Bora Meeting entrega uma noite de aprendizado e muitas conexões
Página 04
Cluster calçadista
gaúcho reage e mantém 85,6 mil empregos
Página 19
Quer ser pago para estudar na Alemanha?
Página 22
Que pena que somos o país do futebol
Página 23
REPORTAGEM ESPECIAL
Bicentenário: os festejos e eventos que ainda vão ocorrer
Reportagem especial lista festejos e eventos planejados por cidades e entidades para as próximas semanas na região e no Rio Grande do Sul que homenageiam e celebram os 200 anos da imigração alemã no Brasil
Páginas 12 a 17
Desafios dos cinco candidatos à Prefeitura de Novo Hamburgo
Página 06
Em São Leopoldo, seis chapas vão lutar para conquistar a Prefeitura
ELEIÇÕES 2024
Dois ex-prefeitos e um vereador disputam a Prefeitura de Campo Bom
Datas e prazos que você precisa saber para votar em outubro
Foto: Juliano Arnold/Oktoberfest de Igrejinha
JEISON RODRIGUES
CAMILA VEIGA
MARINA KLEIN
RODRIGO GIACOMET
Germânico 12 de agosto de 2024
04 - Jeison Rodrigues
Bora Meeting entrega uma noite de aprendizado e muitas conexões
06 a 08 - João Ávila
- Os desafios dos candidatos à Prefeitura de Novo Hamburgo até outubro
- Seis chapas vão lutar para conquistar a Prefeitura de São Leopoldo - Dois ex-prefeitos e um vereador disputam a Prefeitura de Campo Bom
09 a 11 - Eleições 2024
A voz das urnas e o futuro das cidades
12 a 17 - Especial Festejos e eventos do Bicentenário que ainda vão ocorrer em 2024
19 - Camila Veiga
Cluster calçadista gaúcho reage e mantém 85,6 mil empregos
21 - Cláudio Alves Curiosidades de rota famosa na Alemanha
22 - Marina Klein
Quer ser pago para estudar na Alemanha?
23 - Memórias Os dois campeões olímpicos do time da Frangosul/Ginástica
23 - Rodrigo Giacomet Que pena que somos o país do futebol
O bicentenário e as eleições
A edição do Jornal O Vale desta semana traz em destaque duas reportagens especiais. A primeira delas é a parte inicial da cobertura da Vale TV e do portal valedosinos.org sobre as Eleições 2024. Com o apoio do jornalista João Ávila, um dos colunistas de política mais experientes e relevantes da região, a reportagem produziu um compilado de informações e serviços importantes para você que vai votar em outubro, além dos nomes dos pré-candi-
datos definidos nas convenções partidárias em três cidades do Vale do Sinos. Nas próximas edições, você vai ficar sabendo quem são os postulantes à prefeitura das outras seis cidades de cobertura de O Vale.
A segunda reportagem especial é um guia com festejos e homenagens que ainda serão realizados em 2024 pelo Bicentenário da Imigração Alemã. Na lista, estão eventos muito aguardados na região, como o Kerb da Herta e a Ok-
toberfest de Igrejinha. Confira, ainda, as ações especiais que são preparadas pela Vale TV para o segundo semestre para destacar os 200 anos da imigração.
A edição desta semana ainda destaca as colunas de Memórias e de Marina Klein, direto da Alemanha. Além disso, tem a análise e opinião de colunistas referências na região, com Jeison Rodrigues, Camila Veiga, Cláudio Alves e Rodrigo Giacomet. Boa leitura!
A imagem eleita para ilustrar a capa desta edição do Jornal O Vale, produzida pelo fotógrafo Juliano Arnold, destaca uma das festas mais tradicionais da cultura germânica, a Oktoberfest de Igrejinha. Evento realizado em outras cidades do RS, como Santa Cruz do Sul, a Oktober está confirmada no calendário de festejos em 2024.
Você sabia que existe um aliado poderoso para combater crimes virtuais?
Utilize a Ata Notarial, documento que faz prova de ataques feitos pela internet.
Faça uma consulta ao seu Tabelião de Notas ou acesse www.e-notariado.org.br.
Publisher: Rodrigo Steffen
Coordenação editorial: Jeison Rodrigues
Editor-chefe: Éder Kurz
Supervisora de circulação: Ana Kich
Gestor comercial: Rodrigo Steffen
Reportagem: Éder Kurz e Luis Guilherme Zambrzycki
Projeto gráfico e diagramação: Antônio Corrêa
Redes sociais e mídias
digitais: Kátia Caxambu
Vídeos: Dhienifer Martins
Tiragem: 5 mil exemplares
Impressão: Araucária
Indústria e Editora
O Jornal O Vale faz parte do projeto O Vale, da Vale TV e Portal Valedosinos.org, com 40 edições entre 26 de outubro de 2023 e 03 de janeiro de 2025, integrando as comemorações pelo Bicentenário da Imigração Alemã
Novo Hamburgo: Rua Santa Sofia, 134 - Bairro Ideal
São Leopoldo: Rua 1º de Março, 50 - Centro contato@valetvplay.com
A semana foi especial para a Viacredi Alto Vale. A agência de Sapiranga, a primeira da cooperativa no Rio Grande do Sul, comemorou dois anos de inauguração - com números surpreendentes. A resposta da comunidade, aliás, tem sido excelente. São mais de dois mil cooperados e R$ 12 milhões em carteira de crédito! Mas não para por aí. ‘‘Ainda há muito para crescer e estamos com vários investimentos na região’’, destaca o gerente regional, Jonatan Jensen.
Os números do Sebraetec
São surpreendentes os números do Sebraetec
Supera no Estado e na região em especial. A consultoria de recuperação de pequenas empresas atingidas pelos eventos climáticos já chegou a 10,9 mil empreendimentos. Só em São Leopoldo foram até agora 1,9 mil empresas contempladas.
Mais um lugar
incrível
Os bons lugares de Hamburgo Velho contam agora com mais um endereço de peso. Inaugurou recentemente a Adega Onze06, espaço que se define como um lugar para apreciadores do vinho em todos os seus estilos. Na próxima edição, aliás, essa coluna vai detalhar mais o conceito do charmoso empreendimento.
Bora Meeting entrega uma noite de aprendizado e muitas conexões
Quem foi, gostou e quer ir de novo. A segunda edição do Bora Meeting, no fim de julho, foi um verdadeiro sucesso, entregando tudo que prometeu: conteúdo de alto nível, ambiente disruptivo, gastronomia e experiências diferenciadas e, especialmente, a possibilidade de muitas conexões e negócios. O evento, criado pelo Bora.Club, é também um aquecimento para o Fórum de Empreendedores Locais, marcado para 29 de outubro no Swan Novo Hamburgo. O conteúdo ficou por conta da sabedoria do speaker, Marco Aurélio Copetti, do SebraeRS. Já a Arena de Eventos da Dutra deu ao evento um clima surpreendente com seus espaços modernos e funcionais.
A Escola Chef Gourmet assinou o cardápio e a Adega Onze06 deu um sabor ainda mais especial com vinhos e espumantes da Vinícola Família Bebber. Teve, ainda, o chope sempre diferenciado da Fatbull e cafés oferecidos pelo Plano Unimed Prime, apresentador do evento. Parte importante do conceito do Bora Meeting, o fortalecimento das conexões com foco em negócios se estendeu durante o coquetel. Estiveram presentes representantes de empresas como I Fashion, Exatus, Mix Atacadista, Mônaco Atacado e Varejo, Casa Di, Autobahn, H.Maria, Dudu News, Artecola, Rádio União, Rádio Felicidade, Informatize, Pituti, Bondan Advogados,
Jeison Rodrigues
Jornalista
jeisonrodrigues1977@gmail.com
Twitter: @jeisonmanoel
Insta: @jeisonrodrigues1977
A confraria do charuto
É na próxima terçafeira, dia 13, a quarta edição da Noche Del Puro - Confraria do Charuto. Das 19h30 às 23 horas, o evento, em Novo Hamburgo, segue sendo realizado no já consagrado Nuestra Brasa, a casa de temática uruguaia voltada para eventos e alta gastronomia. Além do Dona Flor Black, estrela da noite, haverá drinques autorais, tábua de petiscos, cortes uruguaios e o sempre irresistível cordeiro patagônico.
Lançamento nacional
Kinesis Estratégia, Foxter, Leads Food, Daer Motors, Restaurante Webers, Lutz Consórcios, Barbearia Daer e todas as marcas que foram parceiras comerciais e institucionais do Meeting.
E por falar nos parceiros, além da apresentação de Plano Unimed Prime, o evento teve apoio de Viacredi Alto Vale, Server Softwares para Varejo, Chef Gourmet Novo Hamburgo – Escola de Gastronomia, Imagine Espaços Criativos, Fat Bull Beer, V4 Company, há 11 anos ajudando empresas a venderem mais através da Internet, Método Dutra, Voa Negócios –Impulsione o seu mundo, Adega Onze06, Vinícola Família Bebber e Sebrae-RS.
Sobre o charuto da noite, um detalhe importante. Será o lançamento nacional de uma edição especial da Menendez & Almerino, o Dona Flor Black, de edição limitada. Os ingressos, super limitados, estão acabando, mas vale procurar o Bora.Club pra não ficar de fora.
Mais uma ação da Casa Di
A Casa Di, com Dilamar Pauletti à frente, segue surpreendendo ao reforçar conexões. A ação mais recente foi reunir corretores de imóveis para um talk com Christian Schünke, referência em estratégias digitais e com um currículo e tanto: além de diretor na SPR e sócio da F5, ele apresenta o Podcast Entrevista e é professor na Feevale e na ESPM.
Os desafios dos candidatos à Prefeitura de Novo Hamburgo até outubro
A não ser que alguma surpresa extraordinária esteja guardada para este último dia de convenções partidárias, em Novo Hamburgo as cartas das
O papel dos vices
Há quem defenda que, numa eleição, o candidato a vice-prefeito não precisa ter votos. Basta não prejudicar a candidatura principal. Se pegarmos o cenário atual em Novo Hamburgo, temos cinco novidades.
Danusa Alhandra é militante do PCdoB. Atuou em secretarias e foi assessora parlamentar. Estuda serviços sociais. O empresário Gerson Haas se movimenta desde o ano passado. Foi sondado por alguns partidos, acabou escolhendo o PL. Faz sua estreia na política.
Luciana Simões é do Cidadania, federado com o PSDB, e outro nome desconhecido. Atua na Saúde, mas não é nome que circulava no campo político. O Podemos indicou Juliano Passini para vice. Há anos trabalha como assessor ou indicado político. Não tem histórico de candidaturas anteriores. Ademir Zang chegou no União Brasil e foi o indicado pelo partido para compor chapa majoritária. Bancário aposentado, fez carreira profissional no Banrisul.
eleições 2024 estão postas à mesa. Cinco candidaturas, uma mulher e quatro homens, vão disputar os votos do eleitor no dia 6 de outubro. Cada uma com suas características, seus méritos, suas sensibilidades. Campanha mesmo, só daqui a duas semanas. Até lá, muito trabalho de bastidor.
Gustavo Finck
Gustavo Finck foi o escolhido candidato do PP. Seu vice é o empresário Gerson Haas, do PL. Em primeiro mandato como vereador, buscou construir uma imagem de combate ao governo. Em que pese ter o apoio de partidos fortes, é outro que vai precisar lutar para se tornar conhecido. Antes de ser vereador foi assessor parlamentar.
Tânia da Silva
Tânia da Silva vem pelo MDB, com Juliano Passini, do Podemos, de vice. A candidata do governo terá como principal desafio de descolar de uma gestão que, mesmo com os acertos, tem rejeição do cidadão. Hamburguense de nascimento, foi prefeita de Dois Irmãos. Mesmo assim também buscar ser mais conhecida entre o eleitor.
Fufa Azevedo
Jornalista
joaocavila@icloud.com
Twitter: @TutaAvila
Insta: blogdoavila
Fufa Azevedo é o candidato do PT e da federação com o PCdoB. Terá como vice Danusa Alhandra e poucos dias para se tornar conhecido do eleitor. Mas vem com estratégia pronta: se apresentará como único candidato do presidente Lula na cidade. Fufa já foi vereador, secretário-Geral de Governo e gerente da Fenac.
Raizer Ferreira
Raizer Ferreira é a federação PSDB-Cidadania nas eleições 2024, com Luciana Simões de vice. Também é vereador de primeiro mandato. Foi secretário de Obras e vem numa carreira acelerada. Mas também é desconhecido para parte significativa do eleitor. Conta com o apoio do deputado federal Lucas Redecker, de quem se tornou importante aliado.
Tarcísio Zimmermann
Tarcísio Zimmermann, ex-prefeito, foi o escolhido do PDT e terá o bancário aposentado Admir Zang, do União Brasil, de vice. O mais conhecido entre os candidatos, precisa vencer a barreira da rejeição, natural de quem já administrou a cidade. Outro desafio é resgatar na memória do eleitor o que fez quando governou Novo Hamburgo.
João Ávila
Em São Leopoldo, seis chapas vão lutar para conquistar o eleitor
Seis candidaturas vão disputar as eleições municipais de São Leopoldo em outubro. Ainda em ritmo de reconstrução após a tragédia climática de maio, temas sensíveis virão à tona. Até o dia 6 de outubro, o tom dos discursos vai subir, em nome do convencimento do eleitor.
Veja quem vai concorrer ao cargo de prefeito:
Gabriel Dias
Gabriel Dias foi o escolhido pela federação PSDBCidadania para recuperar a administração municipal após oito anos. Terá como vice Juliano Fortes, indicado pelo Republicanos. O principal desafio da coligação é mudar a imagem da gestão tucana de 2013-2016. Mas Gabriel vem preparado, com uma pré-campanha que percorreu todos os cantos da cidade.
Hitler Pederssetti
Hitler Pederssetti é o candidato do Podemos em São Leopoldo. A vice na chapa será Rose Oliveira, do mesmo partido. Pederssetti é empresário e vereador – está no primeiro mandato.
Manoel Bandeira
Manoel Bandeira vai disputar a eleição pelo PSol, com o colega de partido Fábio Almeida de vice. O partido busca ganhar terreno e um dos objetivos é impulsionar a eleição proporcional e garantir vagas na Câmara.
Arthur Schmidt
Arthur Schmidt é o indicado do MDB. Sobrenome conhecido e de boas lembranças na cidade, terá Werner Carvalho, o Dr. Werner, de vice. O grande desafio é devolver ao partido um tamanho capaz de enfrentar de frente a disputa pela prefeitura. Fugir da polarização esquerda x direita pode ser alternativa viável.
Heliomar Franco
Heliomar Franco, o Delegado Heliomar, concorre pelo PL, com a progressista Regina Caetano de vice. Defende o lado conservador da direita e traz o apoio do expresidente Jair Bolsonaro que, aliás, visitou a cidade há duas semanas. Numa cidade identificada com a esquerda, buscará a transferência de votos das recentes eleições gerais. O grande desafio é vencer uma eleição.
Nelson Spolaor
Nelson Spolaor é o candidato do PT. Seu vice vem do PDT, Professor Nado. Escolhido pelo atual prefeito, Spolaor venceu por margem estreita a prévia com o vereador Nestor Schwertner. Também carrega o fardo de não ser da cidade, pois construiu a carreira política em Sapiranga, onde foi prefeito. Muito próximo de Ary Vanazzi, passou os últimos oito anos como secretário municipal e representa o presidente Lula no pleito local.
Em Campo Bom, dois ex-prefeitos e um vereador estão na disputa pela Prefeitura
Três nomes bastante conhecidos vão disputar aquela que deve ser a mais concorrida eleição de todos os tempos em Campo Bom, município com quase 63 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE.
Faisal Karam
Convenções concluídas no último dia 5, dois ex-
Faisal Karam foi o escolhido do Republicanos e terá como vice Alex Dias (PL). Prefeito de 2009 a 2016, chegou ao Executivo com o apoio de Giovani Feltes, mas rompeu com o padrinho. Saiu do MDB, se tornou secretário de Obras em Novo Hamburgo e deputado estadual suplente pelo PSDB, navegou pelo Podemos e desembarcou no Republicanos. Seu vice, Alex Dias, concorreu a prefeito em 2020, tendo conquistado 4.100 votos.
-prefeitos e um vereador vão se submeter às urnas no dia 6 de outubro.
Enquanto a campanha não chega, a estratégia é afinar o discurso para não perder tempo na hora de convencer o eleitor.
Giovani Feltes
Distante cerca de 50 km de Porto Alegre, Campo
Giovani Feltes será candidato pela 4ª vez pelo MDB, agora com a pedetista Gênifer Engers de vice. Já foi prefeito em três oportunidades, deputado estadual e federal. Por meses foi cotado para concorrer em Novo Hamburgo, mas decidiu não abrir mão da cidade Natal. Ingressou tarde na pré-campanha, mas é conhecido, e isso pode ser um ponto a seu favor. Traz o apoio do Progressistas, partido que normalmente está com Feltes.
Bom é uma cidade que se destaca pelas ciclovias, pelas festas populares e pelo pioneirismo exportação de calçados.
Victor de Souza
Victor de Souza é o PCdoB e a esquerda na eleição de Campo Bom, com Ademir Benetti de vice. Após cinco mandatos consecutivos como vereador, Souza vai para o sacrifício, numa eleição em que enfrentará dois ex-prefeitos. Uma união com o PSB busca unir o campo da esquerda. Aliás, o PSB que vem com novidades e abriu mão de Vicente Selistre, o sindicalista eterno candidato, que neste ano decidiu ficar de fora do pleito.
Eleições 2024: a voz das urnas e o futuro das cidades
Os brasileiros voltam às urnas em 6 de outubro deste ano para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. Mais do que um exercício de democracia no país, as eleições municipais são um termômetro da vontade popular e o reflexo de demandas locais, sendo decisiva para comunidades e, também, para fortalecer a cidadania.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 155.912.680 eleitoras e eleitores estão aptos a comparecer às urnas e escolher
representantes para as prefeituras e câmaras municipais - aumento de 5,4% na comparação com 2020.
A exemplo do que ocorreu nas eleições passadas, a maioria do eleitorado é composto de mulheres81.806.914 (52%). Já os homens somam 74.076.997 (48%). Além disso, outros 28.769 votantes não informaram o gênero pelo qual se identificam. As eleições vão ocorrer em 5.569 municípios e a votação será em 500.183 seções.
No Rio Grande do Sul, 8.682.742 pessoas estão aptas a participar das eleições - um aumento no eleitora-
do de 1,04 % em relação às eleições de 2022 e um total de 3,08% na comparação à última eleição municipal.
Neste ano, a corrida eleitoral deve ser marcada pela diversidade e com destaque para temas importantes nas comunidades, como saúde, educação, transporte e sustentabilidade. No RS, o tema da contenção de cheias terá um peso extra após as enchentes entre o fim de abril e maio. O período mais triste da história gaúcha resultou em milhares de desabrigados, feridos, mortes e cidades destruídas. Duas das maiores cidades do Vale do Sinos foram atingidas, Novo Hamburgo e
São Leopoldo - essa última a mais afetada, com 35 mil famílias fora de casa.
Ao escolher os novos representantes ou recolocar no cargo aquele que busca a reeleição, as comunidades precisam ter ciência que, além do voto, é uma oportunidade para mudar os rumos de suas cidades, exigir transparência e comprometimento dos eleitos. Uma eleição municipal decide os rumos do futuro de uma cidade. Faltando dois meses para as eleições municipais, datas e prazos importantes ganham destaque no calendário eleitoral nas próximas semanas. Confira a seguir
um guia com informações que você precisa saber para votar em 6 de outubro.
Eleitorado apto a votar
Novo Hamburgo - 179.306
São Leopoldo - 167.061
Sapiranga - 62.465
Campo Bom - 53.007
Estância Velha - 37.563
Dois Irmãos - 24.812
Ivoti - 16.640
Morro Reuter - 5..364
Portão - 25.943
*Cidades de cobertura do Jornal O Vale.
Por: Éder Kurz
Foto:
Registro de candidaturas
Partidos e federações realizaram as convenções partidárias até 5 de agosto para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até o dia 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. É possível conferir as candidaturas registradas na plataforma DivulgaCandContas
Candidaturas
femininas e de pessoas negras
Até 20 de agosto, o TSE deve divulgar os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido para a destinação dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), calculados sobre o total de candidaturas que constam de pedidos coletivos e individuais no território nacional, para a destinação de tais recursos públicos.
Propaganda eleitoral
O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral geral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa. A data de 16 de agosto é também o último dia para os tribunais regionais eleitorais (TREs) listarem as emissoras que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita de candidatas e candidatos de município onde não haja emissora de rádio e TV, se for requerido.
Vedação às emissoras de rádio e TV
Desde 6 de agosto, emissoras de rádio e de televisão não podem, em sua programação normal e em seu noticiário, ainda que sob a forma de entrevista jornalística:
- Transmitir imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados.
- Veicular propaganda política.
- Dar tratamento privilegiado a candidata, candidato, partido político, federação ou coligação, inclusive sob a forma de retransmissão de live eleitoral.
- Veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica voltada especificamente a candidata, candidato, partido, federação ou coligação, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalísticos ou debates políticos.
- Divulgar nome de programa que se refira a candidata ou candidato escolhido em convenção.
Horário eleitoral gratuito em TV e rádio
A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerandose os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno. Em municípios onde haverá 2º turno, a propaganda em rádio e televisão ocorrerá de 11 a 25 de outubro.
Prestação parcial de contas
Partidos, candidatas e candidatos deverão enviar à Justiça Eleitoral (JE), de 9 a 13 de setembro, a prestação parcial de contas, pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). A divulgação da prestação parcial de contas, com os nomes, o CPF ou o CNPJ dos doadores e dos respectivos valores doados, será feita no dia 15 de setembro.
Prisão de eleitores
A partir de 21 de setembro (15 dias antes do 1º turno), candidatas e candidatos não poderão ser presos, salvo no caso de flagrante delito. Já eleitoras e eleitores não poderão ser presos a partir de 1º de outubro (5 dias antes do 1º turno), a não ser em caso de flagrante delito, em cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável ou em razão de desrespeito a salvo-conduto. Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas
Até 16 de setembro, os sistemas eleitorais e os programas de verificação desenvolvidos pelas entidades fiscalizadoras deverão estar lacrados, mediante apresentação, compilação, assinatura digital e guarda das mídias pelo TSE, em Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas.
