Boletim 39 (março 2025)

Page 1


Vivências BoletimdoAEdeValongo

Março 2025

Editorial

A voz de todos e todas importa!

Num ambiente de liberdade e autonomia, tranquilidade, respeito e (co)responsabilidade, de colaboração e trabalho em equipa...

Na sala de aula, nos corredores ou nos recreios...

Nas atividades realizadas, nas visitas de estudo, exposições, seminários e espetáculos...

Nos concursos e competições em que participámos e tão bem representaram o agrupamento...

Assim vivemos o quotidiano nas nossas escolas.

Cada dia, alunos/as, pessoal docente e não docente, famílias, contribuem para uma escola inclusiva e projetada para o futuro...

Uma escola que valoriza todos e todas, porque cada um/a é especial.

Uma escola que trabalha para que cada um e cada uma desenvolva as suas potencialidades e dê o seu melhor.

No final do 1.° semestre realizou-se o primeiro momento de avaliação sumativa.

A reflexão sobre as aprendizagens realizadas e a definição dos planos de melhoria são essenciais para que todos/as e cada um/a tenha sucesso!

Número 39

Nesta edição:

• Direito à opinião

• Escritora Margarida Teixeira na EB N.º 1 de Campelo

• Prémios Escolares do Rotary Club de Valongo

• International Christmas Food Market

• Uma comunidade unida pela solidariedade

• «Se eu puder voar, vou para a Cidade dos Doces!»

• Concurso de Postais de Natal

• Visita à Fundação Cupertino de Miranda

• Alunos do AEV participam no Bebras 2024

• Corta-mato Escolar

• 1.º torneio da 1.ª fase da competição de Badminton

• Alunos do AEV brilham no 2.º Torneio de Badminton da 1.ª Fase

• Alunos da EB de Sobrado no Mega Sprinter –Fase CLDE

• VIII Gala de Educação para a Saúde: Uma noite de celebração e reconhecimento

• Palestra sobre a importância das abelhas

• Dia Mundial do Cancro

• Visita à Mostra da Universidade do Porto

• À conversa com Ana Sousa, diretora na Douro Azul

• Partilha inspiradora

• Eu fui aluno do ensino profissional na ESV

Projeto “Direitos, uma conquista”crianças do Jardim de Infância da Escola Básica do Paço, trabalham os Direitos Humanos.

Direito à opinião

“A voz de todos importa” é o tema aglutinador do Agrupamento de Escolas de Valongo, para este ano letivo. E, sem dúvida, que o respeito pela opinião das crianças deve ser considerado no quotidiano do contexto escolar. Todas as crianças têm direito a ser consultadas e ouvidas. A liberdade de expressão garantirá o desenvolvimento da cidadania e desenvolverá a capacidade da criança como agente da sua aprendizagem. Focando-nos nesta perspetiva que é tida em conta já na educação pré-escolar, a 20 de novembro de 2024, foram abordados os Direitos Humanos das Crianças no Jardim de Infância de Paço, de forma discreta, através do Projeto “Direitos, uma conquista”, dinamizado pela Equipa Betweien.

Foi um momento online partilhado com outras escolas, em que através de um livro e dois momentos musicais, foram valorizados direitos importantes. A valorização do direito de todas as crianças a serem ouvidas, continuou no Natal. Todas tiveram oportunidade de partilhar a sua definição de natal que foi registada na decoração natalícia individual que colocaram no pinheirinho da escola.

Educação pré-escolar da EB de Paço Raquel Alves

Boletim

Escritora Margarida Teixeira na EB N.º1 de Campelo

As crianças e alunos do Jardim de Infância da Escola Básica nº 1 de Campelo, no dia 5 de dezembro, receberam a visita da escritora Margarida Teixeira com apresentação do seu livro/história: “Dusukun Belebeleba e o Colar da Afeição”. Foi um momento contagiante e enternecedor de diálogos interativos na exploração de vivências, tradições/costumes e culturas diferentes. Assim, as crianças/ alunos, tiveram oportunidade de escutar, valorizar e refletir conceitos relacionados com temáticas pertinentes: Direitos das Crianças, Família, Inclusão, Solidariedade, Colaboração/Partilha, Amizade, Respeito pelo Outro (...)

No final da história, as crianças/alunos escutaram e cantaram juntamente com a autora, a letra da canção alusiva ao personagem da história. Aprenderam que Dusukun Belebeleba (Coração Grande) é um menino que transmite a mensagem que o amor, a ternura e a magia de acreditar na coragem e na força que vem do coração, pode ajudar a ultrapassar as diversidades da vida, o importante é saber valorizar a perseverança e a vontade de viver.

Página 3
Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo • Número 39 • Março 2025
As Educadoras do Jardim de Infância da EB n.º1 de Campelo

“Do Agrupamento de Escolas de Valongo, foi distinguido o aluno Rafael Pinto Leite, que frequentou a Escola Básica de Sobrado (…)”

Prémios Escolares do Rotary Club de Valongo

No dia 6 de dezembro, decorreu, no Fórum Cultural Vallis Longus, a cerimónia de entrega de prémios escolares a alunos do 9º ano de escolaridade, do ano letivo 2023/2024, das escolas do concelho de Valongo, uma iniciativa do Rotary Club de Valongo.

Em cada Agrupamento –Agrupamento de Escolas de Valongo, Agrupamento de Escolas de Campo e Agrupamento de Escolas Vallis Longus – foi selecionado um aluno por ter revelado uma meritória superação de dificuldades, ao longo do seu percurso escolar, que culminou na obtenção de bons resultados no final do terceiro ciclo.

Do Agrupamento de Escolas de Valongo, foi distinguido o aluno Rafael Pinto Leite, que frequentou a Escola Básica de Sobrado no ano

letivo transato e frequenta, este ano letivo, a Escola Secundária de Valongo, por ter demonstrado um progresso digno de destaque, pela responsabilidade, pela maturidade e pelo respeito por todos - colegas, docentes e não docentes.

A entrega dos prémios aos alunos contou com a presença da Dra. Helena Lobo, do Agrupamento de Escolas de Valongo, da Dra. Virgínia Varandas, do Agrupamento de Escolas de Campo, e do Dr. Alberto Oliveira, do Agrupamento Vallis Longus, que destacaram as características meritórias dos alunos, bem como o papel essencial dos familiares e dos professores dos alunos.

O Vereador da Educação da Câmara Municipal de Valongo, Dr. Orlando Rodrigues, congratulou os alunos e enalteceu a importância

da iniciativa privada, como a do Rotary Club, na promoção do mérito e no apoio dos alunos.

Os alunos distinguidos agradeceram o prémio e demonstraram contentamento pelo reconhecimento do trabalho realizado.

A cerimónia foi enriquecida com momentos musicais, promovidos por alunos e professores da Academia Dó Ré Mi, e com poesia, recitada por alunos dos três Agrupamentos, também dignos de apreço, por terem revelado disponibilidade, empenho, talento e dedicação à cultura, nomeadamente, as alunas Maria Rodrigues e Andreia Araújo, da Escola Secundária de Valongo.

Deseja-se a todos os alunos a continuação de um percurso pleno de sucessos escolares.

Professora Célia Malheiro Diretora de Turma do 9.ºB_S 2023/2024

Página 4
Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo • Número 39 • Março 2025

International Christmas Food Market

At a time as special as Christmas, we celebrated unity and cultural diversity by uniting the adult classes in an international gastronomic meeting with traditional Christmas dishes, on December 17, 2024, organized by teachers

Lígia Martins and Sílvia Pereira.

With such delicious specialties From Sri Lanka, Senegal, Ukraine, Russia, Argentina, share recipes, traditions and Eachcountrybrought adish that represented it and

From Hot Wine to "Pyrig z "Empanadas"and "Toqueños", we tasted a little oF what there was to offer with great generosity.

In addition to the food, we all had the opportunity to talkand get to know each other, talk about the preparations for Christmas in each country, the Family, the homesickness, the learning and the New Year's resolutions. At the end, we enjoyed a Kahoot game about this important holiday.

Página 5
Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo • Número 39 • Março 2025
Turma FM Inglês Continuação

Uma comunidade unida pela solidariedade

A campanha Natal Solidário 2024, desenvolvida pelo Clube Ubuntu, foi um exemplo de união, solidariedade e serviço de toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Valongo. Alunos e alunas, encarregados de educação, pessoal docente e não docente uniram esforços para fazer a diferença na vida das famílias dos alunos mais carenciados. O resultado não poderia ter sido mais compensador: a doação de 25 cabazes de Natal, repletos de bens alimentares essenciais, que levaram conforto e esperança a quem mais precisa numa época do ano tão especial. Os cabazes foram ainda enriquecidos pelo Bolo Rei, Pão-de-Ló, biscoitos e compota confecionados pelos alunos dos cursos EFA de Padaria/Pastelaria e pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Cozinha e Pastelaria.

O êxito da campanha foi o resultado de uma mobilização de todos e todas, que demonstrou o poder da colaboração. Cada gesto, desde a doação de alimentos até à montagem dos cabazes, foi uma prova de que, quando trabalhamos juntos, somos capazes de transformar desafios em concretizações. Além disso, a parceria com o Pingo Doce Susão, através da doação de sacos de ráfia, reforçou o impacto da iniciativa.

Esta ação não apenas proporcionou apoio em bens alimentares às famílias, mas também fortaleceu competências socioemocionais dos nossos alunos, como empatia, serviço e responsabilidade social. Mais do que uma campanha, o Natal Solidário 2024 foi um verdadeiro exemplo de cidadania ativa.

Pela equipa Ubuntu do AEV Ana Nobre, Psicóloga

Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo
«Se eu puder voar, vou para a Cidade dos Doces!»

«Quando lá cheguei encontrei: um chocolate gigante; uma amigo doce chamado “Algodão Doce”; um vestido de marmelada; um automóvel com a forma de éclair e uma bolacha de gengibre.

A Beatriz correu em direção à bolacha de gengibre e colocou-as no topo do Pinheiro de Natal feito de chocolate, decorado com gomas de arco-íris que se encontrava na praça principal.

O Benjamim, que estava muito feliz, conduzia o automóvel-éclair entre prédios enormes feitos de caramelos, empilhados uns nos outros, até à Câmara Municipal da Terra dos Doces, construída com marshmallows.

O Benjamim tinha uma reunião marcada com o Presidente, mas o Presidente doía-lhe um dente porque tricou um rebuçado da Régua, que era duro como uma pedra! Em seu lugar foi a sua secretária Leonor, que era muito gentil. Ela convidou-o para passear pelo Parque dos Doces. Assim que lá chegaram, sentaram.se num banco de mil-folhas a olhar para o lago de chocolate branco onde nadavam os patos-sugos: vermelhos, verdes, roxos, amarelos, azuis! Os dois conversaram sobre como poderiam tornar ainda mais doce a sua cidade. O Benjamim sugeriu que plantassem mais árvores de estrelitas, chocapics e outros cereais crocantes. A Emma, que apareceu de repente a passear o seu cão Biscoito, alertou-os para não se esquecerem de criarem um centro de contentores de reciclagem, para evitar a poluição. A Leonor chegou à Câmara com as ideias maravilhosas e pediu ao Lourenço para escrever as novas leis para Cidade dos Doces.»

Concurso de Postais de Natal

Projeto Filosofia para Crianças

Os pequenos Filósofos de Fijós Turma F3

Imagem criada por Inteligência Artificial

Composição coletiva Turma F3

Escola Básica de Fijós

No âmbito do Concurso de Postais de Natal promovido pela Junta de Freguesia de Campo e Sobrado, com a participação das turmas do primeiro ciclo do nosso agrupamento, o primeiro prémio foi atribuído ao postal da aluna Maria Bessa Navio, do 3.º ano da turma F3 da Escola Básica de Fijós. O prémio foi entregue no dia 21 de janeiro.

O nosso agradecimento à Junta de Freguesia de Campo e Sobrado!

Professora Marta Carvalho

Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo

Visita à Fundação Cupertino de Miranda

No dia 17 de janeiro, as turmas F3 e F4 da EB de Fijós, realizaram uma visita de estudo ao Museu da Moeda, no âmbito do projeto “No poupar está o ganho”.

No início da nossa visita deram-nos uma carteira com 35 euros que teriam de ser utilizados para pagar algumas atividades como: entrar no cofre (onde vimos um vídeo sobre poupança), uns óculos especiais

(para ver notas de euros). No museu vimos a primeira nota produzida (que foi da China) que era muito bonita. Aprendemos que cada moeda e nota tem a sua história. Adoramos tudo e vamos querer ir com os pais.

Obrigada Fundação Cupertino Miranda.

