Conscientes de que somos uma escola onde a voz de todos e de todas importa!
Paula Sinde, Diretora
Número
Nesta edição:
Tema aglutinador
Abertura do ano letivo 2024/25
Florescer da Natureza - arranjos florais dão as boas-vindas ao novo ano letivo
EB do Paço -1.º dia de aulas
Erasmus+: Professoras em formação
Participação do AEV na Semana Europeia da Mobilidade
NASA Space APP'S Challenge Lisbon 20244 a 6 de outubro - participação online
Atividades da Escola Básica de Paço
“À Descoberta de Microrganismos” - Alunos do 11.º Ano de CT visitam a Universidade Católica
Comemoração da Implantação da República
Sementes de Vida
Dia Mundial da Alimentação nas escolas do Agrupamento
ESV celebra Halloween com atividades promovidas pelo grupo de Inglês
Dia da Lembrança/POPPY DAY: 11 de novembro
Comemoração do 35.º aniversário da convenção dos Direitos da Criança em articulação com a Missão Pijama
Eu fui aluna do ensino profissional na ESV
Tema aglutinador
O logótipo "A Voz de Todos Importa" é um convite visual para a participação e o diálogo aberto, destacando a importância de cada voz e enfatizando que, juntos, podemos tomar decisões mais informadas, justas e sustentáveis.
Ao valorizar a comunicação inclusiva e a diversidade de opiniões, o logótipo aspira a inspirar um envolvimento ativo de todos e um senso de responsabilidade compartilhada para um futuro melhor.
Este logótipo serve como um símbolo de compromisso com a inclusão, a comunicação eficaz e a construção de um mundo onde todas as vozes realmente importam.
Abertura do ano letivo 2024/25
“RECOMEÇAR…
A nossa reunião geral, realizada a 9 de setembro, foi o ponto de partida de uma jornada coletiva onde a voz de todos importa.”
Recomeçar….
Um desafio e uma oportunidade… mesmo que ontem ainda estivéssemos de férias, o regresso às aulas traz consigo a oportunidade de novos começos.
Neste novo ano letivo, temos a alegria de receber muitos rostos novos, cada um trazendo consigo uma bagagem de experiências, ideias e esperança. A nossa reunião geral, realizada a 9 de setembro, foi o ponto de partida de uma jornada coletiva onde a voz de todos importa.
Após um belo repasto servido nas instalações da ESV,
partimos para as XI Jornadas Pedagógicas.
Nada melhor para começar que partir à descoberta de Valongo numa atividade de Team Building. Desbravamos não só caminhos e lugares na cidade, mas também na construção de uma equipa coesa. A frase “A voz de todos importa” nunca teve tanto significado: cada ideia, cada opinião conta na nossa missão conjunta.
Os workshops que se seguiram foram um sucesso, proporcionando espaços para diálogos construtivos e para a partilha de boas práticas. É sempre gratificante ver os
Página 2
novos colegas a integrar-se nas dinâmicas e a aportar as suas perspetivas.
E a assim se deu o tiro de partida para um ano que promete ser trabalhoso e difícil como sempre, mas em que na união, na partilha e na dedicação de cada um de nós encontraremos a força para enfrentar as adversidades. Juntos, trabalharemos arduamente para cultivar a arte de ensinar, formar consciências críticas e contribuir para a construção de um mundo melhor. Que este recomeço seja feito de passos firmes e corações abertos, porque, de fato, a voz de todos importa.
Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo Número 38 Novembro 2024
Professor José Monteiro
Professora Celestina Henriques
Florescer da Natureza — Arranjos sustentáveis dão as boas-vindas ao novo ano letivo
Neste início do ano letivo, a nossa escola deu as boasvindas aos professores, funcionários, encarregados de educação e alunos com uma iniciativa especial, alinhada com os princípios da economia circular e a valorização dos recursos locais. Sob o título "Florescer da Natureza- Arranjos Florais Sustentáveis com Recursos Locais", a atividade de criação de arranjos florais teve como objetivo não só embelezar o espaço escolar, mas também promover a sustentabilidade e a conexão com a natureza.
Utilizando materiais recolhidos na floresta local, como ramos, folhas, flores silvestres e troncos de videira, e incorporando frutos de árvores da região, os arranjos florais foram cuidadosamente preparados para decorar os espaços de receção da escola. Esta iniciativa permitiu valorizar os recursos naturais do nosso meio envolvente, demonstrando que é possível criar algo belo e funcional, respeitando os princípios da economia circular.
A receção contou com uma atmosfera acolhedora e repleta de simbolismo, realçando a impor-
EB do Paço — 1.º dia de aulas
Mais um ano letivo recomeça... com semelhanças e diferenças, com vozes livres, ativas e motivadoras que despertam e orientam interesses e aprendizagens.
Partindo do tema aglutinador do Agrupamento "A voz de todos importa", a escola de Paço preparou a recepção aos alunos, de forma articulada, pré-escolar e 1.º ciclo. E foi desta maneira que demos as boas vindas a todos e todas, celebrando reencontros dos conhecidos,
acolhendo, incluindo e abraçando os que começaram a fazer parte de nós.
"A voz de todos importa"...
A voz de todos e de cada um, importa. Voz inclusiva, multicultural, partilhada, oportuna, relacional, talentosa, ativa… Os balões coloridos que se distribuíram representam a importância das diferentes vozes e com eles dinamizou-se um momento de interação entre níveis de ensino. Feliz ano letivo 2024-2025!
Professora Rosa Soares Coordenadora da EB do Paço
Novembro 2024
tância de iniciar o ano letivo com um compromisso renovado com a sustentabilidade e o respeito pela natureza. Os arranjos florais serviram como um lembrete visual do nosso compromisso em integrar práticas sustentáveis no dia a dia da escola.
Agradecemos aos envolvidos por tornarem possível esta iniciativa, que trouxe não só beleza, mas também uma mensagem importante sobre o aproveitamento consciente dos recursos naturais.
Página 3
Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo Número 38
Jovens Repórteres do Ambiente ESV
Erasmus+: Professoras em formação
No passado mês de julho, entre os dias 7 e 13, realizei um «Stage d’observation et tutorat», na Alliance Française, em Paris, no âmbito do Programa Erasmus+. Enquanto professora de Francês, este tipo de oportunidade formativa constitui uma experiência de excelência e de relevante impacto na prática pedagógica! Considero que esta tenha sido uma das formações com maior impacto na «atualização» e melhoria das minhas competências pessoais e linguísticas, uma vez que viajei sozinha e além da formação realizada,
No âmbito do projeto Erasmus+ duas professoras do Agrupamento de Escolas de Valongo (AEV) participaram no curso “Integrating AI in the Classroom with Critical Thinking”, na semana de 24 a 29 de junho de 2024, realizado na cidade de Viena, na Áustria.
O curso baseou-se na apresentação, exploração e análise crítica de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), e como as incorporar nas metodologias de ensino, por professores de diferentes áreas. Desta forma, foi possível aprender a
desenvolvi um roteiro, que me permitiu aumentar os meus conhecimentos culturais, assim como, promover uma atualização dos meus conhecimentos linguísticos.
Este tipo de experiência formativa permite-nos aceder a um conhecimento que só a imersão cultural e linguística nos oferece e que, consequentemente, se espelhará no conhecimento transmitido aos alunos, os quais, pela experiência por mim adquirida, adoram conhecer
utilizar estas ferramentas com o objetivo de criar experiências de aprendizagem mais dinâmicas, envolventes e inovadoras, que possam contribuir para uma melhoria das aprendizagens dos alunos.
A partilha de experiências de utilização destas ferramentas foi bastante enriquecedora, uma vez que o grupo era constituído por elementos de diferentes nacionalidades, áreas disciplinares e níveis de ensino.
Posteriormente, todos as aprendizagens/experiências foram partilhadas num workshop realizado nas jornadas do AEV.
Professoras Carmen Figueira e Felismina Diogo
«curiosidades» da cultura e da língua que estão a aprender, assim como, aceder a documentos e fotografias reais recolhidos pelos seus professores. Aproveitei ainda, para adquirir alguns exemplares de livros marcantes e outros mais atuais da literatura e produção escrita francesas.
