Revista Viver Bahia nº 15

Page 24

Caminhos do Sertão

Canudos não se rendeu A pacata cidade do semiárido baiano, palco de um dos conflitos mais polêmicos do país, resiste ao tempo e oferece roteiros históricos a céu aberto z Ana Paula Cabral (texto) z Rita Barreto (fotos)

L

ocalizado em meio à paisagem repleta de montes cobertos pela caatinga que esconde o solo alaranjado, seco e pedregoso, o açude Cocorobó aparece no sertão baiano como um oásis que, curiosamente, encobre um significativo episódio da história do Brasil: a Guerra de Canudos. Batizada de Belo Monte, no final do século XIX, a comunidade católica de convivência solidária, que abrigou sertanejos, índios e negros recémlibertos foi perseguida e massacrada pelo Exército pelo simples fato de seguir os ideais de seu líder, Antônio Vicente Mendes Maciel, o beato Antônio Conselheiro – um homem nordestino, de vida sofrida que, com ensinamentos baseados na Bíblia, atraiu muitos seguidores e se opôs ferrenhamente à República que há pouco se instalara no Brasil, trazendo consigo casamento civil, cobrança exacerbada de impostos e um modo de governar que dissociava o poder político do poder de Deus e da Igreja presentes no Brasil há quatro séculos.

Visão do açude Cocorobó e dos montes que o cercam

46 | Viver Bahia

A história do maior conflito brasileiro do período republicano pode ser relembrada ainda hoje, mais de um século depois, com a visitação do município de Canudos, a 350 km da capital baiana. Um dos principais ícones do turismo cultural do estado, a cidade de Canudos é visitada por cerca de 20 mil turistas a cada ano. Nascido no Ceará, Antônio Conselheiro, que segundo seu pai deveria ser padre, perdeu a mãe ainda criança, foi maltratado pela madrasta, traído e abandonado pela mulher, preso injustamente e teve uma trajetória profissional sem sucesso até resolver mudar de vida e percorrer o sertão nordestino. Em suas andanças passou também pela Bahia, onde esteve em diversas localidades, sempre reformando e construindo igrejas e cemitérios até se estabelecer e fundar a comunidade de Belo Monte, atual Canudos, em 1893.

Visão da praça onde está instalado o Museu Histórico de Canudos, principal atração do distrito de Canudos Velho

Viver Bahia | 47


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.