Revista tracan impressão web

Page 1

Ano 5/ nº 10/ 2018

2017 Ano de vitórias e conquistas, 2018 Ano de realizar ainda mais! TMA 10 ANOS

TRACAN é destaque no Dealer Meeting 2017

TRACAN SOLIDÁRIA


EDITORIAL

Vitórias, conquistas e mais realizações Depois de anos muito difíceis, 2017 pode ser considerado o ano da retomada. Começamos colocando em prática um novo planejamento estratégico, o RED FORCE, que foi concebido focado nos resultados de 2020. O plano de ação tem objetivos claros para os próximos 3 anos. Aumentar o lucro faz parte dessa estratégia, porém envolver os colaboradores com as estratégias da empresa e inspirá-los a se sentirem parte dela, também foi um dos pilares do planejamento. O resultado já pode ser dimensionado. O ano que passou mostrou o Grupo Tracan muito mais entrosado. As ações, desde as sextas temáticas que encerravam as semanas de forma mais animada, passando pelos treinamentos, participações em eventos, cumprimento das metas, envolvimento das equipes, articulação inter equipes e campanhas, foram eficazes no sentido de unir o time e estimular o melhor de cada um. Esse melhor pode ser medido em números. Em 2017 o Grupo Tracan aumentou sua meta de eficiência alcançando os patamares de 2008, ano do início da crise que afetou o país, e em especial o mercado de máquinas. Depois de muitos anos o fechamento da empresa ficou no azul. O Grupo não bateu a meta de faturamento, bateu a meta de eficiência, ou seja FEZ MAIS COM MENOS. Isso aumenta nossa responsabilidade em 2018, o desafio é maior: manter a prosperidade da gestão Foi também um ano de festa, a Tracan comemorou 18 anos e a TMA, 10. São quase duas décadas de dedicação e investimentos, empenho e superação. Quando olho o tamanho que nos tornamos tenho total clareza da responsabilidade que carrego. São centenas de famílias que dependem das nossas empresas. Meu sentimento é de gratidão a todos que fizeram esta caminhada conosco. Cobranças sempre vão existir, mas estaremos juntos, renovando-nos para fazer melhor do que fizemos até hoje. Para isso conto com a juventude e a expertise da minha equipe. O sangue novo traz novas maneiras de olhar o negócio. Fico emocionado em ver meus filhos assumindo cada vez mais posições de controle na empresa, fazendo isso com competência, garra e responsabilidade. Tenho aprendido com eles a cada dia. E estarei sempre pronto a enxergar coisas novas e, também, a ensinar o que trago destes mais de 30 anos atuando com máquinas agrícolas. O que vem pela frente são anos de renovação e requerem mais cuidados. Mas, tenham certeza que estarei sempre ao lado da minha equipe, defendendo, discutindo, buscando novos negócios e incrementando os atuais.

Dealer Meeting 2017 TRACAN Melhor Performance Comercial de Tratores Durante o Dealer Meeting, encontro anual que reúne o time global de executivos da Case IH com a rede, foram premiadas as concessionárias que apresentaram os melhores resultados de produtos em 2017. A TRACAN recebeu o prêmio como Melhor Performance Comercial Tratores, ficando acima da meta estabelecida pela fábrica. O Dealer Meeting, além de premiar e analisar o ano que passou, aproveitou a presença dos concessionários brasileiros e da América Latina para traçar as metas e estratégias para 2018

Frutal/MG

Serrana/SP

Jardinópolis/SP

Para os próximos 10, 20 anos uma certeza: a vontade de fazer MAIS e MELHOR. Pradopólis/SP

Nova Ponte/MG

Artur Monassi

Diretor Presidente

02 - TRACAN EM FOCO

Conquista/MG

Uberaba/MG


Avaliação de Desempenho:

Porque ótimos desempenhos começam com uma conversa franca Valores da Tracan

Competências

Transparência

Agilidade Comprometimento

Comunicação e Coerência Negociação, Orientação para resultados/ custos e Envolvimento com o negócio Flexibilidade e Visão Sistêmica Trabalho em equipe e Qualidade

Atitude

Proatividade, Liderança e Tomada de decisão

Novidade

Resolução de problemas e Criatividade

Rentabilidade

A Tracan acredita que todas as pessoas têm o direito de saber como seus esforços, resultados e atitudes são vistos pela empresa. A Avaliação de Desempenho (AD) é um desses momentos, onde o funcionário tem a oportunidade de ter este retorno. Desde 2015 a Avaliação de Desempenho é realizada. Em 2017 foi reformulada para atender aos objetivos do Planejamento Estratégico Red Force. Baseada em competências, que refletem os valores da Tracan, o ciclo da AD é dividido em três etapas: autoavaliação, avaliação do gestor e reunião de feedback. Em cada uma delas, é necessário basear as respostas do questionário em atitudes e resultados concretos, para que a avaliação seja reflexo da realidade. Como resultado, a Avaliação de Desempenho oferece base para:

Acompanhar o desenvolvimento dos

funcionários e equipes ao longo de seu período na empresa;

Apoiar as decisões de carreira por parte dos funcionários, gestores e empresa;

Destacar os pontos fortes e de melhoria de

cada um;

Identificar e mapear as necessidades de treinamentos de funcionários e equipes.

04 - TRACAN EM FOCO

Além destes benefícios, a AD é um dos momentos em que funcionário e gestor podem conversar com transparência sobre como melhorar a performance individual e reconhecer o bom trabalho executado, até então. Desta forma, todos saem ganhando: o funcionário, ao ter a oportunidade de conhecer como melhorar suas entregas; o gestor, ao apoiar seus subordinados na busca pela excelência; a empresa, pois tem equipes mais preparadas e alinhadas com os resultados esperados. Embora a construção da própria carreira seja de responsabilidade de cada profissional, a Tracan oferece a seus funcionários, outras ferramentas de desenvolvimento, acessíveis a todos, de acordo com as políticas da empresa. São elas:

Neste último ano, algumas pessoas aproveitaram as oportunidades e hoje estão em novos cargos. Rangel Monteiro, por exemplo, concordou com a mudança de cidade e hoje é Gerente de Peças, em Franca/SP. Daiana Alves e Josana Souza, agora, estão no departamento Contábil/Fiscal na Matriz. José Vidigal é o Gerente de Peças da Matriz e das unidades Barretos e Franca; Méritos e Promoções: além do aspecto financeiro, os méritos e promoções apontam os funcionários que conquistaram, por meio de seu trabalho, maior capacidade para enfrentar novos desafios e responsabilidades: 52 colaboradores foram beneficiados em 2017. Cristiane Oliveira, antes Coordenadora de Recursos Humanos é a atual Gerente Corporativa Administrativa Financeira; Cesar Augusto Souza, antes Estoquista em Uberlândia hoje é Consultor de Agricultura de Precisão; Luis Vinícius Mendonça, Estoquista em Araçatuba foi promovido a Vendedor de Peças; Wellington de Oliveira, Auxiliar de Produção na TMA agora é um dos Operadores de Usinagem da indústria. Com o apoio de gestores, da empresa e da Avaliação de Desempenho, cada funcionário tem condições de direcionar seus esforços para a construção da própria carreira, e consequentemente, conquistar seus objetivos profissionais e pessoais.

Bolsa auxílio: bolsa de estudos para cursos de idiomas, técnicos, graduação e pós graduação, com reembolso entre 40% a 70% do valor da mensalidade. Em 2017 mais de R$100.000,00 foram investidos em bolsas de estudos para funcionários; Treinamentos: oferecidos pela empresa, podem ser internos ou externos, são uma oportunidade de aprimoramento profissional, importante para todos; Recrutamento Interno (RI): oportunidade de crescimento na carreira por intermédio da oferta de vagas internas, de acordo com a disponibilidade de vagas e da unidade dona da vaga.

Avaliação de Desempenho é o momento certo para expressar as satisfações, insatisfações, ambições, dificuldades e excepcionalidades. É também uma oportunidade para buscar orientações e fazer sugestões. É uma ferramenta importante para o funcionário e para a empresa.


Tracan Solidária Duas campanhas sociais marcaram 2017 no Grupo Tracan. A arrecadação de alimentos para beneficiar as instituições de Iturama, Carreirinha e Limoeira do Oeste, em Minas Gerais e a arrecadação de brinquedos para presentear no Dia das Crianças. Com o slogan “Quem pode doa, quem precisa agradece”, a campanha - Iturama 100% do Bem - movimentou toda a região. Em menos de um mês, mais de 26 mil quilos/litros de alimentos foram arrecadados e destinados a nove entidades, beneficiando mais de 600 pessoas. O objetivo da campanha, encabeçada pela Usina Coruripe, não é mobilizar apenas seus colaboradores, mas também envolver outras empresas e a comunidade para ajudar crianças, jovens, idosos e portadores de necessidades especiais.

“Se fizermos o bem, encontraremos o bem”

as cidades onde estão instaladas as lojas Tracan, instituições de assistência à crianças carentes receberam doações de brinquedos no mês de outubro. Cada loja fez sua campanha juntos aos funcionários para angariar os brinquedos. Alguns eram novos,

foram comprados especialmente para a campanha, mas a maioria tinha história, foi do filho ou da filha, e um valor sentimental maior que o material. Por isso poder ver a reação das crianças ao receber os presentes tornou ainda mais especial esta ação.

Dom Bosco

Uberaba/MG

Ribeirão Preto/SP

Uberaba/MG

O engajamento de toda equipe Tracan resultou em quase 300 quilos de alimentos, que foram doados para a APAE de Iturama. Foi um momento especial. A entrega confirmou que praticar a solidariedade faz tão bem para quem ajuda, quanto para quem recebe. Esse sentimento também foi muito forte no café da manhã na FAC Dom Bosco, em Ribeirão Preto, um núcleo da igreja católica que atende 300 crianças e jovens no Parque Ribeirão. As crianças receberam os representantes das empresas que doaram presentes para serem entregues no Dia das Crianças. Heloisa Monassi foi quem representou a Tracan. Emocionou-se ao conhecer o trabalho da instituição que desenvolve atividades culturais, educacionais e de formação profissional, nos horários de contraturno das escolas das crianças e jovens. Os brinquedos foram expostos em uma sala, o que fez brilhar os olhos das crianças. Elas não sabiam se queriam os bichos de pelúcia, os jogos, as bonecas ou os carrinhos. Cada uma pode escolher apenas um brinquedo para levar para casa. Essa é uma prática da instituição, em qualquer doação, as crianças podem escolher apenas um, para que outros tenham a oportunidade de receber. Assim como em Ribeirão Preto, em todas

Ituiutaba/MG

Iturama/MG

Heloisa Monassi

Iturama/MG

Patrocínio/MG

Ribeirão Preto/SP

Barretos/SP


TMA 10 anos, uma bonita história para contar No início dos anos 2000, o setor sucroenergético começava a incrementar a mecanização da colheita da cana-de-açúcar. O foco era eliminar a colheita manual. Nessa época Artur Monassi, já um concessionário Case IH, preparava-se para um salto maior. Começou a desenvolver produtos para atender o setor. Em 2004, iniciava os testes de um projeto próprio de plantadora de cana picada, naquele momento, ainda fabricada por terceiros. A plantadora foi testada e aprovada em canaviais da região de Ribeirão Preto. Os transbordos também começavam a ser testados. Uma encomenda internacional para Cuba fez com que os planos fossem antecipados para a concretização da Tracan Indústria, hoje TMA. Em 2007, foi inaugurada a tão sonhada unidade de produção. Tudo muito programado, bem pensado, porém acelerado. O prédio na Avenida Thomas Alberto Whately abrigava uma fábrica de doces. A estrutura de construção foi aproveitada e adaptada para receber máquinas muito mais pesadas. O primeiro funcionário foi o “seu” Wilson Santin. Ele era da matriz e foi encarregado de colocar a “indústria em pé”. Fez um pouco de tudo. Chegou antes que a luz elétrica. Viu cada uma das máquinas serem instaladas para começar a produção dos equipamentos. O primeiro a ser produzido foi o transbordo 14.000. De lá para cá a família TMA cresceu. Hoje 08 - TRACAN EM FOCO

o portfólio de conta com 7 produtos em 18 modelos. Tecnologia e robustez tem sido o grande diferencial dos produtos TMA. Em 2015 a empresa fechou parceria com a CNH Industrial para fornecer equipamentos para as marcas Case IH e New Holland. A marca TMA está presente em quase todos os grandes grupos do setor sucroenergético. Seus produtos inovadores, como o mega transbordo VTX 6030, têm provado, em campo, sua eficácia e despertado o interesse de cada vez mais clientes. Segundo Artur Monassi, não foi tarefa fácil atravessar esses 10 anos, com pelo menos três em meio à crise generalizada que assolou o país. O grande desafio desses últimos anos foi cumprir os deveres com os colaboradores e conseguir garantir seus empregos. A TMA conseguiu. Além de manter os empregos e os talentos, oferece oportunidade para todos que querem se aprimorar. A bolsa de estudos, que cobre 70% dos custos com educação, foi muito bem aproveitada pela maioria, como Donizete de Carvalho que completo 10 anos de empresa. Ele, que trabalhou na montagem das primeiras máquinas como mecânico, é hoje líder de produção. Donizete estudou engenharia mecânica e tem certeza de que não o teria feito sem o apoio e o incentivo da TMA. Apesar de toda a crise do setor de máquinas, a TMA tem procurado lançar produtos inovadores a cada ano. Isto a diferencia no mercado.

O lançamento que fez na Agrishow 2016, por exemplo, o Transbordo de cana VTX 6030, foi o carro chefe da indústria nos anos de 2016 e 2017. Com a confiança voltando ao setor sucroenergético os clientes recomeçaram a investir. Os pedidos aquecem a produção: 50 plantadoras para um cliente, outras dezenas de transbordos para outros. A indústria está operando em três turnos. Boa notícia para todos, para os cerca de 90 colaboradores, e para outros quase 90 que foram contratados para dar conta de atender a todos os pedidos. A entressafra da cana é a safra da TMA.

Portfólio de produtos TMA •Transbordos de cana, do pequeno ao maior do mercado; •Transbordo de grão, que levou o conceito da cana com o transbordo acompanhando a colhedora no campo; •Carreta plantadora; •Plantadora de cana, da mais simples até a totalmente automatizada; •Transplantadora de MPB, Mudas Pré Brotadas; •Distribuidora de torta de filtro; •Carreta tanque de distribuição de vinhaça, lançamento na Agrishow 2017.

Primeiro Transbordo Tracan/TMA 2008


TMA comemoração 10 anos Reconhecimento e planos para os próximos 10 Um café da manhã para todos os colabores e convidados foi o grande marco das comemorações da primeira década da TMA. O prefeito de Ribeirão Preto, Antonio Duarte Nogueira e o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Serviços, Edmilson Domingues, prestigiaram o evento. Em seu pronunciamento Artur Monassi lembrou que a indústria do Grupo Tracan nasceu para ser líder, desenvolver e fazer equipamentos de ponta. Falou da superação dos obstáculos e das importantes parceria que fez com instituições de pesquisa para garantir equipamentos diferenciados no mercado. E conseguiu. As plantadoras TMA são as que menos usam cana por hectare plantado. Os transbordos representam uma evolução no TCC da colheita. Os equipamentos de recolhimento da palha respondem a uma necessidade do setor pós-colheita de cana crua. A distribuidora de vinhaça propicia a aplicação precisa no campo. Os equipamentos em projeto e em teste, como a plantadora de mudas pré-brotadas, são respostas para a evolução esperada na mecanização da cultura da cana. Duarte Nogueira falou do papel importante da

empresa na geração de empregos na cidade. Ribeirão Preto é a 3ª maior cidade na geração de empregos do estado de São Paulo. O Prefeito assinou, juntamente com todos os colaboradores, o grande quadro comemorativo dos 10 anos da TMA. Na mensagem no quadro, Artur Monassi escreveu “AO SUCESSO DOS NOSSOS 20 ANOS”, e já convidou o prefeito para participar da festa daqui a 10 anos, reafirmando a decisão da empresa é investir.

TMA na Fenatran - o maior encontro de todo o setor de transporte rodoviário de cargas da América Latina A FENATRAN é uma das mais tradicionais feiras voltadas para o transporte rodoviário de cargas do Brasil. Sua 21ª edição, realizada em São Paulo no mês de outubro, recebeu mais de 50 mil visitantes. Um público altamente selecionado em busca de novas tecnologias, produtos, serviços e soluções que a cada ano são apresentadas pelas principais montadoras de caminhões e por outras 350 marcas presente no conhecido Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas. Neste ano a TMA marcou presença na área de exposição da MAN Latin America – VW Caminhões e Ônibus. Ao lado do Test Drive do Novo Delivery da feira, na continuação do estande da MAN, o caminhão canvieiro Constellation 31.330 estava equipado com o VTC 7.000.

Essa parceria com a VW Caminhões surgiu por inciativa da própria montadora. Caio Milani, consultor comercial da MAN Latin America para o setor canavieiro, viu o desempenho dos produtos TMA no campo e procurou Márcio Leão, gerente comercial do Grupo Tracan. “A robustez e a durabilidade dos caminhões Volkswagen, já são reconhecidas pelo setor canavieiro que tem caminhões da marca com diversos usos no campo. Para o transbordo, estávamos em busca de um parceiro tradicional e reconhecido pela qualidade de seus produtos. A TMA foi recomendada por mais de um Grupo do setor”, disse Caio. Segundo Márcio Leão, esta parceria é muito promissora: “podemos trabalhar junto com a VW em projetos customizados. É bom para a multinacional e para a TMA já que o uso dos caminhões VW já está consolidado em várias atividades agrícolas.” TRACAN EM FOCO - 11

O Prefeito de Ribeirão Preto, Antônio Duarte Nogueira prestigiou a festa de comemoração dos 10 anos da TMA


NOME

UNIDADE

CRISTIANE SANTOS DE OLIVEIRA RANGEL HENRIQUE MONTEIRO RENATA SOFIENTINI RIQUIERI ABEL CORREA JULIO FELIPE DE ARAUJO

MATRIZ FRANCA MATRIZ ARAÇATUBA ARAÇATUBA

DONIZETE AP. PEREIRA DE CARVALHO IVO ALVES BATISTA JAIME GOMES RICARDO CANDIDO DOS REIS DANIEL CAVALLARI CRIVELARO

TMA TMA TMA TMA UBERABA

Renata

Donizete

Cristiane

Ivo

Festa para os decanos de TRACAN Dia de homenagear os colaboradores que completaram 10 anos no Grupo Tracan. O tradicional jantar reúne, há nove anos, os colaboradores de todas as unidades do Grupo. Neste ano foram 10, sendo quatro da TMA: Donizete, Ivo, Jaime e Ricardo; duas da matriz: Cristiane e Renata; um de Uberaba: Daniel; dois de Araçatuba; Júlio e Abel; e um de Franca: Rangel. Para todos um simbólico presente: um relógio de pulso, entregues pessoalmente pela família Monassi que faz questão, ao lado dos gestores, de prestar essa homenagem aos decanos da empresa.

Em sua tradicional fala Artur Monassi estava emocionado, pois lembrou que os últimos 10 anos foram anos de prova para a empresa e para todos. Foram anos de crise superados com o emprenho de cada um. Acompanhado dos filhos, lembrou que eles praticamente cresceram dentro da Tracan e hoje são presença importante na empresa no seu dia a dia. Fez questão de frisar: “a crise ficou para trás, espero contar com vocês nos próximos 20/30 anos, agora junto com meus filhos que assumem cada vez mais posições importantes no Grupo. Que venham +10+10+10.

Jaime

Julio

Daniel

Ricardo

12 - TRACAN EM FOCO

Rangel

Abel


ATX: qualidade dos pneus é uma das garantias de redução no custo de produção!

Alliance Tire Group - Índia

A ATX Pneus é a mais jovem empresa do Grupo Tracan. Fundada em 2011, começou a operar em 2012. Ao contrário do que seria óbvio imaginar, ela não foi criada para fornecer pneus para a “irmã” TMA, não compensaria. Como montadora, a TMA tem vantagens fiscais e tributárias para importar os pneus que usa em sua linha de produção de equipamentos. O “negócio pneus” foi mais uma oportunidade vislumbrada pelo Grupo, afinal o pneu é o segundo maior custo operacional de uma usina de cana-deaçúcar, só perde para o combustível. Cada usina gasta no total, entre pneus rodoviário, agrícola e implementos, entre R$ 0,90 e R$ 3,00, por tonelada de cana própria, dependendo de alguns fatores, mas sobretudo, a gestão do negócio pneus. Por exemplo, se a usina processa 10 milhões de toneladas de cana por safra, deverá gastar, em média, R$ 15 milhões de reais nesse período, entre todos os tipos de pneus utilizados em sua frota. A ATX é uma das maiores importadoras do Brasil de pneus agrícolas e implementos, excetuandose as montadoras. Tem conseguido crescer ano a ano ganhando a confiança dos clientes. Em 2017 teve seus melhores indicadores de resultados operacionais e econômicos, graças a um trabalho diferenciado de gestão e inclusão de contratos de fornecimento de pneus a médio prazo com os clientes. 14 - TRACAN EM FOCO

A empresa trabalha exclusivamente com pneus agrícola, florestal e para implementos (flotation). É distribuidora da Alliance Tire Group, ATG, uma das mais tradicionais indústrias de pneus para uso agrícola do mundo. Originalmente israelense, a Alliance foi adquirida por um grupo indiano, em 2007. Em 2016 incorporada pela gigante japonesa Yokohama. São 18 fábricas, 27 mil colaboradores e presença nos mais diferentes usos, da competição ao agrícola. A Alliance Tire Group é fornecedora mundial para os principais fabricantes de equipamentos agrícolas originais, entre eles a CNHI, o que garante à ATX penetração em diversos mercados. Para conhecer a tecnologia de fabricação dos pneus, distribuidores da América Latina e EUA viajaram para a Índia para visitar a fábrica da Alliance, em Dahej, uma das mais modernas do mundo. Para Dário Sodré, que acompanhou a visita, poder ver de perto toda tecnologia empregada na fabricação dos pneus reafirmou, para a ATX, a confiança na escolha do seu fornecedor. Além da visita à fábrica, os distribuidores puderam conhecer um pouco da cultura do país indiano, que atualmente é o segundo mais populoso do mundo, com quase 1,3 bilhões de pessoas, sendo a 7ª maior economia mundial.

Workshop Tracan 2017 A Tracan realizou em 2017 dois Workshops, um na matriz em Ribeirão Preto, e outro em Patrocínio. Reunir os clientes de maneira informal para apresentar produtos e serviços tem se mostrado um instrumento interessante para tirar dúvidas e despertar o interesse. Agricultura de precisão, operação, peças, manutenção e a nova ferramenta Datar foram os temas apresentados nas duas cidades. A Datar será a grande novidade da Case IH para o diagnóstico avançado, em 2018. Com ele será possível interpretar e corrigir falhas dos sistemas mecânico, hidráulico e elétrico. Em Patrocínio, um tapete vermelho foi estendido para receber os quase 100 clientes de diversos setores, grãos, café, hortifrúti e pecuária. Clientes de todos os tamanhos, que sabem que o uso da tecnologia é um aliado no campo. No evento de Ribeirão Preto, o setor sucroenergético foi predominante. A demonstração da ferramenta Datar foi o que mais despertou o interesse, afinal, manutenção preventiva é sinônimo de máquina operando. Eric Ferreira, o Mineiro, falou sobre operação e manutenção. Anunciou aos clientes a intensificação dos treinamentos in company para o setor sucroenergético. As empresas já estão formando turmas de operadores para serem treinadas por especialistas da Tracan. O treinamento teórico e prático, com fornecimento de certificado, possibilitará que o operador, ao conhecer melhor o equipamento e suas ferramentas, usufrua plenamente da tecnologia oferecida pela máquina. Rafael Brugneroto, do desparamento de manutenção da Biosev Santa Elisa, já agendou uma turma para o início do ano. O objetivo é preparar o operador para utilizar de forma correta todos os recursos

que a máquina oferece. Weverton Baviera, do Grupo Balbo, disse que já tem duas turmas agendas: “o que vimos aqui no workshop demonstra que cada vez mais precisamos de treinamentos, tanto para utilizar corretamente os produtos e sua tecnologia, quanto para aprender a fazer a manutenção correta e garantir que as máquinas operem plenamente”.


Bem Vindo 2018! Sexta temรกtica

RIBEIRร O PRETO/SP


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.