Professora Fátima Loureiro
Participação do AEV na Semana Europeia da Mobilidade
A Escola Secundária de Valongo (ESV), através do programa Eco-Escolas, participou ativamente na "Semana Europeia da Mobilidade" com as turmas do 10º LH2 e 11º LH1. No dia 16 de setembro, os alunos marcaram presença na Praça Machado dos Santos para uma atividade de teatro de rua, dinamizada pela associação "Cabeças no Ar e Pés na Terra."
Este evento faz parte da iniciativa "Espaço Público Partilhado", que visa sensibilizar a comunidade para a importância de uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. Através da performance teatral, os alunos destacaram a necessidade de repensar os espaços urbanos, promovendo a convivência harmoniosa entre peões, ciclistas e outros utilizadores do espaço público.
A participação da ESV nesta atividade foi uma excelente oportunidade para os estudantes refletirem sobre a mobilidade
sustentável e a importância de adotar hábitos mais saudáveis e ecológicos no dia a dia. Esta iniciativa insere-se na "Semana Europeia da Mobilidade", proposta pelo município, que visa promover modos de transporte mais sustentáveis e sensibilizar, a comunidade escolar, para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Com este tipo de ações, a ESV e o programa Eco-Escolas continuam a incentivar a consciência ambiental e a participação ativa dos jovens na construção de uma sociedade mais sustentável.
Jovens Repórteres do Ambiente ESV
NASA Space APP'S Challenge Lisbon 2024 - 4 a 6 de outubro
O AEValongo esteve presente, numa participação online, com ex-alunos e o professor José Peres.
Das propostas de trabalho disponíveis em: https://www.spaceappschallenge.org/ nasa-space-apps-2024/challenges/ foram explorados, sobre os princípios de STEM, Algoritmia, Computação e trabalho com grandes quantidades de dados, as seguintes: - PACE in the Classroom - Plankton Aerosol Cloud ocean Ecosystem (PACE) è um satélite da NASA que disponibiliza grandes quantidades de dados sobre os oceanos e a atmosfera terrestre e o desafio consistiu em elaborar materiais pedagógicos em diferentes formatos para serem utilizados em ambientes de sala de aula. https://www.spaceappschallenge.org/ nasa-space-apps-2024/challenges/pacein-the-classroom/
- SDGs in the Classroom - Em 2015, as Nações Unidas criaram as 2030 Sustainable Development Goals (SDG) Agendaum conjunto de 17 recomendações sobre o desenvolvimento sustentável e o desafio consistiu em desenvolver planos de aula, atrativos, para os jovens sobre estas temáticas e com recuso aos princípios antes mencionados. O foco foi em explicar a forma de agricultura em pivô central em detrimento do pivôt linear que tinha sido utilizada nas aulas de matemática a propósito da geometria, da trigonometria e das funções. https://www.spaceappschallenge.org/ nasa-space-apps-2024/challenges/sdgsin-the-classroom/.
Boletim do Agrupamento de Escolas
Professor José Peres
Atividades da Escola Básica de Paço
No âmbito do Dia Mundial da Música, as turmas do pré-escolar e 1ºciclo desenvolveram uma atividade de articulação através da realização de batimentos corporais e exploração rítmica e melódica de uma canção.
No âmbito da área curricular de Educação Artística, a turma P1/2 da EB do Paço realizou diversas pinturas de representações geométricas e desenhos em forma de mandala, explorando assim, as potencialidades da cor, textura e forma na representação artística. Através destas atividades foi possível desenvolver igualmente o sentido crítico e estético, assim como estimular a criatividade e imaginação dos alunos.
Professor Carlos Fernandes
Página 6
Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo
“À Descoberta de Microrganismos” - Alunos do 11.º ano de CT visitam a Universidade Católica
No dia 2 de outubro, os alunos do 11º ano do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária de Valongo participaram numa atividade entusiasmante na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Intitulada “À descoberta dos micróbios na água, no solo e nos alimentos”, esta iniciativa procurou sensibilizar os jovens para a relevância dos microrganismos na saúde, no ambiente, na economia, na indústria e na qualidade de vida.
Mas afinal, o que são microrganismos?
O “Dia Internacional do Microrganismo”, celebrado a 17 de setembro, recorda um marco histórico: a primeira observação de organismos unicelulares pelo holandês Anton van Leeuwenhoek, em 1683. Este comerciante autodidata relatou a sua descoberta numa carta à Royal Society of London, abrindo
caminho para uma nova era da ciência. Microrganismos, ou “micróbios”, como muitos os apelidam, são organismos microscópicos que podem existir de forma isolada (unicelulares) ou em colónias. No solo, por exemplo, populações gigantescas destes seres chegam a ter milhares de milhões de indivíduos –algumas colónias são tão densas que podem ser vistas sem a ajuda de um microscópio!
Embora muitos pensem nos microrganismos como agentes de doenças, eles desempenham um papel crucial no nosso microbioma, o ecossistema interno do corpo humano. Estas minúsculas criaturas ajudam-nos a digerir alimentos, fortalecem o sistema imunitário e produzem substâncias vitais à sobrevivência. Por outro lado, alguns microrganismos são de facto prejudiciais, responsáveis por
infeções e doenças. No entanto, a ciência encontrou formas de utilizar esses seres a nosso favor. Bactérias e vírus são modificados para desenvolver vacinas, e fungos, como os que produzem a penicilina, revolucionaram a medicina.
A utilidade dos microrganismos não para por aí: eles também desempenham papéis importantes na alimentação. Produtos como iogurtes, queijos, pão e até bebidas fermentadas devem a sua existência a estes pequeníssimos aliados invisíveis.
A visita dos alunos à Universidade Católica revelou-se uma oportunidade ímpar para explorar este universo microscópico, despertando a curiosidade científica e destacando a importância dos microrganismos no nosso quotidiano. Afinal, são estes seres quase invisíveis que ajudam a sustentar a vida tal como a conhecemos.
Viva a ciência, e viva os microrganismos!
Camões, 11.º CT1
Beatriz
Comemoração da Implantação da República
No dia 7 de outubro de foi comemorada a Implantação da República (5 de outubro de 1910) na ESV. Organizaram a atividade as turmas do 12.º LH1 e 12.º LH3, sob a orientação dos professores Cândida Gomes e José Monteiro.
Deste modo, foi recriada a proclamação da República por José Relvas (papel desempenhado pelo aluno Francisco, do 12.º LH3), foi entoado o Hino Nacional e expostas as bandeiras da monarquia e da república, os símbolos da República e hasteada a bandeira.
Esta atividade tinha como principal objetivo valorizar o património histórico local, regional e nacional e conhecer factos históricos importantes da história portuguesa e mundial.
A atividade foi condicionada pelo mau tempo e pelo facto de ter sido adiada, pois estava prevista para 4 de outubro e não pode realizar-se por questões relacionadas com a greve dos assistentes operacionais.
Apesar de tudo, o balanço final foi positivo.
Professor José Monteiro
Sementes de Vida
Recolhe, cuidadosamente, sementes de plantas aromáticas. Colocaas, devidamente identificadas, num envelope com carinho. Depois seleciona a melhor terra biológica e armazena-a num pequeno saco de serapilheira. Junta os dois elementos e tens o presente perfeito e original para um professor, habituado a semear conhecimento e a cuidar das suas plantas.
Esta foi a ideia da Eco-Escola para colaborar, com o clube Ubuntu, na celebração do Dia do Professor, que decorreu no final de tarde do dia 11 de outubro, na Biblioteca da AEV.
