O Vale - edição #32

Page 1


JEISON RODRIGUES

FEL 2024 impulsiona o empreendedorismo em Novo Hamburgo e região

Página 4

Gustavo Finck precisa se concentrar no futuro do município

JOSÉ NUNES

Heliomar Franco busca recursos do Estado para a cidade

Página 7

RODRIGO GIACOMET

Ainda dá tempo de sermos pessoas melhores

Página 23

Começa a SL Fest da reconstrução

A celebração pelos 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Brasil, prevista para julho, só começa agora em função da enchente que atingiu São Leopoldo. A partir desta sexta-feira, serão dez dias de atrações nacionais e regionais para resgatar a auto-estima dessa comunidade trabalhadora.

Páginas 10 a 15

Página

04 - Jeison Rodrigues FEL 2024 impacta o público e se consolida como potencializador do empreendedor local

06 - João Ávila

O dia 6 de outubro é passado! Agora, é olhar para a frente

07 - José Nunes

Heliomar Franco e Regina Caetano encontram-se com Eduardo Leite

08 - Camila Veiga

Transição demográfica no foco das transformações econômicas

10 a 15 - Reportagem

Especial

São Leopoldo Fest em clima de retomada no ano do Bicentenário

16 - Cidades do Futuro

Reitor José Paulo da Rosa assina artigo especial

17 - Estúdio Vale

Grupo Krause promove dois dias de homenagens

18 a 20 - Giro pelo Vale Por dentro das cidades da região

21 - Cláudio Alves

Festa para celebrar os 200 anos de São Leopoldo

22 - Marina Klein

Viver uma vida linda

23 - Rodrigo Giacomet Ainda há tempo

A festa que é um marco na história

A poucas horas do começo da São Leopoldo Fest 2024, os trabalhos estão a pleno vapor no Ginásio Municipal Celso Morbach e Largo Rui Porto. Nesta edição, a estrutura foi ampliada com mais espaço no palco principal, Vila Germânica e Vila Capilé, e outras áreas, assim como foi organizada para ter mais integração entre os espaços e acesso aos shows. A exemplo do ano

passado, a programação terá um dia com acesso gratuito, que será na segunda-feira, 4, com show da banda Cidadão Quem, entre outras atrações culturais.

A festa que celebra os 200 anos do município e Bicentenário da Imigração Alemã, prevista para julho, precisou ser repensada devido à enchente que atingiu a cidade em maio. O prefeito Ary Va-

nazzi destacou que a São Leopoldo Fest 2024 é um marco histórico para o município. Ainda nesta edição, conheça outras iniciativas que valorizam a imigração alemã pelo Vale do Sinos, como a Rota Turística Caminhos de Hamburgo Velho, que reúne 38 empreendimentos locais dos setores de gastronomia, hotelaria e cultura. Boa leitura!

O registro da foto de

é

da imigração alemã, que percorreu a Rua Independência, no Centro de São Leopoldo, em julho do ano passado, para promover a São Leopoldo Fest então dos 199 anos da chegada dos primeiros imigrantes ao Brasil. Em função da enchente, o principal evento da cidade começa somente nesta sexta-feira, 1º, e vai até o dia 10 de novembro.

EXPEDIENTE

Publisher: Rodrigo Steffen

Coordenação editorial:

Jeison Rodrigues

Editor-chefe: Thiago Padilha

Supervisora de circulação: Ana Kich

Gestor comercial: Rodrigo Steffen

Reportagem: Alexandre

Volkweis Luis Guilherme

Zambrzycki e Reinaldo Ew

Projeto gráfico e diagramação: Antônio Corrêa

Redes sociais e mídias

digitais: Kátia Caxambu

Vídeos: Dhienifer Martins

Tiragem: 5 mil exemplares

Impressão: Araucária

Indústria e Editora O Jornal O Vale faz parte do projeto O Vale, da Vale TV e Portal Valedosinos.org, com 40 edições entre 26 de outubro de 2023 e 03 de janeiro de 2025, integrando as comemorações pelo Bicentenário da Imigração Alemã

Novo Hamburgo: Rua Santa Sofia, 134 - Bairro Ideal

São Leopoldo: Rua 1º de Março, 50 - Centro contato@valetvplay.com

Comercial: (51) 92003-7012

Whatsapp: (51) 99750-1414 /ValeTVPlay /valedosinosorg

capa desta edição
do desfile
FOTO DA CAPA
Foto: Thales Renato/PMSL

DE SANEAMENTO DA AMERICA LATINA

Jeison Rodrigues

Jornalista

jeisonrodrigues1977@gmail.com

Twitter: @jeisonmanoel

Insta: @jeisonrodrigues1977

FEL 2024 impacta o público e se consolida como potencializador do empreendedor local

Realizada terça-feira no Swan Novo Hamburgo, a edição 2024 do Fórum de Empreendedores Locais (FEL) deixou um impacto altamente positivo. Ao longo do dia, foram três momentos marcantes, dentro de uma estratégia pensada para gerar conteúdo relevante e promover conexões e negócios. O FEL é uma realização do Bora.Club.

Novidade neste ano, o FEL Educação foi o primeiro grande momento do dia. Realizado pela manhã, reuniu oito escolas da região. Cada uma delas apresentou um projeto de criação de startup desenvolvido em sala de aula. A

ideia foi valorizar as boas práticas voltadas à inovação e empreendedorismo desenvolvidas em colégios da região. À tarde e começo da noite, foi a vez do FEL 2024. Foram sete cases de empreendedores locais que impactaram o público das mais diferentes formas. Houve momentos de profunda emoção, com parte da plateia indo às lágrimas, e de extrema descontração, com gargalhadas do público diante de histórias hilariantes mas muito inspiradoras. E para fechar a noite, veio o terceiro grande momento: um coquetel com os speakers, parcei-

ros comerciais e parte do público, reforçando as conexões e trocas de experiências construídas ao longo de um dia muito intenso. No total, contando os três momentos, foram mais de onze horas de atividades.

A data do FEL 2025 será confirmada em breve, mas ontem mesmo foram anunciados os dois primeiros speakers: o artista Rafael Jung e o jornalista Eduardo Schmitz, o Dudu News. Ambos transformaram seus trabalhos em bem sucedidos cases de sucesso no universo empreendedor local e vão contar mais sobre suas trajetórias no ano que vem.

Foto: Marcos
FEL 2024 levou centenas de empreendedores ao auditório do Swan para uma jornada de muita inspiração
Speakers de 2024 empolgaram o público ao longo do dia
Oito escolas participaram do surpreendente FEL Educação
Foto: Marcos

Senador vem anunciar verba para aeroporto

O agora Aeroporto Regional Aviador Pedro Adams Neto deve receber, ainda esta semana, a visita do senador Luiz Carlos Heinze. O progressista sinalizou com a destinação de R$ 2 milhões em emendas para pavimentar a pista de 1,2 mil metros e, mesmo que esteja anunciada, quer vir pessoalmente a Novo Hamburgo fazer a entrega simbólica.

Futura secretária prestigia o FEL

Primeira-dama de Esteio e cotada para ser a secretária de Governança e Gestão do prefeito eleito Gustavo Finck, a advogada Andrea Schneider Pascoal prestigiou, esta semana, o Fórum de Empreendedores Locais, em Novo Hamburgo. Andrea, que é hamburguense, integra a equipe de transição do futuro governo.

Sapiranga pode ter fórum empreendedor

O secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Tecnologia de Sapiranga, Jeferson Pinheiro, está atento aos movimentos do setor econômico da região. Também esteve no Fórum de Empreendedores Locais, promovido pelo Bora Club, e pretende levar o modelo para a Cidade das Rosas no próximo ano.

O dia 6 de outubro é passado! Agora, é olhar para a frente

A voz da urna é soberana.

E se torna ainda mais significativa quando a vitória do eleito é esmagadora, como aconteceu em Novo Hamburgo. Gustavo Finck, de vereador menos votado entre os eleitos de 2020, se elege prefeito com 63 mil votos em 2024. Mais de 40 mil de folga do segundo colocado. Espera, agora, a diplomação, que deve ocorrer na metade de dezembro, e a posse, em janeiro.

Até lá, muito trabalho. Tem a transição, o estudo da reforma administrativa que deve propor no primeiro mês de governo, a composição de sua equipe. E muitas reuniões.

Para Finck, o dia 6 de

outubro, mesmo que esteja próximo, é passado. Ele precisa é se concentrar no presente para projetar o futuro de Novo Hamburgo. Ou seja, a eleição terminou, como também acabou para a atual gestão, que tem dois meses de trabalho pela frente.

Nós, cidadãos e eleitores, dispensamos discursos rasos. Cada um tem que fazer a sua parte, conforme a legitimidade que tem. Sendo um bom ganhador, quem venceu; e um bom perdedor, quem teve o projeto derrotado nas urnas.

Paralelepípedos à mostra na Bento

A obra de recapagem asfáltica da Rua Bento Gonçalves, no Centro de Novo Hamburgo, revelou, a quem não sabia, que a via era pavimentada com paralelepípedos. O trecho à mostra, em frente ao Banrisul, chamou a atenção pela qualidade: alinhados e nivelados. Então, pergunto �e jogue o primeiro paralelepípedo quem discorda�: ao invés de gastar milhões em asfalto novo, por que não remover o velho e devolver a velha característica da rua?

Até o meio ambiente iria gostar, pois trata-se de piso permeável. Mas sim, numa sociedade egoísta e imediatista, é melhor pensar nos carros do que no meio ambiente. Mas deixo meu registro.

joaocavila@icloud.com

Twitter: @TutaAvila Insta: blogdoavila

Justo reconhecimento a Betinho dos Reis

Esta semana, a Câmara de Novo Hamburgo promoveu sessão solene para entrega do reconhecimento ao servidor público, ativo ou inativo. Indicado pelo vereador Ricardo Ica Ritter (MDB), Betinho dos Reis, com mais de 40 anos de serviço público, não pode comparecer. Tinha outra agenda para o dia. Mas agradeceu a deferência por meio de ofício. Ele, que deixa a Prefeitura hamburguense no dia 31 de dezembro.

Como se desenha a base de Finck

Como me foi demandado por um leitor, lá vai: o futuro prefeito de Novo Hamburgo tem, de cara, cinco vereadores em sua base: Cristiano Coller, Giovani Caju e Deza Guerreiro, do PP; Juliano Souto, do PL; e Joelson Araújo, do Republicanos. Nos bastidores, há conversas para aproximação com Éliton Ávila e Tarcísio Hemmig, do Podemos; Daia Hanich e Nor Boeno, do MDB. Outra possibilidade é Felipe Kuhn Braun, do PSDB. Gustavo Finck não faz questão de se aproximar de Ito Luciano (Podemos) e Ica Ritter (MDB). Completam a câmara os petistas Enio Brizola e Luciana Martins.

Nomes do secretariado ainda em segredo

Os nomes que irão compor o secretariado do prefeito eleito Heliomar Franco ainda estão sob sigilo. O que não é segredo para ninguém será a participação forte do deputado estadual Delegado Zucco. Ele foi o principal cabo eleitoral do prefeito eleito. Vale lembrar que Heliomar chegou a atuar no gabinete Zucco na Assembleia.

Destinos incertos para os petistas

Com as derrotas para as prefeituras em Porto Alegre e Santa Maria, nas eleições do segundo turno, os quadros petistas estão com destinos incertos. Acostumados a migrar de acordo com as conveniências partidárias, muitos buscam cargos no governo federal.

Derrota petista

Sem dúvida nenhuma o PT é o partido que sofreu a maior derrota, seja na região ou no Estado. Nem mesmo a atuação do ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, que ocupou o ministério extraordinário sediado no Estado conseguiu alavancar as candidaturas petistas. Agora é remodelar os planos para 2028.

Heliomar Franco e Regina Caetano encontram-se com Eduardo Leite

O prefeito eleito de São Leopoldo, Heliomar Franco e a vice-prefeita Regina Caetano estiveram na tarde da sexta-feira, 25, com o governador Eduardo Leite. O encontro teve como ponto principal as pautas de interesse da população de São Leopoldo, como a destinação de recursos através de programas e projetos especiais para cidade. O chefe da Casa Civil, Artur Lemos, também participou da agenda.

“O governo do Estado será parceiro da gestão Heliomar Franco e Regina Caetano. Nos encontraremos muito nos próximos dois anos”, afirmou Eduardo

Leite, que parabenizou a dupla pela vitória. O prefeito eleito, Heliomar Franco, destacou a importância da agenda.

“Foi um encontro produtivo em que pudemos discutir os interesses e as prioridades de São Leopoldo e reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento da cidade. Destaco a importância da abordagem sobre a área da saúde no município, que foi tema central. Seguimos firmes, trabalhando por uma São Leopoldo mais próspera e segura para todos!”

Já segundo a vice-prefeita Regina Caetano, o trabalho

Mais médicos na rede municipal

O mês de novembro marcará a chegada de mais 19 profissionais do Programa Mais Médicos na rede municipal de saúde de São Leopoldo. Eles atuarão nas unidades, junto à população, com foco na atenção básica. Com a retomada do

projeto por parte do Ministério da Saúde, São Leopoldo aderiu novamente requisitando todas as vagas disponíveis. Somando com os outros sete que atuavam no município, a rede básica contará com 26 novos médicos. Com isso, a Prefeitura

Fiel da balança em São Leopoldo

Partido com o maior número de vereadores eleitos, o PDT é o fiel da balança para compor o governo do prefeito eleito, que busca uma maioria na Câmara. O partido além de obter as cinco cadeiras na Câmara foi o mais votado, conquistando um total de 19.865 votos. Agora as costuras começam a ser feitas.

Sem tratativas oficiais

será incansável para melhorar a vida das pessoas em São Leopoldo.

Já na segunda-feira, 28, Heliomar esteve reunido com o comando do 25º Batalhão de Polícia Militar de São Leopoldo. O comandante tenente-coronel Marcelo da Silva Bueno recepcionou o prefeito eleito, que reafirmou o intuito de que a cidade realize uma atuação integrada entre as forças de segurança. “Agradeço a acolhida, vamos trabalhar para uma integração completa entre Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e as demais forças”, ressaltou Heliomar.

Presidente do partido, o vereador Fabiano Haubert, diz que até agora não teve nenhuma conversa ou tratativa oficial com o governo eleito. Ele afirma que estão fazendo reuniões com a executiva, vereadores eleitos e nominata completa para avaliação. Segundo ele, tem que compor maioria e colocar para os eleitos que representam o trabalhismo e o PDT.

Compromisso histórico

reduzirá a contratação de profissionais terceirizados que atualmente atuam em algumas unidades, priorizando os médicos do programa como forma de reforçar os vínculos nas comunidades onde estarão atuando.

A maior dificuldade do presidente é tratar com vereadores, todos já com mandatos. Ele diz ter conversado bastante com todos, além dos eleitos da nominata e companheiros de partido, mas admite que é um cenário bem difícil de manter a posição, mesmo ciente das responsabilidades e compromissos históricos.

Convite da CDL-NH

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDLNH) dará início à sua já tradicional campanha Natal Premiado, com uma palestra especial sobre “Os 5 Ps da Alta Performance”, apresentada pelo palestrante ativacional Chico Ferraz. O evento acontecerá no dia 7 de novembro, às 19h, no Salão Nobre da entidade, localizado na Rua Domingos de Almeida, 708, Centro. O ingresso é um quilo de alimento não perecível, que será destinado a uma instituição de caridade, reforçando o compromisso social da CDL-NH. As inscrições devem ser realizadas pelo WhatsApp da entidade, no número (51) 3582-3535.

“Convidamos a todos, incluindo não associados, a participar. Este evento é uma oportunidade valiosa para que os lojistas de Novo Hamburgo se preparem para as vendas de fim de ano”, pontua o presidente Leonardo Lessa.

O lançamento da campanha Natal Premiado CDL promete trazer novidades e incentivos para o comércio local nesta época festiva e de importância fundamental para os negócios. Neste ano, além de sete aparelhos iPhone, as premiações contemplam vale-compras em todas as lojas participantes.

Transição demográfica no foco das transformações econômicas

Foto: Divulgação/ ACI

A transição demográfica impacta diretamente as relações de trabalho, em uma das mudanças mais importantes da história da humanidade. Quem esclareceu o tema foi o superintendente regional do Sesi-RS, Juliano Colombo, palestrante do Prato Principal da ACI, em 24 de outubro.

Segundo ele, o rápido crescimento populacional está sendo substituído pelo envelhecimento populacional, o que traz desafios de saúde, sociais e econômicos. No Brasil, a expectativa de vida aumenta, mas a taxa de número de filhos por mulher diminui. Como resultado, a população cresce menos. A taxa de crescimento

populacional anual �%�, que era de 1,93 entre 1980 e 1991, caiu para 0,52 entre 2010 e 2020, uma diferença de 73%. Já o número de pessoas com 65 anos ou mais de idade para cada 100 crianças de 0 a 14 anos, conforme o IBGE, era 14 em 1991, passou para 55 em 2022 e a projeção é que chegue a 104 em 2040.

5ª edição do Recital Nós ocorre na Universidade Feevale

Ocorre em 9 de novembro, no Salão de Atos da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, a 5ª edição do Recital Nós, evento promovido pela professora de música Bruna Rafaele. O encontro, que une mais de 50 famílias de diferentes cidades da região, promove conexões afetivas entre pais, filhos e apreciadores da boa música. O início da programação, pensada em cada detalhe, será às 17h. Já em clima de final de ano, o recital celebra o talento e o progresso musical

dos alunos de variadas idades, em uma noite repleta de música, emoção e orgulho. Os ingressos estão

à venda e mais detalhes podem ser conferidos no perfil do Instagram @ profbrunarafaele.

Camila Veiga

Jornalista

camilaveiga.imprensa@gmail.com

Instagram: @acamilaveiga

Eventos na Fenac

A agenda de eventos e negócios da Fenac, em Novo Hamburgo, começa movimentada em novembro. A Feipet - Feira de Negócios para Animais de Estimação ocorre nos dias 3, 4 e 5, após precisar ser adiada em razão da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul. O evento, que busca alavancar vendas e incentivar a qualificação profissional nos setores pet e veterinário, com 70 expositores e expectativa de superar o número de 8 mil visitantes, poderá ser visitado das 13 às 20 horas. Profissionais interessados em participar da feira podem se credenciar, gratuitamente, em www.feipet.com.br. Já de 9 a 11 de novembro, os pavilhões serão palco da principal feira profissional de Beleza do Sul do país. Reunindo expositores, visitantes e palestrantes do segmento, a 9ª Sul Beleza - Feira Profissional de Beleza, Estética e Bem-Estar apresentará tendências em cabelos, cosméticos, perfumaria e muito mais, favorecendo relações comerciais e promovendo atrações profissionalizantes. O credenciamento já está disponível e tem custo de R$ 10,00, garantindo acesso aos três dias da mostra, que acontece das 10 às 20 horas. O cadastro deve ser feito em www.sulbeleza.com.br.

Foto: Divulgação/ Bruna Rafaele

São Leopoldo Fest em clima de retomada no ano do Bicentenário

Adiado em função da enchente, tradicional evento leopoldense ocorre de 1º a 10 de novembro marcado pelo espírito de superação após a tragédia natural que assolou a cidade que é o berço da Imigração Alemã no país

Ainda que São Leopoldo tenha sido fortemente atingida pela enchente de maio deste ano, a administração municipal não mediu esforços para manter

Tradicional e mais importante evento leopoldense, São Leopoldo Fest deste ano será marcada pelo espírito de retomada após enchente o mais tradicional evento da cidade. Com o tema “Bicentenário: Superamos desafios rumo ao futuro”, a São Leopoldo Fest 2024, que se inicia nesta sexta-

-feira, dia 1º, e se estende até o dia 10 de novembro, será marcada pelo espírito de superação e retomada após a tragédia climática que impactou o município. Por conta da recuperação da cidade, a festa teve de ser adiada (de julho para novembro) e o período de atividades, encurtado. Mesmo assim, os organizadores estimam que o evento seja representativo no ano do bicentenário de São Leopoldo e da imigração alemã no País. “Se [a festa] fosse em

julho, teria 17 dias, seria a maior festa da história, tanto em atrações como em movimento de público. Mas será uma festa bastante linda e importante para a comunidade como um todo, pois viabiliza emprego e renda para várias famílias, em especial da economia solidária, e para as entidades sociais, ansiosas para a chegada da festa, pois o evento é uma maneira de arrecadar recursos e de reconstrução”, comenta a chefe-de-gabinete da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), Luciane de Souza. Segundo ela, a maioria das entidades presentes nos estandes da

Vila Capilé e da Economia Solidária foram atingidas diretamente pela enchente. De fato, além de promover entretenimento, cultura e lazer para o leopoldense e visitantes de outras cidades, o evento impacta positivamente famílias e economia locais. “É uma festa que gera renda para todo o município. O pessoal da montagem é de trabalhadores da cidade; a produtora é da cidade. A festa impacta a rede hoteleira, bares, restaurantes. Enfim, o clima é de retomada e superação. As pessoas também precisam ter alegrias, pois tem sido um ano difícil, de reconstrução”, avalia.

Para o prefeito Ary Vanazzi, manter a São Leopoldo Fest, ainda que reduzida e extemporânea, tem o sentido de reunir a comunidade para mitigar o sofrimento causado pela tragédia natural e reafirmar a importância da festa como símbolo da cidade e da imigração germânica. “A decisão de realizar a São Leopoldo Fest dos 200 anos é justamente para reafirmá-la - todos os anos a cidade realizou a festa. Houve a tragédia, nós esperamos recuperar a cidade, melhorar a cidade, as famílias se recomporem. E a festa é importante: traz uma solidariedade entre as pessoas, uma confraternização, as pessoas voltarão a se encontrar. Assim como tem acontecido com a Se-

mana Farroupilha e outras tantas atividades, a cidade não pode parar. E principalmente porque a festa traz benefícios para a comunidade leopoldense. E a população também: a partir desse olhar para com a cidade, a Prefeitura, junto com a empresa terceirizada, dá oportunidade para que as pessoas possam vir conviver um pouco e extravasar um pouco. Depois de tanta tristeza ter um pouco de alegria. Cultuar a tradição alemã, a gastronomia, aproveitar esse momento de reconstrução para poder motivar a população e trazer elementos para sua própria vida”, pondera. Vanazzi avalia que o resgate histórico promovido pela São Leopoldo Fest também é importante. “É

um momento também de poder relembrar os grandes momentos da cidade, da cultura, dos 200 anos de história. Na verdade, o Bicentenário estava sendo programado com uma grande festa histórica da cidade de São Leopoldo, do ponto de vista cultural, econômico, social, de investimento. A cidade se preparou para um salto e isso ainda vem acontecendo. Então a festa marca os 200 anos com tudo: com a tragédia, mas também com a festa que relembra os primeiros imigrantes que tiveram uma história extraordinária e uma participação muito efetiva em transformar hoje a cidade de São Leopoldo como a sétima economia do Estado do RS”, diz.

Vanazzi: resgate histórico e reencontro da comunidade

Programação da SL Fest promete agradar todos os públicos

Lexa (na noite de abertura) e Armandinho (no encerramento da festa) estão na programação musical; Dilsinho e Fernando & Sorocaba também são atrações

As atividades da São Leopoldo Fest 2024 ocorrerão no Ginásio Municipal Celso Morbach e no Largo Rui Porto. A programação reúne atrações variadas, que prometem agradar todos os gêneros de público, muitas delas de caráter temático, como o Beer Wagen, a Olímpiada Germânica, gastronomia típica e o Festival do Chopp. Promovido pela Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), o evento é realizado pela S3 Produtora.

Nesta edição, o número de shows foi reduzido, mas a estrutura foi ampliada com mais espaço no palco principal, na Vila Germânica, na Vila Capilé e em outras áreas, e organizada para haver mais integração

entre os espaços e acesso aos shows.

A exemplo da edição anterior, a programação terá um dia com acesso gratuito, que será na segunda-feira, 4, com show da banda Cidadão Quem, entre outras atrações culturais.

A programação de shows contempla diversos estilos, com artistas nacionais e regionais do funk, sertanejo, gauchesco e reggae, entre outros estilos. A noite de abertura, no dia 1º, terá os shows de Lexa e da Tropa do Bruxo. Na sequência dos dias, virão Pedro Sampaio, Fernando & Sorocaba, Cidadão Quem, João Luiz Corrêa, Banda Rainha Musical com Jonathan Pacheco, Banda Passarela, Dilsinho e Zé Felipe. A noite de encerramento terá Armandinho.

Confira a programação de shows

Dia 1º/11 - Lexa e abertura nacional com a Tropa do Bruxo

Dia 2/11 - Pedro Sampaio

Dia 3/11 - Fernando & Sorocaba

Dia 4/11 – Cidadão Quem

Dia 5/11 - Noite dos Gaúchos: show com João

Luiza Corrêa

Dia 6/11 - Banda Rainha

Musical e show com Jonathan Pacheco

Dia 7/11 - Banda

Passarela

Dia 8/11 - Dilsinho

Dia 9/11 - Zé Felipe

Dia 10/11 - Armandinho

Opções temáticas e gastronômicas para a diversão dos visitantes

Nos dias da São Leopoldo Fest, público poderá aproveitar as atrações temáticas, culturais, de lazer, gastronomia e

A São Leopoldo Fest reúne, ainda, diversas atrações já tradicionais do evento e que oferecem aos visitantes opções temáticas, culturais, de lazer, gastronômica e até de tecnologia e gestão. Nos dez dias de festa, o público poderá apreciar a Feira da Indústria, Comércio e Serviços; a Vila Germânica; Festival do Chopp; a Oma’s Haus;

a Vila Capilé; gastronomia típica; Tablado Folclórico; produtos de artesanato; parque de diversões; bandinha alemã; a Olimpíada Germânica; o Beer Wagen; a Praça de Alimentação; e a Arena de Inovação e Empreendedorismo. Os ingressos para a São Leopoldo Fest estão à venda no site https://ingresse. com/home/, na bilhete-

ria do evento e nas lojas Pollysport de São Leopoldo. Os preços das entradas são variáveis. Nas sextas, sábados e domingos, até as 14h, a bilheteria é liberada sem cobrança de ingressos. Na segunda-feira, a entrada é gratuita o dia todo. Nas terças, quartas e quintas-feiras, até as 17h, a bilheteria é liberada sem cobrança de ingressos.

Meia entrada

Idosos - acima de 60 anos, apresentando RG ou documento oficial que comprove a idade. Estudantes – portando a Carteira Nacional do Estudante. Não vale comprovante de matricula ou carteira estudantil de escola. Crianças – com idade até 5 anos não pagam

entrada. De 6 a 11 anos pagam meia entrada. Todos os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Deficientes ou pessoas com necessidades especiais –meia-entrada para ele e para o acompanhante. É obrigatória a comprovação via carteira do órgão legal que comprove a necessidade especial.

Você sabia que existe uma ferramenta eficaz para combater crimes virtuais?

A Ata Notarial é um documento que comprova ataques ocorridos na internet.

Consulte seu Tabelião de Notas ou acesse www.e-notariado.org.br.

até de tecnologia na estrutura do Largo Rui Porto

Uma ilha de inovação e gestão em meio à festa

Uma vez que em São Leopoldo está sediado o maior polo de tecnologia e inovação do País – o Tecnosinos -, seria inevitável que a festa mais representativa da cidade também tivesse um espaço dedicado à área tecnológica e de gestão.

Com estandes no Ginásio Alberto Morbach, a Arena de Inovação e Empreendedorismo é um espaço dedicado a oferecer conteúdos relevantes e aplicação prática, nas empresas, de temas relacionados a essas áreas. A ideia surgiu há três anos, motivada pela carência de eventos do gênero na cidade.

“São Leopoldo não tinha eventos deste tipo e eu mesmo tinha que buscar esses conhecimentos em outras cidades. Há três anos, dei a sugestão para o prefeito [de criar um espaço de tecno-

logia e inovação na festa], a produtora comprou a ideia, alinhamos e fizemos a Arena acontecer. O Tecnosinos é um dos nossos apoiadores, inclusive com palestrantes”, conta a curadora do espaço, Liliane Marchisio, head de conteúdo e relacionamento da startup Academy.

A programação da edição deste ano se baseia em quatro diretrizes: inovação, tecnologia, gestão e sustentabilidade. O acesso ao evento é gratuito (o visitante só terá de pagar o ingresso à festa). “A Arena deste ano reunirá conteúdo sobre IA [Inteligência Artificial], gestão comercial e também irá trazer as questões da diversidade e sustentabilidade”, explica Liliane. No dia 9 de novembro, está programada uma maratona de inovação específica para alunos do Senac.

A chegada há 200 anos

A programação completa das palestras pode ser acessada em https:// www.sympla.com.br/ evento/arena-de-inovacao-e-empreendedorismo/2708535. As inscrições para as palestras são gratuitas e podem ser realizadas no mesmo endereço eletrônico.

Na região que compreende a antiga Colônia Alemã de São Leopoldo originariamente viviam os índios Kaigangs e Carijós. Em meados do século XVIII com o povoamento açoriano no Sul do Brasil, a coroa portuguesa estabeleceu em várias regiões algumas fazendas estatais de gado, produção de alimentos, cordoaria para navios, etc, para consolidar a colonização e ocupação do território. Onde é hoje São Leopoldo, mais precisamente no bairro Feitoria, em 1788, foi fundada então, a Real Feitoria do Linho Cânhamo, que cultivava o cânhamo para a produção de cordas para navios. Esse empreendimento chegou a contar com aproximadamente 300 africanos escravizados, no entanto por uma série de dificuldades e má gestão o empreendimento não prosperou e não desenvolveu a região, sendo desativado pouco tempo antes da chegada dos imigrantes alemães e os escravos distribuídos em outras fazendas do governo. Com o intuito de povoar e desenvolver a região o Governo Imperial do Brasil estimulou a vinda de imigrantes alemães para o Sul do país. Os primeiros imigrantes chegaram a Porto Alegre, capital da província de São Pedro do Rio Grande, em 18/07/1824. Logo, foram enviados para a Feitoria do Linho Cânhamo pelo Rio dos Sinos.

Em 25/07/1824, esses primeiros imigrantes, num total de 39 pessoas, sendo 33 evangélicos luteranos e

seis católicos, chegaram ao seu destino. Essa é a data da fundação de São Leopoldo, de onde vem o título “Berço da Colonização Alemã no Brasil”. Eles foram instalados na provisoriamente na casa da Feitoria, única construção da região que tinha condições de abrigá-los, até que recebessem seus lotes coloniais. O Governo da Província batizou o núcleo de imigrantes de “Colônia Alemã de São Leopoldo” (homenagem ao santo padroeiro da Imperatriz Leopoldina), a qual se estendia por mais de mil quilômetros quadrados, abrangendo na direção sul-norte, de Esteio até Campo dos Bugres (hoje Caxias do Sul), e em direção leste-oeste, de Taquara até o Porto dos Guimarães, no rio Caí (hoje São Sebastião do Caí).

Aos poucos, outros imigrantes ocuparam os vales do Rio dos Sinos, Cadeia, Caí e Paranhana, lançando progresso através da dedicação ao trabalho e a diversificação produtiva, tendo em vista que os alemães dominam diversas técnicas de várias profissões, como sapateiros, alfaiates,carpinteiros, ferreiros, etc, fato que possibilitou o desenvolvimento do embrião industrial das regiões em que se instalaram. Esse desenvolvimento possibilitou que a Colônia Alemã de São Leopoldo se emancipasse de Porto Alegre, em 01/04/1846, sendo elevada a categoria de vila.

Após a emancipação, São Leopoldo continuou crescendo e se desenvolvendo. Fonte: Prefeitura

Estande da Sebratel na Arena da edição passada da São Leopoldo Fest
Liliane: conteúdos relevantes e aplicação nas empresas

Festa germânica foi idealizada por um advogado negro

Uma característica peculiar da São Leopoldo Fest, evento que celebra a tradição germânica na cidade, é o fato de seu idealizador ter sido um homem negro. Então secretário de Turismo, Esporte e Lazer na gestão do ex-prefeito Olímpio Albrecht, o advogado Luiz Dagoberto Goulart foi o responsável pela ideia de ampliar as comemorações do Dia do Colono, em 25 de julho, para uma festa que celebrasse a imigração e a tradição alemãs no município.

“Sou muito ligado ao Carnaval, sou do Bloco do Orpheu. Mas sempre tive respeito e admiração pela cultura alemã. Inclusive, estive na Alemanha por três ocasiões representando o governo Collares”, conta o advogado, que foi subsecretário de Turismo do ex-governador Alceu Collares.

A primeira festa foi re-

alizada em 1991 (alguns historiadores defendem que a primeira edição foi em 1990), ainda de forma incipiente e com apenas três funcionários. “A festa ocorreu ao longo da Rua Independência, com apresentação de bandinhas, distribuição de chopp e casinhas em estilo enxaimel decoradas, onde as entidades sociais vendiam cucas, pães, tortas e produtos coloniais. Também houve desfile de grupos da cultura alemã, colégios e empresas. No ano seguinte, a festa foi transferida para o Ginásio Municipal”, conta.

Goulart lembra que a festa, então, tinha características mais comunitárias e que a receptividade dos leopoldenses na época foi muito positiva. “Era diferente. Hoje é mais comercial. Eu mesmo ajudava na montagem das casinhas”, lembra. Dagoberto

A corte da São Leopoldo Fest 2024 é formada pela rainha, Andressa Amaro Prass; pela 1ª princesa, Nicole Budke Rodrigues; pela 2ª princesa, Eduarda Souza Nunes; e a “oma” (palavra alemã que significa avó) Iselda Barden Rosa.

Corte da São Leopoldo Fest 2024 Rainha, princesas e oma

Goulart (com a filha, Melissa) foi o idealizador da festa germânica

Como serão as cidades do futuro?

As cidades do futuro usarão energias renováveis, como solar e eólica, e implementarão estratégias de gestão de resíduos que promovam a economia circular. Telhados verdes, jardins verticais e parques urbanos não só contribuirão para a mitigação das ilhas de calor, mas também promoverão a biodiversidade nas áreas urbanas

CIDADES

Um reflexo das inovações, das demandas sociais e do meio ambiente

As cidades do futuro prometem ser um reflexo das inovações tecnológicas, das demandas sociais e das necessidades ambientais contemporâneas.

Uma das principais características das cidades do futuro será a integração da tecnologia no cotidiano. A Internet das Coisas (IoT) permitirá que dispositivos conectados monitorem e gerenciem recursos, como água e energia, de forma eficiente. Edifícios inteligentes poderão regular seu consumo energético automaticamente, ajustando a climatização e a iluminação conforme a necessidade. Além disso, o uso de big data e inteligência artificial facilitará o planejamento urbano, possibilitando que as autoridades tomem decisões baseadas em análises preditivas sobre tráfego, segurança e saúde pública.

A mobilidade urbana também passará por transformações significativas. O transporte público se tornará mais acessível e eficiente,

com sistemas de ônibus e trens autônomos integrados a aplicativos de transporte que permitirão uma experiência personalizada. Cidades poderão adotar redes de ciclovias e áreas exclusivas para pedestres, reduzindo a dependência de veículos motorizados.

As cidades do futuro usarão energias renováveis, como solar e eólica, e implementarão estratégias de gestão de resíduos que promovam a economia circular. Telhados verdes, jardins

verticais e parques urbanos não só contribuirão para a mitigação das ilhas de calor, mas também promoverão a biodiversidade nas áreas urbanas. A implementação de sistemas de captação e reutilização de água da chuva será uma prática comum, ajudando a enfrentar a escassez hídrica.

As cidades do futuro buscarão engajar os cidadãos em processos decisórios, promovendo espaços públicos que atendam a diversas necessidades. A habitação

social será uma prioridade, garantindo que todos tenham acesso a moradias dignas e bem localizadas. As cidades do futuro serão inteligentes, sustentáveis e inclusivas. Ao integrar tecnologia, promover a mobilidade e garantir a sustentabilidade ambiental, essas metrópoles poderão oferecer uma qualidade de vida superior a seus habitantes. A visão de um futuro urbano próspero depende, portanto, da colaboração entre governos, empresas e sociedade.

José Paulo da Rosa Reitor da Universidade Feevale

Branded content

Estúdio Vale é o espaço destinado aos parceiros do Grupo Vale.

Grupo Krause promove dois dias de homenagens

O Grupo Krause convida a todos para seu tradicional evento especial e acolhedor em homenagem ao Dia dos Finados, a 9ª edição do Dia da Lembrança. Neste ano, serão dois dias de homenagens com o tema “Iluminando Memórias”. Serão encontros repletos de reflexões, acolhimento, e homenagens buscando proporcionar um espaço de luz e lindas lembranças da vida daqueles que já partiram. Os dois dias de atividades ocorrerão no Cemitério Memorial Krause, em Novo Hamburgo.

O Grupo Krause, através de suas empresas, está sempre ao seu lado para valorizar a vida e homenagear seus entes queridos, oferecendo esse ambiente de apoio. Neste ano, o tema principal “Iluminando Memórias” tem como objetivo proporcionar apoio, acolhimento e conforto através de homenagens emocionantes pensadas com carinho por toda a equipe. O evento contará com lindas palavras, em que os familiares poderão celebrar a luz que seus entes queridos representam em suas vidas.

“Iluminar memórias é um ato de amor. Queremos que cada pessoa se sinta acolhida e respeitada em sua jornada de luto”, afirma Gilberto Franceschetti, diretor do Grupo Krause. “Este evento é uma opor-

tunidade de compartilhar histórias, emoções e criar um laço de solidariedade entre todos. As recordações são a forma mais pura de amor, elas nos permitem reviver os bons momentos por toda uma vida. Nossos entes queridos sempre serão luz na nossa caminhada aqui na terra”.

Este ano, o evento conta com uma ação especial: um lindo varal iluminado com fotos dos entes queridos. Para participar, basta levar a foto do seu ente querido até o Cemitério Memorial Krause ou encaminhar através do whatsapp (51) 99198-7429, até o dia 30 de outubro.

No dia 1º de novembro, a partir das 19h30, uma linda Caminhada de Velas ocorrerá no Cemitério Memorial Krause. E no sábado (2 de novembro), às 9h30 acontece a tradicional cerimônia religiosa ao ar livre para as homenagens especiais aos entes queridos, seguida da tão aguardada soltura de balões. Além disso, as famílias podem aproveitar o dia para visitação ao Cemitério Memorial Krause, e na parte da tarde, às 14h, participar do Projeto Acolher, em que uma psicóloga especializada em luto irá mediar conversas de apoio emocional, oferecendo conforto e uma palavra de cuidado a todos que estiverem precisando.

Dia da Lembrança promove atividades de reflexão, acolhimento e homenagens nos dias 1º e 2 de novembro no Cemitério Memorial Krause, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo

O 9º Dia da Lembrança contará com a apresentação do Coral Meninos Cantores com intervenções musicais apropriadas para o momento.

Além disso, na parte da manhã, o evento contará com uma área kids com brinquedos infláveis para as crianças, pipoca, algodão doce e chimarródromo com água quente para os adultos, além de serviços gratuitos oferecidos pelos parceiros da Rede de Vantagens e um tour guiado pelo Cemitério Memorial Krause.

A programação é gratuita, aberta a toda comunidade e conta com estacionamento grátis. Traga seu pet, sua cadeira e seu chimarrão.

Serviço

O quê? 9º Dia da Lembrança do Grupo Krause

Quando? 1º e 02 de novembro

Onde? Cemitério Memorial Krause - Rua Helmuth Heldt, 120, Canudos, em Novo Hamburgo

E com chuva? O evento acontece igual, porém a soltura de balões é cancelada

Programação: Sexta-feira - 1º/11

19h30 – Caminhada das Velas

Sábado - 02/11

09h30 - Início da Cerimônia Celebração Religiosa Apresentação Coral Meninos Cantores

Soltura de balões

14h – Projeto Acolher

A visitação ao Cemitério Memorial Krause estará aberta o dia inteiro. Estacionamento no local.

Uma rota por Hamburgo Velho

Novo Hamburgo dá mais um novo passo em direção ao fortalecimento de seu turismo, com o lançamento oficial da Rota Turística Caminhos de Hamburgo Velho. Este projeto reúne 38 empreendimentos locais dos setores de gastronomia, hotelaria, cultura e criatividade, consolidando o bairro mais antigo da cidade como um destino turístico vibrante e autêntico. O lançamento ocorreu semana passada, na Fundação Ernesto Frederico Scheffel, no coração do Centro Histórico de Hamburgo Velho. A Rota Turística Caminhos de Hamburgo Velho é fruto de uma cooperação entre a Prefeitura de Novo Hamburgo e o Sebrae, que tem como objetivo organizar e promover o centro cultural e gastronômico do bairro Hamburgo Velho, um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade, que é reconhecido e tombado nacionalmente. A iniciativa fortalece as propostas já existentes dentro do município, tradicional destino no segmento de turismo de negócios, mas que vem promovendo novas alternativas voltadas ao turismo de lazer com o olhar no público da grande região metropolitana. Estes 38 empreendimentos abrangem uma diversidade de serviços, como restaurantes, cafés, cervejarias artesanais, hotéis e centros culturais que estão cercados por importantes pontos turísticos de

Cultura e gastronomia

A Rota Caminhos de Hamburgo Velho foi idealizada para oferecer aos visitantes uma experiência completa que une cultura, criatividade e gastronomia. Hamburgo Velho é um bairro que respira história, com casarões centenários preservados, museus como o Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser e o Museu Nacional do Calçado, além de galerias de arte contemporânea e antiquários.

Os parceiros

São 38 empreendimentos participantes, divididos por categorias de serviços relacionadas a nomenclaturas do turismo como:

Atrativos e Equipamentos

Culturais

* Casa CDL - Centro Cultural: @casacdl

* Fundação Ernesto Frederico Scheffel: @ fundacaoscheffel

* Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser: @ museuschmittpresser/

* Museu Nacional do Calçado: @mncalcado

* Atelier Ariadne Decker: @ atelieariadnedecker

Novo Hamburgo. Esta rota turística reafirma o papel do município como um polo cultural e econômico da região turística do Vale Germânico e da Associação Rota Romântica. Destaca-se ainda a organização proposta via parceria estratégica com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Novo Hamburgo, entidade tradicional do comércio e serviços, que além de ser pertencente à rota através do seu espaço cultural denominado Casa CDL, onde usualmente ocorre o evento Jazzenhando, todas as quintas-feiras integrando música e desenho, também é a entidade na qual todos os participantes aderiram como associados.

* AB Studio e Galeria de Arte Contemporânea: @ abstudioegaleria

* Antiquário Hamburgo Velho: @antiquariohv

* Glass Mall Shopping de Arquitetura e Decoração: @ glassmalloficial

Hotelaria

* Novo Hamburgo Business Hotel: @nhhotel

* Swan Novo Hamburgo: @ swanhoteis

Cafeterias, Confeitarias, Pães e Sorvetes

Antigualha Café: @ antigualhacafe

* Confeitaria Princess Candy: @_princesscandynh

* Dona Flor Cafeteria: @ nadonaflor

* Florinda’s Padaria e Café: @florindas.oficial

* La Fourmi Creperie e Cafeterie: @lafourmi. creperie

* Quiero Café: @

quierocafeoficial

* Croasonho Novo Hamburgo: @ croasonhonovohamburgo

* Kopenhagen: @ kopenhagen_ novohamburgo

* Açaí Onboard Novo Hamburgo: @ acaionboardnh

* Frutado: @frutadonh

Gastronomia, Bares e Pubs

* Irius Bistrô: @irius_ gastronomia

* Restaurante Locatelli: @ restaurantelocatelli

* Miltons Buffet: @ restaurantemiltonsbuffet

* Toast Resto Bar: @ toastrestobar

* Mirô Sushi Bar: @ mirosushibar

* Mauricinho Burguer: @ omauricinhoecia

* Oak’s Burritos y Bowls: @ oaksburritos

* Faro Pizzaria: @faropizzaria

* Pizzaria Canttone: @ pizzariacanttoneoficial

* Pizzaria Manjericão Toscano: @ manjericaotoscano

* - Adega Onze06: @ adegaonze06

* Beni Cozinha Criativa: @ benicozinha

* Vino! Novo Hamburgo

- Wine bar: @vino. novohamburgo

* O Casarão: @0casarao

* O Velho Maurício: @ ovelhomauricio

* Seu Cardoso Parrilla & Bar: @oseucardoso

* Fatbull Tap House: @ fatbulltap

* O Lorde Bar: @olordebar

Foto: Eduardo Stumpf/Divulgação
O lançamento ocorreu semana passada, em encontro na Fundação Ernesto Frederico Scheffel

Dois projetos de Campo Bom estão na final do Boas Práticas

O 6º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, entregue pela Famurs, pode fechar com chave de ouro a gestão do prefeito Luciano Orsi em Campo Bom. Muito lembrada nos últimos oito anos em eventos que reconhecem projetos inovadores e políticas públicas bem-sucedidas, inclusive em nível nacional, a Prefeitura está na final do prêmio estadual em duas categorias. “Desenrola: Um olhar atento às adolescências” concorre em Direitos Humanos e, na Saúde, “Planejamento Reprodutivo”, projeto que ampliou o acesso ao DIU na rede pública.

O Desenrola surgiu na volta às aulas após a pandemia. Muitas questões da adolescência foram criadas ou ampliadas durante o isolamento social, como cyberbullying, tornando-se importante falar com os alunos sobre isso. A iniciativa foi do Gabinete da Primeira-dama Kátia Orsi, junto com as secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social. Os es-

tudantes são levados para o Cinema do CEI e, com curtas-metragens, muita conversa e até produção de vídeos para o TikTok, quebram o tabu em torno do tema. Em três anos, o projeto já recebeu mais de 700 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Desburocratizar o acesso ao DIU para garantir às mulheres o direito à escolha do método contraceptivo foi o que colocou Campo Bom na segunda final. O processo, iniciado em 2021, ampliou em 650% os procedimentos já em 2022 (de 43 para 325), número que representou mais de 40% do total de

inserções nas 15 cidades da região no ano. Em 2024, o recorde de 2022 deve ser superado, visto que agora os profissionais médicos das unidades de saúde estão capacitados para realizar as inserções, que antes ocorriam apenas no Centro Materno.

“Os prêmios validam os resultados e ajudam a mostrar a outras cidades projetos que deram certo e podem ser replicados. Mais importante que isso, entretanto, é fazer a diferença na vida das pessoas. As duas iniciativas mudaram para melhor a vida da nossa gente e esse sempre foi o nosso maior prêmio”, observa o prefeito Orsi.

Dispositivo para comunicação com surdocegos ganha prêmio

O projeto Speechlink: dispositivo para comunicação com surdocegos em tempo real, dos estudantes Josué Henrique Becker Schwartzhaupt e Arthur Land Möller, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, foi o vencedor do Prêmio Talentos Inovadores Feevale. O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, entregou a premiação na noite de sexta-feira, 25, no Teatro Feevale.

A universidade reconhece, anualmente, o melhor trabalho da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostra-

tec, sendo pioneira entre as instituições de ensino a premiar jovens talentos da feira. A instituição concedeu, aos vencedores do projeto, uma bolsa de estudos integral em um de seus cursos. Os ganhadores também usufruirão de um período de seis meses para a incubação na Incubadora Tecnológica da Feevale e o seu orientador, professor Jeferson Cristiano Wiederkehr terá direito a uma bolsa de 50% em um dos cursos de especialização oferecidos pela Feevale.

Josué e Arthur têm 18 anos e moram, respectivamente, em Novo Hamburgo e em Araricá.

Foto: Prefeitura de Campo
Bom/Divulgação
Estudantes Josué Schwartzhaupt e Arthur Möller, da Fundação Liberato, com o reitor da Feevale, José Paulo da Rosa
Foto: Feevale/Divulgação
Cinema do CEI exibiu curtas-metragens do projeto Desenrola

Consinos define projetos da consulta

O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio dos Sinos – Consinos terá R$2.042.857,14 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional, por meio da Consulta Popular 2024/2025 – Reconstrução RS, cujo processo foi lançado oficialmente no dia 17 de outubro, durante a Assembleia Pública Regional do Consinos, no Câmpus II da Universidade Feevale.

Essa segunda etapa contou com a participação de Ricardo Ott Júnior, chefe da Divisão de Monitoramento da Consulta Popular do Departamento de Articulação Regional e Participação (Darp), da Secretaria de Planejamento, Governança e

Gestão (SPGG) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul; do presidente do Consinos, Gabriel Grabowski; e do reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa.

Para a Consulta Popular deste ano, o Governo do Estado destinou R$ 55 milhões e, além desse valor global destinado aos Coredes, será disponibilizado R$ 5 milhões para os nove Coredes com maior votação no ranking geral, proporcionalmente ao eleitorado da região, sendo R$ 1 milhão para o Corede que ficar em primeiro lugar e R$ 500 mil do segundo ao nono lugar, totalizando o equivalente a R$ 60 milhões. O Consinos terá o valor de R$2.042.857,14 para se-

rem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade, em votação 100% digital.

O movimento coredeano, de uma forma geral, juntamente com o governo do Estado, entendeu que era fundamental e imprescindível que se mantivesse a Consulta Popular, mesmo no contexto atual”, explicou o presidente do Consinos, Gabriel Grabowski.

“A Consulta Popular deste ano oferece uma oportunidade única para que os cidadãos participem ativamente da reconstrução do Rio Grande do Sul após os eventos climáticos que impactaram o Estado em 2023 e 2024. Essa edição permitirá que a população

apresente propostas voltadas para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais desses desastres”, afirma.

É importante estarmos aqui, junto com vocês, e agradeço muito por utilizarem a estrutura da Instituição para esse traba-

lho. Temos como objetivo construir uma comunidade melhor juntos, esse é o propósito da Feevale. E uma ação como essa, do Consinos, tem tudo a ver com o compromisso da Universidade”, disse O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa.

Municípios do Vale do Sinos terão mais de R$ 2 milhões para projetos de desenvolvimento regional

Cláudio Alves

Locutor e apresentador, comanda o programa

Estação Hamburgo

@claudioalveslocutor

Festa para celebrar os 200 anos de São Leopoldo

Falar da São Leopoldo Fest para mim é muito difícil, porque é um dos poucos eventos da região que eu nunca tive a oportunidade de apresentar. Foram diversos orçamentos, tentativas, mas nunca tive a oportunidade de apresentar esta festa. Meu único contato foi através da ValeTV, que levou seu estúdio para dentro da São Leopoldo Fest nas últimas duas edições (2022 e 2023). Durante os dias da SL Fest, eu apresentei o programa

Estação Hamburgo direto do estúdio da ValeTV dentro da festa.

Mas tenho informações que é um evento que celebra a história da cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e conta com uma programação diversificada, trazendo Apresentações musicais, Feira da Indústria, Comércio e Serviços, Vila Germânica, Festival do Chopp, Gastronomia típica, Tablado folclórico, Artesanato, Parque de

diversões, Bandinha alemã, Olimpíadas germânicas, entre outras atrações que estarão na programação oficial da São Leopoldo Fest 2024 que será realizada de 1º a 10 de novembro e contará com a participação de artistas como: Lexa, Tropa do Bruxo, Pedro Sampaio, Fernando & Sorocaba, João Luiz Corrêa, Jonathan Pacheco, Banda Rainha Musical, Banda Passarela, Dilsinho e Zé Felipe. A cidade de São Leopoldo é conhecida como o “Berço da Colonização Alemã no Brasil”. A cidade foi fundada em 25 de julho de 1824, quando 39 imigrantes chegaram ao local. O governo da Província batizou o núcleo de imigrantes de “Colônia Alemã de São Leopoldo”, em homenagem ao santo padroeiro da Imperatriz Leopoldina, e esta comemoração dos 200 anos é mais um motivo de todos comemorarem o sucesso de mais um São Leopoldo Fest.

Programa Estação Hamburgo foi transmitido direto da SL Fest nas edições anteriores

Entre os convidados da atração, o prefeito Ary Vanazzi

Viver uma vida linda

Estava em Konstanz, com a minha amiga Anna, e estávamos conversando sobre a vida e as experiências que já tivemos desde que nos mudamos para a Europa. Alguns dias antes dessa viagem, eu havia postado no meu Instagram sobre a importância de falar inglês, como aquilo abria portas e expressei fortemente a minha opinião: acho que todos têm que aprender inglês, sem exceção. Ela falou que discordava de mim até certo ponto, que depende da pessoa, da situação, dos objetivos dela. A partir disso, eu lembro de fazer um monólogo de, no mínimo, 20 minutos defendendo a minha opinião, e me empolguei e já comecei a falar sobre como a vida é linda e quero que todo mundo tenha uma vida linda. E é sobre isso que vamos falar hoje: sobre viver uma vida linda�

Eu não acho que morar fora seja para todo mundo, mas eu ouso dizer que todos deveriam viver essa experiência. Nem que você

HSA-0010-24_ValeTVAnuncio_23,9x8,9cm.pdf 1 10/04/2024 09:37:19

não mude de país, mas mude de cidade. Tenha a experiência de sentir a vida em outro lugar, porque o mundo é grande demais para ser diminuído. É mais sobre se arriscar, ver do que você é capaz, sobre conhecer novas pessoas, abrir seu mapa de possibilidades. Eu acredito do fundo do meu coração que no momento em que você se coloca na posição de viver outra cultura, desafiar-se, você se torna uma pessoa “melhor”. Eu digo melhor no sentido de, você sente mais empatia pelo próximo, você se torna um profissional mais competente porque consegue avaliar o mesmo problema de diferentes perspectivas, você se torna uma pessoa melhor, você VIVE A VIDA. Para mim, a ideia de ter o mesmo emprego por 10 anos, estar na mesma cidade com as mesmas pessoas fazendo as mesmas coisas é sufocante. Para alguns, isso é ótimo. Tá perfeito. E tá tudo bem. Porém, eu quero

te provocar a experienciar na pele a magnitude do mundo. Experienciar a abundância que a vida pode ser (e é).

Um dos meus maiores medos sempre foi não viver. Ser o tipo de pessoa

que vê o mundo de trás de uma tela, ou de um livro. E que sente o desejo de viver o que um personagem viveu. E acho que esse foi o medo que me moveu e me levou a viver tanta coisa em menos de três anos.

E eu gostaria muito que todos tivessem a chance de sentir um pouquinho do que eu senti nesses anos. Bom, a coluna de hoje é sobre isso. Viver. Gratidão por você estar aqui e até a próxima :)

Marina Marques Klein Diretamente de Trier, na Alemanha

Ainda há tempo!

As notícias dos últimos dias deste outubro, em nossa região do Vale do Sinos, não devem surpreender aos mais atentos, que prestam atenção no cotidiano de nossa sociedade, doente, complexa, individualizada, tomada por ódio e inveja. Ressalto, importante deixar claro, que tais episódios não transformam a região em que moramos em uma ilha, distante de um mundo perfeito de paz e fraternidade. Nada disso e muito antes pelo contrário, estamos mais que nunca integrados nesta mesma realidade, dura e amarga. Mortes violentas entre familiares, pessoas com sanidade mental destruída, a falta de empatia, mortes injustificáveis, violência sem fim e gratuita. Cada vez mais, o mundo é tomado disso. Por todos os lados, nas grandes cidades, como sempre ocorreu, mas em menores proporções até centro menores, com municípios pacatos

sendo assombrados com tragédias.

E como serão os nossos próximos dias, semanas, meses, anos? Essa escalada prossegue de modo acelerado? Cenas de filmes futuristas que pregavam sociedades duelando entre si, independente de exércitos, serão realidade?

Prefiro acreditar que não, que meus netos e bisnetos possam ter uma vida de paz, sem obviamente viver em um mundo perfeito, mas em um com pouco mais de harmonia.

Não me defino como alguém saudosista, daqueles que amam dizer “no meu tempo era melhor”, mas sou forçado a dizer que, sim, em algumas circunstâncias, estamos regredindo, inegavelmente. Começo com um princípio cada vez mais ausente na vida de todos nós, em meio ao século XXI, a religiosidade. Sei que esse tema abarca ódios e contestações imediatas,

em especial quando se pinçam maus exemplos, tornando-os como regra. Sim, houve erros por parte de diversas doutrinas, assim como existem entre médicos, advogados, jornalistas, engenheiros. Mas, nem por isso, se defende a extinção da medicina em nossas vidas.

Em tempos que se defende cada vez mais o ter, a aparência, a superação financeira, a espiritualidade, infelizmente, foi jogada no lixo. A compreensão dos fatos através de uma fé, seja ela de qual vertente, pode trazer compreensão, reflexão, momentos de paz, que acalmariam a sociedade de um modo geral. E até nesses espaços, crescem as doutrinas que defendem a felicidade no agora, sem tempo para o amanhã. Certo ou errado?

Talvez não possas concluir, mas, garanto que de todo o bom não está.

Ainda, com certeza alvo de mais objeções, sei

disso, a total ausência de disciplina e comando parece ser um caminho tomado e ao meu ver explicador de alguns desacertos sociais. Em qualquer sociedade organizada há padrões de disciplina e organização, sob pena de vivermos em uma barbárie. As Leis Romanas não surgiram ao acaso, isso há um bom par de anos. Uma sociedade livre e autorregulada é uma daquelas utopias tão obvias quanto a soma de 1+1 e que não encontram exemplo em lugar nenhum da existência humana.

E cada vez mais, autoridades que deveriam ser referências passam a ser diminuídas e menosprezadas, em nome da liberdade. Teoria vazia. Antigamente, quando um aluno tirava uma má nota, juntavam-se pais e mestres para cobrar do aluno o insucesso. O tempo passa e hoje, na mesma circunstância, o mesmo trio é recomposto, cabendo a pais e filhos cobrarem do

professor a má nota. Sim, não são todos os lugares assim, eu sei, nem se canse em me lembrar disso. Mas, em muito é assim que a banda toca.

E o que resulta nesses dois exemplos que trouxe aqui? Menos reflexões, menos crença no perdão, menos espiritualidade, menos frustrações, menos derrotas justas, menos aprendizado. E quando a educação e a compreensão perdem espaço, o que avança, senão a ignorância, o soco, o tiro, a ofensa, o ódio. Não tenho dúvidas disso.

Então, qualquer mudança de rota, passa por nossas próprias mãos, com definição de prioridades, modos de conduta e em especial, atitudes, exemplos. Se quem lidera, seja na política, na família, na igreja, na escola, não dá exemplo, não serão regras que modificarão hábitos. Ainda há tempo, mas depende de cada um de nós.

Rodrigo Giacomet Radialista e Diretor da Rede União FM

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.