As cidades brasileiras: séculos XVI a XVIII

Page 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA DISCIPLINA: HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA I PROFESSOR: PEDRO ANTÔNIO DE LIMA SANTOS PERÍODO: TERCEIRO HORÁRIO: 25M56 SALA: 4F4 BOLSISTA DA PÓS-GRADUAÇÃO: VITTO BRUNO DE SALES GERMOGLIO

AS CIDADES BRASILEIRAS BRASILEIRAS: SÉCULOS XVI A XVIII

INTRODUÇÃO

D

eterminação do conceito de urbanismo e urbanização utilizado por REIS FILHO em suas pesquisas.

“... o urbanismo é uma forma de intervenção sistemática na organização do espaço urbano de uma sociedade. Seu desenvolvimento no Brasil só pode ser explicado quando se tem em vista as características da política de urbanização, nas diferentes escalas e níveis da configuração do espaço, do intra-urbano ao regional e ao espaço das relações internacionais, como as relações das Metrópoles e Colônias”. “... não podemos esquecer que a relação colonial era necessariamente uma relação de dominação e que só pode ser conhecida quando se examinam os dois lados dessa dominação, como em qualquer relação. (...) Na prática, havia uma adaptação recíproca entre Metrópole e Colônia, uma adaptação dos agentes sociais envolvidos em cada um dos pólos, em uma relação interdependente, ainda que acentuadamente desigual”. “A história da urbanização colonial é a história das configurações assumidas no espaço, pelas relações dessa sociedade, no processo de colonização. A história do urbanismo colonial é a história dos esforços para controle do espaço urbano dessas relações, no quadro da dominação colonial”.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
As cidades brasileiras: séculos XVI a XVIII by Vitto Bruno Sales Germoglio - Issuu