A convite do clube Ubuntu, os docentes juntaram-se, num lanche de convívio, animado pela música e pela declamação de poemas. Este foi o momento escolhido para a divulgação do resultado dos trabalhos elaborados na atividade de receção aos professores. Foi, por isso, interessante ver a emoção dos professores ao reconhecerem o seu poema e a alegria de relembrar um dia bem passado. No final, houve ainda a distribuição de um presente original: um Kit especial composto por um envelope com sementes e um pequeno saco de
serapilheira contendo terra biológica. Os professores foram convidados a reutilizar recipientes de vidro, semeando o conteúdo do Kit. Depois, cada professor deveria documentar, através de fotos ou vídeos, o processo de sementeira e o crescimento das ervas aromáticas ou flores plantadas, partilhando-o com a comunidade escolar.
Esta ação reforça o compromisso da EcoEscola com a sustentabilidade e a promoção de práticas ecológicas entre toda a comunidade educativa.
O resultado final valerá, certamente, um poema. Cá estaremos para o documentar!
Página 9
Jovens Repórteres do Ambiente ESV
Dia Mundial da Alimentação nas escolas do Agrupamento
Página 10
Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo Número 38 Novembro 2024
Dia Mundial da Alimentação nas escolas do Agrupamento
“Foram
excelentes momentos de convívio e aprendizagem.”
Página 11
Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo
Número
Novembro
ESV
celebra Halloween com atividades promovidas pelo grupo de Inglês
Nos dias 30 e 31 de outubro, a escola foi tomada pelo espírito do Halloween com uma série de atividades organizadas pelo grupo de Inglês. O evento envolveu estudantes de todas as turmas e foi marcado pela decoração, criatividade e muita diversão.
Na biblioteca, o clima de Halloween esteve presente com vassouras decoradas pelos próprios alunos, que usaram diferentes materiais para criar peças únicas e divertidas. Além disso, espaços comuns da escola foram adornados com diversos adereços alusivos ao
tema, o que trouxe uma atmosfera sombria e envolvente, característica da época.
As atividades também incluíram uma leitura especial para o 3º ciclo: uma história “assustadora” cuidadosamente escolhida para a ocasião. A leitura envolveu os estudantes com mistério e emoção, proporcionando momentos de suspense que, cremos, ter capturado a atenção de todos os presentes.
Para completar a celebração, foram realizados jogos de Halloween para todas as turmas. As atividades promovidas incentivaram a interação e o trabalho em equipa entre os alunos, enquanto
competiam e se divertiam. O evento foi um sucesso, celebrando a cultura do Halloween e, ao mesmo tempo, promovendo o uso da língua inglesa de forma prática e lúdica.
Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo
Professoras Ana Pereira, Lurdes Moura, Sílvia Pereira
Dia da Lembrança/POPPY DAY: 11 de novembro
Dia da Lembrança (em inglês. Remembrance Day, também conhecido como Dia da Papoila (Poppy Day), Dia do Armistício ou Dia dos Veteranos) é um dia reservado nos países da Commonwealth para lembrar os sacrifícios dos membros das forças armadas e civis em tempos de guerra, especificamente desde a Primeira Guerra Mundial.
Comemora-se no dia 11 de novembro, dia em que terminaram os confrontos da Primeira Guerra Mundial, de acordo com o armistício alemão. Foi estabelecido pelo rei Jorge V no dia 7 de novembro de 1919, depois da proposta de Edward George e Wellesley Tudor Pole, para recordar os mortos durante a Primeira Guerra Mundial.
A Papoila converteu-se num emblema familiar do Dia da Lembrança pelo poema In Flanders Fields ( em português: Nos campos da Flandres).
Professor José Monteiro
Atividade promovida pelos professores Cândida Gomes e José Monteiro, do AE de Valongo , com a colaboração dos alunos/as do 12.º LH3.
Nos Campos da Flandres
Nos campos da Flandres as papoilas florescem entre as cruzes, fila por fila, que marcam o nosso lugar; e no céu as cotovias ainda cantam, bravas, voam e mal se ouvem por entre os canhões lá em baixo.
Somos os Mortos. Há poucos dias vivíamos, sentíamos a madrugada, víamos o brilho do sol poente, amávamos e éramos amados, e agora jazemos nos campos da Flandres.
Prossigam o nosso combate com o inimigo: a vós lançamos, de mãos que esmorecem, a tocha; que seja a vossa e que a ergais alto. Se trairdes a fé dos que morremos não dormiremos, ainda que as papoilas cresçam nos campos da Flandres.
John McRae (tenente-coronel, médico, canadiano), 1915
Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo
Comemoração do 35.º aniversário da convenção dos Direitos da Criança em articulação com a Missão Pijama
As Educadoras do JI Campelo
Página 14
Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo Número 38 Novembro 2024
Eu fui aluna do ensino profissional na ESV
O meu nome é Mariana Leite, tenho 20 anos e frequentei, na Escola Secundária de Valongo, o Curso Profissional de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria.
Estava a estudar em Itália quando apareceu o Covid e, devido a isso, tive de voltar para Portugal. Quando me fui inscrever no curso de Restaurante/Bar, disseram -me que já não havia vagas, e que o único curso com vaga seria o de Cozinha/ Pastelaria; em dúvida, aceitei.
No início, pensava em terminar aquele ano e desistir, mas acabei por me ambientar ao espaço, aos professores e colegas e até mesmo ao curso. Assim que eu mesma aceitei continuar naquela aventura,quis sempre dar o meu melhor, e obtive bons resultados. As aulas são bastante práticas, sempre com “profissionalismo” e diversão acima de tudo; os professores estão sempre preocupados em inovar e em querer sempre o nosso bem estar. No segundo ano do curso, fui estagiar no “ Marta Costa Restaurante” em Valongo, ainda com mais receio do que no meu primeiro dia de aulas, mas também me adaptei bem e logo no segundo dia de estágio, recebi uma proposta de trabalho que aceitei. No terceiro ano, voltei ao mesmo restaurante para fazer as minhas horas de FCT, porque sabia que tinha futuro na área Devido a problemas pessoais, tive de mudar de casa, e tive de deixar o local onde estagiei e estava a trabalhar.
Fui para Vila do Conde com uma proposta de trabalho para a cozinha. As minhas tarefas iniciais eram tomar conta de pedidos e finalizar empratamentos, mas com o tempo fui-me chegando ao fogão e ajudando no que era preciso. Em janeiro 2023, fui promovida para a sala, com o encargo de chefe de sala.
Hoje tomo conta de duas salas, e trago para o local onde trabalho um bocadinho dos sítios onde estive, principalmente a escola e o restaurante onde estagiei. Eu e a proprietária estudamos pratos e empratamentos juntas; queremos inovar, trazer coisas apelativas, diferentes e acima de tudo, de qualidade. Na sala, pretendo sempre ter um bom funcionamento, rápido e o mais eficaz possível. Tudo isto devido aos excelentes professores que tive, não só na escola como também no meu local de estágio.
Mariana Leite
Diplomada do Curso Profissional de Técnico/a de Cozinha /Pastelaria
Ciclo de Formação 2019-2022
Um agrupamento de qualidade que se impõe pela excelência das suas práticas.
AGRUPAMENTO DE ESCOL AS DE VALONGO
R. Visconde Oliveira do Paço 4440-708 Valongo
Telefone:
224 221 401/07
Email: escola.secundaria.valongo@ esvalongo.org
Portal: www.esvalongo.org
Parabéns!
O AEV foi contemplado com o reconhecimento de Selo de Qualidade eTwinning.
“Esta conquista reflete o compromisso em construir uma educação de excelência, um ambiente de inovação e colaboração inter-
Parabéns!
Selo “Escola Sem Bullying|Escola Sem Violência”
“...esta distinção é o reflexo do compromisso e esforço contínuo da comunidade Educativa em promover um ambiente escolar saudável e propício ao desenvolvimento integral dos alunos.”
Boletim do AE de Valongo
- PUBLICAÇÂO TRIMESTRAL
Edição e propriedade: Agrupamento de Escolas de Valongo
Redação e paginação: Gabinete de Comunicação e Imagem do Agrupamento de Escolas de Valongo
Os artigos assinados traduzem a opinião dos seus autores.
Distribuição gratuita – para receber o Boletim do AE de Valongo em formato digital inscreva-se em www.esvalongo.org
Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo Número 38 Novembro 2024