ALVARENGA

O catálogo de produtos turísticos do município de Alvarenga apresenta uma oferta diversificada e atraente para os turistas.
Para conhecer o conteúdo do catálogo convidamos você a descobrir as belezas naturais, culturais, serviços turísticos e a produção associada do município.
Todas as riquezas de Minas Gerais em um só lugar: aventura, cultura, religiosidade, tradição, ruralidade, saberes e sabores.
Sinta Minas Gerais! Vivencie a mineiridade!
Localização: Vale do Rio Doce
Distância da Capital: 350 km
População: 3.783 habitantes
Aniversário: 1º de março
O município de Alvarenga é conhecido por seus atrativos naturais, com relevo montanhoso, rica hidrografia e cobertura vegetal, tem uma forte vocação pelo turismo de aventura, desde a escalada para os mais aventureiros até um passeio às cachoeiras localizadas entre os fragmentos florestais do bioma Mata Atlântica.
Para os visitantes é recomendado aventurar-se pelas trilhas do Pico da Aliança, Itacolomi e da Caverna da Confusão. Nos dias mais quentes, banhar na cachoeira Véu da Noiva e do Padre Ângelo são ótimas opções para refrescar-se.
As opções culturais vão desde as construções antigas de estilo colonial até as danças típicas, como as danças do Caboclo e Infernal, além da Folia de Reis. Na gastronomia a cachaça artesanal e a comida no fogão a lenha são opções saborosas para o turista experimentar e vivenciar.
A Caverna da Confusão é formada por dois salões a cerca de 1.200 metros de altitude e é muito frequentada por turistas em busca de aventura e das belas paisagens naturais da região.
O pico é um atrativo natural muito procurado por turistas aventureiros, com seus 1.470 metros de altitude. Um dos lugares mais altos da região com trilhas e contato com a natureza, preservado com espécies de orquídeas, bromélias e anfíbios catalogados. Antes de iniciar a subida, o turista pode aproveitar as águas geladas da cachoeira Véu da Noiva e depois curtir o belo pôr do sol no cume do pico.
O pico se localiza próximo ao perímetro urbano do município, por possuir uma subida mais leve e de fácil acesso, é recomendado para os turistas que buscam uma trilha mais tranquila e o contato com a natureza.
Localizada no córrego Padre Ângelo, a pedra de muitas toneladas, fica misteriosamente em equilíbrio e em harmonia com a paisagem local.
O casarão faz parte da história do município e passou recentemente por uma restauração que dá sintonia à paisagem local.
O templo foi construído a mais de 100 anos e reformado utilizando os mesmos materiais da época.
Fundada em 1938 por cerca de 50 membros, a arquitetura foi desenvolvida pelos irmãos Mário e José Bonfá.
Igreja inaugurada em 1964, o complexo é composto por uma área de eventos, gruta Nossa Senhora da Saúde, rádio Floresta FM, Casa Paroquial e um calçamento histórico em pedras.
Córrego Alvarenguinha - Zona Rural
Rua Almiro Rosa de Paula, nº 25 - Bairro Castelo
Rua Vereador Raul José Riane, nº 20 - Centro
Córrego Alto Alvarenga - Zona Rural
Córrego da Serra - Zona Rural
Rua Silvério Marcelino, 47 - Centro (33) 98801.9948
Rua Cristiano Torres, nº 12 - Centro (33) 3328.1366
Praça Prefeito José Carlos Martins, nº 10 - Centro (33) 98730.2957
Praça Prefeito José Carlos Martins, nº 23 - Centro (33) 98816.7320
Rua José Ribeiro, nº 06 - Centro (33) 98762.3269
Rua Primeiro de Março, nº 17 - Centro (33) 98700.8534
Rua Primeiro de Março, nº 01 Centro (33) 3328.1323
ESTÁDIO MUNICIPAL SEBASTIÃO ANACLETO DE OLIVEIRA
Av. Silvia Araújo s/nº - Nossa Senhora das Graças (33) 3328.1180
MUNICIPAL DE ALVARENGA
Rua Olinto Portes s/nº - Centro (33) 3328.1180
O Festival de Férias de Alvarenga foi criado em 2009 e desde então ganhou destaque a nível regional. Realizado sempre na segunda quinzena do mês de julho, o evento oferece aos visitantes um conjunto de atrações diversificadas, entre trilhas ecológicas, atividades culturais, danças típicas, atrações musicais, dentre outras.
Mauro Siqueira Córrego Alto - Zona Rural (33) 99937.1877
Hozana Rangel
Alvarenguinha dos Pinhanos Zona Rural (33) 98859.9070
Luceli Augusta
Rua Luca Ferreira, n° 18 - Centro (33) 98821.5930
Wanderléia Martins Rua José Martins de Faria, n° 22 Bairro Nossa Senhora das Graças (33) 98892.0717
Ivânio Pereira Neto Alvarenguinha dos Tenentes Zona Rural (33) 99957.8619
CROCHÊ
Solange de Jesus
Córrego Alto Alvarenga - Zona Rural (33) 99826.7065
Terezinha de Freitas Alvarenguinha dos Pinhanos Zona Rural (33) 98837.8979
Talita Ribeiro Rua Vereador Abílio Ferreira, n° 17 Centro (33) 99804.9358
Praticantes da modalidade MTB que percorrem periodicamente as trilhas e rotas da região.
Rua Cristiano Torres, nº 12 - Centro (33) 3328.1366
Iniciada em 2000, a capoeira foi introduzida em Alvarenga pelo grupo cultural Morro Alto, fazendo grandes apresentações nas praças da cidade.
Manifestação tradicional da primeira metade do século XX, a dança é uma herança dos índios puris da região que praticavam a dança em seus rituais na década de 30, e de um grupo formado por negros e mestiços de São José do Peixe, que já se apresentavam na região.
Dança folclórica originária do interior da Bahia, introduzida no município nos últimos tempos pelo grupo bem viver e terceira idade, fazendo sempre suas apresentações nas festas tradicionais da cidade.
A comitiva Alvarenguense de cavaleiros foi criada em 2017 com intuito de reviver as andanças dos velhos tropeiros, que ajudaram no desbravamento do município.
Manifestação folclórica criada por moradores da comunidade de Alvarenguinha dos Tenentes, por volta de 1950, que tem por tradição, a meia noite na sexta feira da paixão, percorrer as principais ruas da cidade com máscaras e roupas características, tochas de fogos, uma grande fanfarra e uma pessoa com uma cruz simbolizando cristo sendo chicoteado.
Na comunidade de Alvarenguinha, é uma tradição da igreja católica no mês de janeiro, no dia dos Reis Magos.
PREFEITURA MUNICIPAL
Praça Prefeito José Carlos Martins, nº 30 - Centro
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E TURISMO (33) 3328-1180
Instagram: @turismoalvarenga Site: www.alvarenga.mg.gov.br
CLIQUE NO PLAY para assistir ao vídeo do município
O Circuito Trilhas do Rio Doce é uma Instância de Governança Regional composta por municípios que visa organizar o turismo de forma integrada e compartilhada na promoção de iniciativas turísticas.
Com atrativos turísticos diversificados em terra, água e ar, o Trilhas do Rio Doce destaca pelas aventuras nos seus rios com corredeiras, pedras para a prática de escaladas e rapel, voo livre, caminhadas ecológicas, cicloturismo, pedras preciosas e estrada de ferro.
Através de sua forte mineiridade viajamos nas riquezas da identidade do território através da moda de viola, danças folclóricas, festas religiosas, ruralidade, os saberes e sabores.
Navegue pelas nossas redes sociais e venham conosco vivenciar as experiências turísticas, descobrir novos destinos, novas pessoas e colecionar momentos nas belezas das Trilhas do Rio Doce.
Diagramação e Identidade Visual: Fogão de Lenha Filmes. Fotografia (Créditos): Sérgio Mourão, Fogão de Lenha Filmes e Circuito Trilhas do Rio Doce.
Revisão: Circuito Trilhas do Rio Doce. Junho/2022.