4 minute read

PlenoEnergia - "Notamos cada vez mais interesse em projetos de produção de energia verde"

"Notamos cada vez mais interesse em projetos de produção de energia verde"

A PlenoEnergia desenvolve a sua atividade na área da energia solar e assegura aos clientes energia de qualidade, sem falhas e sem custos de investimento. Eurico Sobral, o diretor da empresa, explica como tal é possível e enumera, ainda, as vantagens de optar pela produção e utilização de energia solar no dia a dia particular ou das empresas.

Advertisement

Como é possível conseguir assegurar condições de qualidade energética, sem falhas e sem custos de investimento aos clientes que vos procuram? A PlenoEnergia é dotada de uma equipa de administração e operação com mais de 10 anos de experiência no setor energético e financeiro; aliamos produção de energia, e a capacidade de financiamento a um produto único, que oferece a estabilidade energética aos nossos clientes. Contamos com os nossos p r o fi s s i o n a i s , q u e t r a b a l h a m diariamente, com os nossos parceiros financeiros que acreditaram no nosso projeto e com os clientes que nos deram essa confiança de mostrar que é possível ser autónomo.

Após o primeiro contacto do cliente, como se desenvolve o processo até à instalação dos painéis solares? O processo é muito simples: a nossa equipa técnica opera uma visita ao local ou locais de implementação da solução de energia renovável, onde desenvolve, a custo zero, um relatório técnico pormenorizado. Após este processo, o nosso departamento de engenharia dimensiona, projeta e define uma “tarifa solar”com o cliente. Após a aceitação, é definido um acordo para a instalação e exploração do sistema solar - por norma, com acumulação - de forma a trazer uma independência da rede elétrica ainda maior. Após isso, é agendada a instalação e comissionamento, e o cliente começa a poupar desde o primeiro dia.

Quais as vantagens dos clientes que recorrem à energia solar para garantir a sua energia? A energia solar é uma tecnologia renovável e, como o próprio nome i n d i c a , é r e g e n e r a d a a c a d a momento. Isso dá a possibilidade de produzir, durante os períodos diurnos, para o nosso próprio benefício e também para acumular para utilizar mais tarde. Por outro lado,

a energia solar combate as oscilações d o s p r e ç o s d e e n e r g i a n o s consumidores. Nos últimos meses temos visto que os preços no mercado SPOT estão altíssimos, mas a realidade é que os consumidores, e em particular as empresas, estão a pagar caro. Ainda assim, continuam a pensar duas vezes quando recebem uma oportunidade de instalar um sistema de produção de energia. A energia solar ajuda, também, a reduzir as emissões de CO2, é não poluente e, em termos de manutenção, é mínima. A energia solar não fere a visibilidade, quando colocada em coberturas (na grande maioria nas empresas nem são visíveis). É um

excelente investimento para os consumidores, que podem obter poupanças muito elevadas, e um e x c e l e n t e i n v e s t i m e n t o p a r a financiadores/investidores que queiram rentabilizar o capital com risco mínimo e alta segurança. Qual tem sido a recetividade das empresas na aquisição destas soluções de energia? As empresas procuram-nos, cada vez mais, em busca de soluções de a u t o n o m i a , n o m e a d a m e n t e , solar+acumulação ou mini-eólica + acumulação ou para complementar o solar já existente com a acumulação. No entanto, sentimos que os gestores ainda têm alguma dificuldade de chegar às suas administrações e apresentar soluções do tipo “energy as a service” , pois existe o velho ditado “ninguém dá nada a ninguém” e de fac to, é isso que acontece. A PlenoEnergia apenas oferece um serviço aos consumidores, onde alarga o recebimento das suas receitas, de forma que a penetração do serviço nas empresas seja uma realidade.

Quais os objetivos a atingir, a curto prazo, por parte da PlenoEnergia, que gostasse particularmente de destacar? A PlenoEnergia está em grande expansão. Estamos com operações a decorrer em Portugal, Espanha, França, Brasil e Cabo Verde. A nossa ambição é chegar a 2030 com 50 países em operação, com a visão da democratização da energia e oferecer condições até para os que hoje não conseguem acender uma luz. A curto prazo, pretendemos consolidar a operação em Portugal e Espanha e atingir uma quota de mercado significativa em termos de sites em exploração, bem como afirmarmonos no segmento industrial, seja na produção ou na implementação de soluções de autonomia. Temos um longo caminho a percorrer.

This article is from: