O Vale - edição #29

Page 1


ELEIÇÕES

Chegou a sua vez de definir o futuro das nossas cidades

A Justiça Eleitoral está com tudo pronto para a escolha dos prefeitos e prefeitas que vão administrar nossas cidades a partir de 1º de janeiro de 2025 e para os vereadores e vereadoras que terão como tarefa contribuir e fiscalizar o Poder Executivo.

Fique por dentro de tudo o que você precisa saber para exercer com tranquilidade seu direito democrático neste domingo, dia 6. Esta edição traz uma série de conteúdos especiais para ajudá-lo. Confira.

Páginas 04 a 19 e 23

Germânico 3 de outubro de 2024

04 - Editorial

Um momento sublime para o projeto O Vale e nossas comunidades

06 - Jeison Rodrigues

Com Nathalia Arcuri de atração principal, Feevale Summit teve dois dias intensos

08 e 09 - João Ávila

O dia do voto é quando se exerce a democracia a pleno

10 - José Nunes

Denúncias de irregularidade e garantia de um pleito legítimo

11 - Cláudio Alves

Minha experiência na política

12 e 13 - Reportagem especial

Tudo pronto para confirmar seus candidatos

14 e 15 - Reportagem especial

Grupo Vale prepara cobertura especial das eleições municipais

16, 17, 18 e 19 - Reportagem especial

Os candidatos a prefeito e vereador na região

20, 21 e 22 - Giro pelo Vale

Notícias das cidades da região

23 - Rodrigo Giacomet

VOTE! Mas pense antes de votar

Por qualidade de vida e desenvolvimento

Chegou a hora de indicar o futuro da sua cidade pelos próximos quatro anos. Domingo, dia 6, é o dia de votar em quem vai comandar a prefeitura e integrar a câmara de vereadores de seu municípios, sendo os responsáveis por trabalhar pela melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento de sua comunidade.

O resultado também será um indicativo da aprovação

das políticas públicas postas em prática até aqui. Projetos que forem reeleitos, mesmo sem o mesmo mandatário, mostrarão que os eleitores estão contentes com a forma de governar. Já onde houver troca de grupos políticos, sinal que os rumos tomados pela atual gestão vão em desencontro ao desejo.

A ValeTV, Jornal O Vale e portal Valedosinos.org têm

oferecido conteúdo de qualidade para o eleitor refletir na hora de escolher seus representantes. E prepararam uma cobertura especial ao vivo na véspera e no dia do pleito, acompanhando desde a abertura das seções, ocorrências ao longo do dia, fechamento da votação e, por fim, a apuração dos votos e anúncio dos prefeitos e vereadores eleitos. Boa leitura!

Publisher: Rodrigo Steffen

Coordenação editorial:

Jeison Rodrigues

Editor-chefe: Thiago Padilha

Supervisora de circulação: Ana Kich

Gestor comercial: Rodrigo Steffen

Reportagem: Luis Guilherme

Zambrzycki e Reinaldo Ew

Projeto gráfico e diagramação:

Antônio Corrêa

Redes sociais e mídias

digitais: Kátia Caxambu

Vídeos: Dhienifer Martins

Tiragem: 5 mil exemplares

Impressão: Araucária

Indústria e Editora

O Jornal O Vale faz parte do projeto O Vale, da Vale TV e Portal Valedosinos.org, com 40 edições entre 26 de outubro de 2023 e 03 de janeiro de 2025, integrando as comemorações pelo Bicentenário da Imigração Alemã

Foto: Prefeitura de Novo Hamburgo/Divulgação

Novo Hamburgo: Rua Santa Sofia, 134 - Bairro Ideal

São Leopoldo: Rua 1º de Março, 50 - Centro contato@valetvplay.com

O Centro Administrativo Leopoldo Petry é a sede da Prefeitura de Novo Hamburgo, maior município da área de cobertura da ValeTV, Jornal O Vale e Portal Valedosinos.org. Neste domingo, 572,2 mil eleitores das cidades de nossa região têm encontro marcado com a urna eletrônica, para escolher seus representantes nas câmaras de vereadores e também quem vai comandar a gestão das cidade pelos próximos quatro anos.

Comercial: (51) 92003-7012

Whatsapp: (51) 99750-1414

/ValeTVPlay /valedosinosorg

FOTO DA CAPA

Um momento sublime para o projeto O Vale e para nossas comunidades

A eleição que ocorre neste domingo é particularmente especial para a equipe de O Vale. Quando desenhamos esse projeto, entre agosto e setembro do ano passado, tínhamos algumas premissas muito claras. Uma delas era sobre o papel central da escolha de prefeitos e vereadores no contexto de todas as ações com os 200 anos da imigração alemã como pano de fundo. Afinal, se queríamos olhar para o futuro e discutir os rumos de nossa região, dar tratamento especial às eleições municipais era algo fundamental. E assim foi. Além de destacar os

candidatos, esse jornal se dedicou nas últimas semanas a discutir temas fundamentais para nossos municípios.

Nosso papel de buscar refletir as comunidades onde estamos inseridos se justifica plenamente neste importante momento de ápice da democracia. Por isso, torcemos para que cada eleitor faça sua escolha consciente de suas convicções e desejos. E que os eleitos tenham serenidade e sabedoria para conduzir bem nossos municípios. Afinal, precisamos de

Você sabia que existe uma ferramenta eficaz para combater crimes virtuais?

A Ata Notarial é um documento que comprova ataques ocorridos na internet.

Consulte seu Tabelião de Notas ou acesse www.e-notariado.org.br.

cada vez mais lideranças conectadas e comprometidas com as pessoas e com o futuro das pessoas. De gente que ainda nem está aqui.

Precisamos, ainda, de políticos profundamente comprometidos com o desenvolvimento, dentro de uma nova perspectiva e realidade de presente e futuro de cada território das nossas cidades e da nossa região. Que

trabalhem juntos, tanto quanto seja possível, por este desenvolvimento. Por um desenvolvimento econômico, social, ambiental, tecnológico e, sobretudo, humano. Que aos eleitos somem-se todos os demais, apoiando no que for possível, ajudando a enxergar caminhos, fiscalizando o trabalho e o emprego de recursos públicos.

Bom voto!

CDL promove almoço com prefeito eleito

O novo prefeito ou prefeita hamburguense tem encontro marcado com empreendedores no dia 22, a partir das 11h30, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH). É a primeira edição do CDL Convida, onde o eleito ou eleita terá a oportunidade de falar sobre a transição e ações de governo, entre outros assuntos.

Oportunidade de fortalecer o diálogo

A reunião-almoço será no Salão Nobre da CDL e os convites, limitados, já estão sendo vendidos por R$ 120,00 para sócios e por R$ 160,00 para não sócios. As reservas devem ser feitas pelo telefone (51) 3582-3535. O presidente da entidade, Leonardo Lessa, destaca que o encontro também tem o objetivo de fortalecer o diálogo entre empresários.

Com Nathalia Arcuri de atração principal, Feevale Summit teve dois dias intensos

Principal atração do Feevale Summit, a fundadora da plataforma de educação financeira Me Poupe!, Nathalia Arcuri, encantou o público com seu talk de abertura do evento. Com o tema Quando nasce um empreendedor, ela abordou assuntos como aprender a investir e transformar a mentalidade para empreender.

O Teatro Feevale, palco da palestra, recebeu um

grande público, incluindo estudantes, empreendedores e pessoas da comunidade. Nathalia é jornalista, Young Global Leader indicada em 2021 pelo Fórum Econômico Mundial, vencedora do prêmio Meaningful Business 2021, Empreendedora do Ano Ernst & Young 2022 e tetracampeã do Prêmio iBest de Influenciadora de Investimentos por júri popular.

Com o mote Conexões que transformam pessoas. Pessoas que transformam o mundo, a segunda edição do Feevale Summit teve como objetivo conectar empresas, instituições, academia, alunos e comunidade em um ambiente inspirador, com conteúdos de qualidade. O evento, gratuito, reuniu um extenso time de palestrantes durante dois dias no Câmpus II da Universidade Feevale.

Jeison Rodrigues

Jornalista

jeisonrodrigues1977@gmail.com

Twitter: @jeisonmanoel

Insta: @jeisonrodrigues1977

Corrida da Exatus já é sucesso

A primeira edição do Exatus Day Run já é um sucesso. Marcado para 12 de outubro, o evento terá 1 mil participantes. Com corrida e caminhada, a atividade terá um forte enfoque social, com a arrecadação de três mil quilos de alimentos não perecíveis que serão doados, reforçando o compromisso da Exatus com a comunidade.

Muito além do público esperado

O evento superou todas as expectativas! A estimativa inicial era de 300 participantes. “Isso demonstra o sucesso da organização e o quanto o público valorizou a iniciativa”, destaca o diretor Gilberto Müller. Para ele, esse resultado representa uma grande conquista e mostra a recepção positiva do evento, que é aberto para todas as idades.

O melhor dos debates ao vivo na ValeTV

A ValeTV, em parceria o Jornal O Vale e o Portal Valedosinos.org proporcionou aquele que foi o melhor debate com os candidatos à Prefeitura de Novo Hamburgo. Teve debate, teve propostas, teve embate e muita ofensa, o que gerou vários pedidos de direito de resposta. Ao fim e ao cabo, caberá ao eleitor escolher em quem votar.

Diz aí que o motivo é por atestado médico

Em campanha, vereadores acabaram ‘cabulando’ sessão desta semana na Câmara de Novo Hamburgo. Quando a Mesa Diretora perguntou por que tal parlamentar não estava em Plenário, o assessor gritou: “Pode ser por saúde!”. E assim constou na ata. Ou seja: se o atestado médico for apresentado, o vereador não perde o dia.

Comissão de Ética ficou para depois da eleição

Na Câmara de Novo Hamburgo havia uma proposta para instauração de comissão de ética contra um dos 14 parlamentares, por suposta abuso de poder político. Só que o presidente Gerson Peteffi (MDB) se licenciou e a matéria ficou para depois das eleições.

O dia do voto é quando se exerce a democracia a pleno

Neste domingo, 6 de outubro, retornamos aos colégios eleitorais. Na seção que nos foi designada, vamos escolher o prefeito, ou prefeita, e os vereadores para os próximos quatro anos. É o primeiro domingo de outubro, nos anos pares, desde a Constituição Cidadã de 1988, que escolhemos nossos representantes. Agora, o pleito é municipal. Daqui a dois anos,

como há dois anos passados, foram as eleições gerais.

Este é o momento da democracia. E que bom ser eleitor num país democrático. E lembro: a eleição municipal é muito importante. É quando escolhemos aqueles que sabemos onde moram. Os que vão ocupar gabinetes onde poderemos bater à porta para fazer reivindicações.

Tem mais: eleição não é

momento para dividir famílias, nem acabar com amizades. O que está em jogo é a disputa ideológica. Um é de direita, o outro de esquerda, só que os interesses são comuns. Os eleitos vão governar ou legislar para todos. Depois do domingo, temos que nos unir pelo bem de todos.

Ainda sonho com a maturidade do eleitor e o cidadão brasileiro.

Simulador de votação na internet

Disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral �TSE� na internet, o simulador de votação funciona, por sua vez, como uma versão digital da urna eletrônica para que eleitoras e eleitores possam se familiarizar com o equipamento antes do encontro com o dispositivo neste domingo.

O simulador ensina, de forma didática, por meio de candidatas, candidatos e partidos fictícios, os procedimentos para o momento da votação real. Assim como irá ocorrer na urna física no dia da eleição, na urna digital do simulador aparece também um intérprete da língua de sinais.

A página do TSE também oferece uma ferramenta de acessibilidade que traz uma intérprete de Libras digital, para que, dessa forma, a pessoa possa navegar no site do tribunal de maneira autônoma. O mecanismo de acesso encontra-se no canto inferior direito do site, que pode ser acessado no endereço www.tse.jus.br.

João Ávila Jornalista

joaocavila@icloud.com

Twitter: @TutaAvila

Insta: blogdoavila

Guerra de pesquisas agita campanhas

Não importa a cidade: nos últimos dias de campanha, uma verdadeira guerra de pesquisas. Entre as registradas ou não, é liderança de um ou de outro. Coordenadores de campanhas usam os dados para definir as estratégias, como onde intensificar os trabalhos, por exemplo.

Campo Bom vai ter que “juntar os cacos” da disputa

Se teve uma eleição quente, esta é a de Campo Bom. Dois ex-prefeitos, Giovani Feltes (MDB) e Faisal Karam (Republicanos), criador e criatura, se degladiaram. Teve de (quase) tudo, inclusive denúncia de tentativa de fraude e uma guerra intensa de pesquisas. Ao fim e ao cabo, que vença o que for melhor para o Pequeno Gigante do Vale.

Sobrou para a majoritária, faltou para a proporcional

Clima tenso nestes últimos dias em São Leopoldo. Vereadores do PL falam que não estão recebendo recursos para a campanha. Enquanto isso, a majoritária, do candidato Delegado Heliomar (PL), recebeu mais de um milhão de reais.

Foto: Rovena Rosa/ABr

Justiça Eleitoral distribui cartazes em idiomas indígenas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dá mais um passo no sentido da inclusão no processo eleitoral de 2024. O Tribunal distribuiu 21.250 cartazes traduzidos para os idiomas indígenas Nheengatu e Guarani a zonas eleitorais de sete estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país.

Cinco temas abordados nos materiais especiais

Os exemplares abordam cinco temas: boca de urna; proibição do uso de celulares na cabine de votação; justificativa; cola eleitoral; e passo a passo do voto. As regiões Sul e Sudeste reúnem 37 zonas eleitorais e 268 seções eleitorais que incluem o eleitorado que adota a língua Guarani. O estado com o maior número de eleitores desse público é São Paulo, com dez zonas e 111 seções.

Programa com candidatos de Novo Hamburgo foi o último debate mediado por este jornalista

Na vida tudo tem início, meio e fim. Pois o debate o dia 30 de setembro com os candidatos à Prefeitura de Novo Hamburgo, transmitido ao vivo pela ValeTV, foi o último mediado por este jornalista e colunista político. São mais de 20 programas semelhantes no currículo.

Muito aprendi sobre modelo, regras, mediação. Teve um debate ao governo do Estado

HSA-0010-24_ValeTVAnuncio_23,9x8,9cm.pdf 1 10/04/2024 09:37:19

que o candidato telefonou dizendo que chegaria atrasado, pois estava preso na BR-116.

Em 2020, horas após mediar debate do segundo turno em Canoas, recebo a informação de que um dos candidatos, que esteve a centímetros de distância, positivou para Covid-19. E a orientação naquele primeiro ano de pandemia era ficar em isolamento

social.

Estive à frente do primeiro debate com candidatos ao governo do Estado feito dentro de uma redação de jornal. O que motivou uma repetição quatro anos depois.

Bueno, neste quesito, informo que cumpri com o meu papel como jornalista. Que venham outros. A partir de agora, sou apenas espectador.

Campanha aborda proibição da boca de urna nas eleições

Desde o início desta semana de eleições são veiculados dois novos vídeos da campanha “Se apronte pra votar”, da Justiça Eleitoral, sobre as Eleições Municipais de 2024. Os filmes tratam da proibição da prática de boca de urna no dia da eleição e das regras para apresentar a justificativa de ausência à votação.

Com transmissão em emissoras de rádio e TV, além das redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do canal do TSE no YouTube, a ação visa abordar, de maneira simplificada, assuntos e informações importantes sobre o pleito municipal.

Semana de confirmar o voto em prefeito e vereador

Esta semana será decisiva para confirmar o voto dos eleitores de São Leopoldo. Os mais de 170 candidatos a vereador e os cinco prefeituráveis fazem as últimas visitas e carreatas para conquistar votos, especialmente dos indecisos.

Candidatos fazem guerra na rede social

A última semana promete também uma verdadeira guerra nas redes sociais. Na tentativa de reverter votos, os candidatos tiram da cartola aquilo que acreditam que pode comprometer seus adversários. Resta saber se a população conseguirá distinguir o que é verdade no lamaçal das redes. Lembrando que fake news é crime.

Importância do vereador

É importante destacar também a relevância da escolha do vereador. Rejeite as falsas promessas, pois o papel do vereador é fiscalizar o Executivo.

Denúncias de irregularidades e garantia de um pleito legítimo

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul oferece vários canais de atendimento ao eleitor para informações ou denúncias de irregularidades. Esses serviços podem ser acessados digitalmente, pelo site do TRE-RS ou TSE, pelo WhatsApp ou por aplicativos para celular. O eleitor que preferir falar com os servidores que fazem atendimento ao público também tem a opção de entrar em contato por telefone ou presencialmente, nos cartórios eleitorais e nas centrais de atendimento. Veja a seguir os canais de

atendimento aos eleitores:

• Internet: No site da Justiça Eleitoral Digital do TRE-RS estão disponíveis vários serviços, entre eles os caminhos para acessar o atendimento por telefone ou mensagem de texto.

• Telefone:

148: Esse é o número do “SOS Eleitor”, que atende ligações de todo o estado das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira.

1491: O “SOS Voto” é o novo disque-denúncia contra desinformação, lançado pelo TSE em 2024. Ao ligar para o 1491, as pessoas podem

denunciar a circulação de notícias falsas contra o processo eleitoral. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h, com capacidade para atender até mil ligações diárias.

• Aplicativo de mensagens: O atendimento virtual pelo aplicativo de mensagens WhatsApp é feito pelo número �51� 2312-2015. Está disponível 24h para atendimento por chatbot. Também é possível falar com um dos atendentes do TRERS pelo canal. Nesse caso, o serviço funciona das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Pesquisas como forma de virar voto

Pelo menos três pesquisas foram encomendadas para serem divulgadas nesta semana em São Leopoldo. Ou seja, os candidatos a prefeito dão suas últimas cartadas para conquistar votos. Vale

destacar que todas elas foram encomendadas pelas candidaturas com chances de vitória.

Agora, resta saber como e quando serão utilizadas. Quem se precipitar em apresentar seus números

pode estar dando um tiro no pé, até porque, infelizmente, muitas pessoas ainda votam para ‘não perder a eleição’. As últimas pesquisas podem influenciar o voto dos indecisos até momentos antes de chegarem às urnas.

Preparativos finais para receber os eleitores

Enquanto os candidatos estão na correria por votos, a Justiça Eleitoral dá os últimos passos na preparação dos locais de votação. As urnas devem chegar no sábado às 477 seções das Zonas 51 e 73, onde 167.061 eleitores, sendo 88.657 mulheres e 78.404 homens, irão escolher o prefeito e os 13 vereadores.

Um voto consciente pelos próximos quatro anos

Independentemente do candidato a prefeito ou vereador que o eleitor escolha no domingo, uma coisa é certa: será preciso ter consciência de que o escolhido pela maioria terá o poder de ditar os rumos do município nos próximos quatro anos. Portanto, pense bem antes de apertar a tecla verde da urna.

Eleitor deve se informar por fontes seguras

Nesse momento, é mais do que necessário ter uma fonte segura, seja para definir a escolha dos candidatos ou para verificar se a informação é verdadeira. Para isso, o eleitor deve exercer os princípios básicos de seu direito e dever de questionar.

José Nunes Jornalista, presidente da ARI e vice-presidente Sul da Fenaj

Cláudio Alves

Locutor e apresentador, comanda o programa

Estação Hamburgo

@claudioalveslocutor

Minha experiência na política

Neste domingo, dia 6, vamos definir nossos próximos gestores da cidade em que vivemos e nossos próximos vereadores, que serão nossos representantes no Legislativo nos próximos quatro anos. Desde muito cedo me envolvi na política, pois acredito que é necessário esse envolvimento. A política faz parte do nosso cotidiano, temos que ter uma boa política com nossos familiares, com nossos vizinhos, com nossos colegas, enfim com as pessoas que convivemos. O que eu sempre repudiei foi a politicagem, isso me deixa indignado, e infelizmente existe muita politicagem em nosso Brasil. Outra questão são os políticos profissionais, que acabam colocando toda a família e os mais chegados, como eles costumam chamar. Eu acredito que política é algo para agregar, para somar, para contribuir com o próximo. Os cargos políticos deveriam ser

voluntários, como uma maneira de o cidadão dar sua contribuição para a sociedade que vivi, mas a ganância transformou em profissão, onde a comunidade precisa trabalhar para bancar as regalias dos políticos profissionais, onde o poder da caneta na mão faz esquecer das origens, do próximo.

Tem certas atitudes de políticos que são impossíveis de acreditar que é um ser humano.

Eu conheci Brasília em 1998, quando passei uma semana, de 22 a 26 de junho lá, acompanhando uma comitiva de prefeitos mendigando verbas para suas comunidades. Ao chegar no Distrito Federal, na segunda-feira, 22 de junho de 1998, fomos recebidos pelo deputado federal Adroaldo Streck. Ele nasceu em Cachoeira do Sul em 13 de abril de 1935 e faleceu em Porto Alegre em 11 de janeiro de 2017. Adroaldo foi advogado,

jornalista e político brasileiro, sendo deputado federal do Rio Grande do Sul nas legislaturas de 1987-1991 da Assembleia Constituinte, 1991-1995, 1995-1999, 1999-2003 e 2003-2007.

Lembro a primeira frase que ele me falou: Cláudio, isso aqui é uma máfia, ou você entra no esquema ou eles acabam contigo. Na hora foi um choque de realidade, porque, se formos analisar a fundo tudo o que a história nos conta, todas as situações que aconteceram neste cenário político, vamos perceber o quanto o falecido Adroaldo tinha razão… Mas não percebemos, estamos no nosso automático do dia a dia, trabalhando e gerando impostos para as mordomias dos nossos políticos, que não fazem nada por nós, fazem por eles. Às vezes, o benefício criado para eles refletem em nós, raramente, porque pensam apenas em si, nos seus. Tenho 56 anos de idade, voto desde meus 18 anos, são 38 anos

votando, tentando escolher as pessoas certas, mas é muito difícil.

Ao longo desse período foram muitas decepções, pessoas que eu acreditava, mas quando entram no sistema se transformam, desconhecem suas origens, se vendem por míseros reais.

É um troca-troca de cargos, de funções, de benefícios, pensando exclusivamente neles e nos seus e o povo que siga trabalhando e gerando imposto para sustentar tudo isso.

Eu quero lembrar aos nobres políticos de carteirinha que não conheço nenhum que virou eterno, não conheço nenhum que levou a fortuna que conquistou junto no caixão.

Tudo que se faz aqui, aqui se paga, uns com lições fortes na vida, com doenças incuráveis, com dependências de pessoas…

Aí eu me pergunto: vale a pena tudo isso? Não seria bem mais gratificante ser lembrado com carinho pelo que fez pela sua

comunidade, pelo que fez pela humanidade, pois todos que lembramos com carinho e com orgulho por feitos em prol da sua comunidade e da humanidade, nenhum foi político.

Essa mudança começa por nós! Neste domingo, nós teremos a oportunidade de escolher com clareza quem vai fazer a gestão do município e quem vai nos representar no legislativo. É a nossa oportunidade de mostrar que somos fortes, que somos a maioria, que somos o verdadeiro Brasil. Pesquise bem em quem você vai votar, conheça bem o candidato que vai receber seu voto de confiança, anote tudo que ele prometer para cobrar depois. Lembre-se, o bom político, se é que existe, ele não promete, ele faz. Não deixe de votar, é a nossa oportunidade de mudar. Vamos às urnas neste domingo escolher nossos representantes, é nosso direito, é nosso dever.

Tudo pronto para confirmar seus candidatos

Domingo, dia 6, eleitores têm encontro marcado com as urnas nas seções eleitorais para definirem o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores que irão trabalhar pelas cidades pelos próximos quatro anos

As eleições municipais estão aí! Neste domingo, dia 6, das 8h às 17h, os 572,2 mil eleitores das cidades de cobertura da ValeTV, do Jornal O Vale e do portal

Valedosinos.org têm encontro marcado com a urna nas seções eleitorais espalhadas por escolas e prédios públicos da região. Votar é fundamental para garan-

tir a representatividade do cidadão nas decisões que afetam diretamente o futuro do seu município. As escolhas feitas determinam os gestores responsáveis por áreas como educação, saúde, segurança e infraestrutura local e também quem vai fiscalizar o trabalho do poder executivo nas câmaras municipais de Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Portão, Sapiranga e São Leopoldo. O chefe do cartório eleitoral de São Leopoldo, José

Vitor Blanco Vieira, destaca a importância do voto dos gaúchos nas eleições. “A Justiça Eleitoral iniciou na semana passada a campanha ‘Venha reconstruir o Estado com a força do seu voto’, chamando os eleitores a participarem das Eleições Municipais como forma de promover a reconstrução do Estado depois dos eventos climáticos de Maio.

Dessa forma, é importante que todos os eleitores compareçam às urnas levando seu documento com foto, mesmo que o documento esteja só no celular”, explicou José Vitor. Nos cartórios eleitorais, o trabalho é intenso para deixar tudo pronto para o grande dia da democracia. Na maioria dos lugares, as urnas eletrônicas serão distribuídas no sábado, mas há outros pontos que já recebem na sexta-feira à noite.

Anemari Lohmann, de 53 anos, moradora do bairro Campina e eleitora de São Leopoldo, contou o que espera das eleições municipais de 2024. “Moro em São Leopoldo há mais de 30 anos e vi muitas mudanças na cidade ao longo desse tempo. Quero um prefeito que ouça a população e trabalhe em prol da segurança e da infraestrutura da nossa cidade, ainda mais depois das enchentes. Minha casa foi atingida e perdi o prédio do meu comércio. Quero ver ações concretas para ajudar quem perdeu tudo e também investimentos em soluções que impeçam que isso aconteça novamente”, disse Anemari.

Em São Leopoldo, Arthur Schmidt (MDB), Delegado Heliomar (PL), Hitler Pederssetti (Podemos), Manoel Bandeira Binoni

(PSOL) e Nelson Spolaor (PT) são os candidatos a prefeito. Novo Hamburgo, por sua vez, é disputada por Fufa (PT), Gustavo Finck (PP), Raizer Ferreira (PSDB), Tânia da Silva (MDB) e Tarcísio Zimmermann (PDT). Em Portão, JP (PT) e Kiko Hoff (PDT) também concorrem.

Em Campo Bom, disputam a prefeitura Faisal Karam (Republicanos), Giovani Feltes (MDB) e Victor (PC do B). Já em Dois Irmãos, Cleri (PDT), Jerri Meneghetti (PP), Mauro Rosso (PL) e Rogério Dapper (Republicanos) concorrem na eleição majoritária. Em Estância Velha, os candidatos são Alessandro Gil (PSB), Diego Francisco (PSDB), Dra. Maria Regina (PL), Marcos Tunnermann (Republicanos) e Rosane (PT). Em Ivoti, Maria de Lourdes (Republicanos) e Valdir (PP) disputam a prefeitura.

Morro Reuter terá Airton Bohn (PP) e Guido Giehl (MDB) como candidatos. Sapiranga conta com Adriano Oliveira (PSD), Carina Nath (PP) e Professora Rita (PT) na disputa.

*Cominformações da Agência Brasil e do TSE

Eleitores da região

Cidade

e-Título nos smartphones

Eleitores que desejam usar o título digital para votar no primeiro turno das eleições municipais em 6 de outubro devem baixar o aplicativo e-Título até sábado (5). No dia da votação, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade, sendo retomado na segunda-feira (7). O aplicativo pode ser utilizado como documento de identificação para votar e acessar o local de votação, além de permitir a justificativa pela ausência. O aplicativo deve conter a biometria, a foto do eleitor e estar atualizado para que o voto seja validado. Caso contrário, o eleitor precisará de um documento oficial com foto.

Para conseguir votar com o título digital, o aplicativo deve conter a biometria, a foto do eleitor e deve estar atualizado. Se essas condições não estiverem preenchidas, o eleitor só poderá votar com um documento oficial com foto, como a carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho.

No dia da votação, o eleitor não poderá entrar na cabine portando o aparelho celular, que deverá ser deixado com os mesários.

Desinteresse e a Nova Política

Na semana que antecede o primeiro turno das eleições municipais, o debate sobre ideologias e posicionamentos políticos na sociedade brasileira volta a ganhar destaque. Uma pesquisa do DataSenado

em parceria com a Nexus mostrou que 40% da população não se identifica com nenhuma das categorias tradicionais esquerda, centro e direita. O padrão se mantém mesmo nos recortes por religião, gênero, raça e sexo.

O que explicaria esse resultado? A cientista política

Denilde Oliveira Holzhacker acredita que esse resultado reflete a falta de entendimento e interesse das pessoas sobre as classificações ideológicas, atribuída à descrença no sistema político. Ela observa que, atualmente, as pessoas tendem a priorizar indivíduos e líderes políticos em vez de se identificarem com partidos.

Para o cientista político Rafael Machado Madeira, os próprios partidos políticos no Brasil contribuem para esvaziar essas categorias, uma vez que procuram se desassociar delas ou as omitem. Ele cita, como exemplo, grupos de direita que, só recentemente, com o avanço do bolsonarismo, voltaram a reivindicar o rótulo. Ele entende que boa parte da população está mais preocupada em eleger alguém que possa atender às necessidades mais imediatas e pautas ideológicas específicas, do que defender conceitos de teoria política.

Presidente do TSE convoca eleitores

A presidente do TSE e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, convocou os eleitores a comparecerem ao primeiro turno das eleições municipais de domingo (6), quando serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Em sua fala durante a ses-

são da Primeira Turma do Supremo, ela enfatizou a importância do voto para a democracia e a cidadania. “Compareçam, votem. O voto é necessário, o voto é sua expressão de cidadania ativa, participante. Isso é necessário para que a gente continue a ter instituições constitucionalmente estabelecidas e civicamente atuantes”, destacou Cármen.

Regras de Detenção para Eleitores

A partir de terça-feira (1), os eleitores no Brasil só poderão ser presos ou detidos em casos de flagrante delito ou por sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Essa norma, que se aplica até 48 horas após a votação das eleições municipais de 2024, consta no Código Eleitoral (Lei nº 4.737).

Sem voto em trânsito

Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e segundo turnos das eleições de outubro não poderão votar. A restrição é porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.Pelas regras eleitorais, o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral deverá justificar ausência na votação.

Participação Jovem

Conforme o TSE, a participação jovem é destaque em 2024, com um aumento de 78% no alistamento de eleitores de 16 e 17 anos. Mais de 1,8 milhão de jovens poderão votar facultativamente, e a faixa de 18 a 24 anos soma 18,3 milhões de eleitores.

Grupo Vale prepara cobertura especial das eleições municipais

As eleições que vão definir o futuro das prefeituras e câmaras municipais de vereadores da nossa região têm cobertura especial da ValeTV, Jornal O Vale e portal Valedosinos. org ao longo das últimas semanas. Três debates com os candidatos aos governos de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Campo Bom já agitaram as campanhas eleitorais nos últimos dias. Neste sábado, dia 5, a partir das 19h30, o programa Estação Hamburgo terá edição dedicada ao pleito, com todo o serviço para os eleitores da região votarem no domingo, dia 6. Já na data da votação, a partir das 7 horas, a ValeTV contará com a presença de convidados e dos candidatos nas sedes da emissora em sua cobertura ao vivo, incluindo ainda ronda dos jornalistas e apresentadores da emissora por toda região, presença dos analistas de política e a divulgação dos resultados até o último voto.

‘‘No domingo de eleição, vivemos o ponto alto de uma cobertura intensa, que se encerra durante a noite e dá lugar, no dia seguinte, a outro intenso trabalho, agora focado em acompanhar as primeiras ações dos eleitos’’, destaca o diretor da ValeTV, Rodrigo Steffen.

Os três debates promovidos pelo Grupo Vale foram oportunidades para o público conhecer melhor os candidatos e entender suas propostas. No dia 30 de setembro, Novo Hamburgo pôde acompanhar

os planos de Fufa Azevedo (PT), Gustavo Finck (PP), Raizer Ferreira (PSDB), Tânia da Silva (MDB) e Tarcísio Zimmermann (PDT). No dia 24, foi a vez dos candidatos à prefeitura de Campo Bom Faisal Karam (Republicanos), Giovani Feltes (MDB) e Victor Souza (PCdoB) confrontarem ideias, em parceria com DSI TV e CDN TV. E, junto com a Associação Comercial, Industrial de Serviços e Tecnologia (Acist) de São Leopoldo, o Grupo Vale promoveu o debate entre os candidatos Arthur Schmidt (MDB), Heliomar Franco (PL), Hitler Pederssetti (Podemos), Nelson Spolaor (PT) e Manoel Bandeira Binoni (PSol) na sede da entidade no dia 20.

“O que nós oferecemos nesses últimos dias foi muita informação, pois temos um compromisso com as comunidades onde a gente atua. Poder acompanhar os debates com os candidatos às prefeituras de São Leopoldo, Campo Bom e Novo Hamburgo possibilita que o eleitor tenha a informaEm São Leopoldo, os candidatos Arthur, Heliomar, Hitler, Manoel e Nelson se enfrentaram na Acist Tânia, Tarcísio, Fufa, Gustavo e Raizer participaram do debate político nos estúdios da ValeTV, em Novo Hamburgo ção necessária para decidir o seu voto”, destaca o jornalista e colunista político João Ávila. Ele acrescenta que o que está em jogo é uma disputa ideológica, não é briga. “A eleição não

está aí para dividir famílias e acabar com amizades. Está aí sim para unir esforços para que a gente tenha uma cidade mais tranquila, segura e estável”, salienta Ávila.

Prazo para justificar a ausência

Os eleitores que não comparecerem às urnas no próximo domingo (6) têm até 60 dias para justificar sua ausência, já que o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos. O eleitor pode justificar sua ausência pelo aplicativo e-Título ou em pontos físicos disponíveis no dia da eleição. A multa pela ausência é de R$ 3,51 por turno, e o prazo final para justificar no primeiro turno é 5 de dezembro de 2024. O eleitor que não votar e deixar de justificar por três vezes consecutivas

pode ter o título suspenso ou cancelado. A medida cria diversas dificuldades, como ficar impedido de tirar passaporte, fazer matrícula em escolas e universidades públicas e tomar posse em cargo público após prestar concurso.

Cadastramento

Biométrico

De acordo com o TSE, o cadastramento biométrico atingiu 83% do eleitorado, aumentando a segurança na identificação. Aqueles sem biometria poderão votar, desde que apresentem um documento oficial com foto.

Como consultar o local de votação na internet

Os eleitores podem consultar seu local de votação por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral e do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O local já estará atualizado, informando a zona e a seção eleitoral, mesmo que tenha sido feita uma solicitação de transferência temporária da seção dentro do mesmo município.

Ordem de votação

Primeiro é digitado o voto para vereador e, depois, para prefeito, de acordo com a legislação

Confira os candidatos a prefeito e vereador na região

NOVO HAMBURGO

Candidatos a prefeito

Nome Urna Número

FUFA 13

GUSTAVO FINCK 11

RAIZER FERREIRA 45

T NIA DA SILVA 15

TARCÍSIO ZIMMERMANN 12 Candidatos a vereador

Nome Urna Número

ALEXANDRE TONEL 44066

ALINE CAPPELETTI 11005

ANDIARA ZANELLA 15234

ANDRÉ DUTRA 13069

ANGÉLICA FROES 77000

ARLEI ROCHA 22022

ARMINDO WEBER 10007

BRAGÃO 12033

BRUNA JESUS 77077

BUGRÃO 77888

CAMILA ÁVILA 12100

CARLINHOS SCHENLRTE 20623

CARLOS KRANZ 11011

CEZAR MISSIONEIRO 12610

CHAIANE GARCIA 44569

CLAUDIA RIBAS 77555

CLEBER MACHADO 22369

CRIS DA LOMBA 45167

CRISTIANO COLLER 11777

DAIA HANICH 15123

DALCI SCHONS 77719

DANIEL JACOBS 77007

DANIELA MACIEL 11222

DANIELE RECHENMACHER 22444

DARLAN OLIVEIRA 15312

DEBORA FERRARI 65123

DETY 20118

DEZA GUERREIRO 11888

DIMAS ROSALINO 45022

DIOU DIOUU 44171

eleitoral. Para vereador, são cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao partido político (caso em que é possível votar somente na legenda, se desejar) e os três seguintes são os que identificam a

candidata ou o candidato ao cargo. Para prefeito,o número a ser digitado na urna eletrônica é composto de dois dígitos. Após o registro do último voto, aparecerá, na tela da urna, a palavra “FIM”.

Vereador

Prefeito

DR GUSTAVO 20555

DR PETEFFI 15333

DR. ELMAR 12222

DRA ELIANE VENITES NANI 30030

DULCE MULLER 11555

ELANICE CONSELHEIRA 20777

ÉLCIO MULLER 15555

ELIANE SILVA 22500

ELISEU RAIMUNDO 15015

ELITA DA COOBASA 12326

ELITON AVILA 20111

ELIZANGELA BAIANA 44123

EMERSON CARDOSO 30000

EMERSON DA COSTA 65656

EMERSON MOTORA 11017

ENFERMEIRA MARISTELA 15011

ENIO BRIZOLA 13133

EVERTON GAÚCHO 44069

FABIANO DA TELEMENSAGEM 13333

FABIANO PILAR 11122

FÁBIO OLIVEIRA 15222

FAÍSCA 10111

FÁTIMA FERREIRA 15150

FELIPE FRIEDRICH 22333

FELIPE KUHN BRAUN 45111

FERNANDA DE MATTOS 10777

FERNANDINHO LOURENÇO 77777

FLOROSVALDO JUNIOR 22000

GABRIEL RODRIGUES 20444

GABRIEL THOEN 77123

GENOEVA 13268

GEOVANE RODRIGUES GEGÊ 11012

GILVANIO PANTIO 11666

GIOVANI CAJU 11111

GM ANDERSON BERTOTTI 11153

GUILHERME FAGUNDES 45000

GUSTAVO HENRIQUE DE OLIVEIRA 20020

HELIO PANITZ 12111

ICA RICARDO RITTER 15600

INSPETOR LUZ 11600

IRMÃ SEBASTIANA 10000

IRMÃO ENFERMEIRO VILMAR 20222

IRMÃO ERON LUSSANI 10500

ITO LUCIANO 20610

JANETE ELTZ 22522

JEFE DJ 30123

JEFERSON (JEQUE DO MERCADO) 12722

JOÃO FRANÇA 13200

JOEL DA CORRENTE DO BEM 77333

JOEL GROSS 45045

JOELSON DE ARAÚJO 10222

JORGE ANTUNES DOS RADIADORES 15444

JORGE GIACOMO 22345

JORGE TATSCH 45222

JULIANO SOUTO 22222

KISSE LUANA 23123

LEANDRO MELLO 20580

LEIDI VIEIRA 30300

LILIA FAVA 40000

LISI SOUZA 12345

LOURDES DA FLORICULTURA 20440

LÚCIO PITHAN 13300

LUIS CARLOS 77177

LUIS MÜLLER 22888

LUIZ CARLOS KUNZ 40039

LURDES VALIM A GUERREIRA 10400

MADA SOARES 20333

MAIGON EMERICH 22332

MANOEL DO GÁS 10567

MÁRCIA PEREIRA LUZ 15155

MARCIO KOVALSKI 45777

MARCIO MENEZES 12612

MARCOS VIDAL 40027

MARLI ARAÚJO 13445

MARLI SERPA 10300

MISA OLIVEIRA 23777

MOACIR BETT 12212

MORGANA FERREIRA 10022

NALVA MATIAS 12012

NANI 20200

ELEIÇÕES

NELSINHO BARBEIRO 44109

NELSON DIETRICH JUNIOR 15789

NICA VOLTZ 77576

NILSON TORRIANO 13800

NOR BOENO 15009

ODILON SANTOS 13600

ORLANDO ROCHA 12073

PASTORA SALETE 22111

PAULO CESAR 10444

PAULO CESAR KLEIN 23000

PAULO GÁRCIA 40123

PEDRINHO OLIVEIRA 45620

PIRULITO 77147

PRETO KAYSER 30500

PROF RAFA LUCAS 20000

PROFESSOR LUIZÃO BJJ 10200

PROFESSORA INÊS REICHERT 13013

PROFESSORA LUCIANA MARTINS 13000

PROFESSORA MARCINHA 45333

RÊ DOMINGUES 12178

REGINA WAGNER 12070

RENATO SARAIVA 77919

RICARDINHO MORAES 77012

RITA DE OLIVEIRA 11007

RODRIGO COLISSI 45190

ROGER AGUIRRE 22789

RUY NORONHA 15000

SABINO PERES 10123

SANDRA REGINA NH 10100

SANDRO CASSIANO 11192

SONIA DA CIA DA CASA 45555

TEIXEIRINHA 22567

TIA ANGELA 22864

TITA 45147

TRAJANO ROCHA 30077

TREINADOR JULIANO PILGER 10333

VANDA PIRES 77022

VERA FICHER 40026

VEREADOR VLADI 20123

WILL FERRAZ 13123

XICA SEIBEL 13613

SÃO LEOPOLDO

Candidatos a prefeito

Nome Urna Partido

ARTHUR SCHMIDT 15

DELEGADO HELIOMAR 22

HITLER PEDERSSETTI 20

MANOEL BANDEIRA BINONI 50

NELSON SPOLAOR 13 Candidatos a vereador

Nome Urna Partido

ADÃO RAMBOR 12653

ADILSON CARVALHO 25000

ADRI DA FARMÁCIA 55206

ADRIANA LEITE 22050

ADRIANO AMARAL 20999

AIRTON VICENTE 55129

ALEMÃO SCHUTZE 13799

ALENCAR MIRANDA 11222

ALEX JASINSKI 15500

ALEXANDRE SILVA 22000

ANDERSON ETTER 13200

ANDREI 20147

ANDRESSA CRISTIANE 40800

ANGELA REIS 15010

ARCELI 15200

ARTUR NIEMEYER 23000

AURÉLIO DA PADARIA 12345

BARBARA SCHIEHLL 11233 BELL 55222

BETO ANTUNES 50123

BOMBEIRO RINKA 11911

BRASIL OLIVEIRA 55200

CARLA DAL RI 15777

CARLA DUWE 30200

CHAIANA PADILHA 40234

CHARLES OLIVEIRA 30010

CIGANA 12234

CISSA 65555

CLAIRTON DA FÉ 13677

CLAUDETE "CLAU" 55123

COLETIVO NOSSAS VOZES ELAINE 50500

DALCINO 30123

DALVA REGINA 10955

DANIEL BAUER 44100

DANIEL CUNHA 20413

DANIEL DAUDT SCHAEFER 22500

DANIEL FRANCISCO 45153

DANIEL GAUCHINHO 45100

DANIEL PASSAGLIA 65100

DEBORA SOARES 25023

DENISE BOTTAN 44123

DENISE VARGAS 40678

DINHO VERMELHO 55555

DIOGO ARNS PASSOS 44199

DORA DA SAUDE 40020

DUDA NEGRI 23300

EDER SANCHES 10300

ELANIR RENNER ANKLAN 44145

ESTER MACHADO 27627

EVANDRO MAMAO 12051

EVANDRO PAIXÃO 13333

FABI SANTOS 10024

FABIANO BART 20000

FABIANO HAUBERT 12012

FÁBIO BERNARDO 13123

FRANÇA 45000

GEISON FREITAS 12650

GERSON BORBA - CHICO 44222

GILDO DA ESTOFARIA 22022

GILMAR PINTO 55650

GILSON CABEÇA BRANCA 40500

GIOVANE MARTINS 30777

GISA DA SAÚDE 13009

GISELE NISSOLA 44456

GUILHERME MOLTER 30135

GUIOMAR (DIKA) 25555

HENRIQUE MACHADO 12123

IARA CARDOSO 12500

IRMÃ ROSE 22123

ISMAEL MENDONÇA 13448

IZABEL FERREIRA 11116

JAILSON NARDES 11000

JAIR NARDES 40000

JÔ SALÃO AS GURIAS 55789

JOELCIO 45500

JOHNSON SOUZA 12021

JONIS MANO 15000

JOSÉ ANGELO 27227

JOSIANE MARTINS 11500

JU DA BIKE 22300

JUCILEIA GALHARDO 40777

JULIA FALCAO 30900

JULIANO AMARANTE O BARBEIRO 15007

JULIO SILVEIRA O COMBATENTE 30025

KARINA CAMILLO 13813

KAUANA VALADA 20020

KELBE 45045

LEANDRO PADILHA 10555

LEIDI RIBEIRO 30053

LEMOS 40123

LEO GARRIDO 23200

LITI KREMER 40140

LONI 25001

LUCIA DE OLIVEIRA 10200

LUCIANO VIEGAS 30500

LUIS GAMARRA DECO 55250

LUIZ ANDRADE 11150

MANO DO SUPERMANO 11011

MARCELO DENTINHO 44111

MARCELO PITOL 55001

MÁRCIA SCHWANTES 15911

MARI CORREA 22522

MARIA CONCEIÇÃO

RODRIGO

RODRIGUES

RONALDINHO

TERE KINN 12212

THIAGO GOMES 10500

TIO SANDRO 15015

TUTI 27127

UBATUBA LEONARDO 50000

VAGNER FARIAS 11020

VAGNER LIMA 23500

VANDERLEI FLORES 27427

VEREADOR FALCÃO 22222

VETERINÁRIO GIACOMINI 11111

VICTOR HUGO VITINHO 22800

CAMPO BOM

Candidatos a prefeito

Nome Urna Partido

FAISAL KARAM 10

GIOVANI FELTES 15

VICTOR 65

Candidatos a vereador Nome Urna Partido

ADELAR DE MOURA 20222

ADILSON CADEIRANTE 45455

AGATA HACK 45150

AILTO JAQUIRANA 20220

ALBERTO CHAGAS 12123

ALEMÃOZINHO DA CONVENIÊNCIA 22222

ALEXANDRE HOFFMEISTER 11222

ANA CAROLINE 55345

ANA MACHADO 11020

ANDRÉIA DO CANTO 20333

ANGELA MANFREDINI 55077

ANTONIO DOS SANTOS 20777

ANTÔNIO ULTRAMARATONISTA 45283

BARBARA FELTES 55772

BRANCO DA AUTO PEÇAS 10222

CÁSSIA FELBER 15615

CELI ARAUJO 15015

CELSINHO 10123

CESINHA DO CAVACO 55222

CINTIA DA SAÚDE 23123

CLÁISON MACHADO 12222

CLEBER NUNES 15123

CLEUSA NASCIMENTO 10010

CLOVIS SOARES 11888

CRISTINA ORTEGA 40424

CROACI VIEIRA 10555

DANIEL GEADA 11000

DELISIA VEDOY 40013

DENIAN PEREIRA 65800

DENISE OLIVEIRA 65555

DESSA SANTOS 10007

DIEGO SIMON 22080

EDU LUTZ 11011

EDUARDO ASSMANN 12012

EDUARDO QUADROS 45789

EMERSON BATATA 40555

ENAJARA CARDOSO 22777

ENEDIR BOHS 55300

FABI KELLERMANN 12023

FILIPE OLIVEIRA 20000

FLAVINHO DA RAPADURA 11911

FONTOURA 22345

GABRIEL COLISSI 15715

GENI RUAS 40444

GERALDO ROSENTHAL 11111

HENRIQUE SILVA 55055

JAIR WINGERT 10888

JALMA BUENO 11015

JASOM GRAFITEIRO 43043

JEAN GALVÃO 22111

JEANE 23000

JEFERSON SOUZA 25017

JEREMIAS DO ONIBUS 55321

JERRI MORAES 11699

JOÃO FLÁVIO 65123

JOÃO PAULO 15678

JOAO ZINSKI 45645

JOCELI FRAGOSO 15012

JORGE BELLÉ 22022

JUAREZ DO SINDICATO 40140

