1 minute read

Você sabia? Câncer da tireoide

Atinge Tr S Vezes Mais As Mulheres Do Que Os Homens

Oprincipalsintoma do câncer de tireoide é o aparecimento de nódulo palpável ou visível na região do pescoço, e ele atinge três vezes mais as mulheres do que os homens, na faixa entre os 20 e os 65 anos. De acordo com a médica, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, dra. Debora Vianna, o câncer de tireoide, mesmo em estágios avançados vai ter uma alta potencialidade de cura.

Advertisement

“O tratamento do câncer de tireoide, consegue ser um dos mais amenos que a gente tem dos tratamentos oncológicos e é tratado com cirurgia, e quando necessário com um complemento que é a ‘Radio Iodoterapia’, que no fim das contas é um comprimido que o paciente toma uma única vez, sem a necessidade de radioterapia ou quimioterapia e a cirurgia é pouco mutilante, traz poucas sequelas para a vida do paciente”.

Apesar dos números apontarem que esse tipo de tumor é mais comum no sexo feminino, a doutorada pela USP ( Universidade de São Paulo), dra Debora Vianna, explica que o câncer de tireoide também pode atingir o sexo masculino.

“A tireoide é um órgão que todos nós temos, homens e mulheres, desde que nascemos até quando morremos, e aí tanto homens quanto mulheres podem sofrer mutação nesse órgão, porém, a mulher é predisposta a ter nódulos na tireoide, homens não”, conta a especialista.

Prevenção

Os problemas que afetam a Tireoide estão relacionados ao hipotireoidismo quando a glândula não produz as quantidades suficientes dos hormônios T3 e T4, fazendo que todas as funções do organismo se torne mais lenta.

Os principais sintomas dessa deficiência são: canso intenso sem causa aparente; aumento de peso; dores musculares; perda de memória; sonolência excessiva; irregularidades no ciclo menstrual; fraqueza muscular, entre outros.

Tratamento

A especialista afirma que não há necessidade de desespero ao identificar o nódulo, principalmente as mulheres que já é esperado um nódulo na tireoide.

“Esse nódulo tem que ser identificado e estratificado, em alto risco ou baixo risco, mas não há necessidade de desespero, é importante destacar que quem trata o câncer de tireoide é o cirurgião de cabeça e pescoço, existe uma especialidade para isso, onde identificamos e fazemos o diagnóstico do câncer e realizamos o tratamento”.

O tratamento é feito através de cirurgia onde será feita a retirada parcial ou total da tireoide e de acordo com o resultado da cirurgia, vamos ver a necessidade de um complemento que é a iodo terapia.

This article is from: