DORES DE GUANHAES
Ca álogo de P odutos Turís icos

O catálogo de produtos turísticos do município de Dores de Guanhães apresenta uma oferta diversificada e atraente para os turistas.
Para conhecer o conteúdo do catálogo convidamos você a descobrir as belezas naturais, culturais, serviços turísticos e a produção associada do município.
Todas as riquezas de Minas Gerais em um só lugar: aventura, cultura, religiosidade, tradição, ruralidade, saberes e sabores.
Sinta Minas Gerais! Vivencie a mineiridade!
Localização: Vale do Rio Doce
Distância da Capital: 210 km
População: 5.144 habitantes
Aniversário: 30 de dezembro
O município de Dores de Guanhães é rico em belezas naturais, como o majestoso rio Guanhães, as cachoeiras como a do Sabiá, Sereno, Lico e do Vitu além da beleza da Pedra do Caraça.
Destaca-se no município movimentos artísticos e culturais, como a Marujada, as rodas de viola, as cavalgadas e as festas tradicionais, como a de Nossa Senhora das Dores, Juninas e do Peão de Boiadeiro.
Conhecida por sua beleza natural e de fácil acesso ao turista, conta com mata atlântica a sua volta, local ideal para encontro de amigos e familiares.
A cachoeira é cercada por mata e trilhas ecológicas sinalizadas, com uma beleza deslumbrante o ambiente causa tranquilidade a quem visita.
O nome caraça originou devido ao formato de um rosto, quando na libertação dos escravos em 1888 foram para a pedra comemorar com as tradicionais danças. No local é possível realizar caminhada ecológica, trilha, rapel, e escalada.
A fazenda Cavaco é do período histórico colonial na região da comunidade do Berto, com estruturas e artefatos significativos da cultura material, remanescente da passagem e/ou assentamento, tais como, residências, curral de pedras, engenho e caminhos. Pode-se observar ainda na fazenda a exposição do renomado artista Sebastião Januário, visita ao engenho, espaço para exposições com palco à moda antiga, de peças usadas antigamente e um fogão a lenha.
A Paróquia perdeu seu importante patrimônio em 2009 prestes a tornar sesquicentenário (150 anos), pouco depois de ser tombado municipalmente e fechado para as devidas reformas. Sua estrutura física não resistiu ao grave incêndio. A Matriz foi reconstruída pelo poder público municipal e a parte celebrativa ficou a cargo da comunidade dorense. A igreja é o cartão postal da cidade.
Fortuna II, localizadas nas cidades de Dores de Guanhães e Virginópolis. Para compensar as áreas inundadas pelos reservatórios, foram realizadas diversas obras culturais, de lazer e infraestrutura.
O Parque tem potencial de gerar uma nova visão de espaço aberto ao público a partir da reabilitação de uma área de mineração em processo de fechamento, deixando um legado positivo em termos ambientais para as presentes e futuras gerações.
Fazenda Babilônia - Área Rural
Fazenda Meloso - Área Rural
Fazenda Cigano - Área Rural
RESENHA MINEIRA
Rua do Rosário, nº 29 - Centro
RESTAURANTE GEMEU BR-120
RESTAURANTE BEIRA RIO
Rua Cassimiro de Abreu, nº 227 Centro (33) 98730.1306
SORVETERIA FROES
Rua Tiradentes, nº 127 - Centro
SORVETERIA E LANCHONETE CRIS NANDA
Rua Tiradentes, nº 141 - Centro
ENTRE AS MONTANHAS
Rua Voluntários da Pátria, nº 121 Centro (33) 3426.1218
BAR DO CARRAPATO
Rua Castro Alves, nº 42 - Centro (33) 3426.1246
BAR DO DIRCEU E VALTIM
Praça Manoel Ferreira Campos, nº 20 - Centro (33) 98725.6712
BAR E RESTAURANTE RESENHA MINEIRA
Rua Castro Alves, s/nº - Centro (33) 98708.6207
PADARIA SOARES
Rua Tiradentes, nº 78 - Centro (33) 98720.8381
PANIFICADORA E LANCHONETE ANDRADE MOTA
Rua do Rosário, nº 124 - Centro (33) 98816.7788
HOTEL ANR
Rua Castro Alves, nº 14 - Centro (33) 98871.2622
HOTEL REGINA
Praça Manoel Ferreira Campos, nº 160 - Centro
A tradição é uma apresentação típica que une dança, música e teatro para contar a história da lenda de um boi. Durante as apresentações é produzido na própria comunidade de Areias com armações feitas em madeira e revestidas com tecidos bordados e coloridos. Os movimentos do boi são controlados por um homem que fica embaixo da fantasia.
Cortejo com festejos e animação, tradição e manifestação de fé, localizado na comunidade do Pião. Nos dias atuais o cortejo é realizado pelas ruas seguindo um itinerário de tradição. Os Marujeiros vestidos a caráter acompanham todo o cortejo. Durante os dias da novena acontecem celebrações, leilões, barraquinhas e muitos cultos religiosos.
Praça do Divino, s/nº - Centro
Rua Castro Alves, s/nº - Centro
Rua Voluntários da Pátria, s/nº Centro
Rua Voluntário da Pátria, s/nº Centro
Rua Maria Samora, nº 245 – Areias (33) 98706.0616
Evento de cunho cultural e turístico iniciou-se em meados da década de 60. A festividade atrai mais de cinco mil pessoas durante suas edições, e conta com apresentações de grupos culturais, levantamento de bandeira, corrida rústica e shows musicais, com artistas de renome regional e nacional.
Com intuito de incentivar a prática esportiva e valorizar os atrativos turísticos, o evento conta com a participação de ciclistas locais e região, com um percurso de 35 quilômetros passando por cachoeiras, rio, áreas de preservação ambiental e espaços culturais.
Realizado a mais de 24 anos o evento de cunho cultural e turístico, atrai aproximadamente 10 mil pessoas durante suas edições e a festividade conta com rodeio, shows musicais com artistas de renome regional e nacional.
CLIQUE NO PLAY para assistir ao vídeo do município
O Circuito Trilhas do Rio Doce é uma Instância de Governança Regional composta por municípios que visa organizar o turismo de forma integrada e compartilhada na promoção de iniciativas turísticas.
Com atrativos turísticos diversificados em terra, água e ar, o Trilhas do Rio Doce destaca pelas aventuras nos seus rios com corredeiras, pedras para a prática de escaladas e rapel, voo livre, caminhadas ecológicas, cicloturismo, pedras preciosas e estrada de ferro.
Através de sua forte mineiridade viajamos nas riquezas da identidade do território através da moda de viola, danças folclóricas, festas religiosas, ruralidade, os saberes e sabores.
Navegue pelas nossas redes sociais e venham conosco vivenciar as experiências turísticas, descobrir novos destinos, novas pessoas e colecionar momentos nas belezas das Trilhas do Rio Doce.
Diagramação e Identidade Visual: Fogão de Lenha Filmes. Fotografia (Créditos): Sérgio Mourão, Fogão de Lenha Filmes e Circuito Trilhas do Rio Doce.
Revisão: Circuito Trilhas do Rio Doce. Junho/2022.