Editor: Aloísio Santiago Monteiro
Fundado em 26 de fevereiro de 1991
@tribunadosmunicipios
tribunadosmunicipios.com.br
Edição 2663
Tribuna dos Municípios
A Polícia Civil, o Ministério Público do Rio (MPRJ) e o Juizado Especial do Torcerdor realizaram, na manhã de segunda-feira (05), uma ação de combate à intolerância esportiva, que tem como alvos integrantes de torcidas organizadas de times cariocas. A segunda fase da operação Discórdia tinha como objetivo cumprir 28 mandados de busca e apreensão na cidade do Rio e na Região Metropolitana, em endereços ligados aos envolvidos em eventos violentos dentro e fora dos estádios. Pág.4
Incluído no Calendário Oficial do Estado o “Dia de Rememorização da Conquista do Voto Feminino no Brasil - Professora Celina Guimarães”, a ser comemorado anualmente no dia 24 de fevereiro. É o que determina a Lei 10.033/23, de autoria da deputada Tia Ju (REP), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na edição extra do Diário Oficial. Pág. 3
Lula exalta papel de ônibus elétricos para futuro sustentável da mobilidade no país
R$ ,001
Rio de Janeiro, Terça-feira, 06 de Junho de 2023
Prefeitura de Búzios intensifica abordagem social com pessoas em situação de rua no município
o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na sexta-feira (02), em São Bernado do Campo (SP), da inauguração do novo prédio da Eletra, maior empresa de ônibus elétricos da América Latina. Pág. 3
URUPEMA CAPITAL NACIONAL DO FRIO
A cidade pleiteia o título de lugar mais frio do país, normalmente credenciado a São Joaquim. Pág. 6
Com a proximidade do inverno, que deve diminuir as temperaturas nas próximas semanas, a Secretária da pasta, Joice Costa, intensificou ações para o atendimento dessa população, que fica ainda mais vulnerável com o frio. Pág. 2
Rio das Ostras Jazz & Blues Festival vai contar com edições especiais do Projeto Pôr do Som
ANO XXXII
Reprodução COM CERTIFICAÇÃO DIGITAL NACIONAL
Divulgação
Ricardo Stuckert/PR
Aproveitando o
de
desta
a Fundação
edições
Pôr do Som durante a realização do
8
clima
música boa
semana,
Rio das Ostras de Cultura vai promover
especiais do Projeto
Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, a partir de sexta-feira (09). Pág.
Coletor Tronco de Manguinhos vai tratar mais de 1,2 mil litros de esgoto por segundo e beneficiar cerca de 600 mil pessoas, na Zona Norte. Pág.5
A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e a equipe de Abordagem Social Especializada do CREAS, realizou na noite da última quinta-feira (01), uma ação de abordagem social em pessoas de rua no município.
Com a proximidade do inverno, que deve diminuir as temperaturas nas próximas semanas, a Secretária da pasta, Joice Costa, intensificou ações para o atendimento dessa população, que fica ainda mais vulnerável com o frio.
Na ocasião foram identificadas algumas pessoas que se encontravam na calçada de um estabelecimento comercial em Manguinhos.
A equipe técnica composta por Assistentes
em situação de rua no município
Sociais e Psicólogos, conseguiu contactar com alguns conhecidos dessas pessoas, sendo assim possível o retorno das mesmas aos seus familiares. Durante a abordagem, os comerciantes foram orientados a ligarem para o CREAS através do telefone (22) 2623-7639 ou o Disque 100, quando observarem pessoas nessas condições pelas ruas.
A Abordagem Social foi realizada com o apoio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, através da Equipe de Postura e pela Coordenadoria de Transporte da Prefeitura.
As abordagens são realizadas semanalmente, das 8h às 17, com plantões às terças, quintas e sábados das 17h às 00:00h Para denúncias ligue para o CREAS: (22) 26237639 ou para o Disque 100
Casa da Mulher Buziana realiza encerramento do primeiro Curso para Gestante
Na sexta-feira (02), as futuras mamães do primeiro Curso para Gestante, oferecido pela Secretaria da Mulher, por meio da Casa da Mulher Buziana, participaram do encerramento do evento realizando uma aula prática dos cuidados com o bebê, além da amamentação.
Na ocasião, as gestantes através de uma boneca, realizaram na prática como dar banho no bebê, amamentar e até mesmo como evitar que ela se engasgue. O curso foi ministrado pela enfermeira Rafaela T. da Silva. No final todas as futuras mamães receberam um Diploma de participação do Curso para Gestante e uma pequena lembrança com um kit básico para o bebê sair da maternidade.
O curso foi dividido em três módulos e teve como objetivo esclarecer dúvidas pertinentes a gestão, pré-natal e pós-natal. Também teve prática de exercícios simples que beneficiam na hora do parto e para finalizar uma aula práti -
Exposição “Revoada” no Charitas
Na quarta-feira (07), às 19h, a Casa de Cultura José de Dome - Charitas oferecerá a mostra de origamis “Revoada” da artista plástica Claudia Silva. Aberta ao público, as lindas e esvoaçantes obras mostrarão a versatilidade da dobradura, uma milenar expressão artistica japonesa.
Claudia Silva multiplica seu talento pintando telas e criando quillings. Para seus origamis ela usa papel, tinta, linha, tela e cola.
Endereço: Avenida Assunção, 855, Centro, Cabo Frio.
Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura da Cidade de Armação dos Búzios Secretaria Municipal de Governança e Compliance Coordenadoria Especial de Licitações e Contratos AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL 023/2023
ca dos cuidados com o bebê e amamentação. A futura mamãe de primeira viagem, Vitória, com apenas 16 anos, contou que aprendeu muito no curso: “Achei muito legal fazer o curso. Muito aprendizado, eu tinha medo de não saber lidar com o engasgo, olhando na internet tinha muitas dúvidas, aqui aprendi a realizar os primeiros socorros para dar
O Hotel da Cachoeira fica localizado na Colônia Finlandesa do Penedo-RJ, um destino turístico pitoresco que ainda preserva características de sua colonização escandinava. Fica entre Rio e São Paulo, aos pés das Agulhas Negras, nos limites do Parque Nacional de Itatiaia.
Penedo é um precioso santuário ecológico, privilegiado pelo clima de montanha e sua natureza exuberante! Possui Mata Atlântica remanescente, que abriga espécies de animais e vegetais que só existem nela, além de diversas cachoeiras. Cenário perfeito para um passeio romântico em busca de paz, sossego e tranquilidade ou fazer caminhadas ecológicas, trilhas e até escaladas. Penedo também possui uma vida noturna agitada com uma variedade de bares e restaurante. A arquitetura do hotel respeita o relevo montanhoso da região. Sendo assim, temos escadas para o acesso ao café da manhã e chalés.
EXPEDIENTE
tempo de chegar ajuda ou no hospital, outra coisa que também me assustava era como cuidar do umbigo e amamentar. Aprendi muito, a mensagem que deixo para as futuras mamães, é que se tiverem oportunidades não fiquem em casa, façam o curso também”.