Transporte de armas e munições
De 5 a 7 de outubro (um dia antes e até um dia após o 1º turno), fica proibido a colecionadoras e colecionadores, atiradoras e atiradores, caçadoras e caçadores transportar armas e munições em todo o território nacional. Em razão da possibilidade de 2º turno em diversos municípios, também não podem circular armas e munições no período de 26 a 28 de outubro em todo o território nacional.
Prestação de contas
Fechamento do cadastro eleitoral
Até 5 de novembro, fica suspenso o recebimento de solicitações de alistamento, a transferência e a revisão eleitoral em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no Autoatendimento Eleitoral na internet.
Candidatas, candidatos e partidos devem encaminhar à Justiça Eleitoral as prestações de contas de campanha referentes ao 1º turno até 5 de novembro. O envio é feito via SPCE.
Dia 5 de novembro é também o prazo para que candidatas, candidatos e partidos que disputaram o 2º turno informem à Justiça Eleitoral, via SPCE, as doações e os gastos que tenham realizado em favor de candidatas e candidatos eleitos no 1º turno.
Já as candidatas e os candidatos que disputaram o 2º turno das eleições e os partidos políticos devem enviar, até 16 de novembro, à Justiça Eleitoral, pelo SPCE, as prestações de contas referentes aos dois turnos, incluindo todos os órgãos partidários que efetuaram doações ou gastos com candidaturas do 2º turno, ainda que não concorrentes.
Outras vedações
Emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidata ou précandidato desde 30 de junho.
Além disso, desde 6 de julho estão vedadas algumas condutas por parte de agentes públicos, como nomeações, exonerações e contratações, assim como participação em inauguração de obras públicas.
Realização das eleições
As Eleições Municipais 2024 ocorrerão em todo o País, excluindo-se o Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE). O 1º turno está marcado para 6 de outubro. Já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores.
A votação será aberta a partir das 8h (horário de Brasília), com encerramento às 17h.
O último dia para a diplomação de eleitas e eleitos é 19 de dezembro.
Justificativa eleitoral
Eleitoras e eleitores que não votaram no 1º turno e não justificaram a falta no dia da eleição devem apresentar justificativa, até 5 de dezembro de 2024, em qualquer cartório eleitoral, pelo e-Título ou pelos portais do TSE e dos TREs na internet. Já a ausência no 2º turno da eleição deve ser justificada até 7 de janeiro de 2025
Canais de atendimento no TRE-RS
Atendimento ao público: recomenda-se que os interessados acessem a carta de serviços do TRE-RS, por meio da plataforma “JE Digital” (jedigital.tre-rs.jus.br). No site consta o rol de serviços disponibilizados e esclarecimentos.
O atendimento ao eleitor também está disponível pelo telefone 148 (todo o Estado), assim como via WhatsApp institucional, pelo número (51) 2312-2015.
Dúvidas quanto ao funcionamento da Zona
Eleitoral local? O TRE recomenda entrar em contato com o respectivo cartório eleitoral, cujos dados podem ser obtidos no site do Tribunal (www.tre-rs.jus.br).
Os festejos e eventos do Bicentenário que ainda vão ocorrer
Reportagem detalha quais celebrações ainda estão previstas para ocorrer em 2024 e que destacam os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes
Uma data histórica e do tamanho do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil merece ser festejada em muitas cidades e por um bom tempo. É isso que prevê o calendário oficial dos 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes, com eventos promovidos por municípios, órgãos públicos, entidades da sociedade civil e instituições privadas. Cerca de 100 cidades do Rio Grande do Sul contam com programações em 2024, de maneira especial São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, que receberam os primeiros imigrantes.
Diante da importância da data, o governador Eduardo Leite estabeleceu, ainda em 2021, a Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã. O grupo foi reformulado em 2023 para agregar novas instituições. As celebrações incluem atos
inter religiosos, concertos, apresentações culturais, reinauguração de museu histórico e inaugurações.
O ponto alto das celebrações foi o dia 25 de julho, data que marcou o Bicentenário. Em São Leopoldo, ocorreu a reinauguração do Museu Histórico Visconde, severamente afetado pelas enchentes de maio, e a inauguração do Monumento do Bicentenário, na Praça Tiradentes. No mesmo dia, comemorações foram realizadas em Novo Hamburgo, Nova Petrópolis, Maratá,
Dois Irmãos, Igrejinha e em muitos outros municípios. Contudo, os festejos seguem pelos próximos meses.
Destaque para a tradicional Oktoberfest de Igrejinha e o Kerb de São Miguel, em Dois Irmãos, além do Kerb da Herta. Além disso, tem a escolha da corte do Bicentenário e, em 29 de dezembro, um culto festivo pelos 200 anos da imigração, em Arroio do Meio.
Confira, a seguir, detalhes dos festejos e eventos previstos para ocorrer ainda em 2024.
Vale TV prepara ações especiais pelo Bicentenário
As comemorações alusivas ao Bicentenário ao longo do segundo semestre também passam pela programação especial preparada pela Vale TV e o portal valedosinos.org. Entre as muitas ações, estão programas de televisão, eventos e produtos especiais. “Ainda em 2023, quando desenhamos nossas iniciativas em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil, pensamos em algo que se estendesse por todo 2024. É um ano realmente especial e que merece ser celebrado do início ao fim”, salienta o diretor da Vale, Rodrigo Steffen, ele mesmo âncora de um dos programas que já está indo ao ar: o Conversa de Peso.
Entre os eventos, o mais aguardado é o Kerb da Her-
ta. Inicialmente programado para o primeiro semestre, ele foi realocado em função da tragédia climática e deve ocorrer em novembro na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo. “Já estaremos entrando no clima do Natal e esse evento vai celebrar um ano todo de comemorações. Tenho certeza de que será um momento muito especial, reunindo grupos de dança, bandinhas e muitos outros elementos importantes da cultura germânica”, salienta Rodrigo.
O segundo semestre também prevê um seminário para discutir o futuro da região. Essa ação dialoga com esse jornal, criado justamente para dar profundidade aos temas que dizem respeito ao desenvolvimento local. A ideia
é promover um debate pautado pelas necessidades do mundo atual, com um olhar especial para temas como inovação, saúde, sustentabilidade, educação e trabalho, por exemplo. A data e o local do seminário devem ser confirmados nas próximas semanas.
O projeto da Vale ainda prevê ações como um concurso de fotografias e um livro de receitas tipicamente alemãs. Nele, personagens da região vão apresentar suas receitas e contar qual o valor sentimental delas em suas vidas. “A gente sempre gostou de valorizar as pessoas, e projetos como o concurso e o livro são para isso: celebrar as pessoas que fazem da região esse lugar fantástico em que vivemos”, diz Rodrigo.
Aponte a câmera de seu celular para o QR Code ao lado e confira a programação completa do Bicentenário da Imigração Alemã
Concurso para escolha da Corte do Bicentenário será em Gramado
A Associação Rota Romântica, em parceria com a Vale TV e a Sociedade Ipiranga da localidade de Linha Nova, em Gramado, vai escolher a Corte do Bicentenário da Imigração Alemã no dia 31 de agosto. O concurso irá avaliar o conhecimento das participantes sobre o seu município,
a Rota Romântica e os 200 anos da imigração. Prevista inicialmente para o começo de maio, a escolha acabou adiada por causa da tragédia climática que afetou o Rio Grande do Sul.
Cada município da Rota Romântica pode inscrever uma corte, com mandato vigente no dia do concur-
so, como sua representante. O desfile e apresentação das cortes ocorre na Sociedade Ipiranga de Linha Nova, a partir das 19 horas. Após o concurso, haverá baile com a Banda Baila Baila.
Segundo a organização do evento, a corte escolhida poderá ser convidada a participar de cerimônias
A Associação Rota Romântica, Prefeitura Municipal de Gramado, Secretaria de Turismo de Gramado, Gramadotur e Vale TV, tem a honra de lhe convidar para a escolha da
31.08.2024 A PARTIR DAS 19H
A Rota Romântica é formada por 14 municípios. São eles: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.
Serviço
O quê: Escolha da Corte da Rota Romântica no Bicentenário da Imigração
Alemã no Brasil
Quando: dia 31 de agosto, a partir das 19h
Onde: Sociedade Ipiranga de Linha Nova, em Gramado
Animação: Banda Baila Baila
Realização: Rota Romântica - Vale TV - Sociedade Ipiranga de Linha Nova
e eventos representando a Rota Romântica, sempre em consonância com a agenda pré-estabelecida do município o qual representam.
A atividade integra o calendário de eventos proposto pela Associação Rota Romântica, em parceria com os municípios, para celebrar os 200 anos da imigração alemã.
Ingresso sem jantar: R$ 15,00 (somente na hora, no local).
Ingresso com jantar: R$ 60,00 (antecipado). Pagamento por PIX - CNPJ: 90.934.324/0001-90. O comprovante de pagamento dever ser enviado para o WhatsApp (54) 99667-3488 | Favorecido: Esporte Clube Ipiranga de Linha Nova.
Baile com a Banda Baila Baila Ingresso com janta R$ 60,00 Ingresso na hora, sem janta R$60,00
Atividade integra o calendário de eventos proposto pela Associação Rota Romântica em parceria com os municípios
REALIZAÇÃO
Livros comemoram o Bicentenário
A Comissão Histórica do Bicentenário de São Leopoldo, a Prefeitura e o Instituto Histórico de São Leopoldo lançam em novembro os livros comemorativos ao Bicentenário da Imigração Alemã. A cerimônia, que seria em agosto, foi adiada e deve ocorrer na Sociedade Orpheu. No evento, serão apresentados os livros “Colônia Alemã de São Leopoldo: 200 anos de História - um almanaque” e “São Leopoldo: Comemorações, reflexões e atualidades”.
Serviço
O quê: Lançamento dos livros comemorativos do Bicentenário
Quando: em novembro - a data ainda não foi definida
Onde: Sociedade Orpheu (Rua Brasil, 506, Centro, São Leopoldo)
Oktoberfest de Santa Cruz celebra a Imigração Alemã
A 39ª edição da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul tem o Bicentenário da Imigração Alemã como temática principal neste ano. Marcada para ocorrer de 10 a 13, de 17 a 20 e de 24 a 27 de outubro, a tradicional festa reunirá mais de 180 chopeiras, 130 expositores, 400 horas de apresentação, mais de 50 bandas e mais de 40 pontos de gastronomia. Serão cinco atrações nacionais — Luana Prado, Zé Neto & Cristiano, Bruno & Marrone, Luan Santana e SPC
Acústico —, além de muita cultura alemã e comida típica. Os ingressos já estão à venda.
Serviço
O quê: 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul
Quando: 10 a 13; 17 a 20; e 24 a 27 de outubro
Onde: Parque da Oktoberfest (Rua Galvão Costa, 755, bairro Centro)
Ingressos: à venda pelo site www.oktoberfestsantacruz. com.br
Igrejinha confirma 35ª Oktoberfest para outubro
Celebração tradicional que ocorre desde 1988, a Oktoberfest de Igrejinha é considerada a maior festa comunitária do Brasil, reunindo mais de 3 mil voluntários e revertendo o lucro para as entidades da região. Depois da enchente de maio, a 35ª edição foi confirmada para os dias 11 a 20 de outubro.
Durante a Oktoberfest de Igrejinha, a gastronomia típica alemã é um dos destaques. Os visitantes têm a oportunidade de saborear pratos tradicionais, como salsichas, chucrute, pretzels e outras delícias da culinária germânica. Além disso, a cerveja artesanal também é uma atração importante, proporcionando aos participantes uma experiência autêntica.
As bandas típicas alemãs são outra característica marcante da Oktoberfest de Igrejinha. Com suas músicas animadas e contagiantes, elas criam um clima festivo e envolvem o público em uma atmosfera de alegria e diversão. Os visitantes podem dançar e se divertir ao som das tradicionais polcas e valsas alemãs.
As danças folclóricas também têm um papel importante. Grupos locais se apresentam com trajes típicos e realizam coreografias que representam a cultura e as tradições germânicas. Essas apresentações são uma forma de preservar e valorizar a herança cultural dos imigrantes alemães.
Além disso, os jogos germânicos são uma atração à parte. Os participantes podem se divertir com competições de serra de lenha, corrida de tamancos e outros jogos tradicionais da cultura alemã.
Ingressos: disponíveis através do site oficial www. oktoberfest.org.br. Há também ingresso de acesso individual, válido para um único dia, com lotes sujeitos a disponibilidade.
Realização: Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest)
Ospa traz herança musical germânica a Novo Hamburgo
Terra de alguns dos maiores gênios da música, a Alemanha deu ao mundo nomes como Bach, Beethoven, Schumann, R. Strauss, Brahms e Mendelssohn. Ao longo de 2024, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) leva a herança musical desses e outros grandes compositores às cidades gaúchas que mais receberam imigrantes alemães 200 anos atrás. Integrando a programação organizada pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, o concerto em Novo Hamburgo está previsto para 19 de setembro. O local, no entanto, ainda não foi confirmado. No repertório, a Ospa abre a apresentação com um dos últimos compositores românticos alemães, Engelbert Humperdinck (1854-1921), executando a abertura da sua ópera “Hänsel und Gretel”, baseada no conto de fadas “João e Maria”. Em seguida, a orquestra executa trechos de duas obras-primas: o segundo movimento da grandiosa “Sinfonia nº 7”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e a abertura da “Suíte Orquestral nº 3 em Ré Maior”, de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Outros dois célebres alemães estão presentes no programa: Johannes Brahms (1833-1897) com a animada “Dança Húngara nº 5” e Jacques Offenbach (1819 – 1880), com a abertura da opereta “Orfeu no Inferno”. O repertório inclui também outros compositores de língua alemã: os austríacos Franz Schubert (1797-1828), Johann Strauss II (1825-1899) e Franz Lehár (18701948). Como é tradição nos concertos da Ospa no interior do RS, o programa traz uma peça brasileira: “O Garatuja”, composta por Alberto Nepomuceno e inspirada no romance homônimo de José de Alencar.
Serviço
O quê: Concerto da Ospa pelo Bicentenário da Imigração
Quando: 19 de setembro
Onde: Novo Hamburgo - local ainda não divulgado
Ingresso: entrada franca
Festejos do Kerb da Herta serão em novembro
O Kerb da Herta é outra festa confirmada no calendário de festejos pelo Bicentenário da Imigração. Evento também previsto inicialmente para maio, mas adiado devido à tragédia climática, agora será realizado em 9 de novembro. O local se mantém o mesmo: a Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo. O Kerb da Herta será realizado pela Vale TV e é alusivo ao Bicentenário. A festa promete um dia repleto de diversão, música e entretenimento para toda a família e amigos. Terá, ainda, praça de alimentação, gastronomia típica, apresentações culturais, artesanato, playground, chope e muito mais. A entrada é gratuita.
