
3 minute read
Evite fissuras no concreto
EVITE FISSURAS NO
CONCRETO
Advertisement
EVITE FISSURAS NO CONCRETO – 38
Provavelmente muita gente já ouviu falar da mistura do açúcar com o asfalto, mas muitos não conheciam a mistura com o cimento e areia, saiba que também dá para misturar a açúcar no concreto.
Em algumas regiões do Brasil, existem indícios da utilização do açúcar como retardador de pega do cimento, principalmente usado em lajes.
Muitas categorias de açúcar e contaminantes da água de amassamento podem retardar o tempo de pega, pois possuem na sua composição química os lignosulfonatos.
A contaminação dos agregados por determinadas categorias de açúcares, pode retardar bruscamente o início de pega do cimento quando comparado a uma amostra de referência sem adição. Os resultados indicam que o açúcar altera o tempo de pega do cimento, e isso ajuda muito na resistência da massa, evitando assim rachaduras.
Quem é do ramo sucroenergético acredita que a notícia é animadora, pois é mais um mercado promissor para a commodity, já que quanto maior o consumo de um produto, mais caro ele fica. Se a população começar
. EVITE FISSURAS NO CONCRETO – 39
a usar a açúcar nas construções, provavelmente o produto ficará mais em falta, deixando ele mais caro no mercado, isso ajudaria as usinas, mas prejudicaria os consumidores.
Para resolver esse problema, ajudando assim as usinas e os clientes, seria melhor plantar mais cana-de-açúcar, assim o aumento da produção não afetaria o aumento das vendas, procurar novos métodos já existente e plantar mais canas em um mesmo metro quadrado ou colher canas em um período menor mantendo a qualidade.
Com mais canas para moer, seria necessário construir mais usinas, aumentar a moagem por dia ou diminuir os dias da entre safra.
A construção civil está usando açúcar refinado, para reparar problemas como micro-rachaduras e fissuras do concreto exposto a altas temperaturas.
Misturado em pequenas proporções ao concreto, a substância fica igual a um piche, compacta e vedante. Segundo os profissionais do ramo, a massa é ótima para revestir ou colocar tijolos em fornos, visto que ela não
EVITE FISSURAS NO CONCRETO – 40
trinca com a temperatura.
Em média, a recomendação de uso gira em torno de duas xícaras de chá para cada quilo de cimento, mas para não atrapalhar o andamento da obra, seria mais fácil, acrescentar o açúcar e também a areia, na obra, para assim ficar mais fácil.
Cada xicara de chá equivale a 100 gramas de açúcar, que no caso, precisaria de 200 gramas a cada quilo usado, usando meio saco de cimento que significa serem 25 quilos, precisaria acrescentar 2,5 de açúcar, que no caso é um saco de açúcar de 5 quilos, e se for um saco inteiro gastaria 10 quilos.
Ainda existe outro derivado da cana-de-açúcar que desperta o interesse em vários setores da construção civil. É a cinza do bagaço de cana, que tem se apresentado como um bom substituinte de agregadores naturais, como areia, cimento e brita. Essa cinza é o produto final da queima do bagaço nas caldeiras. Que geralmente são muito usados como adubos!
Os estudos avaliaram que para um teor de substituição de 30% a 50% houve um incremento de até 15% na
. EVITE FISSURAS NO CONCRETO – 41
resistência à compressão. Isso mostra que o concreto com cinzas de cana-de-açúcar é mais resistente do que o com areia. Dados excelentes para a realidade brasileira, que produz 3,8 milhões de toneladas de cinzas.
Algumas pessoas substituem parte da areia pela cinza, outras substituem parte do cimento.
Se você desejar substituir pelo cimento, é mais fácil você acrescentar as cinzas e mais areia do que retirar o cimento, no caso, você pode fazer da seguinte maneira, se o traço que você usa é o de 1:2:3 (1 parte de cimento, 2 partes de areia e 3 partes de brita), você pode manter esse mesmo traço, que no caso você faria meia massa, colocaria 10 quilos de cinza, meio saco de cimento e ao invés de 1 carriola de areia e acrescentaria ¼ de areia na carriola, e depois colocaria 2 carriolas de britas.