Revista Universidade | n° 04

Page 49

uma alteração de leve a moderada do sêmen. Nesse caso, conforme a literatura médica, a indução da ovulação é feita de maneira semelhante à relação sexual programada. No entanto, em vez da relação sexual, é realizado um procedimento que consiste em uma injeção do sêmen processado dentro do útero da mulher, utilizando-se um catéter delicado. A fertilização in vitro é um tratamento de alta tecnologia em reprodução humana. As etapas são a indução da ovulação, a captação dos óvulos, a coleta dos espermatozoides, a fertilização no laboratório e a transferência dos embriões. Normalmente, a técnica é utilizada para casais em que a mulher tenha problemas nas trompas ou endometriose, o que pode dificultar a chegada dos espermatozoides até o óvulo. Em muitas situações, explica o professor Justino, há mais de uma opção de tratamento. Nesses casos, dentre os fatores que determinam a escolha de cada tratamento estão a idade da mulher, tempo de infertilidade, fatores associados e vontade do casal. Visando orientar e sanar dúvidas, o Ambulatório promove, periodicamente, palestras com casais inférteis. “O objetivo é abrir um espaço de discussões e oferecer informações e um suporte emocional aos casais de baixa renda que desejam realizar o sonho de ter filhos. Após uma investigação da causa da infertilidade, observando o histórico dos pacientes e seus antecedentes, solicitamos a realização de alguns exames, para iniciarmos o tratamento mais adequado”, enfatiza o professor.

Ambulatório No final da década de 1980, o professor Justino Mameri decidiu criar o Ambulatório de Infertilidade. O objetivo inicial era colocar em prática o que era ensinado em salas de aula, oferecendo para os casais com dificuldades em engravidar uma pesquisa do seu problema e o tratamento adequado, quando possível. Professor Justino destaca que uma outra etapa do sonho foi realizada, com a criação do Ambulatório de Reprodução Humana, além do convite aceito pela médica especialista em Reprodução Humana Layza Merizio Borges para participar do programa. “Agora estamos em busca de novos horizontes. O Hospital está adquirindo equipamentos e contratando um biólogo para realizar novos tratamentos de fertilização, o de inseminação, que é a introdução do sêmen, preparado em laboratório, concentrado em espermatozoides, dentro do útero nos períodos férteis das mulheres”, explica o professor. Em relação à fertilização in vitro, o médico afirma que ainda não há previsão de quando o Hucam vai começar a realizar este procedimento.

O Ambulatório funciona no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), localizado no campus de Maruípe, em Vitória

UNIVERSIDADE - Revista da Ufes - Dez 2014

49


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.