De acordo com a secretária da Pasta, Daniele Guimarães, o curso para
gestante é um dos projetos do Programa Afetos realizado pela Prefeitura de Búzios, por meio das secretarias da Mulher e da Saúde, que engloba toda a saúde e bem-estar da mulher: “Pode ser um planejamento familiar, oficinas, palestras, workshop, curso de gestante, preventivos, entre outros relacionados à saúde da mulher. É a maternidade com afeto”.
(24) 3351-1180
R. Santa Rita, 60 - Penedo, Itatiaia - RJ, 27580-000 reservas@hoteldacachoeira.com.br
* COM CERTIFICAÇÃO DIGITAL NACIONAL
Fundado em 26/02/91
O Franco Grafica e Editora Ltda - ME
CNPJ nº 26.753.088/0001-06
Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559
Presidente: Aloisio Santiago Monteiro
Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME
Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000
Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189
Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360
E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com
Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787
Circulação
Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Norte e Noroeste Fluminense
Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; VarreSai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim.
Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda. Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.
PROCESSO: 9919/2022
OBJETO: Registro de Preços para futura e eventual contratação de empresa especializada em FORNECIMENTO DE KITS LANCHES, REFEIÇÕES EM EMBALAGEM INDIVIDUAL (DESJEJUM E ALMOÇO) E COFFEE BREAKS PARA CAMPANHAS DE VACINAÇÃO, CONFERÊNCIAS, EVENTOS E PARA PACIENTES EM REALIZAÇÃO DE EXAMES OU PROCEDIMENTOS (MULTIRÃO), no Hospital Municipal Rodolpho Perisse e Outras Unidades de Saúde
DATA DE ABERTURA: 21 de junho de 2023 - quarta-feira - 10:00 horas
REQUISITANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
VALOR GLOBAL: R$ 833.918,60(oitocentos e trinta e três mil, novecentos e dezoito reais e sessenta centavos)
LOCAL DO PROTOCOLO: Sede da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, situado na Estrada da Usina nº600, bairro Centro, Armação dos Búzios – RJ.
INFORMÇÕES O edital encontra-se disponível no Portal Oficial da Prefeitura (https://buzios.rj.gov.br), podendo, também, ser retirado na sede da Prefeitura, no horário de 13:00 às 16:00, portando carimbo de CNPJ da firma, um pen-drive 1 resma de papel A4 de permuta. Maiores informações poderão ser prestadas pelo tel. (022) 2633-6000. DADA A REFORMULAÇÃO DOS EDITAIS, RECOMENDAMOS SUA ATENTA E CUIDADOSA LEITURA. Esclarecimentos e impugnações poderão ser remetidos através do email licitacao@buzios.rj.gov.br. Recomenda-se a visitação diária ao portal de licitações para ciência de demais informações eventualmente publicadas e acompanhamento do desenvolvimento da licitação Armação dos Búzios, 05 de junho de 2023
PAULO HENRIQUE DE LIMA SANTANA PREGOEIRO
Divulgação
Divulgação
2 - Cidades Tribuna dos Municípios Terça-feira, 06 de Junho de 2023
Fotos: Divulgação
Rádio SIGA-ME BRASIL
Prefeitura de Búzios intensifica abordagem social com pessoas
Estrada da Usina Velha nº 600 – Centro, Armação dos Búzios/RJ – CEP 28950-000 licitacao@buzios.rj.gov.br
CRIADO O DIA DA CONQUISTA DO VOTO FEMININO
Incluído no Calendário Oficial do Estado o “Dia de Rememorização da Conquista do Voto Feminino no Brasil - Professora Celina Guimarães”, a ser comemorado anualmente no dia 24 de fevereiro. É o que determina a Lei 10.033/23, de autoria da deputada Tia Ju (REP), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na edição extra do Diário Oficial de sexta-feira (02).
O Poder Executivo poderá realizar, na semana em que se celebra a data, atividades didáticas nas unidades escolares estaduais, a fim de conscientizar as novas gerações sobre a importância da conquista e trajetória de Celina Guimarães Vianna,
primeira eleitora brasileira, para garantia de igualdade política entre homens e mulheres.
“A professora Celina Guimarães entrou para a história em 1927 como a primeira eleitora do Brasil e da América Latina no seu estado natal, o Rio Grande do Norte, primeiro no país a estabelecer a não distinção de sexo para o exercício do sufrágio”, comentou Tia Ju.
O dia 24 de fevereiro é marcado pela conquista definitiva das mulheres brasileiras no que se refere ao direito de votar, graças ao Decreto nº 21.076 de 1932. Além do voto feminino, esse decreto instituiu o Código Eleitoral, a Justiça Eleitoral e o voto secreto.
Lula exalta papel de ônibus elétricos para futuro sustentável da mobilidade no país
Em visita a fábrica da maior empresa de ônibus elétricos da América Latina, presidente avalia parcerias para renovar frota de ônibus escolares de municípios
Com uma mensagem em que reafirma o compromisso de atuar para fazer a indústria voltar a crescer, conclama trabalhadores a seguirem estudando para terem mais oportunidades e exalta o papel das mulheres na “neoindustrialização”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na sexta-feira (02), em São Bernado do Campo (SP), da inauguração do novo prédio da Eletra, maior empresa de ônibus elétricos da América Latina.
Ele ressaltou o papel que os ônibus elétricos desempenham nesta nova economia verde em curso no país e no mundo e disse que cabe ao Estado atuar para fortalecer empresas como a Eletra.
“No início, um ônibus elétrico é muito mais caro do que um ônibus normal. Mas, no funcionamento dele, quando começa a operar, custa 73% a menos do que o ônibus normal a diesel. Por isso é que a gente tem que apostar numa empresa brasileira. É aí que entra a importância do Estado”, afirmou Lula.
O presidente citou que há a necessidade de, por exemplo, renovar a frota de ônibus que hoje faz o transporte escolar nos municípios
e que esse pode ser um caminho para apoiar a produção nacional de ônibus elétricos.
“Cabe ao Estado garantir a sobrevivência da indústria brasileira, para que a gente possa um dia ser competitivo com o exterior. Se temos que comprar alguma coisa, temos que valorizar aquele produto brasileiro que gera emprego no Brasil, que gera renda no Brasil e que melhora a qualidade de vida das pessoas”, frisou o presidente.
“Não podemos abdicar
das compras governamentais, que são a oportunidade das pequenas e médias empresas sobreviverem. Eu adoro que o Brasil participe do comércio mundial. Os chineses são nosso maior parceiro e agradeço sempre. Mas, em se tratando de negócio, prefiro fazer com brasileiros para fortalecer a indústria nacional”, disse, referindo-se à venda de ônibus elétricos chineses para o Brasil, que competem com os desenvolvidos no país.
CRESCIMENTO - O
evento contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e de vários outros ministros, entre eles Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego; e Renan Filho, dos Transportes. Prefeitos de municípios paulistas e parlamentares, funcionários, colaboradores e clientes da empresa também acompanharam a cerimônia.
“Aqui está a neoindustrialização: inovação, pesquisa,
desenvolvimento, engenharia nacional”, destacou Geraldo Alckmin, que ressaltou o crescimento de 1,9% do PIB brasileiro no primeiro trimestre deste ano e lembrou que o BNDES anunciou, no mês passado, a menor taxa para crédito para inovação e digitalização ao anunciar que disponibilizará R$ 20 bilhões para o mercado neste e nos próximos anos.
Luiz Marinho mencionou dados divulgados pelo Novo Caged, de que o Brasil abriu 180 mil novos postos formais de emprego em abril e que, no acumulado do ano já criou 705 mil empregos com carteira assinada. “Tenho certeza de que podemos projetar para este ano mais de dois milhões de empregos formais no Brasil, chegando à projeção de 2,2 milhões ou 2,5 milhões. Essa é a aposta”, afirmou.
ORGULHO – Ao se dirigir a Maria Beatriz Setti Braga, fundadora da Eletra, e a Milena Braga Romano, presidente da empresa, Lula não
escondeu a admiração por ver duas mulheres no comando da empresa. A Eletra é 100% brasileira, desenvolvida por engenheiros e técnicos brasileiros, e fez parte de um grupo de empresas que produziu o primeiro ônibus 100% elétrico fabricado no Brasil. De sua linha de produção saiu a maioria dos 376 ônibus elétricos em circulação hoje no país. As novas instalações permitirão a produção de 150 ônibus elétricos por mês ou até 1.800 por ano.
“Eu já fui presidente duas vezes, estou pela terceira vez, e nunca entrei numa empresa presidida por mulheres. Dessa vez fui acompanhado por mãe e filha, criadora e dirigente dessa empresa”, exaltou Lula. O presidente lembrou a aprovação, nesta quinta-feira, pelo Senado, do Projeto de Lei 1.085/2023, que prevê a igualdade salarial entre homens e mulheres que desempenham a mesma função.
“A cadeia produtiva do ônibus elétrico pode gerar 10 mil empregos nos próximos três anos, podendo aumentar isso para 30 mil”, afirmou Milena Braga Romano. “A Eletra está se preparando para ser não apenas a maior e mais versátil montadora de ônibus elétrico da América Latina, mas líder global em transporte público sustentável”, concluiu a empresária, dirigindo-se ao presidente.
EDUCAÇÃO – Antes de evento na Eletra, Lula participou, também em São Bernardo do Campo, da inauguração de uma nova estrutura da Universidade Federal do ABC (UFABC). Com isso, fez questão mandar um recado aos trabalhadores da Eletra. “É importante vocês, mesmo estando trabalhando, não pararem de estudar. As pessoas que não estudam têm pouca chance. Quando a gente estuda a gente ganha mais salário e tem menos chance de ser despedido”, aconselhou.
Ricardo Stuckert/PR
3 - Política Tribuna dos Municípios Terça-feira, 06 de Junho de 2023
Divulgação
Lula e a presidente da Eletra, Milena Romano
Operação mira violência cometida por integrantes de torcidas organizadas
Força-tarefa cumpriu mandados de busca e apreensão contra envolvidos em eventos violentos dentro e fora de estádios
A Polícia Civil, o Ministério Público do Rio (MPRJ) e o Juizado Especial do Torcerdor realizaram, na manhã de segunda-feira (05), uma ação de combate à intolerância esportiva, que tem como alvos integrantes de torcidas organizadas de times cariocas. A segunda fase da operação Discórdia tinha como objetivo cumprir 28 mandados de busca e apreensão na cidade do Rio e na Região Metropolitana, em endereços ligados aos envolvidos em eventos violentos dentro e fora dos estádios.
A ação foi realizada por mais de 30 equipes do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), com apoio da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte), do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC) e do MPRJ. De acordo com as investigações, os confrontos entre as torcidas organizadas tem provocado “reiterados casos de danos ao patrimônio público e privado, lesões corporais graves e até mesmo mortes”.
A investigação analisou mais de 200 horas de filmagens e mais de 80 depoimentos. Segundo o titular da DRCI, Pablo Sartori, a primeira fase da operação foi responsável pelos pedidos de prisão de quatro presidentes de organizadas do Flamengo, Fluminense e Vasco, enquanto a que aconteceu nesta segunda-feira, identificou e realizou buscas nos endereços dos responsáveis por convocar e estimular as brigas entre as torcidas. Já a terceira pretende identificar as funções dos integrantes dessas organizações e pedir as prisões dos envolvidos.
“A partir das imagens, nós identificamos um nú-
mero grande de pessoas que vão ser indiciados, eles (28 alvos) são os líderes e, a partir deles, nós pretendemos, com o que foi apreendido, mais os telefones, efetivamente formar o quadro geral de quem comanda, de quem só participa, de quem exerce algum outro tipo de atividade nessas quadrilhas e, finalmente fazer a terceira fase, que deve ser encaminhar para a Justiça, para eles serem indiciados e, dependendo do entendimento do juiz, a prisão deles”, explicou o delegado.
Segundo Sartori, alguns alvos da operação estavam com tornozeleiras eletrônicas que impedem o acesso aos estádios, mas em seus endereços foram localizados bandeiras, produtos de venda para a torcida, que estava proibida, e rojões. Ainda foram apreendidos celulares, um fuzil e uma pistola de ar, um soco inglês e bastões. O titular destacou o uso de armas não proibidas em brigas de torcidas.
“Eles sempre fazem isso, eles optam por essas que são armas nas mãos deles, quando vão ao estádio, mas que podem guardar
em casa, porque isso não é proibido. Mas, todos nós sabemos e acompanhamos que, quando eles chegam no entorno do estádio com um porrete (bastão) desse, nós sabemos o que eles fazem e qual o grau de estrago que isso pode causar, uma vez que no caso que iniciou essa investigação, uma pessoa acabou morrendo”. Na noite desta segunda-feira, Flamengo e Vasco jogam no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro.
“Eu tenho certeza que isso (a operação) passa um recado claro para esses criminosos de torcidas organizadas que fingem ser torcedores, de que não vai ser admitido (ato de violência) e se continuarem, vão acabar presos, como serão presos os que já foram identificados até agora (...) O Estado do Rio de Janeiro, através dessa força-tarefa, vai, sim, continuar lutando e vai continuar empenhando todos os esforços para tirar esses brigões, esses arruaceiros, esses criminosos dos estádios e, aí sim, poder voltar a ver o Maracanã que as famílias possam frequentar sem medo de violência, sem
PF desarticula grupo voltado à migração ilegal
medo de serem pegos no meio de uma briga generalizada entre torcidas”, completou Sartori.
Investigação após mortes
Em 5 de março, a briga entre torcedores do Vasco e Flamengo, em São Cristóvão, na Zona Norte, que deixou três mortos e outros nove feridos, antes do clássico no Maracanã, deu início às investigações da especializada e a uma série de medidas para evitar a violência das torcidas organizadas. No dia 13 seguinte ao episódio, o Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos (JETGE) determinou o afastamento da Raça Rubro-Negra, Jovem Fla, Força Jovem do Vasco e Young Flu de eventos esportivos, por cinco anos.
A decisão também determinou que, durante seis meses, 16 integrantes de organizadas terão que se manter afastados de estádios em dias de jogo, sendo monitorados por tornozeleiras eletrônicas. Eles não podem deixar o estado do Rio sem autorização judicial e precisam comparecer ao juízo a cada dois meses. Por conta
das investigações, as quatro torcidas foram proibidas de continuar atuando e tiveram os CNPJs desconstituídos, além de contas, ativos e bens móveis e imóveis bloqueados pela Justiça.
Também foram expedidos mandados de prisão tenporária contra os presidentes Anderson Azevedo Dias, da Young Flu; Fabiano de Souza Marques, da Força Jovem do Vasco; Bruno da Silva Paulino, da Torcida Jovem do Flamengo e Anderson Clemente da Silva, da Raça Rubro-Negra, pelos crimes de organização criminosa, lesão corporal grave e tentativa de homicídio. Eles chegaram a ficar foragidos, mas, em 3 de abril, o Tribunal de Justiça do Rio revogou os pedidos, alegando que “inexiste prova de materialidade do crime de homicídio, bem como indícios mínimos de autoria que justifiquem a necessidade da medida cautelar”.
Violência entre torcidas
No último dia 16, torcedores do Flamengo e do Fluminense protagonizaram uma confusão generalizada no entorno do Maracanã, após o clássico pela Copa do Bra-
sil. Imagens publicadas nas redes sociais mostraram diversas brigas na rampa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e na estação do Maracanã. Por conta do tumulto, a cavalaria da Polícia Militar precisou intervir e bombas de gás lacrimogêneo também foram usadas dispersar o tumulto.
Na ocasião, 30 integrantes de uma torcida organizada foram detidos em São Cristóvão e dentro do Maracanã, o ex-presidente da Raça Rubro-Negra, Alesson Galvão de Souza, que está proibido de ir ao estádio, foi preso pela PM. Ele estava em um camarote e foi conduzido ao Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos (JETGE).
No dia 30 de abril, Rodrigo Miguel de la Torre Machado Pereira, de 40 anos, foi encontrado morto na Rua Professor Lacê, em Ramos, na Zona Norte do Rio. Conhecido como Digão ou Grande, ele fazia parte da Força Jovem do Vasco (FJV) e integrava a 6ª família, que engloba bairros da Zona Norte. À época, a torcida organizada lamentou sua morte. Segundo parentes, a vítima ficou cega há quatro anos e foi atacada a tiros por três homens encapuzados, durante uma festa em um clube construído para reunir seus amigos.
No mesmo dia, dessa vez em São Gonçalo, na Região Metropolitana, Igor de Almeida Pezine, de 30 anos, foi baleado durante uma briga entre torcedores do Flamengo e Botafogo, no bairro do Colubandê. Na ocasião os dois times se enfrentaram no Maracanã, pelo Campeonato Carioca. O homem é integrante da torcida organizada Fúria Jovem do time alvinegro e estava envolvido em uma briga generalizada, quando foi atingido. Pouco depois, houve uma troca de tiros entre o mesmo grupo envolvido na confusão e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), na Rodovia Niterói-Manilha. Ao todo, 16 pessoas foram detidas. Fonte: Ag O Dia
PF apreende 800 kg de maconha em carro de luxo Um homem foi preso em flagrante
Na tarde de sexta-feira (02), a Polícia Federal aprendeu um carro de luxo com 800 Kg de maconha em um milharal, nas proximidades de Dourados/ MS.
Durante fiscalização de rotina, policiais federais visualizaram um veículo em alta velocidade.
A Polícia Federal deflagrou na segunda-feira (05), a Operação Policial Terminus - México no combate ao crime de migração ilegal.
Estão sendo cumpridos, na região leste de Minas Gerais (Engenheiro Caldas/ MG e Piedade de Caratinga/MG), em Belo Horizonte/MG e Guarulhos/SP, sete mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão temporária, todos expedidos pelo Juízo da 2ª Vara da Justiça Federal de Governador Va-
ladares/MG, que também determinou o bloqueio de valores aproximados de R$ 26 milhões.
Os investigados são apontados como os responsáveis por promover a emigração ilegal de brasileiros, com a finalidade de obter vantagem econômica, para os Estados Unidos da América, pelo esquema conhecido como “cai-cai”, e de ameaçar familiares que não pagavam as quantias combinadas para promover a viagem ao exterior.
Apurou-se que mais de
250 brasileiros (incluindo aproximadamente 100 menores de idade) migraram ilegalmente com o auxílio da associação criminosa atravessando a fronteira mexicana, expostos aos riscos do deserto e das ações dos criminosos que os conduziram até o solo estadunidense.
Eles responderão pelos crimes de promoção de migração ilegal, inclusive de criança ou adolescente, e associação criminosa, podendo, se condenados, cumprir até 14 anos de reclusão.
Ao verificarem a placa, perceberam que pertencia a um outro veículo, este com registro de roubo.
Quando o carro entrou em uma estrada de terra, foi seguido por policiais federais, que a encontraram no meio de um milharal.
O motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
Divulgação/PF
Reprodução/TVGlobo 4 - Polícia Tribuna dos Municípios Terça-feira, 06 de Junho de 2023
Divulgação/PF
Polícia Civil do RJ e Ministério Público do Rio de Janeiro iniciaram na segunda-feira (05) operação para combater crimes de torcidas organizadas
Governo do Rio entrega obra que vai impactar na qualidade da água da Baía de Guanabara
Coletor Tronco de Manguinhos vai tratar mais de 1,2 mil litros de esgoto por segundo e beneficiar cerca de 600 mil pessoas, na Zona Norte
OGoverno do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), entregou, na segunda-feira (05) – Dia Mundial do Meio Ambiente - o Coletor Tronco Manguinhos. A estrutura tem capacidade de coletar 1.293 litros de esgoto por segundo, o equivalente a 44 piscinas olímpicas de esgoto por dia que receberão tratamento, e terá impacto positivo direto na qualidade da água da Baía de Guanabara. Serão beneficiadas cerca de 600 mil pessoas, principalmente moradores da Zona Norte.
A obra, que compreende a implantação de 4,6Km de coletor tronco, e foi uma das promessas para as Olimpíadas do Rio em 2016, teve investimento de mais de R$ 125 milhões. A estrutura vai conectar o coletor tronco à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria, administrada pela concessionária Águas do Rio.
- O Governo do Estado tem tido um olhar atento para as questões de saneamento ambiental no Rio de Janeiro e entende que a adaptação e resiliência climática
têm relação direta com os serviços de tratamento de esgoto. Inaugurar uma obra de saneamento é mais que uma obra, é dignidade, uma questão de saúde pública. O meio ambiente é uma prioridade para nós, é nosso diamante. Não tenho dúvidas que, em virtude do trabalho do vice-governador e secretário Tiago Pampolha, em breve, o Rio de Janeiro será referência em questões ambientais - ressalta o governador Cláudio Castro.
Ao lado do governador, o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, explicou que outros pontos serão ligados ao coletor tronco Manguinhos, ao longo do mês de junho.
- O esgoto in natura coletado pela estrutura deixará de seguir para a Baía de Guanabara. Essa é uma das obras de saneamento mais importantes do Governo do Estado. Ao longo desse mês, vamos interli-
gar 15 pontos de entrega de esgoto no coletor. Estamos trabalhando para cumprir as metas designadas pelo governador Cláudio Castro.
O Rio de Janeiro é o estado da economia verde, é o estado do saneamento básico e do meio ambiente - afirma o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
O presidente da concessionária Águas do Rio, Alexandre Bianchini, falou dos
dores dos bairros de Bonsucesso, Benfica, Jacaré, Jacarezinho, Engenho Novo, Lins de Vasconcelos, Méier, Riachuelo, Rocha, Mangueira e Sampaio, incluindo os Complexos de Manguinhos e do Jacaré. - Essa obra vai trazer mais qualidade de vida para nós, moradores da região. Quem mora em comunidade sempre pensa sobre o que vai deixar para os filhos. E ver isso acontecendo, depois de tantos anos, nos invade de gratidão. Esse é um legado que fica para os nossos filhos - diz Sergio Gama, morador de Benfica.
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio da Gerência de Programas e Projetos Educacionais, em parceria com a concessionária Prolagos, iniciou na Escola
M. Nicomedes Theotônio Vieira, o Projeto de Olho no Óleo.
Neste projeto, os estudantes aprendem a forma correta de utilizar e reaproveitar o óleo de cozinha usado, sendo orientados a recolher e armazenar esse produto para que posteriormente o mesmo seja transformado em outros produtos.
Na primeira etapa, participam de uma palestra e na segunda, devem juntar óleo usado para concorrer na Gincana. A escola que arredar a maior quantidade, em litros, de óleo usado, ganha um passeio ao Museu do Amanhã e ao Planetário do Rio de Janeiro.
resultados positivos da concessão. - Temos trabalhado muito neste último ano e as melhorias na balneabilidade já são visíveis nas praias do Rio, na Marina da Glória, em Paquetá e na Ilha do Governador. Com todo o investimento feito, em breve entregaremos a Baía de Guanabara de volta para o povo, recuperadaafirmou Bianchini.
Além do impacto na Baía de Guanabara, a estrutura vai melhorar a vida de mora-
Novas obras para 2024 Outra frente de trabalho, a construção do coletor tronco Faria Timbó, tem conclusão prevista para o ano de 2024. Serão mais de 6 mil Km para a captação do esgoto dos bairros de Ramos, Bonsucesso, Olaria, Del Castilho, Inhaúma, Tomás Coelho, Rocha, Higienópolis, Engenheiro Leal, Cavalcanti, Engenho de Dentro, Pilates, Maria da Graça, Encantado, Todos os Santos, Piedade, Cascadura, Madureira, Oswaldo Cruz, Marechal Hermes e Complexo Habitacional do Alemão, assim como a destinação dos resíduos para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto Alegria, já existente.
MPRJ instaura procedimento para investigar contratos da UERJ que custaram mais de R$ 750 milhões
A 2ª Promotoria de Investigação Penal Especializada da Capital (PIP) instaurou, na sexta-feira (02), um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) para apurar a legalidade de 21 contratos firmados entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e diversas secretarias e fundações vinculadas ao Governo do Rio, com o intuito de promover projetos de extensão universitária. Esses acordos, celebrados nos anos de 2021 e 2022, custaram mais de R$750 milhões aos cofres da universidade.
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) quer identificar, a partir de documentação encaminhada pela Reitoria da UERJ a pedido da Promotoria de Justiça, o montante bruto de recursos financeiros destinados à universidade para a consecução dos contratos, a comprovação efetiva dos serviços prestados, os beneficiários finais, entre outros aspectos. Para isso, foi solicitado ao Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ) a análise das folhas de pagamento referentes aos 21 contratos.
A 2ª PIP analisará também a economicidade das transações entre a universidade e órgãos do Estado, qual método de controle a
UERJ utilizou para fiscalizar a aplicação dessas verbas internamente e se houve, no processo de contratação dos prestadores de serviço, a adoção de critérios técnicos. O MPRJ providenciará também, com o apoio da Delegacia Fazendária (Delfaz), a oitiva dos coordenadores dos projetos de extensão universitária. As informações dessas declarações serão cruzadas pela Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), que apontará se há indícios de corrupção e/ou lavagem de dinheiro pelos investigados.
Ação ajuizada como desdobramento das investigações
Também em relação a contratos da UERJ, no dia 29 de março deste ano, o MPRJ requereu à Justiça medidas cautelares contra 15 pessoas acusadas de desviarem R$ 1.378.980,94 em contratos destinados a projetos de inovação, pesquisas, ensino e extensão.
A ação penal cautelar, proposta pela 2ª PIP e ainda não analisada pela Justiça, também requisita a instauração de inquérito policial pela Delfaz para apurar se houve crime de peculato praticado pelos acusados. A ação requer, ainda, informações
sobre auditorias da universidade junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ).
O documento encaminhado à Justiça destaca a atuação de servidor da universidade que se valeu do cargo e do poder de gerir recursos da instituição, para promover uma ação coordenada entre parentes e amigos para desviar dinheiro público, causando enorme prejuízo ao erário. Entre os requerimentos feitos ao Judiciário estão o afastamento de função pública e indisponibilidade de bens.
As apurações que resultaram na atual instauração do PIC e as que sustentam a ação ajuizada em março foram deflagradas a partir de um Procedimento Preliminar de Investigação instaurado pela 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada da Capital, em 18 de dezembro de 2022, quando a Reitoria da universidade foi oficiada para prestar esclarecimentos e encaminhar documentos. As diligências e análises realizadas a partir do material recebido sustentam a base probatória dos procedimentos adotados. O material também foi compartilhado com o Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal para análises que competem às suas atribuições.
5 - Cidades Tribuna dos Municípios Terça-feira, 06 de Junho de 2023
Fotos: Divulgação
Divulgação/Gov.Rio
Alunos da Escola Nicomedes participam de Projeto sobre reaproveitamento do óleo de cozinha
A cidade está localizada na serra catarinense, compreende uma área territorial de 353 KM ², sua altitude média é de 1.425 metros, a mais alta do Estado, considerada uma das cidades mais frias do país com temperatura média anual de 14ºC. A população é de 2.482 habitantes e mantém uma diversidade de costumes e tradições.
Praça Manoel Pinto de Arruda em Urupema apresenta como principais atrativos os rios claros, campos verdes e pinheiros. No inverno, com a ocorrência de neve e fortes geadas, as pequenas cachoeiras e vegetação rasteira transformam-se em cristais de gelo, trazendo a cidade um clima de paz e tranqüilidade pelo branco que a cobre.
Possuidora de importantes nascentes e águas límpidas, Urupema é uma das poucas cidades do mundo a criar no riacho (Rio Caronas), bem no centro da cidade, a sensível Truta Arco-íris. O tradicionalismo é mantido pela lida campeira, os torneios de laço, festivais e bailes gauchescos.
O Clima
O clima de Urupema,
segundo a classificação de KOPPEN, pode ser considerado, como chuvoso, com inverno e verão brandos. A temperatura média anual é de 14ºC, podendo chegar, no inverno, até 14ºC negativos na relva.
A Economia
As principais fontes da economia advêm da atividade agropecuária (maçã, batata, moranga), pecuária de corte e leite, produção de produtos orgânicos e truticultura.
Não é qualquer lugar que pode se orgulhar de ter um rio repleto de peixes cruzando o centro da cidade. Urupema é assim - e olha que os peixes em questão são as trutas, extremamente sensíveis à poluição da água. Colocadas no rio Caronas há 15 anos, elas se reproduziram livremente e hoje podem ser vistas sem dificuldade pelos turistas. A cidade faz jus, portanto, ao título de “capital catarinense da truta”. Rapidamente percebida pelos visitantes, a qualidade de vida desfrutada no município já teve importantes reconhecimentos. O programa municipal de desenvolvimento sustentável e organização comunitária foi agraciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com um diploma de honra ao mérito. Os destaques são o saneamento básico, instalado em quase 100% dos domicílios, inclusive na zona rural, e o esforço pelo uso racional de agrotóxicos. A prática de agricultura orgânica também vem crescendo na cidade. Outra peculiaridade de Urupema é ter a maior altitude média do Estado - 1.425 metros -, o que assegura grande frequência de geadas (mais de 50 ocorrências por ano, em média) e neve no inverno (cinco vezes por ano, em média). A cidade pleiteia o título de lugar mais frio do país, normalmente credenciado a São Joaquim. O cenário está se tornando ainda mais belo com o crescente cultivo de flores, como tulipas (resultado de uma parceria com uma empresa holandesa) e lírios. A atividade reforçou a economia local e passou a ser uma nova alternativa para os agricultores. Também está na cidade um dos estabelecimentos pioneiros em turismo rural na região, a Fazenda do Barreiro, com mais de 200 anos de história. E curiosidades como a cascata que congela, localizada no aprazível Morro das Torres. Por todas as atrações que oferece aos visitantes, Urupema não se contenta em ser mera coadjuvante no turismo da Serra Catarinense. Quem se convencedisso e visita a cidade não se arrepende.
Casa de Campo Três Pinheiros
Pensando em descansar passar fim de semana
agradável com belas paisagens, respirar ar puro tomar aquele café da manhã com tudo caseiro vem pra casa de campo Três Pinheiros em Urupema.
Monteiro Ecoexperiências Que tal conhecer a verdadeira essência da cidade de Urupema e região?
A Monteiro Ecoexperiências é uma agência de turismo online com foco no receptivo turístico. Realiza roteiros personalizados, turismo rural e trilhas, acompanhado de guia que mora no local.
Pelas Trilhas Contos e Sabores de Urupema Nossas recomendações são que efetue o contato com os condutores ambientais, formados pelo instituto federal de Santa Catarina IFSC, para agendar a visitação, pois se tratando de propriedades particulares a recomendação é que seja feita a visitação somente acompanhado pelos guias, a secretaria de Turismo também esta de portas abertas d e Domingo a Domingo para melhor atender e orientar sobre possiveis visitas
Pousada Capão Bonito Disponibilizamos internet de alta qualidade, localizada a 13 km do Centro de cidade mais fria do Brasil (Urupema/SC).
A casa disponibiliza de televisão, fogão a gás, fogão a lenha, pia, geladeira mesa, cozinha completa, churrasqueira, dois banheiros e com dois quartos. Podem andar pelo terreno, tem uma ilha muito Bonita dentro da propriedade e uma floresta de araucária que pode visitar e até fazer piquenique.
Reserva Faldum A Reserva Faldum Casa de Montanha está localizada na cidade mais fria do Brasil, o municipio de Urupema, na exuberante Serra do Estado de Santa Catarina. Rodeada por belíssimas paisagens campeiras e densa floresta de araucárias. A Reserva Faldum é lar de inúmeras espécies de pássaros e mamíferos, dentre os principais o Papagaio Charão e o Papagaio de Peito Roxo, que de março a maio migram para a região. Trilhas ecológicas, observação de pássaros, passeios de canoa pelo lago, deliciosas comidas serranas e um aconchegante ambiente de montanha são um convite para os amantes da natureza e de um bom vinho. Esperamos todos que desejam apreciar as belezas e a simplicidade da vida no campo, em um lugar pensado para ser um refúgio para aqueles que buscam dias especiais em uma região de natureza preservada, com conforto e tranquilidade.
6 - Turismo Tribuna dos Municípios Terça-feira, 06 de Junho de 2023
Fotos: Divulgação
Inteligência artificial
A regulamentação da inteligência artificial (IA) é necessária e emergencial, em especial diante dos riscos reais e iminentes. Essa foi uma das constatações da primeira reunião de trabalho dos novos integrantes do Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional, que debateu nesta segunda-feira (5) o marco legal da IA. Em 2022, uma comissão de juristas foi formada no Senado para estudar o tema e propor a regulamentação, que agora está ambientada no Projeto de Lei 2338/23, apresentado pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
11 de Maio
Foi publicada na segunda-feira (05) no Diário Oficial da União a Lei 14.594, de 2023, que cria o Dia Nacional dos Agentes de Trânsito em 11 de maio. A proposição define que os órgãos de trânsito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios deverão durante o mês de maio, e especialmente no Dia Nacional dos Agentes de Trânsito, desenvolver atividades, programas de atualização profissional e campanhas de prevenção de acidentes.
RECEITA
SanMon Rapidinhas
Olho Vivo
Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.
Meio ambiente
São Norberto
Ó Deus, que fizestes de São Norberto fiel ministro da vossa Igreja, pela oração e zelo pastoral, concedei-nos por suas preces e méritos, alcançar um dia, com a vossa graça, a realização de tudo o que nos ensinou por palavras e exemplos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!
“Faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você”. O grande filósofo que proferiu este ensinamento, Jesus, sabia o que estava dizendo. Se desprezar, será desprezado. Se criticar, será criticado. Mas se distribuir bondade, compreensão e amor, receberá em troca amor, compreensão e bondade. Cada um recebe de acordo com o que dá. Faça aos outros o que quer que façam a você.
120
kg de moedas
O novo plano para enfrentar o desmatamento na Amazônia, lançado na segunda-feira (05) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, prevê o embargo imediato de metade da área desmatada ilegalmente no Brasil. O embargo é uma forma de sanção administrativa que suspende as atividades desenvolvidas na propriedade atingida. A proposta também projeta a criação até 2027 de novas unidades de conservação em três milhões de hectares – área equivalente ao estado de Alagoas.
LOMBO CROCANTE COM MOLHO
Ingredientes:
1 kg de lombo suíno em tiras
Suco de 2 limões
2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
1 colher (sopa) de gengibre picado
2 dentes de alho amassados
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 ovos batidos
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha Panko
Óleo para fritar
Molho tártaro:
1 e 1/2 xícara (chá) de maionese
TRIBUTO
Maysa (1936-1977) foi uma cantora e compositora brasileira, fez grande sucesso nas décadas de 1950 e 1960. É mãe de Jaime Monjardim, diretor de novelas.
Faleceu prematuramente no Rio de Janeiro, vítima de um acidente na Ponte Rio-Niterói, em 1977.
Infância e Adolescência
Maysa Figueira Monjardim nasceu no Rio de Janeiro, no dia 6 de junho de 1936. Filha da italiana Inah
Figueira Monjardim e do Fiscal de Rendas, Alcebiades Monjardim, descendente de tradicional família do Espírito Santo. Era neta do Barão de Monjardim e bisneta do comendador José Francisco de Andrade Monjardim, que presidiram a província do Espírito Santo.
Com 3 anos mudou-se com a família para a cidade de Bauru, no interior de São Paulo. Com 7 anos foi levada para estudar no Sacre-Coeur de Marie, onde permaneceu interna durante quatro anos. Em 1950 mudou-se com a família para São Paulo. Desde pequena, Maysa desejava ser cantora. Com-
3 colheres (sopa) de mostarda
1/2 xícara (chá) de picles de pepino e cenoura Sal a gosto
Modo de preparo:
Para o molho, bata os ingredientes no liquidificador e reserve.
Tempere as tiras de lombo com o suco, o shoyu, o gengibre, o alho, sal e pimenta. Deixe descansar por 30 minutos.
Passe as tiras pela farinha, pelos ovos e empane na Panko.
Frite em óleo quente, aos poucos, até dourar. Escorra sobre papel-toalha e sirva acompanhado do molho.
Voluntários e equipes do Parque Nacional do Iguaçu realizaram na segunda-feira (05) uma limpeza no lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, para a retirada de moedas jogadas no local. Segundo a assessoria do parque, até as 13h desta segunda, cerca de 120 kg de moedas haviam sido retirados, totalizando mais de R$ 2 mil.
MAYSA COMPLETARIA 87 ANOS
pôs algumas músicas, entre elas, “Adeus”, quando tinha 12 anos. Na adolescência, se apresentava cantando e tocando violão para amigos e parentes. Era uma jovem bonita e rebelde para o seu tempo. Gostava de fumar, de beber, de usar cabelo curto e vestir calça comprida, hábitos moralmente masculinos para a época, o que desagradava a sua família.
Casamento e Começo de Carreira
Em 1954, com apenas 18 anos, Maysa casou-se com André Matarazzo, um rico empresário, amigo de seu pai, 17 anos mais velho que ela e um dos herdeiros da família Matarazzo, industriais paulistas, descendentes do Conde Matarazzo. No dia 19 de maio de 1956, nasceu seu filho, Jaime Monjardim Matarazzo (que se tornaria um conhecido diretor de telenovelas). Nesse mesmo ano, foi descoberta por um produtor musical que lançou o disco “Convite Para Ouvir Maysa”, com a exigência do marido para a cantora não sair na capa - no lugar aparece orquídeas, e que a renda fos-
se revertida para o Hospital do Câncer. Tudo isso porque naquela época as cantoras de rádio não eram bem vistas pela sociedade.
O primeiro disco “Convite Para Ouvir Maysa”, traz oito sambas-canção, todos compostos pela cantora, entre elas “Adeus” e “Resposta”, que fizeram grande sucesso. No ano seguinte lançou: “Maysa” (1957), que se destacou com as músicas “Ouça” e “Se todos Fossem Iguais a Você”. Nesse mesmo ano, separou-se do marido, que era contra sua carreira, o
que abalou profundamente a vida da cantora. Em seguida lançou: “Convite Para Ouvir Maysa” (1958) que fez sucesso com a música “Meu Mundo Caiu”. Maysa foi aclamada pelo público e pela crítica.
Em 1960, Maysa foi morar no Rio de Janeiro, quando gravou outro grande sucesso de sua carreira “O Barquinho” (1961), de Ronaldo Bôscoli e Roberto Menescal, que se tornou um marco da Bossa-Nova. Entre 1958 e 1962, Maysa lançou 12 álbuns e se destacou como uma das mais importantes cantoras brasi-
leiras. Passou a fazer shows e a excursionar por diversos países. Nessa época, deixou a criação de seu filho com o ex-marido e sua nova esposa. Fama e Escândalos Maysa conquistou a fama no Brasil e em outros países. Entre as outras gravações de sucesso destacam-se: Hino ao Amor, Castigo, Ne Me Quitte Pas, Solidão, Tristeza, Eu e a Brisa, Por Causa de Você, Diindi, Fim de Caso, Preciso Aprender a Ser Só, Alguém me Disse e Eu Sei Que Vou Te Amar. Com seu gênio forte e en-
tregue à bebida, Maysa se envolveu em brigas e escândalos ao longo de sua carreira. Namorou o compositor Ronaldo Bôscoli. Em uma temporada na Europa, conheceu o advogado espanhol Miguel Azanza. Casou-se e fixou residência em Madri, para onde levou seu filho, que passou a estudar em um colégio interno. Depois de separada, retornou ao Brasil e comprou um apartamento em Copacabana, onde passou a morar. Em 1971 faz uma participação especial na novela “O Cafona”. Morte
Em 1972, Maysa foi morar no município de Maricá, no Rio de Janeiro, nessa época, vivia com o ator Carlos Alberto. Em 1974, seu filho retornou da Espanha e depois de alguns anos se reconciliou com a mãe. Em 1977, Maysa sofreu um grave acidente automobilístico na Ponte Rio-Niterói.
Maysa faleceu no Rio de Janeiro, no dia 22 de janeiro de 1977. Em 2009, a TV Globo exibiu a minissérie, “Maysa: Quando Fala o Coração”, sob a direção de Jaime Monjardim.
Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Biné Morais/Agencia São Luis›
Pedro França/Agência Senado
Amanda França/Urbia Cataratas
Guia da Cozinha
Santa Léia
ORAÇÃO AO SANTO
Banco de Imagem
7 - Variedades Tribuna dos Municípios Terça-feira, 06 de Junho de 2023
Rio das Ostras Jazz & Blues Festival vai contar com edições especiais do Projeto Pôr do Som
Aproveitando o clima de música boa desta semana, a Fundação Rio das Ostras de Cultura vai promover edições especiais do Projeto Pôr do Som durante a realização do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, a partir de sexta-feira (09).
Ao todo, serão seis shows até domingo (11), sendo três na Concha Acústica da Praça São Pedro, dois na Boca da Barra e um na Lagoa de Iriry. As apresentações acontecem sempre 30 minutos do início das apresentações do Festival.
Com um repertório voltado para o jazz, blues e bossa nova, os músicos que vão se apresentar são Cassio Acioli (percussão), Dalton Freire (sax) e Luís Felipe Oliveira (sax). O trio se apresenta na sexta, dia 9, às 10h30, na Concha Acústica e às 16h30, na Boca da Barra. No sábado, dia 10, o primeiro show é às 10h30 na Concha e o segundo às 13h30 na Lagoa do Iriry. Já no domingo, último dia do festival, a apresentação acontece novamente às 10h30, na Concha, e às 16h30, na Boca da Barra.
PROJETO PÔR DO SOM –
Idealizado pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, o Projeto, que conta com músicos que passaram pelo Centro de Formação
Artística de Música, Dança e Teatro, é uma forma de abrir o mercado para os artistas locais, valorizar os talentos do Município,
descentralizar as ações culturais e promover entretenimento para moradores e visitantes de Rio das Ostras.
Rio das Ostras celebra Dia Mundial do Meio Ambiente
nossa necessidade diária”, explica o secretário de Meio Ambiente de Rio das Ostras, Nestor Prado.
Após a exibição dos vídeos, os estudantes das escolas Mônica de Andrade Ribeiro e Inayá Moraes D’Couto conheceram as trilhas do Parque.
PROGRAMAÇÃO - Estudantes estão tendo a oportunidade de conhecer o ecossistema da Cidade por meio de visitas guiadas que começaram no dia 1º de junho. Nos 6 e 7 de junho, grupos escolares são recebidos na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Iriry e, nos dias 12, 13, 14, 15 e 16, no Parque Natural Municipal dos Pássaros.
Segunda Audiência Pública para apresentar a Lei Paulo Gustavo será na quarta-feira
Dando continuidade a apresentação da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), a Fundação Rio das Ostras de Cultura promove na quarta-feira (07), a partir das 18h, no Teatro Municipal Joel Barcellos, a segunda audiência pública para que a população possa saber como é e como pode ser aplicada a referida Lei.
Além disso, a equipe de servidores da Fundação também vai apresentar um esboço de um plano de ação de como serão destinados os recursos da Lei para que os fazedores de cultura, profissionais da área e a população em geral tenham conhecimento das ações propostas pelo Poder Público.
LEI PAULO GUSTAVO - A Lei prevê repasses a estados, municípios e ao Distrito Federal para ações emergenciais do setor cultural, duramente atingido pelos efeitos econômicos da pandemia, garantindo ao setor o maior valor da história brasileira, com o investimento de R$ 3,8 bilhões em projetos culturais em todo o país. Do total da verba, R$ 2,797 bilhões serão destinados às produções audiovisuais, salas de cinema, cineclubes, mostras, festivais e outros 1,06 bilhões de reais irão para ações de emergências por meio de editais, chamadas públicas e premiações.
São elegíveis para receber recursos fazedores de cultura de áreas como artes visuais; leitura e literatura; expressões artísticas e culturais de povos tradicionais; coletivos culturais não formalizados; carnaval; cultura hip-hop e funk; entre outros.
Banco de Empregos de Rio das Ostras oferece 603 vagas
O Banco de Empregos, unidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Rio das Ostras, ofereceu na segunda-feira (05), 603 vagas para os moradores da Cidade, com oportunidades para diversos níveis de escolaridade.
Entre as vagas de trabalho oferecidas, há dez para ajudante de cozinha (offshore), quatro para assistente de mergulho, três para atendente de loja, 40 para caldeireiro onshore, cinco para corretor de imóveis, cinco para cozinheiro, uma para enfermeiro de trabalho e três vagas para para fonoaudiólogo.
O Parque foi palco de uma apresentação de flauta doce do Projeto Música e Educação feita pelos alunos das Escolas Municipais Mônica de Andrade Ribeiro e Inayá Moraes D’Couto, seguida pela solenidade de abertura das comemorações da data.
Também foi realizada a apresentação do histórico de criação do Parque Natural Municipal dos Pássaros e mostra de vídeos que destacam a importância do combate à poluição plástica.
“Dia 5 de junho é um dia importante para o planeta. Este ano o tema escolhi-
do foi ‘Combata a Poluição Plástica’, que é universal. Devemos combater a degradação nos mares e oceanos e todas as formas de descarte de poluição plástica, desde a sacola plástica em um parque ou praça. Nossa luta é para um Meio Ambiente saudável e condizente com
De 19 a 23 de junho, os alunos vão conhecer o Monumento Natural dos Costões Rochosos, e de 26 a 30 de junho, visitarão a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) de Itapebussus.
Nestes encontros será destacada a importância destas áreas protegidas e abordados os impactos da poluição sobre esses ambientes.
Escola Darcy Ribeiro participa de trilhas ambientais por pontos de interesse geológico
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio da Gerência de Programas e Projetos Educacionais, vem desenvolvendo a prática de trilhas ambientais com os estudantes da rede municipal de ensino. Na sexta-feira (02), foi a vez dos estudantes da Escola Municipal Darcy Ribeiro realizarem uma trilha pelos pontos de interesse geológico de nossa cidade: Mangue de Pedras, Serra das Emerências, Ponta da Lagoinha, Praia do Forno, Ponta do Pai Vitório, entre outros.
Possibilitar uma ampliação e conscientização sobre a importância da Biodiversidade, a valorização do Patrimônio Ambiental local e propiciar ferramentas para
o cumprimento do Art. 10 º, presente na lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que recomenda que a “A educação
ambiental seja desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e
modalidades do ensino formal”, é um dos objetivos da educação de Armação dos Búzios.
No Banco de Empregos, também são ofertadas quatro oportunidades para garçom, dez para instrumentista, uma para instrutor de pilates, quatro para mecânico de automóvel, uma para mecânico de veículos pesados, cinco para motorista carreteiro, uma para enfermeiro freelancer, três para porteiro, uma para técnico de Segurança do Trabalho e 50 para vendedor de externo (plano de internet).
As posições são atualizadas diariamente e podem ser consultadas por meio do Portal da Prefeitura de Rio das Ostras, no link https://www.riodasostras.rj.gov.br/bancodeempregos/UBE_cidadao.html.
POLOS DE ATENDIMENTO – Os interessados devem procurar um dos polos de atendimento de segunda a sexta, sempre das 8h às 17h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na Extensão do Bosque (Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/nº), ou no Centro de Cidadania (Rua das Casuarinas, 595, no Âncora).
Também é possível se informar pelo telefone (22) 27716413.
8 - Cidades Tribuna dos Municípios Terça-feira, 06 de Junho de 2023
Allexandre Costa
Divulgação
Divulgação/PMAB