3 minute read

Junta de Freguesia do Areeiro - "Estamos sempre atentos às fragilidades da freguesia do Areeiro"

VALOR AUTARQUIA DO ANO-LISBON AWARDS GROUP “Estamos sempre atentos às fragilidades da freguesia do Areeiro”

Fernando Braamcamp é o presidente da Junta de Freguesia do Areeiro, uma freguesia que, como o próprio salienta, reete a realidade de grande parte da cidade de Lisboa, com uma população maioritariamente envelhecida e carência de equipamentos e infraestruturas sociais. Por esse motivo, a Junta de Freguesia assumiu o papel de amigo próximo e, através do projeto “Programa Olá, Bom Dia” conseguiu garantir uma maior interação com os idosos e assegurar que não estavam sós. Este projeto foi agora distinguido, pela Lisbon Awards Group.

Advertisement

Como caracterizaria a Freguesia do Areeiro, nos seus aspetos sociais, económicos e infraestruturais? No aspeto social a freguesia do Areeiro é um reflexo da cidade de Lisboa, onde predomina a população idosa (cerca de 45%), com uma economia débil e, em termos de infraestruturas, esta freguesia tem necessidades na área do Desporto, Educação e Cultura.

Quais os principais problemas que urge solucionar, nesta freguesia? Importa dotar a freguesia de equipamentos tais como creches e jardim de infância, a nível público. Não temos também, na área da terceira idade, qualquer equipamento de apoio aos mais idosos.

A Junta de Freguesia do Areeiro venceu o Fernando Braamcamp

Presidente da Junta de Freguesia do Areeiro

prémio de Ação Social atribuído pela Lisbon Awards Group, com o projeto “Programa Olá, Bom dia” . De que se trata este projeto e quais os seus principais objetivos, junto da comunidade a que se destina? Nos anos de 2009 e 2010, houve um surto de óbitos de idosos que faleceram nas suas casas, só sendo descobertos pelos vizinhos que começaram a estranhar os mesmos não serem vistos. O equipamento disponível na altura, chamado telealarme não correspondia àquilo que se pretendia, acabando os seus utilizadores por falecerem em silêncio e na solidão.

Perante isto, entendi que, não evitando o falecimento, poderia evitar a solidão, ligando todos os dias para o número de contacto disponibilizado e conversando com o idoso. Esta foi a forma encontrada de fazer “prova de vida” .

Este contacto diário aborda diversos assuntos com a intenção de se saber como a pessoa se sente, quer a nível físico ou a nível psicológico, para além de outras banalidades, para estimular a aproximação.

Quão importante é a atribuição deste prémio, para o executivo da Junta e os recursos humanos envolvidos neste projeto, bem como para quem dele usufrui?

A atribuição deste prémio é o culminar de um trabalho sempre atento às fragilidades da nossa freguesia. Permita-me salientar que o maior prémio foi o sucesso deste programa, a adesão de dezenas de idosos, sabendo que contribuímos para o bemestar e segurança dos nossos fregueses.

Congratulamo-nos que a Lisbon Awards Group tenha tido a sensibilidade para esta realidade e nos tenha distinguido com este prémio.

Que outros projetos existem, em particular dentro da área de Ação Social, e que fazem diariamente a diferença na vida dos cidadãos do Areeiro, que gostaria de destacar em particular? Não querendo fazer uma lista exaustiva passo a indicar alguns dos projetos: Bebé Areeiro; Cabaz de emergência; Ferro de soldar; Apoio em ajudas técnicas; Areeiro por Ti.

Enquanto presidente desta Junta de Freguesia, que análise faz ao trabalho já feito e àquele que ainda falta fazer? Respondendo sucintamente, o trabalho já executado foi todo aquele a pensar nas necessidades primeiras da freguesia. Como as freguesias são autarquias próximas do cidadão, e respeitando o princípio da subsidiariedade, há sempre alguma coisa para fazer. O meu trabalho só cessa quando sentir que já não conseguirei ter capacidade para mais.

É Bom Viver no Areeiro

This article is from: