
1 minute read
Cinzas para calagem do solo
CINZAS PARA CALAGEM
DO SOLO
Advertisement
CINZAS PARA CALAGEM DO SOLO – 60
O processo de queima da biomassa gera as cinzas que são os materiais minerais que não fazem parte da queima, e não apresentam utilidade para as empresas do setor florestal. O objetivo deste estudo caracterizou as cinzas produzidas por uma caldeira de biomassa no período de um ano e concomitantemente avaliar o aproveitamento deste material como insumo para a produção de mudas de eucalipto em campo e de trigo em laboratório. O trabalho foi dividido em três capítulos onde o primeiro caracteriza as cinzas de uma caldeira ao longo do período de um ano, considerando os diferentes materiais que são inseridos. Concluiu-se que as cinzas apresentam características homogêneas independente da origem ou procedência.
Os resultados mostraram que a adição de cinzas em dosagens mais baixas possibilitou o melhor desenvolvimento do trigo, e a presença do biochar prejudicou a germinação e a produtividade. Avaliou-se o crescimento do eucalipto com a substituição da calagem convencional pela adição das cinzas de caldeira no solo. Foi possível verificar o aproveitamento das cinzas de
CINZAS PARA CALAGEM DO SOLO – 61
caldeira de biomassa no processo de calagem do solo para o desenvolvimento de eucalipto. Desta forma, os resultados do trabalho mostraram a viabilidade do aproveitamento de resíduos de caldeira de biomassa em empresas do setor florestal, possibilitando a aplicação do conceito de usos múltiplos das florestas plantadas.
Porém, por outro lado, já citei anteriormente que a cinza pode ser usada para substituir em parte o cimento usado na construção civil, se as cinzas forem usadas nesse setor, faltará cinzas para serrem usadas no tratamento do solo, fazendo que os agricultores comprem adubos e assim gastem bem mais, por isso, existe uma dificuldade de inserir as cinzas como algo correto de ser usado na construção civil.