Alunas Inês Ferreira e Íris Santos

Alunos do AEV participam no Bebras 2024

Recebemos no final mês de janeiro os resultados da participação dos alunos do Agrupamento de Escolas de Valongo (AEV) no Desafio Internacional de Pensamento Computacional, que se realizou em novembro.

Participaram 198 alunos das escolas básicas de Sobrado, Campelo e Paço e Escola Secundária de Valongo, distribuídos pelos vários escalões: Cas-

tores, Benjamins, Cadetes e Seniores.

Vários alunos destacaram-se pelos seus excelentes resultados, em particular, dois alunos de Sobrado conseguiram alcançar o Top 1% a nível nacional, um feito notável que evidencia o seu talento e dedicação. Além disso, 12 alunos de Sobrado e 1 aluno de Campelo posicionaram-se no Top 10%, reforçando a qualidade do ensino de pensamento computacional nas escolas do agrupamento.

No Top 25%, o AEV contou com 13 alunos de Sobrado, 6 de Campelo, 2 de Paços e 11 da ESV, demonstrando um desempenho sólido e consistente em todas as escolas participantes.

O Desafio Bebras tem como objetivo promover o raciocínio lógico e a resolução de problemas através de desafios interativos, contribuindo para o desenvolvimento das competências digitais dos alunos.

Parabéns a todos os participantes envolvidos nesta iniciativa!

Pelos professores dinamizadores Carmen Figueira

Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo

Corta-mato Escolar

No dia 17 de janeiro, no Parque Ambiental da Ribeira de Picoutos (São Mamede de Infesta), realizou-se o Corta-Mato Distrital do Porto. Este evento foi organizado pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Norte. A Escola E B 2,3 de Sobrado esteve muito bem representada pelos (as) alunos(as) que ficaram apurados (as) no CortaMato fase Escola.

Nesta prova, contamos com a presença de 35 alunos divididos em 4 escalões: Infantis A e B, femininos e masculinos, Iniciados femininos e Juvenis masculinos.

Os professores de Educação Física

1.º torneio da 1ª fase da competição de Badminton

No dia 18 de janeiro, na Escola E B 2,3 de São Lourenço, em Ermesinde, realizou-se o 1º torneio da 1ª Fase da competição de Badminton.

Este encontro contou com a participação de 7 magníficos alunos, da nossa escola. Não posso deixar de felicitar os nossos alunos, pelo empenho, dedicação e fair-play demonstrado, ao longo dos jogos realizados.

A todos, muito obrigada e parabéns pelos resultados obtidos.

A professora responsável Alberta de Sousa

Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo

Alunos do AEV brilham no 2.º Torneio de Badminton da 1.ª Fase

No passado dia 2 de fevereiro, realizou-se o 2.º Torneio da 1.ª Fase da competição de Badminton, na Escola EB 2,3 de São Lourenço, em Ermesinde. O Agrupamento de Escolas de Valongo esteve representado por oito alunos, que demonstraram grande dedicação e espírito desportivo.

Os resultados foram excelentes, destacando-se as seguintes classificações:

Iniciados Femininos

4.º lugar – Rihanna Moreira (8.º A_S)

Iniciados Masculinos

1.º lugar – Gonçalo Barbosa (8.º A_S)

2.º lugar – Duarte Jorge (8.º A_S)

3.º lugar – Rúben Almeida (8.º A_S)

Parabéns a todos os participantes pelo seu empenho, dedicação e fair play ao longo do torneio!

A professora responsável Alberta de Sousa

Alunos da EB de Sobrado no Mega Sprinter – Fase CLDE

No dia 26 de fevereiro de 2025, decorreu no Estádio Municipal da Póvoa de Varzim a fase CLDE do Mega Sprinter, contando com a participação de 17 alunos da Escola EB 2,3 de Sobrado. Os atletas competiram nos escalões de Infantis A, Infantis B e Iniciados, demonstrando empenho e espírito desportivo.

A participação nestas competições é essencial para promover hábitos saudáveis, bem-estar e desenvolvimento desportivo. Parabéns a todos os atletas pelo esforço e dedicação!