JULINHO 11220

JUNIOR CAMARA 45123

KAYANNE BRAGA 12200

LEANDRO KLAUS 55555

LIDIANE FAGUNDES 20500

LINHARES 13500

LOTA JUNIOR 45000

LUBI RECH 25000

LUIS SCHORN 10777

LUIZ FELIPE 25127

MAICON SILVA 55123

MANCHA 25345

MARASCA 10620

MARILEI GOMES 10300

MICHELE CLOSS 12122

MILICO 15115

MOISES DOS REIS 10100

MÔNICA PIRES 25222

NARA FACCINI 55443 NETI 22017

PATRICIA PINTO 11666

PAULO GOMES 15215

PAULO LEITES 40500

PAULO SILVEIRA 15625

PEDRO SCHNEIDER 22123

PITI 40000

PR MICHEL BIRMANN 20520

PROF ANA FIGUEIRÓ 22121

PROF ELIS 12412

PROF MARCIA BRAZ 10000

PROF MARISTELA 65300

PROFESSOR BETO 12345

PROFESSOR JÉFERSON 12031

PROFESSOR JUNIOR 15111

PROFESSOR MARCELO NUNES 25123

PROFESSOR PAULO GAMBIM 40040

PROFESSORA DENISE 10017

PROFESSORA GENI COPINI 65200

PROFESSORA MARLISE FRANCO 22000

PROFESSORA SANDRA ORTH 45451

PROFESSORA SÍLVIA SOARES 15555

PROFESSORA TAILA DA SILVA 15315

REJANE FETT 20100

RICARDO FARIA 55000

ROBERT DE LIMA 12000

SABRINA HOFF 22555

SCHAZAN 20555

SCHMIDT 23200

SERGINHO MULLER 22888

SIMONE MOTOBOY 13077

SOLANGE DO CONSELHO 55550

TENENTE PAULO DEL CUETO 12190

TIAGO SOUZA 65656

VALDIR MARTINS 20192

VANDERLEI SORÓ 40123

VANESSA REICHERT 25111

VANI MASERA 12612

V NIA REAL 45555

VERA LUCI 43123

VERI 11123

WILMAR CARECA 13664

ZELIO MARQUES 20123

SAPIRANGA

Candidatos a prefeito

Nome Urna Partido

ADRIANO OLIVEIRA 55

CARINA NATH 11

PROFESSORA RITA 13 Candidatos a vereador

Nome Urna Partido

ADILAR O SOMBRA 44044

ADO MACHADO O GARI 15123

AICLE PASSINI (NECA) 15777

AIRTON SANTOS 40123

ALBERI CAMPO - PERNELONGO 12111

ALCINDO LUZ 11222

ALEMÃO DOS PANOS 40555

ÁLVARO SCHÖNARDIE

BAZZAN "CACHAÇA" 55000

FERNANDO HANAUER 11011

FIAMA SIMONETE 13133

FRANCIELLY OLIVEIRA 45123

FRANCISCO MOTOBOY 45555

FRANCISCO VIDRACEIRO 40333

GABRIELE TORMES 10800

GABRIELLY DE OLIVEIRA 13113

GEOVANE PICCININI 22024

GREICI MEDINA 23200

GUTO DESPACHANTE 15555

ILCE FRANZ 65501

ILSE MARIA 22001

INÊS CORRÊA 11500

IRMÃ ADRIANA GARCEZ 40017

JAIR DO PICOLÉ 40010

JAIR JS 12012

JOÃO MORAES 13633

JOICE MICHELE 40777

JONY 12222

JORGE DE MELLOS 12633

JUCA 22555

JULIANO A RANGEL 10246

LAURI FREITAS 55500

LEANDRO COSTA ENFERMEIRO 11200

LÉO SIQUEIRA 22000

ELEIÇÕES

LINDOMAR 10300

LÚCIA SANTOS 10123

MAICO EVANDRO 40040

MARCIELI OLIVEIRA 55111

MARCONI EBERT 22222

MARCOS D AGOSTIN JÚNIOR 23111

MARCOS LANDSKRON 44424

MARIA SOARES ENFERMEIRA 40192

MARION TRINDADE 13777

MARIZA MOURA 15999

MARQUINHOS HARFF 12345

MIRCO CORONETTI 15200

MOISES SCHUMANN 22224

MOISÉS TELLES 15222

MORGANA MORAES 10222

PABLO IDEAL 10102

PASTOR NELSON 55444

PEDRINHO ANÃO 40567

PEDRINHO DO TRANSPORTE 11111

PEDRINHO RECEPCIONISTA 22333

PEDRO SANTOS 22111

PEIXE 45456

PRETINHO DAS MENSAGENS 13213

PROFE ELÔ PINHEIRO 13333

PROFESSORA MARI 13123

PROFESSORA OLIVIA 11007

RAQUEL MELLO 22022

REGIS BRIZOLA 22300

REJANE MENDES 23022

RENATO RAPADURA 15000

RIAN PESCADOR 44114

ROSE CAMARGO 10111

ROSE SANTOS 44321

ROSI DA CENTRALCRED 12812

ROSINETE REIS 40007

SD BIGODINHO WESLEI BUENO 10190

SELIO FREIRE 12123

SGT VALTER PEREIRA (CHICO) 15333

SILVIO DO CENTENÁRIO 44500

SIMONE WASEM 15192

SIMONI HAAG 11411

TIAGO BOENO 10500

TIAGO MORAES 11234

VALDIR CARDOSO 11678

VALMIR MONTEIRO 15234

VALMOR BRIZOLLA 55155

VERINHA PRUSSIANO 55377

VINICIUS ALMEIDA 10000

XIRÚ 45300

ZELAIR 12777

PORTÃO

Candidatos a prefeito

Nome Urna Partido

JP 13

KIKO HOFF 12

Candidatos a vereador

Nome Urna Partido

ADAIR ROCHA 15615

ADIRCE 11165

ADRIANA 15024

ALEMÃO CARTEIRO 12112

ALFREDO ALONSO 15123

ANA SATIQ 12212

ANDRE BILHAR 20222

ARLEN FLORES 12678

BIANCA MOUTINHO 13120

BITTENCOURT 13313

BONINI 15200

CAROL BORGES 11004

CHAPECÓ 13456

CLAUDIO DA MULTICORES 11123

CLEO DO LIBERDADE 12007

CLERIO 13613

DIONI BANDEIRA SALGADINHO 11500

DIOVANE MACHADO 22333

ELIAS TREIN 13707

ELIETE FLORES 15600

EVERTON MARQUES 20333

FABIO 13777

FATIMA TENEDINI COELHO 20123

FEIJÃO 13003

FELIPE STRIEDER 22555

GILSO SARMENTO 22777

GRACIELE PARANHOS 20181

GREICE SCHERER 11777

GUILHERME SCHLABRENDORFF 22122

HELMUTH KLEIN 20318

ISABELLA NASCIMENTO 22024

JÔ DA COPA 15028

JOICE DILLENBURG 12020

JORGINHO DEDE 20140

KAKÁ 12345

KATIA CILENE 20777

LECO 15456

LIBORIO 11011

LINCOLN RODRIGUES 22121

LUISINHO 22222

MARCOS OLIVEIRA 15115

MARGARETE 13240

MARIO ANDRÉ 12612

MAURO 13033

NATUREZA 15777

PATRICIA DA SAUDE 20000

PATRICIA ENEIDA DA SILVA 11567

PATRÍCIA FRANCESQUETT 12222

PATTY ROCHA 22345

PAULINHA RODRIGUES 13444

PROF ROSE 13013

PROFESSOR PAULO 12000

RAFAEL BORGES 11222

REGINALDO ¿ COELHO 20444

ROBERTO LEITÃO 12190

ROSA 13102

SAMUCA SOUZA 11100

SEBINHO 20024

SILVIO EURICO 15677

SOLANGE FATIMA 11111

SONI BERTOLDI 20122

TÁSSILO WEBER 12012

TATIANE 15678

TENENTE CLEO 11190

TUIM 11171

VANDI 22516

VILSON BORBA 12610

ZÉ TOQUINHO 22600

ESTÂNCIA VELHA

Candidatos a prefeito

Nome Urna Partido

ALESSANDRO GIL 40

DIEGO FRANCISCO 45

DRA. MARIA REGINA 22

MARCOS TUNNERMANN 10 ROSANE 13

Candidatos a vereador

Nome Urna Partido

ANDERSON BAIANO 15022

ANDRÉ ALCEBIADES KABELO 13000

ANTÔNIO WORST 22222

BETI GRIEBELER 45000

BISPO OMAR 40444

ARLEI 11193

ARMANDO 11678

BOMBEIRO ADILSON LEMOS 10193

CASCUDO 13000

CLÁUDIA LUMERTZ 22211

DAIRO G SCHALLENBERGER 20020

DEJAIR MACHADO 11123

DIONÍSIO 22222

EDEMAR NODARI 20007

EDIO VOGEL 13610

ILSTOR MARTIN 20777

IVANIR MEES 10500

JAIR VIER 13300

JESSICA GASPERIN 10777

LEONIR 11999

LISA DO POSTO 20111

LUIS WERLE 10333

MAICON KOHL 10007

MARCIO GUTH 20123

MARLI H GEHM 11611

MARTA OLIVEIRA 13567

MARTIM DETTENBORN 22123

MIGUEL 22022

NISIA MELLOS 22044

OTTO FROEHLICH 11444

PERSCH DA FARMACIA 10501

PIRES 11011

POLICIAL ÁLVARO CRUZ 22000

PRETA 11211

PROFESSORA ECLEIA 13013

RAFAELA SCHNECK 10015

RODRIGO ERHART 20987

RONEI WAILAND 20002

ROSANI ENGEROFF 20555

SATOSHI 11888

TATIANA 11510

VANDERLEI BRUSCH 10129

VOLNEI SAUDE 10123

DOIS IRMÃOS

Candidatos a prefeito

Nome Urna Partido

CLERI 12

JERRI MENEGHETTI 11

MAURO ROSSO 22

ROGERIO DAPPER 10 Candidatos a vereador

Nome Urna Partido

ADÉLIA AGENTE DE SAÚDE 11333

ADRY PADOCA 10900

AGEU DA BLUART 13123

ALAN CENCI 44044

ANA PAULA 44198

AUGUSTO PELATZ 10777

BETINHO KLEIN 11011

CELINA CHRISTÓVÃO 15150

CHILA 13909

CLAUDETE FRITZEN 44440

CRISTIANE 44195

DARLEI KAUFMANN 15001

DEVANIR CHAGAS 13999

DILCEU DAVILA 15300

DOUGLAS FERNANDES 44444

EDERSON BUENO 15000

EDNA MONTEIRO 15222

EDUARDO GEORG 44110

ELONY NYLAND (ELO) 15015

EMERSON TRINDADE 10222

FERRARI 12012

FLORI SANTOS 10300

GRINGO 12222

INGRID BERGMANN 10010

IVILENE QUILIN IVI DO CFC 12000

JANETE 12100

JONATHAN ULISSES DA FONSECA 40123

KELLY BERLITZ 11000

KELVIN PENEDO 13513

LENI MARTINY 22000

LEODETE DA LUZ 22550

LUÍS KUNST "O FOICE" 10000

LUIZ FELIPE DOS SANTOS DIAS 11021

MARCELO MAIA 22222

MÁRCIA SZARESKI 10019

MARCIA VEPO 13013

MARCIANO KAEFER 44123

MARCIO GOLDSCHMIDT 13000

MARCOS LAND 10500

MARIA ESTER DORNELES DOS SANTO 40100

MARISLANE DAPPER 10023

MARIZA FLORES ADVOGADA 12345

MARTINHO 22111

MOACIR FILIPIN 13200

OSMAR 13800

PARANÁ 40333

PASTOR JULIO 15777

PAULINHO GEHRKE 11777

PAULINO RENZ 22555

PROFE SHEILA 13300

PROFESSORA ANDREA BLUME 15010

PROFESSORA ELIANE BECKER 11111

RICARDO OLIVEIRA 15022

SERGIO FINK 22333

SÉRGIO KROETZ 11555 SIDÃO 11100 SILVANA DA ASSISTENCIA 13100

TAVARES 11190

*Fonte: DivulgaCand/TSE. Somente candidatos aptos a

Dez dias para enlouquecer com sapatos e cervejas

Ofertas imperdíveis e uma agenda repleta de atrações para amantes de moda e cerveja marcam a feira Loucura por Sapatos e o Festival de Cervejas

Artesanais, que começam nesta quinta-feira, dia 3, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. São 25 mil m² de área de exposição e atrações, e o público poderá conferir cerca de 200 expositores e 500 marcas de calçados, bolsas e acessórios, além de roupas e utensílios domésticos.

Nesta edição, que segue até o dia 13, a Loucura ocorre de segunda a quarta-feira, das 14 às 21 horas, e de quinta-feira a

domingo, das 10 às 21 horas. Em paralelo, no primeiro andar dos Pavilhões da Fenac, tem o 18° Festival de Cervejas Artesanais, reunindo cervejarias da região e food trucks com opções gastronômicas. Aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 16 às 22 horas, e sábados, domingos e feriados, das 12 às 22 horas, o evento ainda terá música ao vivo no happy hour. A abertura da Loucura por Sapatos oficial será marcada pelo Baile da Idade de Ouro, das 13h30 às 18 horas. A celebração deve reunir 1,5 mil idosos de diferentes regiões do estado em torno da dança,

que será ao som da banda Expresso Show. E já a partir das 14 horas, o público poderá acessar a feira, que apresentará novidades em produtos, expositores e tendências.

“Temos expectativa de receber 70 mil visitantes nos onze dias de evento, pois entendemos que será um momento para o público se aproximar das tendências de primavera/ verão e, ainda, ter acesso a promoções exclusivas”, aponta a coordenadora do evento, Adi Jeckel.

Para destacar o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, celebrado no último 25 de julho, no dia 10 de outubro haverá uma

programação temática. Durante a tarde, apresentações de grupos de dança típica alemã e uma apresentação especial de Herta Klein, com intervenções, prometem animar os visitantes. Já às 18 horas, a diversão fica por conta da Banda 0800, no ritmo de bandinha alemã. Nessa data, o acesso à

feira é gratuito. A ValeTV vai transmitir a programação deste dia. Nos demais dias, o ingresso custa R$ 6, meia-entrada para estudantes e idosos e estacionamento a R$ 20. De segunda a sexta-feira, quem apresentar print do card da feira nas redes sociais tem ingresso gratuito.

Confira a programação

Quinta-feira, 3 de outubro

19h30 - João Heidrich (reggae)

Sexta-feira, 4 de outubro 19h30 - Kael (rock clássico e pop rock)

Sábado, 5 de outubro 17h - The Walkers (country, folk e rock) 20h - Deivid Wallauer (rock)

Domingo, 6 de outubro 19h30 - Pagode do Brilha (pagode)

Segunda-feira, 7 de outubro

19h - Volnei Cavalheiro (pop rock)

Terça-feira, 8 de outubro 19h - Kiko Prata (rock) Quarta-feira, 9 de outubro

19h - Samuka Channel (folk pop e folk rock)

Sexta-feira, 11 de outubro 18h30 - Burn Eidel (pop rock)

21h - Hard Sun (surfmusic)

Sábado, 12 de outubro 17h - Jacson Jaques (música brasileira)

20h - Luhks e Rafa (pop rock)

Domingo, 13 de outubro 19h - Mazah (rock gaúcho)

São Leopoldo lança sua festa

Lexa, Tropa do Bruxo, Dilsinho, Rainha Musical e Armandinho estão entre os nomes confirmados na São Leopoldo Fest 2024, lançada nesta quinta-feira, dia 3, na Prefeitura. O evento ocorrerá de 1º a 10 de novembro, no Ginásio Municipal Celso Morbach e no Largo Rui Porto. O tema deste ano é “Bicentenário: Superamos desafios rumo ao futuro”.

A Prefeitura de São Leopoldo e a S3 Produtora fizeram o anúncio oficial da data e dos principais shows nacionais. A edição especial para comemoração do Bicentenário do município e da Imigração Alemã no Brasil, prevista inicialmente para o mês de julho, foi adiada em função da enchente que causou grandes impactos em São Leopoldo.

O prefeito Ary Vanazzi destaca a importância da

São Leopoldo Fest para o reencontro das comunidades após a enchente. Para ele, os leopoldenses demostraram este sentimento durante a Feira do Livro e da Semana Farroupilha, eventos que tiveram sucesso de público.

“Teremos uma grande festa de reencontro da sociedade, reconstrução da cidade rumo ao futuro, de comemoração cultural e histórica. A vida não é só tristeza. Os momentos são tristes, mas a energia, a força e a coragem se transformam em alegria”, afirmou. Vanazzi comentou sobre as ações que vêm sendo feitas na reconstrução da cidade, como a limpeza da drenagem urbana, de infraestrutura e as reformas nas escolas municipais, além dos programas que viabilizarão a construção de casas.

O secretário de Cultura

Vítimas de violência serão entrevistadas no hospital

Por: Reinaldo Ew

Desde terça-feira, dia 1º, profissionais treinados e identificados visitam hospitais de todo Brasil para entrevistar pessoas vítimas de violência. Trata-se da 6ª edição do Viva Inquérito, pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, que terá ações em cidades do Vale do Sinos. O objetivo é levantar o perfil dessas pessoas para identificar fatores de risco e propor medidas preventivas adequadas.

Por meio de entrevistas, a pesquisa busca descrever o perfil das vítimas de violências (interpessoais e autoprovocadas) e de acidentes (como de trânsito,

e Relações Internacionais, Marcel Frison, falou sobre o esforço de manter a festa apesar das dificuldades que São Leopoldo vem enfrentando.

O sócio proprietário da S3 Produtora, Alessandro Almeida, conhecido como Polaco, contou que o slogan da festa vem ao encontro da proposta do governo de superar desafios e problemas trazidos pela enchente.

Agenda de shows

01 - Lexa e Tropa do Bruxo

02 - Pedro Sampaio

03 - Fernando & Sorocaba

05 - João Luiz Correa

06 - Banda Rainha Musical

e Jonathan Pacheco

07 - Banda Passarela

08 - Dilsinho

09 - Zé Felipe

10 - Armandinho

Ingressos: www.ingresse.com

quedas, queimaduras, entre outros) atendidas em unidades de urgência e emergência. Além disso, vai identificar os fatores de risco e proteção relacionados a esses eventos, sugerindo estratégias para a vigilância e prevenção desses agravos. Em 2024, o Viva Inquérito contará com uma amostra representativa dos serviços de urgência e emergência de todo o país. A seleção destes participantes foi realizada por meio de sorteios aleatórios com base em critérios científicos. Esta edição esteve em fase de pré-teste ao longo de todo o mês de setembro, com o início oficial do estudo hoje, dia 1º de outubro.

Nas mãos dos profissionais

O Ministério da Saúde entrou antes em contato com os hospitais selecionados para participar da pesquisa. “Para o sucesso desta pesquisa, é essencial que gestores e trabalhadores da saúde estejam devidamente sensibilizados”, avalia a diretora do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Transmissíveis (Daent) da pasta, Letícia Cardoso. Ela observa que esse processo é crucial para que compreendam não apenas a importância do estudo e seus impactos na saúde pública, mas também para que facilitem o acesso dos pesquisadores aos serviços. Os coletadores de informações estarão identificados com crachás e roupas com logos do Viva Inquérito e apresentarão ofícios do MS nos serviços em que serão

realizados o estudo. As edições anteriores do Viva Inquérito identificaram questões importantes sobre as violências interpessoais e autoprovocadas e acidentes. Essas análises ajudaram a identificar áreas prioritárias e foram fundamentais para o levantamento de evidências que subsidiam a formulação de recomendações para os serviços e políticas públicas locais.

Cidades participantes no RS: Porto Alegre; Cachoeirinha; Canoas; Gravataí; Novo Hamburgo; São Leopoldo; Bagé; Caxias do Sul; Farroupilha; Osório; Uruguaiana; Sapiranga; Sapucaia do Sul; Viamão; Bento Gonçalves; Camaquã; Carazinho; Ijuí; Pelotas; Rio Grande; Santa Cruz do Sul; Santa Rosa; Santo Ângelo; Tramandaí; Venâncio Aires.

Feevale aproxima inovação da região

Com quatro palcos temáticos, centenas de palestrantes e conteúdos para tornar a inovação e o empreendedorismo acessíveis a todos, o Feevale Summit 2024 atraiu grande público na terça e quarta-feira, dias 1º e 2. Diversos temas foram abordados nos painéis e palestras no evento, dentre os quais diversidade e inclusão nas organizações, inovação aberta, creator economy, sucessão familiar, ESG e mulheres no mercado de trabalho, entre muitos outros.

No palco 360º, voltado às áreas de comunicação e marketing, diversidade, governança ambiental, social e corporativa e empreendedorismo, um dos destaques foi o painel Inteligência artificial na área da saúde. Mediado por Cláudio Felipe Kolling da Rocha, mestre e doutor em Fisiologia, o evento teve como minis-

trantes a professora Marta Bez, doutora em Informática na Educação e mestre em Ciência da Computação; e Euler Manenti, doutor em Cardilogia e diretor técnico do Hospital Mãe de Deus. Marta destacou a importância da abordagem sobre a relação entre inteligência artificial e saúde. “As pessoas questionam se a inteligência artificial é como a inteligência humana, e a resposta é não, pois a IA é baseada em estatísticas”, explicou. Já Manenti falou sobre as mudanças que podem ser esperadas na educação e na medicina. “Em breve, novos modelos de linguagem e demais modelos fundamentais revolucionarão o ensino, as formas de aprendizado e o atendimento médico”, destaca.

Uma das atividades mais aguardadas pelo ecossistema da região durante o Feevale Summit foi a Rodada

Notificação para quem são sacou benefício

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) intensificará as ações de divulgação do programa MEI RS Calamidades. O objetivo é notificar os microempreendedores individuais (MEIs) contemplados e que ainda não sacaram o benefício de R$ 1.500,00. O valor foi depositado em julho na ‘poupança social da Caixa’ de mais de 22 mil pessoas que atendiam aos critérios.

O envio de e-Carta pelos Correios será uma das for-

mas de contatar os MEI’s, com explicações sobre como sacar o auxílio, inscrever-se para as consultorias e ter acesso à segunda parcela do benefício. Além disso, a Caixa enviará notificações “push” pelo aplicativo Caixa Tem. O MEI RS Calamidades integra o Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro.

Nanotecnologias em debate na Unisinos

de Negócios. A atividade reuniu empresas âncoras, startups do Feevale Techpark e participantes do Programa BRDE Labs para uma manhã de conexões e início de novos negócios. Cerca de 80 pessoas participaram do encontro, que contou com as presenças da diretora de Inovação, Daiana de Leonço Monzon, e da coordenadora do Feevale Techpark, Manuela Bruxel. Daiana recepcionou os participantes, ressaltando que a Rodada de Negócios é um estímulo para que as startups possam conhecer grandes empresas e uma oportunidade para que elas pensem em soluções. Para Manuela Mausa, cofundadora da Be Flow, startup incubada na unidade Campo Bom do Feevale Techpark, é superimportante participar da Rodada de Negócios e de eventos como o Feevale Summit.

Entre os dias 2 e 4 de outubro, o campus da Unisinos em Porto Alegre foi palco do XXI Seminário Internacional Nanotecnologias, Sociedade e Meio Ambiente (Seminanosoma). Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e o mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios da Unisinos, o evento discutiu os desafios jurídicos, éticos e sociais das nanotecnologias no contexto da transição sustentável. Com foco nos impactos

das nanotecnologias na sociedade e no meio ambiente, o evento reuniu pesquisadores e profissionais de renome do Brasil e do exterior para explorar questões como as transformações no mercado de trabalho, os desafios regulatórios e a preservação ambiental no contexto da Quarta Revolução Industrial. A iniciativa buscou promover o debate sobre as convergências tecnológicas e como elas podem moldar um futuro mais sustentável.

‘Achados e Perdidos’ do trem volta para

Porto Alegre

A Central de Achados e Perdidos da Trensurb voltou a prestar atendimento na Estação Farrapos. Aquela parada ficou fechada devido aos estragos da catástrofe climática de maio, quando o serviço foi disponibilizado na Estação São Leopoldo. A central responsável por receber objetos e documentos encontrados nas dependências do metrô e nas estações e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min. O telefone para contato é o (51) 3363-8714. Os documentos permanecem no local pelo período de dois meses. Após este prazo, são enviados à Agência Central dos Correio de Porto Alegre.

VOTE! Mas pense antes de votar.

Sim, chegou a hora de escolhermos prefeitos e vereadores das nossas cidades, em nosso querido Brasil, no momento maior de nossa democracia. Já esgotamos todos os debates, todas as propagandas, restando ainda as trocas de ideias, os batepapos, as definições de última hora. Estar indeciso não é nenhuma vergonha, ter seus candidatos escolhidos também não, desde que seja a sua vontade, a sua convicção. O importante é votar. Temos esse direito, temos esse dever. Sim, esse é um dos debates que sempre temos a cada eleição: votar é um direito ou um dever ? No Brasil, ao contrário de muitos países no mundo, o voto é obrigatório.

Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, México, Uruguai, Panamá são alguns países onde o voto é facultativo, ou seja, não é um dever. Como em tudo na vida, será que a obrigatoriedade é salutar ? Será que se o eleitor, obrigado a ir, não se envolve menos com o processo e acaba

votando “em qualquer um” apenas para cumprir sua obrigação?

Dúvidas que podemos debater, mas não às vésperas de um dia de eleição. No domingo, temos a obrigação de votar, escolhendo entre os nomes apresentados, além de anular ou votar em branco. E aí chegamos em outra polêmica: não podemos votar em branco ou nulo, temos que escolher alguém, afirmam muitos. Pois então, se fosse assim, porque haveria a previsão de votar nos candidatos ou anular o voto? Porque existe a opção de votar em branco? Podemos discordar quem opta por um voto assim, mas não condenar: é mais uma escolha no processo democrático que vivemos.

Fico a pensar, não escondo, o que aconteceria se um dia, todos votassem em branco? Sim, alguém com um voto seria eleito, é o que diz a regra, mas e a mensagem desse protesto? Que impacto teria? Reflita, antes de defender ou não tal atitude, pois, com apenas um voto

válido, não faltariam aqueles que diriam que ninguém quer a democracia e sim uma ditadura. Por tanto, muita calma ao defender teorias, pois cada ação, gera uma reação. Bom, já falamos sobre o voto facultativo, o voto em branco ou nulo e agora, falemos sobre o que a maioria opta por fazer: votar e escolher um ou uma, entre os candidatos. Ainda discorro sobre eles: julgo que deveria existir algum critério para definir nomes aptos a concorrer, afinal, decidirão nosso futuro. Não abordarei quais critérios, quanto mais antes de uma eleição, pois poderia estar influenciando alguém a não votar no candidato excluído de meu raciocínio de exigência mínima, mas que deveria haver parâmetros, não tenho dúvidas.

Enfim, hora de votar: pense, reflita, pesquise. O número que você escolher vai definir seu futuro em vários aspectos, desde o IPTU até nomes de ruas, passando pelos canos de nossas cidades até as construções de prédios

residenciais ou indústrias. O mandatário da cidade tomará as decisões, nas mais diversas ocorrências, valendo os mesmo para quem compuser a Câmara de Vereadores.

Antigamente, existia o Voto Vinculado, ou seja, de uma ponta a outra da cédula, na época de papel, você somente poderia escolher candidatos do mesmo partido político. Hoje, podes escolher quantos partidos quiser e isso pode ser

ruim ou bom.

É essencial que seja repetido, até a exaustão: a escolha é sua, exclusivamente sua. Não importa o que seu chefe diz, o que sua esposa recomenda, o que seu pai pede, o que sua filha sugere. Nada disso: o voto é seu. Você e suas escolhas. E depois, lembre-se de cobrar, pois o processo não chega ao fim em 6 de outubro deste ano. Bom voto !

Rodrigo Giacomet Radialista e Diretor da Rede União FM
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.