aproximadamente 7.900 dias/câmeras, distribuídas em locais de uso público, estradas de terra ou trilhas onde são encontrados vestígios de presença de animais e também nos locais que são estratégicos para futuros esforços de captura de onças-pintadas! Durante esse monitoramento registramos felinos e suas espécies presas também


de-penacho


Atividade reprodutiva
Em janeiro registramos a fêmea Índia com uma filhote de aproximadamente 10-11 meses, uma fêmea (Figura 7). Essa é a terceira ninha da Índia, monitorada pelo projeto. Na primeira ninhada ela teve o macho Mitacoré, na segunda as fêmeas Mani e Maná. Foi feita uma votação para a escolha do nome, e o escolhido foi Aysú, que significa “ amor ” em Tupi.
Em fevereiro registramos um novo casal, Kaluanã e Gufã. Gufã é uma fêmea que foi registrada pela primeira vez no Censo/2018, e em 2022 ela foi novamente registrada com flacidez abdominal sinalizando período puerperal, no entanto não conseguimos registros dos possíveis filhotes. Em 2023 voltamos a registrá-la com uma maior frequência nos pontos monitorados próximos ao rio Iguaçu, e em 2024 foi registrada com o macho Kaluanã. Vem filhotes por aí?
India e Aysú


Anta
Cateto
Espécies de felinos registrados
Existem seis espécies de felinos no Parque Nacional do Iguaçu: onça-pintada, onça-parda, jaguatirica, gato-mourisco, gato-do-mato-pequeno e gato-maracajá. Cinco delas foram registrados nos últimos três meses!

Onça-pintada

Gato-do-mato-pequeno

Gato-mourisco
Jaguatirica


Onça-parda
Censo de Onças-Pintadas 2024

Ca

Em junho começamos a instalar as armadilhas fotográficas para o Censo de Onças-Pintadas 2024. Ele é feito a cada dois anos para acompanhar o tamanho populacional das nossas onças, e é coordenado pelo Proyecto Yaguareté (Argentina) e pelo Projeto Onças do Iguaçu Várias instituições parceiras claboram na realização desse censo
No Brasil serão 84 pontos de monitoramento, 10% a mais que em 2022

Nosso muito obrigada à equipe do IICMBio que fez a limpeza das trilhas e nos ajudou na instalação de vários pontos. Também agradecemos a ajuda logística da Helisul e do Macuco Safari.
Tamanduá-mirim

Câmerasinstaaladase dedoscruzados!
Capturas de onças-pintadas
Foram realizados 3 esforços de captura em 2023, dois no BrasileumnaArgentina,auxiliandooProyectoYaguareté.
Em março tivemos uma campanha de captura no PNI em Foz do Iguaçu, e capturamos a fêmea Angá, que recebeu um colar e vem sendo monitorada. Essa campanha foi realizada em conjunto com o Proyecto Yaguareté e participação dos médicos veterinários parceiros do projetoJorgeSalomãoePauloHenriqueBraz
A Maná foi capturada em abril em Céu Azul, em parceria com o Refúgio Biológico da Itaipi, com o médico veterinárioPedroTeles.
Ainda em abril participamos, a convite do Proyecto Yaguareté, participamos da captura da onça-pintada Kunumi, na Argentina. Esse animal recebeu um colar e está sendo monitorado. Essa onça circula entre Brasil e Argentina.










Para a campanha de captura de março tivemos apoio do Hotel das Cataratas - Belmond (alimentação da equipe) e da Urbia + Cataratas (fechamento de trilhas)
Maná
Angá
Maná
Monitoramento da Angá
Apósacapturadaonça-pintadaAngá,iniciou-seo monitoramentodeseusmovimentospormeioda análisedos"clusters",quesãoaglomeradosde pontosregistradospelocolarGPSinstaladono animal.Nessespontosgeralmenteencontramos vestígiosdeanimaisdosquaiselasealimentou. Eabichinhaandamuito,minhagente!
Noperíododemarçoajunhoforamvisitados15 clustersquevariaramde10a57pontos aglomerados,eforamencontradascarcaçasde veadoecateto.


Publicações em 2023




Programa CãoServação:
OProgramaCãoservaçãoestás InstitutoPró-Carnívoros,atravé Oobjetivoprincipalérealizaru domésticosoriundosdaspropr NacionaldoIguaçu,paraenten epidemiológico,identificandop possamsertransmitidosparao Aavaliaçãoocorreráporanális sorológicasparainvestigações Leptospirose,Brucelose,Adeno Entremarçoemaio,foramreal biológicasem8municípios,um amostradospormunicípio, Até animaiscomavacinaV10e169
AUniversidadeFederaldaFron suaequipeénossaparceirana BiológicoBelaVista,daItaipu,t TemosaindaaparceriadaUnespdeBotucatu,atravésdoDr Paulo Marcussoesuaequipe.OCCZdeFozdoIguaçutambéménosso parceironessainiciativa!

Visitasparaseleçãodeanimais econtatocomproprietários
Livro: Cuidando dos Cães e das Onças do Iguaçu
Informação acessível para proprietários de cães

ComopartedoProgramaCãoservaçãoecomorespostaaocenárioque encontramosquandovisitamosaspropriedadesrurais,escrevemos umlivrocomdicasbásicasdeposseresponsáveldecães,noçõesde bem-estar,vacinaçãoeabrigo.Tambémabordaarelaçãoentreos cachorroseasonçasdoIguaçu,especialmenteestratégiasdeproteção doscãesenoçõesdesegurançaemcasodeencontroscomonças.
Olivro“CuidandodosCãesedasOnçasdoIguaçu”foiescritoem linguagemleveeilustradopeloRodrigoCunhadePaula.

AdiagramaçãofoicusteadapeloInstitutoConhecerParaConservarea impressãodemilcópiasfoipatrocinadapeloFozEcoPark.
Estásendodistribuídoparaapopulaçãodosmunicípioslindeirosao ParqueNacionaldoIguaçu,especialmentenaspropriedadesonde coletarmosamostrasdeanimaisparatestagem.
Engajamento
OONÇAITINERANTEéumaatividade desenvolvidaemespaçospúblicosdos10 municípioslindeiros.Podeincluirbatepapo sobreonças,oficinasdepegadasemgesso, exibiçãodefilmessobreoprojeto,pinturade rosto,teatro,pinturaparacriançasecontação dehistórias

Entre dezembro e junho foram realizadas cinco atividades de engajamento, sendo 3 Onça Itinerante e dois Onça na Escola, alcançando cerca de 387 pessoas.

RugidodeCarnaval FozdoIguaçu
Comemoração ao
DiadoMeio
Ambiente
CéuAzul

O Programa de Engajamento do Projeto Onças do Iguaçu tem como públicoalvo os moradores dos municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu. E prá que serve isso, miagente? Olha só quanta coisa: aumentar o conhecimento sobre as onças, reduzir a percepção do impacto das onças e do risco a segurança humana e animais domésticos e também melhorar a atitude das pessoas com relação às onças. Trabalhamos para conectar as pessoas com as onças, esclarecer informações e percepções errôneas sobre elas e também criar e fortalecer vínculos entre a equipe do projeto e a comunidade.

Exposição no Arraial do Eco Park Foz


Participação na Festa Junina do Hotel Belmond

OONÇANAESCOLAsãoatividades desenvolvidasemescolasdos municípioslindeirosaoPNI,que podemincluirteatro,palestrae exposições,associandoinformação eelaboração.


Medianeira

Coexistência
Uma das ações do Projeto Onças do Iguaçu é atender casos de visualização de onças e de possível predação de animais domésticos ou de criação. No atendimento nós orientamos sobre manejo adequado de animais de criação, descarte adequado de carcaças, medidas de segurança para as pessoas e, quando necessário, entregamos rojões, foguetes e buzinas de ar comprimido para proteção. Também distribuímos material informativo.
Através do pronto atendimento e da nossa presença constante, esperamos fortalecer vínculos, aumentar a confiança no nossos trabalho e substituir o medo por informação, e desta forma evitar que onças sejam abatidas em retaliação.

Propriedades visitadas entre dezembro/23 e junho/24
As visitas de rotina nas propriedades permitem que sejam construídos e fortalecidos laços com a comunidade, o que é bom para as onças e para as pessoas!
Confira algumas das visitas




Visitasderotina
207 visitas
81 propriedades
10 municípios

Atendimento a predações
Em casos de recebimento de comunicação sobre predação, temos a estratégia de atendimento imediato! Dessa forma, conseguimos avaliar a situação, identificar o predador e ajudar a proteger as propriedades para reduzir o risco de novas predações.
Entre dezembro e junho atendemos 29 predações, sendo 25 por onça-pintada, 1 por onça-parda, 2 por cachorros e 1 predador indefinido. Os atendimentos aconteceram em 15 propriedades e em 6 municípios do entorno: Capitão Leônidas Marques, Céu Azul, Foz do Iguaçu, Matelândia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu.

Predação de ovelha por onça-parda

Predação de galinha por onça-pintada

Predação de ovelha por onça-pintada
Em cada propriedade onde ocorre predação o projeto tenta identificar o predador, orienta o proprietário sobre alterações de manejo para tornar a propriedade menos vulnerável, instala dispositivos anti-predação e monitora por pelo menos um ano essa propriedade, para evitar a ocorrência de novas predações.
Prevenção
O projeto busca reduzir os riscos de perdas financeiras decorrentes de predação de animais domésticos, e assim possivelmente aumentar a tolerância dos produtores aos grandes felinos. Em propriedades com histórico de predações, ou que estão vulneráveis, são instaladas algumas medidas de prevenção.
Entre dezembro/23 e junho/24 instalamos 7 Foxlights, distribuímos 15 caixas de rojões, 2 buzinas e 3 foguetes.



Masdispositivosantipredaçãonãofazem milagre! Éprecisotambém adequaromanejo!
É um dispositivo com flash de luzes de cores variadas de LED computerizado). Segundo o fabricante, evita a habituação dos animais selvagens pois pisca de forma intermitente e aleatória, visível a 1,5 Km, tem 9 lâmpadas LED, 2 vermelhas 2 azuis, e um raio de 360 graus. Acende automaticamente, e pode ter bateria solar ou de 6 volts. Adquiridos com recursos da Nat Geo Society e WWF Brasil.

Parceria Binacional
Implementação de Medidas de Coexistência na Região da Península – Andresito/Argentina
O Projeto Onças do Iguaçu foi convidado a colaborar na implementação de estratégias de coexistênciaentrehumanoseonçasnaregiãodaPenínsula,situadanomunicípiodeAndresito, provínciadeMissiones.
Esta área é adjacente aos Parques Nacionais do Iguaçu e Iguazu, bem como aos parques provinciais.Aregiãovinhaenfrentandoconflitosgraves,caracterizadosporataquesdeonçasa animaisdomésticos,gerandomedoentreosmoradoreseriscosderetaliação.
Foramrealizadastrêsexpediçõesàregião,totalizando15diasdecampo.Duranteessasvisitas, executamosatividadestécnicas,incluindocapacitaçõesparaacomunidadelocal,atendimento a ocorrências de predação e inspeções nas propriedades para fornecer orientações e implementaralteraçõesdemanejocomomedidaspreventivas.
AequipesealojounabasedoProgramaAvesArgentina,queofereceusuportecompessoalpara atividadespráticaseteóricas,alémdelogística.Alémdisso,oProjetoYaguaretéeaFundação
Vida Silvestre fornecem recursos logísticos essenciais para a efetivação das atividades programadasnaregião.



