Relatório Setor Pesqueiro REV01 _pós-validação_

Page 106

C

onserve

RDS - Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Foz do Rio Doce – ES

alguns representantes das comunidades tiveram contato com outras experiências de UCs, e perceberam a possibilidade de obterem um bom retorno destas iniciativas. Somou-se a isso, a necessidade de restringir as embarcações de fora que possuem poder de pesca muito maior e estão acabando com os cardumes disponíveis para as comunidades com os grandes arrastões e a pesca de cerco exercida por traineiras. Os

mapas

da

percepção

das

áreas

de

relevância

ambiental

revelaram que a área proposta para a criação da RDS está em concordância, nesse aspecto, com os anseios das comunidades quando analisados conjuntamente. Entretanto, para que o processo de criação da RDS se torne realmente efetivo é extremamente importante a continuação dos trabalhos participativos com as comunidades, que se mostraram, de maneira geral, abertas e dispostas a contribuírem.

III.7

REFERÊNCIAS

CBH – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, 2007. Censo da Pesca, 2004. Censo da pesca artesanal marítima no estado do Espírito Santo. PETROBRAS/FCAA, 2004-2005. ECOCEANO.

Diagnóstico

da

atividade

pesqueira

nas

comunidades no entorno da área proposta para a unidade de conservação marinha de Santa Cruz. Relatório Técnico. Empresa Jr de Oceanografia - ECOCEANO – DERN, UFES, 2005. EPE - Empresa de Pesquisa Energática: Avaliação Ambiental Integrada da Bacia do Rio Doce, 2007. IBAMA. Plano Nacional de Áreas Protegidas: Metas e Ações para a Zona Costeira e Marinha. IBAMA, 2006.

- PÁGINA 97 -


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.