Miolo 20 villa da feira

Page 118

sinto-o agora – os que mais estrutural e definitivamente me marcaram, ligando-me indelevelmente à terra, à rusticidade. A Feira era, então, rural. Espinho e Coimbra deixaram-me fantásticas recordações e amizades que perduram, para além do que aí aprendi, e foi muito. A Feira foi, porém, o cenário único das brincadeiras inocentes e das travessuras que só podem ocorrer na primeira idade; tempo em que pude desfrutar do insubstituível amor e ternura dos meus pais, e em que podia encontrar abrigo franco e carinhoso nos meus familiares mais próximos, avós, tios e primos, atitude esta que permanece naqueles, já poucos, que à vida continuam a dizer presente.

118

A meninice correu sem cuidados no convívio familiar e dos companheiros de escola; cada dia era uma festa, a alegria andava à solta. Não a ensombravam os insucessos de alguns episódios, como quando, a jogar à pinchadeira (moeda antiga a que dávamos a forma côncava), perdi todos os botões do calção, o que me obrigou a entrar em casa, à socapa; ou quando, com os companheiros, fomos todos corridos pelo feitor de um pomar onde andávamos às maçãs; ou quando deixei escapar, de uma armenha que fiz com varas de vime, um lindíssimo melro... melhor sorte teve que o de Guerra Junqueiro; ou ainda quando fiquei entalado pela cintura numa seteira do Castelo, onde, em noite pouco iluminada, quis entrar, para ouvir de perto uma serenata do nosso conterrâneo, o guitarrista Paulo de Sá, acompanhante em Coimbra de António Menano. Como são tão vívidas estas recordações, e tão próximo o que já é tão distante! Mas a Feira representou muito mais do que estas diversões e disso vim a tomar consciência já rapaz feito. Não vou – como o meu parente Vaz Ferreira – pôr fora de dúvida que “Aqui nasceu Portugal”, tese, contudo, recentemente abordada pelo historiador, e reconhecido medievalista, José Mattoso.

Certo é que a Feira se fez notar e cativava pelo civismo das suas gentes; pelo culto do respeito mútuo e da lealdade, e até da amizade mesmo entre aqueles que tinham posições ideológicas e políticas diferentes. Seja-me lícito referir a este propósito um feito paradigmático passado com meu avô, o velho Dr. Toscano, grande referência cívica do Concelho, como vem citado no jornal “República” que noticiou, em 09.09.58, a sua morte: por designação do seu amigo e contemporâneo em Coimbra, mais tarde Presidente da República, António José de Almeida, foi ele quem hasteou pela primeira vez na Câmara da Feira a bandeira da República; antes, porém, mandou enrolar a bandeira da Monarquia que, respeitosamente, fez chegar ao seu adversário político, Eduardo Vaz de Oliveira, seu primo. Sei que estou a exceder-me nas palavras, para o que peço a vossa paciência e compreensão. O meu propósito é, além de vos agradecer a oportunidade deste convívio, dar-me a conhecer e ao que me vai no íntimo. Elas têm como destinatários especiais os meus filhos, o António e o Manuel Bento, e a minha mulher, companheira que exemplarmente os tem apoiado na sua formação. São expressões últimas do que lhes queria dizer... e o tempo para mensagens vai-se-me encurtando. Colham delas o que servir à melhor percepção da sua identidade, aproveitando do passado o que for útil para o aperfeiçoamento da sua cidadania, paralelamente, e muitas vezes em contraponto, com o que se passa neste, para já incontornável, mundo globalizado, prosélito planetário convertido a um relativismo integral que faz tábua-rasa dos princípios e valores éticos. Um último pensamento e uma última palavra vão para aqueles nossos especiais livros de memórias, que não mais podemos consultar: os nossos entes queridos que já transpuseram a barreira da vida. Respeito pela sua memória, gratidão pelo seu legado. Seja-me relevado algum excesso de sentimentalismo, que penso ter parado no limiar da pieguice e do ridículo. Bem... basta de considerações e de passado. Reafirmo contudo que é nestas terras que, não obstante as vicissitudes


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.