Os professores de Educação Física

Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo

VIII Gala de Educação para a Saúde: Uma noite de celebração e reconhecimento

A Aula Magna da Universidade Portucalense foi palco, na noite de 7 de fevereiro de 2025, da VIII Gala de Educação para a Saúde, um evento promovido pelo Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). Sob o lema "Unidos por cada um", a cerimónia teve como objetivo divulgar o trabalho realizado ao longo de 2024 e reconhecer publicamente a importância dos parceiros no cumprimento da missão da LPCC.

A gala, apresentada por Fátima Moreira, contou com a presença de diversas personalidades do setor da saú-

de e da educação, bem como de artistas convidados, entre os quais a Bandesp, O Gaterc, a cantora Inês Geraldes e a dupla @apaginasolta, que abrilhantaram a noite com atuações memoráveis.

Um dos momentos mais aguardados foi a atribuição dos prémios nas categorias de Sabedoria, Solidariedade, Transformação, Inspiração e Vida. A Dra. Helena Lobo foi uma das grandes homenageadas da noite, ao receber dois prémios em reconhecimento pelo seu contributo significativo para a educação para a saúde.

A Escola Secundária de Valongo também teve um papel de destaque, com os alunos do Curso Profissional de Operações Técnicas de Turismo a assumirem o apoio logístico no dia da gala, assegurando a receção dos convidados e contribuindo para o sucesso do evento.

A VIII Gala de Educação para a Saúde reafirmou-se como um momento de partilha, reconhecimento e incentivo, demonstrando que, através da união de esforços, é possível fazer a diferença na prevenção e no combate ao cancro.

Professora Ilda Moreira

A Dra. Helena Lobo foi uma das grandes homenageadas da noite, ao receber dois prémios em reconhecimento pelo seu contributo significativo para a educação para a saúde.

Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo

O apicultor Paulo Santos e a importância das abelhas em destaque na Escola Secundária de Valongo.

Palestra sobre a importância das abelhas

A biblioteca da Escola Secundária de Valongo foi palco de uma atividade educativa e inspiradora promovida pela Biblioteca Escolar e pelo Eco-Escolas. O apicultor e escritor Paulo Santos apresentou uma palestra sobre a importância do trabalho das abelhas para várias turmas da escola, nomeadamente o 10º LH2, alunos com medidas adicionais, 8.º A, 3.º TOT, 11.º LH3, 11.º CSE, 11.º CT2 e 12.º CT1.

Durante o evento, Paulo Santos destacou o papel essencial das abelhas na manutenção dos ecossistemas e na produção de alimentos. Explicou, de forma envolvente, que uma abelha vive apenas 28 dias e, nesse curto período, desempenha diversas funções dentro da colmeia. Somente no vigésimo segundo dia de vida, a abelha

pode deixar a colmeia para colher néctar, pólen e água. Enquanto o néctar e a água são utilizados para a produção de mel, o pólen é transferido de planta em planta, possibilitando a polinização. O palestrante reforçou que, para garantir o futuro das abelhas, é essencial plantar flores apícolas.

A atividade contou com a participação ativa de alunos e professores. Assim, os alunos com medidas adicionais tiveram um papel essencial pois criaram elementos decorativos entre os quais abelhas artesanais feitas com materiais reutilizados, cada uma batizada com o nome de uma planta apícolas que foram oferecidas aos visitantes como lembranças. Por sua vez, os alunos do 3.º TOT ficaram encarregados da receção dos participantes e

do apoio logístico na sala, garantindo o sucesso do evento.

Os alunos das diversas turmas assistiram atentamente à palestra e participaram de forma entusiástica, absorvendo informações valiosas sobre a importância da preservação das abelhas para o equilíbrio ambiental. A atividade, além de educativa, foi um sucesso na sensibilização dos jovens para a necessidade de adotar práticas sustentáveis e de proteção desses pequenos, mas indispensáveis, seres vivos.

Este evento demonstrou, mais uma vez, o compromisso da Escola Secundária de Valongo em promover ações que incentivam a consciência ambiental e a aprendizagem ativa dos seus alunos.

Jovens Repórteres do Ambiente Alunos com medidas adicionais

Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo

Dia Mundial do Cancro

No passado dia 4 de fevereiro, assinalamos o Dia Mundial do Cancro, na Escola Básica de Sobrado, com o tema "Unidos por Cada Um", refletindo sobre a importância da prevenção e da união na luta contra esta doença.

As turmas 7ºB_S, 8ºA_S, 9ºA_S e 9ºC_S, com a dinamização da professora Fátima Araújo, estiveram envolvidas ativamente na comemoração deste dia, e para a motivação foi exibido o vídeo do Código Europeu contra o Cancro, que relembrou medidas essenciais para a prevenção. Numa atividade onde a criatividade foi o ponto forte, os alunos reutiliza-

ram materiais de outras iniciativas e flyers de campanhas antigas do “Outubro Rosa” para criar trabalhos inspiradores.

Com imaginação e empenho, deram uma nova vida a esses materiais, transmitindo mensagens de sensibilização e esperança.

Porque cada ação conta, e juntos fazemos a diferença!

Visita à Mostra da Universidade do Porto

No passado dia 6 de março, os alunos do 2.º ano do Curos Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, visitou a Mostra de Cursos da Universidade do Porto no Pavilhão Multiusos de Gondomar. O evento centrou-se na oportunidade de os alunos explorarem diferentes percursos académicos e profissionais.

A visita permitiu que os estu-

dantes tivessem acesso a uma ampla diversidade de informações sobre cursos e carreiras, facilitando escolhas mais informadas sobre o seu futuro, reforçando a importância da autonomia e capacidade de decisão dos alunos.

A Mostra promoveu um ambiente de aprendizagem ativa e o pensamento crítico, encorajando os participantes a analisarem e compararem as diversas ofertas formativas apresentadas, incentivando-os a refletir nas suas competências, interesses e

aspirações pessoais.

O contacto direto com os alunos universitários representantes de diferentes instituições de ensino superior possibilitou um conhecimento prático das oportunidades existentes, após a conclusão do ensino secundário, aproximando os jovens da realidade do mundo do trabalho.

A visita também teve um impacto social enriquecedor, criando um espaço de convivência, camaradagem e cooperação entre os alunos e professores.

As professoras acompanhantes Ana Vilaça, Isabel Ramos, Paula Ferreira

Alunos do Curso Profissional TGPSI exploram percursos académicos e profissionais na Mostra de Cursos da Universidade do Porto.

Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo
Professora Helena Lobo

Ensino

Profissional: da Escola diretamente para o Mundo do Trabalho

À conversa com Ana Sousa, diretora na Douro Azul

No passado dia 14 de janeiro, uma das diretoras da empresa Douro Azul, Ana Sousa, encontrou-se com as turmas do 2º e do 3º anos do curso Técnico de Operações Turísticas para partilhar o seu percurso profissional.

A diretora Ana Sousa concluiu o curso profissional de Técnico de Turismo no Agrupamento de Escolas de Valongo e realizou a sua Formação em Contexto de Trabalho no Porto Antas Hotel, onde desem-

penhou as funções de Rececionista. Durante essa Formação, foi enviando currículos para algumas empresas ligadas à área de Hotelaria.

Para sua surpresa, recebeu resposta da empresa Douro Azul e, após uma entrevista, foi convidada a trabalhar no local. Ao longo de sete anos, percorreu um duro percurso, tendo exercido funções como rececionista, chefe de receção, assistente de direção e, por fim, diretora. Este percurso revela, antes de mais, determinação e vontade de evoluir, características que foram realçados como determinantes para alcançar sucesso na área de turismo.

A diretora realçou a importância da formação profissional, relembrando que o curso era apenas um ponto de partida, sendo necessário um investimento na formação contínua para construir uma carreira profissional bem sucedida.

Esta foi uma partilha muito importante para os alunos, que absorveram as palavras da diretora Ana Sousa e ganharam novo alento para a fase seguinte do curso: a Formação em Contexto de Trabalho.

Iara Ferreira, Rui Pinto, Claúdia Santos, Luís Oliveira (alunos do 3º TOT)

Partilha inspiradora

No dia 5 de fevereiro, a convite da Diretora de Curso, cinco ex-alunos do curso de Técnico/a de Gestão e Programação e Sistemas Informáticos, que concluíram a formação no ano letivo passado, participaram nas aulas de PSI do 3.º ano.

Durante a sessão, os convidados apresentaram as suas Provas de Aptidão Profissional (PAP) à turma e partilharam as suas experiências ao longo do ciclo formativo, com especial enfoque no desenvolvimento dos projetos finais.

Este momento de partilha revelou-se uma oportunidade valiosa de aprendizagem, proporcionando inspiração e motivação aos alunos que estão agora na reta final do curso.

Professoras Isabel Poças e Felismina Diogo

Página 14
Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo
Número

Eu fui aluno do ensino profissional na ESV

Decidi efetuar a minha matrícula no Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores devido ao meu profundo interesse por todas as áreas que o mesmo abrange, desde os automatismos e circuitos elétricos até mesmo à programação. Mantive expectativas elevadas em relação ao curso. Conforme me aproximo do seu término, desejo partilhar algumas considerações que considero de extrema importância.

A conexão entre os colegas do curso é notável, e não estou seguro se isso decorre do facto de sermos todos do sexo masculino ou de algum outro elemento que ainda não compreendi plenamente. Desde o início do curso, experienciei uma extrema facilidade em estabelecer diálogos, interagir de forma lúdica e compartilhar vivências com os meus colegas.

No que se refere ao currículo e às disciplinas do curso, percebo que foram meticulosamente concebidos, abarcando uma vasta gama de tópicos pertinentes às áreas de eletrónica, automação e computadores. Todavia, é inegável que alguns estudantes, a exemplo da minha pessoa, tendem a demonstrar uma preferência pelas aulas diretamente relacionadas com a nossa área de estudo, em detrimento de disciplinas como Português, Matemática, Área de Integração, entre outras. Considero, no entanto, que estas disciplinas têm também uma extrema importância.

No que concerne aos professores, não tenho qualquer crítica a fazer. Ao longo de todo o meu percurso escolar, jamais estabeleci relações tão cordiais e satisfatórias com os professores como ocorreu durante o curso. Em todas as aulas da área técnica, sempre se cultivou um ambiente de descontração e acolhimento, o que proporcionou uma atmosfera de conforto e relaxamento, afastando a rigidez que frequentemente afasta os alunos dos seus professores. Em situações em que necessitei de auxílio, os professores demonstraram-se constantemente acessíveis para conversar e prestar assistência, independentemente da temática ou da circunstância. Inicialmente, temia que a nossa relação se limitasse a uma relação convencional de alunoprofessor, porém, guardo com apreço cada momento partilhado com os professores da área técnica.

No que diz respeito às atividades extracurriculares, a meu ver, estas revelaram-se adequadas. Foi-nos proporcionado um número substancial de visitas de estudo a instituições especializadas da nossa área e igualmente a instalações industriais que fazem uso de uma variada gama de sistemas automatizados. Nesse contexto, obtivemos uma significativa quantidade de conhecimento acerca da aplicação prática da nossa área no contexto profissional.

Tomás Guerra

Diplomado do Curso Profissional de Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores Ciclo de Formação 2021-2024

Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo

Um agrupamento de qualidade que se impõe pela excelência das suas práticas.

AGRUPAMENTO DE ESCOL AS DE VALONGO

R. Visconde Oliveira do Paço 4440-708 Valongo

Telefone: 224 221 401/07

Email: escola.secundaria.valongo@esvalongo.org

Portal: www.esvalongo.org

Parabéns!

O Selo Academia Digital para Pais é um reconhecimento atribuído às escolas que implementam o programa Academia Digital para Pais, uma iniciativa do Plano de Ação para a Transição Digital em Portugal. Este programa tem como objetivo capacitar os encarregados de educação com competências digitais essenciais, permitindolhes apoiar melhor a aprendizagem dos seus filhos e navegar com mais segurança no mun-

Parabéns!

A atribuição do selo MILAGE SCHOOL representa o empenho, a dedicação e o acreditar que é possível mudar significativamente e com qualidade, de uma comunidade que envolve alunos, professores, pais e encarregados de educação e autarquia, na procura de melhor se adaptar aos desafios da sociedade atual e de uma forma integrada e segura.

Boletim do AE de Valongo

- PUBLICAÇÂO TRIMESTRAL

Edição e propriedade: Agrupamento de Escolas de Valongo

Redação e paginação: Gabinete de Comunicação e Imagem do Agrupamento de Escolas de Valongo

Os artigos assinados traduzem a opinião dos seus autores.

Distribuição gratuita – para receber o Boletim do AE de Valongo em formato digital inscreva-se em www.esvalongo.org

Boletim do Agrupamento de Escolas de Valongo • Número 39 • Março 2025

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.