SENHORA DO PORTO

O catálogo de produtos turísticos do município de Senhora do Porto apresenta uma oferta diversificada e atraente para os turistas.
Para conhecer o conteúdo do catálogo convidamos você a descobrir as belezas naturais, culturais, serviços turísticos e a produção associada do município.
Todas as riquezas de Minas Gerais em um só lugar: aventura, cultura, religiosidade, tradição, ruralidade, saberes e sabores.
Sinta Minas Gerais! Vivencie a mineiridade!
Localização: Vale do Rio Doce
Distância da Capital: 222 km
População: 3.516 habitantes
Aniversário: 12 de dezembro
Historicamente erguida por bandeirantes, tropeiros e garimpeiros, Senhora do Porto é uma cidade histórica, composta por ruas de pedras e casarões do período colonial. Abriga o Parque Aquático da Barrinha, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto do século XVIII, Comunidade Quilombola e a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro.
Cachoeira localizada na região da Cabaceira, zona rural do município com altura elevada e volume de água pequeno descendo entre pedras.
Cachoeira de altura e volume pequeno, descendo entre pedras, localizada na região do Brogodô, zona rural do município.
Homenagem ao Cônego José da Costa Coelho no ano de 1980, em reconhecimento ao seu esforço, trabalho e dedicação para com a comunidade portuense.
Construído em 1922, pelo libanês Miguel Antônio Abi-acl, o chafariz encontra-se localizado na Praça Monsenhor José Coelho e traz consigo a história da primeira água canalizada do município de Senhora do Porto.
Manifestação cultural que celebra no dia 06 de janeiro a visita dos três reis magos ao Menino Jesus em seu nascimento.
Manifestação cultural da comunidade Quilombola do Moinho Velho que celebra a luta pela liberdade, fé, devoção, dança e música.
Criado pela Lei Municipal nº 756, de 24 de junho de 2020, o Museu Oswaldo Saturnino Teixeira abriga peças antigas que relembram os meios de produção agropecuária e outros ofícios, acervo fotográfico e utensílios domésticos que contam um pouco da história da comunidade portuense.
Erguido em 20 de dezembro de 1965, o Cruzeiro é formado por uma grande cruz de braúna, madeira típica da região. Nela estão fixados elementos que retratam objetos e utensílios utilizado na paixão e morte de Jesus Cristo, como martelo, escada, etc. Tudo encimado pela figura do galo, numa referência à passagem bíblica do galo que cantou três vezes quando Cristo era negado pelo apóstolo Pedro.
Imagem em estilo barroco, esculpida em madeira policromada, olhos de vidro, mede 72cm de altura e 35cm de largura. Pertence ao acervo da Igreja de São José do Distrito de São Jose do Jacaré. Bem tombado pelo patrimônio cultural.
Erguida em 1916 pelo Sr. Benjamin Serrador no Largo do Rosário, a Capela de Nossa Senhora do Rosário é um bem tombado pelo patrimônio cultural e abriga um altar em estilo Rococó Tardio.
Localizada no Distrito de São José do Jacaré, possui tipologia antiga, com torre dianteira única e embutida no volume que corresponde a nave / capela mor.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto, construída no século XVIII, em estilo colonial, estrutura em adobe típico da época. Bem tombado pelo patrimônio cultural do município.
Inaugurada em 1996 às margens da MG-229, o Conjunto Paisagístico da Barrinha abriga piscinas naturais, chuveirões, quadra, área de camping, quiosques, banheiros, salão de festas e bar. Bem tombado pelo patrimônio cultural.
Comunidade
Comunidade
Comunidade
Manifestação cultural que traz consigo os sorrisos de uma luta em prol da liberdade e de esperanças que elevam a autoestima. A comunidade quilombola do Moinho Velho traça na história, um marco do período escravocrata do município.
Tradicional festa é comemorada no mês de agosto, com missas festivas, novenas, procissão pelas ruas da cidade, mesas de leilões. Toda a comunidade católica participa das celebrações que são realizadas durante nove noites. A cidade fica movimentada de turistas prestigiando a festa.
Manifestação cultural que celebra no dia 06 de janeiro a visita dos três reis magos ao Menino Jesus em seu nascimento. O grupo visita as casas levando uma bandeira, apresenta músicas e orações no intuito de celebrar a paz e bençãos para as famílias que os recebem.
Festa tradicional realizada no mês de setembro, durante três dias, reúne visitantes de toda região. Rodeio de touros e cavalos, cavalgada, show pirotécnico e show artístico nacional celebram a Festa do Peão Boiadeiro.
Praça Monsenhor José Coelho, nº 78 - Centro (33) 98862.5700
PADARIA
DE MINAS
Rua Euzébio de Sena, nº 15 Centro (33) 3424.1386
RESTAURANTE ARICANGA
MG-120, KM 319 (31) 99713.4776
Rua Joel Augusto de Almeida, nº 252 - Centro (33) 3424.1243
POUSADA CASA DO SOL MG-120, KM 319 (31) 99713.4776
Praça Monsenhor José Coelho, s/nº Centro PARQUE AQUÁTICO DA BARRINHA
MG-229 (sentido Dom Joaquim)
Rua Joel Augusto de Almeida, nº 55 Bairro Centro (33) 3424-1393
Instagram: @turismosenhoradoporto
Site: www.senhoradoporto.mg.gov.br
CLIQUE NO PLAY para assistir ao vídeo do município
O Circuito Trilhas do Rio Doce é uma Instância de Governança Regional composta por municípios que visa organizar o turismo de forma integrada e compartilhada na promoção de iniciativas turísticas.
Com atrativos turísticos diversificados em terra, água e ar, o Trilhas do Rio Doce destaca pelas aventuras nos seus rios com corredeiras, pedras para a prática de escaladas e rapel, voo livre, caminhadas ecológicas, cicloturismo, pedras preciosas e estrada de ferro.
Através de sua forte mineiridade viajamos nas riquezas da identidade do território através da moda de viola, danças folclóricas, festas religiosas, ruralidade, os saberes e sabores.
Navegue pelas nossas redes sociais e venham conosco vivenciar as experiências turísticas, descobrir novos destinos, novas pessoas e colecionar momentos nas belezas das Trilhas do Rio Doce.
Diagramação e Identidade Visual: Fogão de Lenha Filmes. Fotografia (Créditos): Sérgio Mourão, Fogão de Lenha Filmes e Circuito Trilhas do Rio Doce.
Revisão: Circuito Trilhas do Rio Doce. Junho/2022.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SENHORA DO PORTO