Serviço
O quê: Kerb da Herta
Quando: dia 9 de novembro
Onde: Sociedade Ginástica Novo Hamburgo
Cultura gaúcha e alemã juntas em Lomba Grande
O Fandankerb, que celebra o encontro das culturas gaúcha e alemã, terá a 17ª edição especial pelo Bicentenário da Imigração. O baile ocorrerá no dia 14 de setembro, a partir das 20 horas, na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo. A animação ficará a cargo da Orquestra La Montanara. A culinária alemã será o prato principal da festa. O caneco com a fita oficial do evento terá um custo de R$ 10,00, mas é opcional. Interessados podem comprar os ingressos com os integrantes da patronagem.
Serviço
O quê: 17º Fandankerb
Quando: 14 de setembro, a partir das 20 horas
Onde: Sociedade Gaúcha de Lomba Grande (Rua Albano Guilherme Konrath, 1.305, ou Rua Orestes Basotti, 105, Novo Hamburgo)
Ingresso: R$ 80,00 (janta e baile) ou R$ 40,00 (só baile)
Foto: Divulgação
Tradicional Kerb de São Miguel será em setembro em Dois Irmãos
Grande festa realizada para homenagear o padroeiro da cidade de Dois Irmãos e as origens germânicas, o Kerb de São Miguel é considerado o maior e mais tradicional kerb do Brasil. Atrações musicais, bandinhas e grupos de danças alemãs animam a festa, que relembra a chegada dos imigrantes.
No último dia 3 de agosto, o casal Celso Emidio Schneider e Carmen Regina Krentz Schneider foi eleito o novo casal Rei e a Rainha da 195ª edição, confirmada para ocorrer entre 20 e 29 de setembro. A escolha foi feita por uma comissão de jurados, que avaliaram aspectos como discurso, simpatia, animação, desfile e a torcida dos dois casais inscritos no concurso. Os casais desfilaram, dançaram e discursaram para jurados e público, que prestigiou o evento. O outro casal inscrito foi Francisco Artur Schneider e Maria Judite Schneider.
A noite de escolha do novo Rei e Rainha do Kerb de São Miguel também reservou um momento especial para agradecimento ao Rei Darcy Engelmann, escolhido em 2011, juntamente com sua esposa Lori, para representar Dois Irmãos. Desde lá, o casal representou Dois Irmãos e o Kerb de São Miguel em diversas ocasiões. Infelizmente, Lori faleceu em fevereiro de 2022.
O concurso é uma realização do Departamento de Turismo de Dois Irmãos, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e foi animado pela Bandinha Típica Baila Baila e teve a recepção, apresentação e apoio de integrantes do grupo de danças folclóricas Baumschneis Volkstanzgruppe. A programação oficial da 195ª edição, no entanto, ainda não foi divulgada.
Aponte a câmera de seu celular para o QR Code ao lado e leia mais sobre os festejos e os eventos no portal valedosinos.org
Celso e Carmen Schneider foram eleitos casal Rei e Rainha
COMBUSTÍVEL GOSTOSO E PÃO DE QUEIJO DE QUALIDADE OU O CONTRÁRIO, TANTO FAZ.
VISITE NOSSO INSTAGRAM
Camila Veiga
Jornalista
camilaveiga.imprensa@gmail.com
Instagram: @acamilaveiga
Oficina da Escrita na Blend
O portal Temas Preferidos e a Blend Coworking promovem a “Oficina Escrita e Saúde Mental: Se Expressando Com Mais Facilidade”. Ministrada pela psicóloga e escritora Patricia Spindler, a atividade é direcionada ao público em geral, em especial a quem deseja descobrir novos caminhos por meio da escrita, usando a criatividade como ferramenta para a autodescoberta.
A atividade valorizará também a sensibilidade dos textos, em meio ao cenário invadido pela Inteligência Artificial. “É preciso ter autoria, personalidade e emoções que evidenciam a singularidade de uma redação clara e com propósito”, considera Patricia. A oficina ocorre em 31 de agosto, das 9h às 12h, na Blend - Rua Domingos de Almeida, 338, Centro, Novo Hamburgo, com vagas limitadas.
IA na arquitetura
Em 13 de agosto, o workshop Atmosferas, da Redecore, em Novo Hamburgo, unirá profissionais da arquitetura e do design de interiores de toda a região com o especialista no uso de Inteligência Artificial no segmento, Paulo Mezzomo. “O objetivo é destacar quais são as oportunidades a serem aproveitadas e ameaças das quais devemos nos proteger”, pontua ele.
Cluster calçadista gaúcho reage e mantém 85,6 mil empregos
Apesar das instabilidades no mercado internacional e a situação recente que assolou o Estado com as chuvas e cheias, a indústria calçadista reage. O Rio Grande do Sul segue como o principal empregador do setor em território nacional. Tendo gerado 1,45 mil empregos no primeiro semestre, o cluster
gaúcho encerrou o sexto mês com 85,6 mil empregos na atividade, um saldo apenas 3,8% menor do que no registro de junho de 2023. Os dados foram elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) com base no levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca uma melhora gradual no mercado doméstico, que absorve mais de 85% das vendas da indústria calçadista, e a expectativa de uma melhora nas exportações ao longo da segunda parte de 2024, o que deve favorecer ainda mais os empregos.
Gabriel Carneiro palestra na CDL de Novo Hamburgo
Como um convite à ação, a encarar o desconhecido e resistir ao processo, a palestra “Bota a cara e vai” traz o escritor, professor e terapeuta Gabriel Carneiro à Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH). O palestrante, reconhecido por inspirar transformações pessoais, é a estrela do evento exclusivo para associados, que celebra os 62 anos da
entidade em 22 de agosto, a partir das 19h, no Salão Nobre da CDL-NH, localizado na Rua Domingos de Almeida, 708, Centro. O ingresso é somente 1 kg de alimento não-perecível e serão permitidos dois participantes por empresa. As vagas são limitadas e é necessário garantir a inscrição com antecedência pelo WhatsApp (51) 3582-3535.
Agropecuária segue forte
Depois de dois anos seguidos de seca, havia uma previsão de recuperação para o setor agropecuário gaúcho ao longo de 2024. E, mesmo com as enchentes afetando o cenário de todo Estado, a agropecuária foi pouco afetada, pois parte significativa da safra de grãos já havia sido colhida. O panorama foi apresentado pelo economista e consultor da Fecomércio-RS, Marcelo Portugal, na recente 3ª edição do Giro pelo Rio Grande, realizada em Novo Hamburgo.
“O forte desempenho da agropecuária deve permitir um PIB positivo, próximo de 1,5% para o RS”, acredita o economista.
Ainda que positiva, a previsão atualizada é menor do que a esperada nos planos feitos em dezembro de 2023, quando a entidade estimou um crescimento de 3,5% para o Estado, acima da economia nacional (2,2%).
Save the date
A Casa Trampolim, de São Leopoldo, já divulga um “save the date” especial para 01 de setembro, quando realizará seu evento para as empreendedoras, com diversas atrações, muito networking e uma feirinha de produtoras locais. A realização é uma parceria com a Interventura.
CIDADES DO FUTURO
Como serão as cidades do futuro?
Éder Kurz
Jornalista e editor do Jornal O Vale e do portal valedosinos.org, da Vale TV
Respeito e espaços para ciclistas
Uma cidade do futuro precisa ofertar qualidade de vida, oportunidades de trabalho, garantir a segurança, a saúde e o lazer. Precisa preparar ruas, avenidas e postos para os veículos elétricos, os bairros para novas fontes de energia. É essencial promover o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e bem-estar social.
O título deste texto revela não somente o meu desejo, mas o de milhares de ciclistas no país: respeito e espaços para quem pedala, seja por lazer ou por esporte de alto rendimento. Por isso, acredito que a cidade do futuro precisa ser projetada e construída com ciclofaixas e ciclovias amplas, extensas e sem obstáculos, e que esses locais sejam respeitados - por todos. Repito: por todos! Mas o que falta para chegarmos lá?
Conscientização e ação do poder público.
Para você ter ideia da importância de se cuidar de quem anda de bicicleta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 13 mil ciclistas morreram no Brasil na última década. Para tentar frear essa triste estatística, de acordo com o Senado Federal, organizações da sociedade civil, como a ONG Rodas da Paz, alertam para a necessidade
de melhorar a infraestrutura para a circulação de bicicletas e pregam o respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres.
No entanto, além de respeito, é preciso que o poder público faça a sua parte. Precisamos de maior fiscalização e melhores condições das ciclovias e ciclofaixas. Há quem lembre das condições das ciclovias na região, como a da Avenida Victor Hugo Kunz, em Novo Hamburgo, ou a da Avenida Imperatriz Leopoldina, em São Leopoldo. Em Campo Bom, município pioneiro na implantação de ciclovia na América Latina, em 1977, há atualmente um espaço com 21 quilômetros de extensão. É um avanço, mas pouco. É preciso ampliar, melhorar a faixa de circulação, a sinalização, oferecer apoio e informação a quem deseja pedalar.
Morei por quase 10 anos em Florianópolis, onde
aprendi a gostar ainda mais da bicicleta. A capital catarinense tem uma rede cicloviária com mais de 130 quilômetros de extensão, segundo levantamento da plataforma Observatório da Bicicleta, centro de referência de informação, de monitoramento de políticas públicas e de experiências da sociedade civil sobre a bicicleta como meio de mobilidade no Brasil. Ainda assim, por lá, faltam espaços para os ciclistas e são recorrentes os acidentes e as reclamações - seja por ciclovias bloqueadas por carros ou por veículos de carga. No período em que pedalei pela Ilha de SC, lembro de encontrar carros de aplicativo parados sobre as ciclovias ou caminhões de mudança bloqueando a ciclofaixa. Não foi nem uma nem duas vezes. Foram várias. Também lembro de deparar com motoristas que respeitam os ciclistas, seja
esperando a passagem na saída de garagem ou mesmo na travessia de pedestres. Cito como exemplos de respeito aos ciclistas.
Uma cidade do futuro precisa ofertar qualidade de vida, oportunidades de trabalho, garantir a segurança, a saúde e o lazer. Precisa preparar ruas, avenidas e postos para os veículos elétricos, os bairros para novas fontes de energia, as ciclovias e ciclofaixas para os ciclistas. É essencial promover o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e bem-estar social.
Os benefícios serão enormes caso esses requisitos sejam colocados em prática, a começar pela saúde física e metal, um dos benefícios para quem anda de bicicleta. Vivemos tempos tecnológicos, disruptivos, e precisamos mudar a forma como observamos os ciclistas nas ruas, e como podemos preparar as cidades.
Cláudio Alves
Locutor e apresentador, comanda o programa
Estação Hamburgo
@claudioalveslocutor
Curiosidades de rota famosa na Alemanha
Na coluna de hoje vou seguir destacando minha visita na Alemanha, realizada em agosto de 2023, acompanhando uma visita técnica organizada pela nossa Rota Romântica do Rio Grande do Sul. Vamos seguir viajando pela “Romantische Strasse”, a Rota Romântica que provavelmente é a mais famosa rota da Alemanha.
De fato, o caminho é um encanto só: em cerca de 400 km, de Füssen a Würzburg, a
paisagem é permeada por belos campos, castelos, palácios, rios e lagos de cor turquesa, e cidadezinhas charmosas. Curiosamente, o nome da rota não é tão romântico. Originada como uma antiga rota comercial romana que atravessava os Alpes e o atual estado da Baviera, a Rota Romântica foi ressuscitada no pós-Segunda Guerra Mundial para reanimar o turismo na Alemanha. No entanto, apesar das suas raízes
pragmáticas, a rota de hoje é tudo menos mundana. De fato, é um mergulho profundo no coração romântico germânico.
Das mais de 50 cidades que fazem parte direta e indiretamente da rota, algumas se destacam, como Dinkelsbühl, Landsberg am Lech, Nördlingen, Füssen e a mais queridinha, Rothenburg ob der Tauber, com suas muralhas medievais.
A Rota Romântica se inicia na vibrante cidade de Würzburg. Esse destino é o lar da Residência de Würzburg, um Patrimônio Mundial da Unesco e uma das mais impressionantes obras-primas do barroco alemão. Com vasta gama de detalhes arquitetônicos e afrescos intricados, é um lugar que não pode ser perdido para quem planeja uma viagem cultural. Würzburg fica às margens do rio Main, sendo visualmente dominado pela imponente Fortaleza Marienberg, assim como pela Residência do Príncipe-Bispo, uma obra-prima do Barroco de 1720.
Além disso, a cidade é cercada por maravilhosos vinhedos. Würzburg é palco de diversos eventos culturais ao longo do ano, incluindo o Festival Internacional de Cinema, em janeiro, o Mozartfest, em junho, e o Mercado de Natal, em novembro e dezembro. De 1642 até meados do século XVIII, três príncipes-bispos moldaram a paisagem arquitetônica de Würzburg, conferindo à cidade seu estilo Barroco.
A cidade foi mencionada pela primeira vez em documentos no ano 704 testemunhou eventos como a descoberta do raios X em 1895. Infelizmente, o local sofreu destruição significativa em 1945 devido a um ataque aéreo, mas foi cuidadosamente reconstruída, preservando seu patrimônio histórico e cultural. A cidade é um destino popular para amantes do vinho, com várias degustações e tours disponíveis, permitindo aos visitantes explorar os sabores únicos dos vinhos da região. Outra cidade que quero destacar é
Rothenburg ob der Tauber, a grande estrela da Rota Romântica. Essa cidade encantadora é frequentemente descrita como a “joia” da rota. Seu charme medieval, com ruas estreitas, casas em estilo enxaimel e muralhas intactas, cria uma atmosfera mágica. Se você for em dezembro, não esqueça de marcar em seu roteiro o mercado de Natal, um dos mais antigos da Alemanha, perfeito para experimentar tradições culinárias alemãs e comprar presentes artesanais.
Um local icônico de Rothenburg é o Plönlein, uma pequena praça que é um dos lugares mais fotografados da Alemanha, conhecida pelos seus prédios pitorescos e pela atmosfera que exemplifica a arquitetura medieval. Ao passear por Rothenburg, a rica cultura e a história viva se desdobram em cada esquina, com atrações como a Kobolzeller Kirche.
Conheci muitas outras cidades da Romantische Strasse e logo quero compartilhar mais com vocês.
Quer ser pago para estudar?
Já pensou na oportunidade de fazer um “Ausbildung” de Hotelaria na Alemanha? Não é novidade que a Europa encontra-se escassa de mão de obra nas mais diversas áreas e setores econômicos, sendo uma delas o turismo.
Acredito que a Alemanha é um dos países europeus que conta atualmente com as mais diversas possibilidades de visto para estrangeiros que queiram estudar e trabalhar no exterior (“Au Pair”, “Holiday Work”, “Ausbildung”, Trabalho Voluntário, Estudante de Alemão...).
Isso significa que a jornada é fácil? De forma alguma! Porém, as oportunidades para aqueles que realmente querem e estão dispostos a pagar o preço são infinitas.
A verdade é que eu trabalho atualmente em um hotel e precisamos urgentemente de pessoas. Dessa vez a coluna vai ser mais um “Job Angebote” (oferta de emprego).
A oportunidade é a seguinte: fazer um “Ausbildung de hotelaria” (Hotelfachmann/-
-frau ou Hotelkaufmann/-frau) na Alemanha. Mas, Marina, o que é um “Ausbildung”? É quase que um diploma entre o que seria um curso técnico e um
Bacharel do Brasil. A duração é geralmente de 3 anos e o mais incrível é que esse tipo de diploma alemão valoriza a teoria na prática.
Por isso, o curso é dividido em blocos, por exemplo, duas semanas de aulas e duas semanas de trabalho. A tua formação é paga pelo seu
empregador e você ainda recebe um salário mensal, que aumenta gradativamente a cada ano.
A pergunta que fica: quais são os requisitos? Falar alemão - pelo menos nível B2. As aulas vão ser em alemão e no trabalho você vai falar em alemão; gostar de trabalhar com pessoas - você vai trabalhar com pessoas o tempo todo, então gostar de estar nesse ambiente é essencial; e adaptabilidade e flexibilidade - estar aberto para novos de-
safios e disposto a aprender é fundamental, não só para o trabalho, mas também para você como indivíduo.
Eu acho que dentre as outras possibilidades de visto, essa é a que dá “mais estrutura”, pois é um visto de três anos. Você vai ter o salário mensal garantido e uma formação alemã. Depois, terá a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho europeu, pois o Ausbildung é reconhecido em toda a Europa.
“Holiday Work”
Esse visto é focado para pessoas que querem ter uma experiência no exterior, mas não necessariamente uma carreira.
O “Holiday Work” é um visto com duração de um ano, no qual seis meses você trabalha em uma empresa e seis meses em outra.
É uma ótima porta de entrada para a Europa e também válido para aqueles que não sabem se querem ficar por aqui por mais anos.
Vejo como ótima maneira de conhecer o país e ainda trabalhar. Tanto para Ausbildung, quanto para o visto Holiday Work, alemão é fundamental.
No site do consulado alemão está descrito certinho o processo de visto.
Se você estiver interessado no Ausbildung ou no visto de Holiday Work, pode me enviar um email: mmarquesklein@gmail.com.
Beijos e até a próxima semana!
Planeje hoje, proteja sempre.
Não deixe para amanhã o cuidado que a sua família precisa hoje. Faça o Plano Assistencial Grupo Krause e garanta todo o amparo para quem você ama.
Assistência Funeral 24h Sepultamento no Cemitério Memorial Krause Sorteio semanal de até R$ 10 mil Rede de Vantagens Krause com descontos em mais de 300 parceiros
Ligue para (51) 3036-9660 e e saiba mais sobre os benefícios.
Marina Marques Klein Diretamente de Trier, na Alemanha
Foto:
Reprodução
Por Jeison Rodrigues Jornalista
Os dois campeões olímpicos do time da Frangosul/Ginástica
Por coincidência (ou não), Carlão e André estão lado a lado no pôster oficial da Frangosul/Ginástica
A coluna também entra no clima das Olimpíadas nessa semana para relembrar uma história envolvendo um clube e dois atletas em especial, ambos campeões olímpicos. Corria o ano de 1995 e a Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, comandada por Jorginho Schmidt, avançava na Superliga Masculina de Vôlei, mobilizando os gaúchos e surpreendendo o restante do País com um time sedento por vitórias. Na prática, o único campeão olímpico até então era Carlão, a estrela da Frangosul/Ginástica. Ele havia conquistado o ouro em Barcelona, em 1992, com o
time comandado por José Roberto Guimarães. Carlão teve papel decisivo na conquista da Superliga pela Ginástica, inclusive com contornos de heroísmo. No último jogo, ele disputou parte da final com o pé quebrado.
O outro medalhista de ouro daquele time era André Heller, que viria a ganhar sua medalha anos depois. Ainda um novato, ele integrou o time campeão da Frangosul e, na sequência da carreira, acabou se tornando um dos mais importantes nomes da história do vôlei brasileiro. André, aliás, tem duas medalhas olímpicas: foi ouro em Atenas 2004 e prata em Pequim 2008.
Que pena que somos o país do futebol
Chegou ao final neste domingo (11) mais uma edição dos Jogos Olímpicos, sediados em Paris, capital francesa que pela terceira vez abrigou atletas do mundo inteiro. Ao logo de quase três semanas, acompanhamos disputas tradicionais, como: maratona, natação, vôlei, futebol e basquete, e até as mais inovadoras, como: break, BMX mountain bike e skate. Competições que em um curto espaço, voltando no tempo não se imaginava que pudessem entrar no universo esportivo de uma Olimpíada.
Pois evoluções acontecem, o mundo evolui, as disputas de hoje precisam ser diferentes das de décadas atrás, embora a importância da tradição preservada também deve ser enaltecida. Tivemos disputas emocionantes, nações movimentando-se com torcidas, com a briga pelo topo do quadro de medalhas envolvendo chineses, norte-americanos, australianos, coreanos, japoneses, britânicos, mas e o Brasil? Bom, não superamos recordes de outras Olimpíadas, conquistamos apenas três ouros e um total de 20 medalhas. Pouco, principalmente levando-se em conta o tamanho do Brasil. As conquistas que se dão em grande parte se devem aos esforços pessoais ou, no máximo, a partir de esforços em nichos que se potencializam atrás de talentos pessoais.
O Brasil é assim, disse bem o segundo colocado na prova da marcha atlética, Caio Bonfim: “Brasil tem dois esportes, o futebol e o esporte que está vencendo”. Já fomos assim na Fórmula 1, no vôlei, no tênis e, agora, ao que tudo indica, seremos assim na ginástica. Bom, será assim por quanto
tempo? Dependerá obviamente de Rebeca, Flavinha, Júlia e das competidoras que terão a difícil missão de manter o Brasil no topo da ginástica. Quando essa onda passar, bom, passou, voltaremos a focar 99% no futebol.
Por que defino como triste sermos um país apenas do futebol?
Porque o Brasil, pela sua dimensão, diversidade populacional, poderia ter uma gama muito grande de competidores em quase todas as modalidades esportivas. Por quê?
Porque não há investimento, são países pobres e são países que não acreditam e não visualizam que desde as bancas escolares o incentivo, a disputa olímpica ou a disputa esportiva por si só, poderia ser um grande caminho.
Não, o Brasil tem a mono cultura do futebol, só se aposta na riqueza, no crescimento, nas vitórias a partir do futebol. Poderíamos ter presenças fortes em campeonatos mundiais de todas as modalidades esportivas, disseminaríamos a prática esportiva.
Se os Estados Unidos e a China estão brigando pelo topo da tabela, são pelos investimentos feitos por uma população. Não pensem que me esqueço da mídia, já tivemos um Luciano do Vale, que resolveu apostar no vôlei, saiu da caixa e fez um boxeador, Adilson Maguila Rodrigues, ser estrela no Brasil. Fez um jogador de sinuca, Rui Chapéu, ser estrela no Brasil.
Normalmente os caminhos mais fáceis são os menos honrosos, então há uma miscigenação de culpas, uma simbiose entre os culpados de sermos um país olímpico. É triste, mas seguiremos sendo apenas o país do futebol e daquele esporte que estiver vencendo.
Rodrigo Giacomet Radialista e Diretor da Rede União FM