Revista Vivência Ocupacional - Volume 1

Page 6

Os riscos à saúde e a cultura

Hiperpreventiva* * Este texto, com alterações, foi publicado em: Castiel, LD Sanz-Valero, J, Vasconcelos-Silva PR. Das loucuras da razão ao sexo dos anjos. Biopolítica, hiperprevenção, produtividade científica. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2011.

A terrível ironia da moderna tecnociência...

O

homem moderno transformou perigos em riscos. A racionalidade, a autonomia e a responsabilidade pessoal são os elementos que devem nortear nossas ações e suas consequências. O que mudou na era moderna foi que as divindades foram aos poucos sendo menos responsabilizadas pelos destinos das pessoas. Muitos aspectos de nossas vidas, que sempre estiveram sob os desígnios de deuses, agora estão cada vez mais sob o encargo humano. A razão e a ciência se configuraram como os vetores mediadores preferenciais nas relações entre o “humano” e o “mundo”, cada vez mais desencantado. Com isso, as reações dos humanos aos perigos mudaram. Em vez de buscar harmonizar-se com a vontade divina, os humanos dedicam-se a uma procura

6

vivência ocupacional | informativo da ms antropo | janeiro | 2013


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.