SÃO PEDRO DO SUAÇUÍ Ca álogo de P odutos Turís icos

O catálogo de produtos turísticos do município de São Pedro do Suaçuí apresenta uma oferta diversificada e atraente para os turistas.
Para conhecer o conteúdo do catálogo convidamos você a descobrir as belezas naturais, culturais, serviços turísticos e a produção associada do município.
Todas as riquezas de Minas Gerais em um só lugar: aventura, cultura, religiosidade, tradição, ruralidade, saberes e sabores.
Sinta Minas Gerais! Vivencie a mineiridade!
Localização: Vale do Rio Doce
Distância da Capital: 322 km
População: 5.246 habitantes
Aniversário: 1º de março
São Pedro do Suaçuí é terra que já foi caminho dos tropeiros, possui uma longa e rica história, com arquitetura que se mistura do contemporâneo ao colonial, destacando a Igreja Matriz de São Pedro, edificação que possui 130 anos, de estilo único em toda região e adorada por uma população de fé inabalável. De características ímpares, a cidade possui o rio Suaçuí contornando boa parte de seu traçado que se contrasta com a região montanhosa. Sua área rural possui inúmeras cachoeiras, rios e lagoas. Há várias festividades e eventos durante o ano, destacando o Carnaval da Prainha e a Festa do São Pedrense Ausente.
A cachoeira do Funil é constituída por uma extensa formação rochosa modelada pelo constante movimento da água do Ribeirão do Sujo. Seu nome se deve à forma de um funil, que a natureza desenhou. O desafio que ela propõe ao turista, são as inúmeras possibilidades para percorrê-la da base ao ponto mais alto, onde é possível se refrescar na piscina que se forma antes de iniciar sua queda. É uma característica muito particular que sem dúvida a torna belíssima.
A Cachoeira de Maretas é formada por uma cascata onde o rio corre em alta velocidade sobre as formações rochosas. A água acumulada no local é cercada por areia branca, formando uma linda praia fluvial. Infelizmente, existe um triste histórico de mortes por afogamentos no local. Foram mais de 30 registradas nos últimos vinte anos.
A Cachoeira do Nego Castor é formada pelo Ribeirão do Sujo e está localizada a 5km do município de São Pedro do Suaçuí. Possui uma queda d’água volumosa e locais propícios para o banho. É cercada por mata nativa e está próxima à casa do moinho de pedra que junto à cachoeira forma um lindo conjunto paisagístico.
A cachoeira Aruana é uma das mais preservadas do município de São Pedro do Suaçuí. Possui uma queda de aproximadamente 15 metros de altura e um poço raso de água cristalina. O acesso a queda é feito através de um vale de pedras, o que deixa o lugar ainda mais encantador. A cachoeira é ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.
A Cachoeira de Pirapetinga fica dentro de uma mata preservada. O relevo acidentado forma uma sequência de cachoeiras no local. O acesso é feito através de trilha ecológica preservada com inúmeras espécies da flora local . A cachoeira possui água cristalina e uma vista deslumbrante, porém não há poços para nado. Possui espaço para camping e locais para escalada.
A Cachoeira do Tombo está localizada a 15km do município de São Pedro do Suaçuí . Possui uma queda d’água subdividida em dois desníveis e um poço atrativo para banhistas. A área é circundada por densa vegetação nativa com possibilidade para trilhas e esportes radicais. É um local ideal para quem busca tranquilidade e o contato com a natureza.
A cachoeira do Soutos é formada por uma sequência de quedas d'água localizadas no Ribeirão do Sujo. Possui mata ciliar preservada em uma de suas margens com vegetação típica da floresta estacional semidecidual. O local possui fácil acesso e pontos atrativos para banhistas. Na temporada de verão recebe grande número de visitantes de toda a região.
A cachoeira do Onça fica a 11km do município de São Pedro do Suaçuí, na comunidade de Pele de Gato. É formada por uma linda queda d’água, seguida de uma corredeira sobre a formação rochosa. Um local cercado pela mata atlântica preservada, ideal para aqueles que buscam tranquilidade e contato com a natureza.
A cachoeira do Pele de Gato fica a 13km de São Pedro do Suaçuí. Sua formação pedregosa origina uma sequência de quedas d’águas formando uma linda cascata. Possui vários poços ideais para banho de cachoeira. O local é de fácil acesso e tem grande visitação principalmente no verão.
Além de representar uma das belezas naturais do município, a Prainha também é um local de encontros e confraternizações entre os são-pedrenses. O local consiste em uma linda praia fluvial ideal para banhistas. É cercada por vegetação nativa e conta ainda com infraestrutura de bar, banheiros e estacionamento proporcionando mais conforto a seus usuários. O local é de fácil acesso, próximo a BR-120.
Adquirida no ano de 1957, a Fazenda Esperança permanece na família Mesquita até os dias de hoje. Inaugurada recentemente como pousada, possui atividades como produção de queijo, passeio a cavalo e trilha ecológica com condutor habilitado.
O moinho de pedra do Sr. Nego Castor é utilizado para a moagem da farinha de milho. Uma tradição antiga que utiliza a força da água para mover o moinho. A casa do moinho fica próxima a cachoeira do Nego Castor, formando um lindo conjunto paisagístico.
Maria de Jesus era uma mulher simples e de uma imensa fé em Deus. Acolhia a todos que a procuravam para pedir orações com carinho e atenção. Ergueu em sua casa um altar em honra ao Senhor Bom Jesus de quem era devota. Existem vários relatos de graças que as pessoas receberam através de suas intercessões. Nasceu e faleceu coincidentemente no dia 5 de maio, data em que acontecem as romarias.
Igreja de estilo barroco erguida por volta do ano de 1915 em um terreno doado pelo fazendeiro Belarmino Alves Salema que tinha como Santo de devoção o apóstolo Pedro, originando assim o nome da cidade. O primeiro padre a ser empossado foi Levi Pires de Oliveira em 05 de abril de 1904. A cidade foi erguida ao seu redor e é seu maior e mais antigo símbolo cultural.
Praça Doutor Antônio da Cunha, nº 56 - Centro (33) 3434.1150
Comunidade Pele de Gato – Zona Rural (33) 98819.0404
Comunidade Araras – Zona Rural (33) 3434.1153
Av. Dona Julieta Ferreira, nº 379 Barcelona (33) 98885.7071
Rua do Comércio, nº 116 - Centro (33) 99805.8593
Av. Dona Julieta Ferreira, nº 420 Barcelona (33) 99921.4406
Comunidade Araras, BR-120 Zona Rural (33) 3434.1153
Av. Peçanha, nº 165 - Centro (33) 99938.3556 / 99128.7839
Rua Doutor Sebastião Vieira, nº 06 Centro (33) 3434.1374 / 98839.1207
Comunidade Araras, BR-120 Zona Rural (33) 99852.5156
Comunidade Gavião - Zona Rural (33) 99915.0089
Rua Zinha Madeira, nº 83 – Centro (33) 98819.5843
(33) 99998.0510
Rua Professora Sara Caldeira, s/nº Centro
CLUBE RECANTO DAS ARARAS
Comunidade rural de Araras BR-120 – Zona Rural (31) 97544.6608
Rua Acir Pimenta Madeira, nº 143 Humaitá
Comunidade do Gavião Zona Rural (33) 99915.0089
PRAÇA PREFEITO PEDRO CALDEIRA BRANT
Praça Prefeito Pedro Caldeira Brant, s/nº - Centro
ARTES DA CIDA
Rua 22, nº 43 - Humaitá
Comunidade Araras – Zona Rural (33) 99970.4184
Rua do Comércio, nº 79 Centro (33) 3434.1641
HOTEL ARARINHA
BR-120, km 242, s/nº Comunidade Araras (33) 99923.4771
POUSADA FAZENDA ESPERANÇA
Comunidade do Gavião Zona Rural (33) 99998.0510
Comunidade Pele de Gato Zona Rural (33) 98825.0308
Comunidade dos Ferreiras Zona Rural (33) 98869.9999
POUSADA ARARINHA
Comunidade de Araras Zona Rural (33) 99923.4771
A cavalgada é uma manifestação típica da cidade. Os cavaleiros desfilam pelas ruas, exibindo seus trajes e suas belas montarias, demonstrando satisfação e orgulho em participarem do evento que sempre culmina com um churrasco e shows de artistas locais em espaços abertos.
A Feira Cultural Sabor e Arte é um evento que acontece mensalmente as sextas feiras onde os munícipes e visitantes podem apreciar boa música, comidas típicas e artesanatos locais expostos em barracas pelos feirantes.
A tradição iniciou no ano de 1984, juntamente com a construção da igreja de Nossa Senhora Aparecida no Bairro Vargem Grande após a chegada dos missionários liderados pelo Padre Dé. Uma festa prestigiada pelo povo de São Pedro e visitantes. Durante a novena no mês de outubro acontecem shows e barraquinhas de comidas típicas.
Iniciada entre 1978 e 1982, tornou-se a festa tradicional do são pedrense ausente. Na ocasião os são pedrenses se deslocam de diversos lugares e tomam as ruas do centro da cidade prestigiando sua terra junto aos seus visitantes.
Realizada no dia do padroeiro, 29 de junho, sendo um momento onde o povo demonstra sua fé e religiosidade. Durante os dias da novena que antecedem a festa, há barraquinhas com comidas regionais e manifestações culturais.
Em São Pedro do Suaçuí o Pedal se tornou um símbolo esportivo, criado por uma comissão organizadora em 2017, hoje já consolidado, tem seus eventos anuais no domingo.
Evento realizado por um grupo de moradores da cidade, na festa de são pedrense ausente.
A trilha ecológica é parte importante do roteiro Cachoeira Nego Castor. Com início e percurso na propriedade da Pousada Fazenda Esperança, a trilha de nível leve é facilmente concluída por crianças, adultos e idosos.
A caboclada, cujo berço é a Comunidade Quilombola do Córrego dos Higinos, traz para a geração atual a dança folclórica realizada pelos antepassados que deixaram um legado de cultura, arte e alegria, através de uma manifestação simples e tradicional.
Rua Prefeito Pedro Caldeira Brant, nº 221 Centro (33) 3434.1141
Instagram: @culturaeturismosps
Site: www.saopedrodosuacui.mg.gov.br
CLIQUE NO PLAY para assistir ao vídeo do município
O Circuito Trilhas do Rio Doce é uma Instância de Governança Regional composta por municípios que visa organizar o turismo de forma integrada e compartilhada na promoção de iniciativas turísticas.
Com atrativos turísticos diversificados em terra, água e ar, o Trilhas do Rio Doce destaca pelas aventuras nos seus rios com corredeiras, pedras para a prática de escaladas e rapel, voo livre, caminhadas ecológicas, cicloturismo, pedras preciosas e estrada de ferro.
Através de sua forte mineiridade viajamos nas riquezas da identidade do território através da moda de viola, danças folclóricas, festas religiosas, ruralidade, os saberes e sabores.
Navegue pelas nossas redes sociais e venham conosco vivenciar as experiências turísticas, descobrir novos destinos, novas pessoas e colecionar momentos nas belezas das Trilhas do Rio Doce.
Diagramação e Identidade Visual: Fogão de Lenha Filmes. Fotografia (Créditos): Sérgio Mourão, Fogão de Lenha Filmes e Circuito Trilhas do Rio Doce.
Revisão: Circuito Trilhas do Rio Doce. Junho/2022.