LIVR0 - 20 ANOS - UNICRED SUL CATARINENSE

Page 21

20 anos de dedicação ao cooperado

PARCERIA

A

adesão da classe médica, já que naquele momento somente esses profissionais poderiam ingressar na cooperativa, foi gradativa e crescente. A parceria com a Unimed Criciúma foi, de fato, bastante efetiva e demonstrada desde os primeiros dias de criação da cooperativa, pois além da estrutura oferecida nos anos iniciais, a Unimed fez um importante aporte financeiro, transferindo boa parte dos negócios que tinha em outros bancos para a Unicred. O pediatra Dr. Walter Ney Galetto Junqueira é presidente da Unimed Criciúma desde 1999 e atesta o apoio dado à Unicred: “Além de realizarmos grande parte das nossas movimentações financeiras na cooperativa, sempre incentivamos os médicos a abrirem conta lá, para receberem seus honorários. A indicação sempre foi bem aceita e ainda hoje o pagamento dos médicos é feito na Unicred”, explica. Outro reflexo direto da criação da Unicred foi a integração dos profissionais do Hospital São José e Hospital São João Batista. “No começo, havia certa divisão dos médicos que atuavam nesses dois hospitais, por isso sempre procurávamos compor a diretoria da Unicred com representantes das duas unidades hospitalares”, pontua Dr. Junqueira. A mudança de cultura, conta Dr. Junqueira, aconteceu aos poucos e atualmente grande parte dos médicos de Criciúma atua nos dois hospitais. “Os médicos passaram a se encontrar nas reuniões e assembleias da Unimed e da Unicred e isso uniu a classe. Gerou um efeito muito positivo, que favoreceu toda a categoria”, analisa.

Essência cooperativista Por ser uma cooperativa de trabalho, a Unimed sempre teve grande relevância na difusão da filosofia cooperativista. Para ser admitido na Unimed, o médico tem que participar de cursos ou palestras sobre o tema, iniciativa que, segundo Dr. Márcio Zaccaron, trouxe reflexos positivos também para a Unicred. “O sistema sempre se preocupou com a formação de seus cooperados, oferecendo capacitações para que todos pudessem entender bem o funcionamento dessa modalidade de instituição financeira. Levamos essa filosofia para a Unicred e deu muito certo”, assegura. O presidente da Unicred, Dr. Rozenir Ramos, confirma que conhecer o sistema é fundamental. “Essa é uma preocupação constante. Sempre procuramos nos capacitar e estudar o tema. Tanto que ouvi falar pela primeira vez da Unicred em um curso de cooperativismo que fiz quando era diretor da Unimed. Desde então, buscamos estudar e conhecer mais o sistema, para trazer resultados sempre melhores para nossos cooperados”, frisa.

“Estou muito satisfeito com os rumos tomados pela Unicred. É uma instituição que gera diversos empregos e promove o desenvolvimento, pois todos os recursos acabam ficando na região.”

DR. WALTER NEY G. JUNQUEIRA Presidente da Unimed Criciúma (1999-2015)

Nas páginas da história O apoio da Unimed foi relevante. Ata da reunião do Conselho de Administração, de 22 de junho de 1994, atesta outras importantes contribuições. Naquela noite, foi aprovada a contratação de um gerente comercial para atuar na Unicred Criciúma. No entanto, o salário do funcionário seria pago, como empréstimo, pela Unimed, até que a Unicred tivesse recursos suficientes para assumir o pagamento. Outra decisão tomada foi a compra de um computador. O aparelho novo seria destinado à Unimed, que necessitava de um equipamento com maior capacidade de armazenamento. Em contrapartida, a Unimed venderia um dos seus computadores para a Unicred, que só efetuaria o pagamento quando dispusesse do valor em caixa.

21


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.