Capacitação para planilhamento de dados de campo


Capacitação prática de atendimento a predação
Capacitação teórica da equipe do Aves Argentinas

Capacitação de Guardas Parques
- Mapa de atuação na Península - Andresito
Equipes do Aves Argentinas, Projeto Yaguareté e Onças do Iguaçu
Onça Compensa
Ajudarasonçasatravésda ajudaapessoas

OprogramaOnçaCompensaéumaferramentadeengajamentodascomunidadescoma conservaçãodasonças.
Identificamostalentoslocaisqueoprojetopossaajudaradesenvolver,visandoaproduçãode produtos/serviçosaosquaisaonçaagreguevalor,gerandoumafontealternativaderenda diretamenterelacionadaàconservaçãodasonças.
Usamosnossarededecontatosparabuscarcapacitação,intercâmbioentreprodutores, certificaçãoeidentificaçãodemercadosparaosprodutosassociadosàsonças. Oresultadoesperadoéqueageraçãoalternativaderendaagreguevaloràmanutençãodas onçasvivas.
InicialmenteoOnçaCompensafoipensadocomoumaalternativaparaoressarcimentoem casodepredações.Noentanto,comosuaaplicaçãoépontuale,portanto,poucoeficiente comoestratégiaderessarcimento,em2023elefoireestruturadoparaserumaferramentade engajamentoecoexistência,nãonecessariamenteassociadoapredações.

Programa
Ciscando o Futuro
Gerando renda e orgulho!
Esseprogramaaliasegurançaalimentaràgeraçãoalternativaderenda parapropriedadeslindeirasaoParqueNacionaldoIguaçuondeo ProjetoOnçasdoIguaçuatuaemcasosdepredaçãoporonças. Opropósitodesseprogramaéqueaonçaagreguevaloràproduçãode ovosedegalinhascaipiras,emsistemasemi-aberto.
Galinhasfelizesproduzindoovosdequalidadeegerandorendaparaos proprietários.

OprimeirogalinheirofoiinauguradoemMatelândia, napropriedadedaD.LeilaRodriguesM.Barbosa,na PicadaBejnamin.NapropriedadedaD.Leilajáhouve apredaçãodecabraporonça-pintada ComoaDona Leilapossuialgumasgalinhasevendeovos,essa propriedadefoiescolhidaparaaimplantaçãodeum pilotodoprograma.
FizemosumaparceriacomoFozEcoParqueZoo,que custeouaconstruçãodogalinheiro. Elesdoaramtodoomaterialeenviaramsuaequipe deconstruçãoporváriosdiasparaaconstruiro galinheiro
Asgalinhastêmumaáreaexternaamplaparaficar duranteodiaeànoiteelasdormememlocal protegidodeataquedepredadoresedeintempéries.
OProjetoOnçasdoIguaçuforneceuàDonaLeilacom umcarimbo,comalogodoCiscandooFuturopara queelapossamarcarosovosproduzidos, diferenciando-osdosdemaisprodutosdomercado Assim,aonça-pintadaagregavaloraosovos produzidos.
CrocheteirasdaOnça
Geraçãoderendaeempoderamentode mulheres

Alogodoprogramafoi doadaaoprojetopela biólogaeartistaTainah deSousaFerreira.

Aproveitando o crochê como talento local, oferecemos um curso de amigurumi para mulheres de Serranópolis. Como resultado desse curso foicriadoogrupoCrocheteirasdaOnça,quehojetambémincluimulheres deMatelândia.
Essasmulheresestãoproduzindoamigurumisdeonça-pintada,queestão sendo oferecidos para empreendimentos turísticos no Parque Nacional doIguaçu.
Criamos e administramos uma conta no Instagram para o grupo (@crocheteirasdaonca), por onde as mulheres podem fazer vendas. Também estamos intermediando, no início, os contatos entre as crocheteirasepotenciaiscompradores.
Cada oncinha tem uma etiqueta explicando que ao adquirir o produto a pessoa está colaborando com as pessoas que nos ajudam a cuidar das nossasonças.
A geração de renda para as mulheres agrega valor à manutenção das onçasvivas.
Já foram mais de 1.000 amigurumis vendidos, e hoje estão nas lojas da Urbia+Cataratas,MacucoSafari,HotelBelmondeEmpóriocomArte!



Reuniões de alinhamento do Projeto Onças do Iguaçu e Crocheteiras da Onça @crocheteirasdaonca
Crocheteiras da Onça participando da inauguração do espaço Toca da Onça na loja da Urbia+Cataratas no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu.
Produtos das
Crocheteiras da Onça à venda no Empório com

Propriedade Amiga da Onça
Valorizando as parcerias
Implementamos em 2021 uma certificação simplificada de propriedades, um reconhecimento, que de alguma forma colaboram com o POI e com a conservação dos grandesfelinosedoParqueNacionaldoIguaçu.
AidentificaçãodasPropriedadesAmigasdaOnçaéfeita pelo projeto ou por demanda espontânea, avaliando solicitaçõesdeproprietários.
Conversamos com os proprietários, apresentando os critérios e em conjunto definimos em quais deles a propriedade se encaixa A propriedade certificada recebeumaplaca.Asplacasforamconfeccionadascom recursos do WWF Brasil e Ron Magil Conservation Endowment.
Em 2023 o Projeto reconheceu 4 novas Propriedades Amigas da Onça, em 3 municípios do entorno: São MigueldoIguaçu,MatelândiaeCapanema.


CritériosparareconhecimentodeumaPropriedadeAmigadaOnça:
1. Apoio à pesquisa – Os moradores permitem que a equipe do projeto entre na propriedade para desenvolvimentodeaçõesdepesquisae/ouforneceapoiologísticoparaasatividades.
2. Práticas agroecológicas – Na propriedade é praticada agricultura sustentável, que incorpora questões ambientais.
3.Agriculturaouagroindústriafamiliar–Napropriedadeexistempequenosagricultoresqueproduzeme/ou processamaproduçãoemsistemaessencialmentefamiliar
4.Ecoturismoeturismorural–Apropriedadeexploraoturismodenatureza,associadoaoPNI,ouoturismo rural,comofoconomododevidadohomemdocampo.
5. Proibido caça, pesca e retirada de espécies vegetais – Na propriedade não é permitida a entrada para a realizaçãodeatividadesilegaisenvolvendofaunaeflora.
6.Adequaçãodemanejo–Napropriedadeoprojetoidentificoupráticasdemanejodeanimaisdecriaçãoquea tornamvulneráveisàpredaçãoporgrandesfelinos,sugeriualteraçõeseimplementaçãodeboaspráticaseelas foramparcialoutotalmenteacatadaspelosproprietários.

7 RestauraçãoFlorestal Apropriedadeinvesterecursoseesforçosparaprotegererecuperarnascentesea

Espalhando a mensagem
E no último semestre o Projeto Onças do Iguaçu deu o que falar! Foram 40 matérias em veículos de divulgação. CATVE
Entre dezembro/23 e junho/24, foram apresentadas 8 palestras, alcançando cerca de 693 pessoas
Entrevista para rádio

O que rolou em 2023?

Entrevista para a Campos Dourados FM – Median
Quer saber o que o projeto realizou em 2023? O Sumário Executivo do nosso Relatório Técnico
Anual já está disponível no link: https://issuu.com/home/docs/7k9ju3jgwlk
Corre lé e confora quanta coisa bacaninha foi feita!

Onça Grafiteira
Engajamento através da arte

Essa é uma iniciativa do Projeto Onças do Iguaçu e do artista Igor Izy e usa a arte como ferramenta de sensibilização das comunidades dos municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu para o tema de conservação da onça-pintada O programa prevê a realização de grafites ilustrando as onças do Iguaçu nos dez municípioslindeirosaoparque.
Em2023oOnçaGrafiteirafoilançadoemFozdoIguaçu,comopartedascomemoraçõesdoDiaInternacionalda Onça-Pintada.AiniciativacontoucompatrocíniodoVisitIguassuparatrazerIgorIzyeoscustosdografite;oHotel Bambu nas cortesias de hospedagem e a Let’s Go Travel na organização e logística. A ação contou ainda com o apoiodaSecretariadeEducaçãodeFozdoIguaçu
A arte foi realizada no muro da Escola Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, e representa a onça Cacira.
Como parte do projeto, Izy também conduziu, junto com a equipe do Projeto Onças do Iguaçu, uma oficina de grafite para alunos dessa escola. Ao final da oficina, os alunos fizeram coletivamente o grafite de uma onçapintadanomuro.


OnçaCaciranaEscola MunicipalProfessor PedroViriatoParigotdeSouza-FozdoIguaçu
Aeroporto Amigo da Onça
Levando a onça-pintada para muitos corações
Oficinadegrafite

AtravésdeumaparceriacomaCCRAeroportos,queadministraoaeroporto deFozdoIguaçu,esseaeroportofoidesignadocomooprimeiroAeroporto AmigodaOnçadopaís.

Umônibusdeembarqueedesembarquefoidesivadocomilustraçõesde onça-pintadaeumgrandepainelinformativosobreasonças-pintadasfoiinstaladono saguãodedesembarque,ebannersforamposicionadosemtodooaeroporto.
AinauguraçãodoAeroportoAmigodaOnçacontoucomaparticipaçãodaatrize superparceiraCristianaOliveira,EmbaixadoradaOnça-PintadanoBrasil.Jáforam capacitadasmaisde300pessoasquetrabalhamnoaeroporto.



FestivaldaOnça-Pintada
EventobinacionaldecelebraçãodaOnça-Pintada
Para celebrar o Dia Internacional da Onça-Pintada (29/11), foi realizado entre 27 e 29 de novembro o Festival da Onça-Pintada, com atividades no Parque Nacional do Iguaçu (Brasil) e no Parque NacionalIguazú,Argentina.
O festival reuniu pesquisadores e projetos de vários países que trabalham com a conservação da onça-pintada, além de ONGs e representantesdegovernodoBrasileArgentina.
No dia 27 de novembro as palestras aconteceram no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu (coffee-break oferecido peloMacucoSafari).NofimdodiaoHoteldasCataratas-Belmond, ofereceu um coquetel para os participantes, com a grafitagem de umaobrapeloIgorIzy,quefoidoadaaoprojeto.Dia28aspalestras foram no Auditório del Viejo Hotel Cataratas, no Parque Nacional Iguazú.
Na manhã do dia 29 foi inaugurado o centro educativo Territorio Yaguareté, no Parque Nacional Iguazu, e aconteceram oficinas no parquenoBrasil.
OFestivaldaOnça-Pintadafoiorganizadoporváriosparceiros: Brasil - Parque Nacional do Iguaçu, Projeto Onças do Iguaçu, InstitutoPró-Carnívoros,CENAP/ICMBioeWWFBrasil Argentina - Proyecto Yaguareté, CeIBA-CONICET, Administración de Parques Nacionales, Ministério de Ecología de la Provincia de MisionesyelMinisteriodeMedioAmbientedeArgentina.







CristianaOliveiraeIgorIzy
Políticas públicas
Entre 22 e 24 de novembro foi realizada a Oficina para a Elaboração do Plano de Ação Estadual (PAE) para a ConservaçãodeGrandesFelinosdoParaná,umaestratégia paraaconservaçãodasonças-pintadasepardasnoestado.
OeventofoiorganizadopelaSEDESTepeloProjetoOnças do Iguaçu, e teve a facilitação do CPSG Brasil (Grupo Especialista em Planejamento de Conservação da Comissão de Sobrevivência de Espécies, União InternacionalparaaConservaçãodaNatureza(IUCNSSC). Aimportânciadeumplanoestadualépoderidentificaras necessidades de conservação desses felinos específicas para o Paraná, tornando mais eficientes a elaboração e implementaçãodeestratégias.
Toda a equipe do projeto participou da oficina e dois dos membros do projeto estarão no GAT (Grupo de AssessoramentoTécnico)desseplano.
FoidefinidocomoobjetivogeraldoPAE“Melhorarostatus populacional atual da onça-pintada e da onça-parda, e a coexistência entre humanos e estes grandes felinos, em cincoanos.”
Emmarço/24foipublicadoorelatóriodaoficinaeoPlano de Ação Estadual (Figura 112), que pode ser acessado no link:https://bit.ly/3yY8oud
Capacitação



O que sabemos, sabemos entre todos
2eventosdecapacitação regionalenacionalpara 67pessoas
Em 2023 realizamos eventos de capacitação para funcionários das concessionárias do PNI e ICMBio, estabelecimentos no entorno do parque e aqueles ondehouveavistamentodegrandesfelinos.

13eventosdecapacitação localpara 400pessoas
RealizamosumcursodeAtendimentoaOcorrências comGrandesFelinosemPontaGrossaatravésdeuma parceriacomoIAT–InstitutoÁguaeTerradoParaná,e foiministradopelaequipedoprojetoeportécnicosdo IAT.
OcursoaconteceunoParqueEstadualVilaVelha. Oobjetivodocursofoicapacitaragentesambientaisa atenderocorrênciasenvolvendograndesfelinos.Foram abordadostemascomo:felinosdaregião,conflitos humano-fauna,atendimentoaocorrênciascomgrandes felinos,avaliaçãodevulnerabilidadedaspropriedades, medidaspreventivas,estratégiasdecomunicação, estudosdecasodaregiãodoIguaçuesegurançapara pessoas.
Participação em eventos
Seminário sobre a Sustentabilidade da Araucária
EmmaioparticipamosdoIVSemináriosobrea SustentabilidadedaAraucária,emLages(SC). IntegramosaMesaRedonda:Conservaçãoe ManejodeMamíferosSilvestresnaFloresta Atlântica,apresentandootrabalhodoProjeto OnçasdoIguaçuetambémmnistramosuma palestrasobrecomunicaçãoparaaconservação.
Conferência

ZACC
EmmaioparticipamosdaconferênciadaZACC (ZoosandAquariumsCommitingtoConservation), emSaltLakeCity(Utah–EUA). AsconferênciasZACCreúnempesquisadoresde campo,praticantesdeconservaçãoecolegasde zoológicosacadadoisanosparapromover networking,construçãoderelacionamentose colaboraçãoparabeneficiareprotegerespécies selvagenselugaresselvagens.
Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica
Emmaioparticipamos,emFozdoIguaçu,do encontrodaRedeTrinacionaldeRestauração daMataAtlântica,daqualsomosintegranres



Ações
com o Parque Nacional do Iguaçu
Em2024oInstitutoPróCarnívorospleiteou umavaganoCONPARNI,ConselhoConsultivo doParqueNacionaldoIguaçu.Passamosa ocuparumadasvagasdestinadasaONGs. Participamosdequatroreuniõesdo CONPARNIem2024,emjaneiro,abrilemaio.
Emjaneiroparticipamosdereuniãocomosetorde pesquisadoPNIparamonitoriadaasaçõesrelativas aoprojetoprevistasnoPlanejamentoEstratégicoda unidade.
Emdezembro/23participamosda“Oficinade planejamentoACTItaipiu+ICMbio-Conectividade PNIeLagodeItaipu” Apresentamosotrabalho desenvolvidopeloProjetoOnçasdoIguaçue participamosdediscussõesparaplanejaraçõesa seremdesenvolvidasemconjuntocomrelaçãoà conservaçãodegrandesfelinos



