
3 minute read
Mérito e Consenso - "Parcerias e softwares próprios asseguram a qualidade dos vossos produtos"
Dotada de prossionais com mais de 20 anos a trabalhar na área da informática, a Mérito e Consenso garante “transformar os problemas em rápidas soluções” . Conta com um portfolio de clientes diversicado, que vai das pequenas e médias empresas às grandes empresas, prestando serviços relacionados com o software e hardware. O diretor técnico e comercial da empresa, Rogério Marçalo, destaca a importância das parcerias e da proximidade com o cliente para um mais ecaz posicionamento no mercado informático.
Advertisement


Rogério Marçalo
Direção técnica e comercial
Como caracteriza o posicionamento da Mérito e Consenso no mercado? Sempre apostámos pouco em publicidade, porque temo-nos expandido sempre demonstrando o nosso trabalho. São os nossos clientes que nos recomendam a outros clientes e, juntos, vamos criando uma relação de longevidade. Alguns deles, inclusive, já trabalham connosco há mais de 20 anos.
A Mérito e Consenso conta com um software próprio. Que software é este? Estamos a desenvolver um software de gestão de ponto em obras. Na construção civil, os funcionários chegam à obra e validam a sua presença de forma inequívoca, sem p e r m i t i r q u e n i n g u é m u t i l i ze identificações alheias. Neste momento, o mercado não tem muito deste software. Além disso, há indústrias que ainda trabalham com plataformas muito antigas e nem sempre têm possibilidade de se adaptar a novas soluções de mercado. O que nós fazemos é pegar em softwares que representamos e pôr os clientes a trabalhar nessas plataformas sempre com integração dos sistemas atuais. Infelizmente, essa ainda é uma grande necessidade das empresas portuguesas.


Nesse sentido, as empresas estão mais abertas a fazer uma mudança depois de dois anos de pandemia? O que nós sentimos é que são as grandes empresas aquelas que ainda estão muito agarradas a softwares mais antigos, porque são estruturas mais pesadas e é difícil mudar de um momento para o outro. É um processo lento. ser feito para um cliente, mas a ideia não passa por ficar apenas com aquele cliente. Vai ser comercializado na cloud e ser proposto a empresas do setor. No entanto, temos algumas soluções que fazemos para determinados clientes com necessidades específicas. Qual é a importância da existência das parcerias para fazer face às necessidades do mercado? Neste momento, temos uma parceria com a Octacode que já leva quase dois anos. Estamos a trabalhar em conjunto para termos produtos que se adaptem perfeitamente ao nosso portfólio de clientes. É uma das poucas empresas com que trabalhamos que tem esta abertura para, em tempo útil, colocar ao dispor dos nossos clientes aquilo de que eles necessitam.


Há a possibilidade de a Mérito e Consenso desenvolver softwares a d a p t a d o s a n e c e s s i d a d e s especícas de uma empresa? O software que estamos a desenvolver para empresa de construção civil está a Considera que há lacunas em termos de software que precisam de ser corrigidas? O que eu noto é que existe, por parte de muitas Software House, um bocadinho de alheamento ao que o Mónica Paulo
Direção-Geral e Financeira mercado necessita. Muitas vezes, há soluções, mas elas são extremamente caras. O nosso tecido empresarial não comporta determinado tipo de soluções precisamente pelo seu custo e pela dificuldade de funcionamento. Existem, portanto, muitas lacunas a nível de software para gestão de construção civil, gestão de obras e também para a realidade das imobiliárias.
A Mérito e Consenso foi galardoada, recentemente, com a distinção “Melhores 5% PME de Portugal”, com base nos critérios da Scoring. Quão importante é esta conquista? Ficámos surpreendidos e humildemente agradecidos. É um reconhecimento do nosso empenho e trabalho. Acreditamos que os nossos parceiros de negócio sentir-se-ão também satisfeitos por trabalharem connosco.
