PAULISTAS
![]()
O catálogo de produtos turísticos do município de Paulistas apresenta uma oferta diversificada e atraente para os turistas.
Para conhecer o conteúdo do catálogo convidamos você a descobrir as belezas naturais, culturais, serviços turísticos e a produção associada do município.
Todas as riquezas de Minas Gerais em um só lugar: aventura, cultura, religiosidade, tradição, ruralidade, saberes e sabores.
Sinta Minas Gerais! Vivencie a mineiridade!
Além de suas belezas naturais, Paulistas tem sua economia voltada para a agropecuária, destacando-se a produção de queijos. A simplicidade e o espírito acolhedor da comunidade encantam os visitantes. A cachoeira Geraldo Miranda é um atrativo convidativo para uma visita à cidade.
Patrimônio Histórico tombado pelo município, a cachoeira está localizada a sete km da cidade e fica na junção de dois rios, o rio Vermelho e rio Turvo. Com queda acentuada, bancos de areia ao redor e uma vegetação exuberante é um atrativo muito visitado para descansar, apreciar a natureza, nadar e pescar.
A cachoeira recebeu esse nome devido ao funcionamento de uma antiga usina que gerava energia e abastecia a cidade, e hoje existem no local apenas as ruinas do que foi a usina.
Localizada a cerca de 12km da cidade por via de chão batido, é uma cachoeira formada por corredeiras e quedas leves formando ao seu final uma piscina natural.
A cachoeira apresenta uma queda d’água de altura média, uma área com areia fina que possibilita a realização de atividades recreacionais: jogos, piqueniques, exposições ao sol, propícia para a prática de pescaria. Ao entorno destaca-se uma vegetação rasteira e arbustiva.
A Gruta compõe um conjunto com capela que se destaca na história e na cultura regional. Na parte externa há a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, de túnica branca e faixa azul, muito visitada pelos fiéis para orações e devoção.
Localizada no entroncamento dos rios Vermelho e Turvo dão origem ao Conjunto Paisagístico Cachoeira Geraldo Miranda. Em 1822, o Botânico francês August de Saint-Hilaire, passou sob a ponte que na época era em madeira e declamou; “é de madeira, mas desde Mariana, nunca viras nenhuma tão bem construída”.
Vagem pelas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais, capitulo XVIII, página 188.
No ano de 1679, o Bandeirante Paulista Fernão Dias Paes Leme construiu uma Ermida na região do Lageado. Em 30 de junho de 1876 foi celebrada uma missa solene de criação da Paróquia São José, ligada à Arquidiocese de Diamantina. A primeira igreja matriz foi construída por volta do ano 1854, e reconstruída em concluída em 1996.
A capela de Nossa Senhora de Lourdes tem pinturas datadas de 1912 sobre a fé e devoção dos fiéis à Santa. A construção da capela se deu por incentivo do Pr. Cônego Davino, um religioso que marcou a sobremaneira a história da cidade. Há no local a gruta com a Nossa Senhora de Lourdes.
Fazenda Santo Antônio - Zona Rural LATICÍNIOS ESPLANADA
Fazenda Boa Vista - MGT 117 - Zona Rural (33) 98829.9958
Rua João Ulisses Alves, 201 – Centro (33) 98849.4854
QUEIJO MINEIRIN
Fazenda Prença e Cutuvelo - Zona Rural (31) 99673.1016
Fazenda Cana Brava - Zona Rural (33) 99822.2642
Fazenda Sobrado - Zona Rural (33) 99811.5602
Fazenda Boa Vista - MG-117 (33) 98829.9958
PADARIA MANUIOLANDA
Praça Cônego Davino, s/nº - Centro
Rua Bias Forte, nº 08 - Centro (33) 3413.1519
PIZZARIA
Rua Bias Forte, nº 52 - Centro (33) 98824.8084
PANIFICADORA SÃO JUDAS TADEU
Rua São Francisco, nº 54 - Centro (33) 3413.1162
RESTAURANTE PAULISLANCHE
Praça Cônego Davino, nº 100 Centro (33) 3413.1141
SORVETERIA TRÊS IRMÃOS
Rua Juscelino Kubistchek, s/nº Centro (33) 3413.1244
TIMAS LANCHES
CHURRASQUINHO DO NATAL
Praça Cônego Davino, nº 99 - Centro (33) 99819.4973
O festival valoriza e incentiva uma das mais populares manifestações culturais da época junina, a quadrilha, apresentando a cultura, os hábitos e os costumes regionais. A festa conta com concursos de quadrilhas, shows artísticos e barraquinhas com comidas típica.
A tradicional festa de fim de ano conta com uma estrutura completa de palco e som, onde acontecem shows musicais com artistas renomados e da região. São quatro dias de evento com muita música e atividades culturais.
Grupo popular que apresentam quadros como o pau de fitas, com músicas e instrumentos tradicionais como a sanfona e o triângulo.
Praça Cônego Divino, s/nº - Centro
Ribeirão dos Bernardos, s/nº Zona Rural (33) 3413.1310
Residências das artesãs (33) 98835.3480
Rua Bias Forte, nº 08 - Centro (33) 3413.1519
Rua Bias Forte, nº 30 - Centro (33) 3413.1182
Instagram: @culturaeturismopaulistas Site: www.paulistas.mg.gov.br
CLIQUE NO PLAY para assistir ao vídeo do município
O Circuito Trilhas do Rio Doce é uma Instância de Governança Regional composta por municípios que visa organizar o turismo de forma integrada e compartilhada na promoção de iniciativas turísticas.
Com atrativos turísticos diversificados em terra, água e ar, o Trilhas do Rio Doce destaca pelas aventuras nos seus rios com corredeiras, pedras para a prática de escaladas e rapel, voo livre, caminhadas ecológicas, cicloturismo, pedras preciosas e estrada de ferro.
Através de sua forte mineiridade viajamos nas riquezas da identidade do território através da moda de viola, danças folclóricas, festas religiosas, ruralidade, os saberes e sabores.
Navegue pelas nossas redes sociais e venham conosco vivenciar as experiências turísticas, descobrir novos destinos, novas pessoas e colecionar momentos nas belezas das Trilhas do Rio Doce.
Diagramação e Identidade Visual: Fogão de Lenha Filmes. Fotografia (Créditos): Sérgio Mourão, Fogão de Lenha Filmes e Circuito Trilhas do Rio Doce.
Revisão: Circuito Trilhas do Rio Doce. Junho/2022.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULISTAS