
2 minute read
Posicionamento das comunidades sobre a atuação da empressa CCR

A Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria Executiva de Governo, Secretaria Adjunta de Povos e Comunidades Tradicionais participaram de uma reunião na sexta-feira (21), com lideranças das comunidades tradicionais e associações de moradores, para saber o posicionamento das comunidades sobre a atuação da empressa CCR no município.
Advertisement
Todos os representantes demonstraram insatisfação, não somente com a cobrança do pedágio, mas também pela falta de transparência nas informações da empresa na região, que tem impactado negativamente a rotina das comunidades. A Prefeitura de Paraty informou ainda que uma decisão de segunda instância da Justiça Federal acatou agravo de instrumento apre- sentada pela CCR e suspendeu os efeitos da liminar que isentou os moradores de Paraty do pagamento de pedágio na rodovia RioSantos. A Procuradoria do município já está recorrendo contra este despacho do Tribunal Regional Federal para fazer valer novamente a isenção de pedágio para os moradores de Paraty e nos próximos dias entrará com um novo recurso com o apoio das comunidades tradicionais do município. O prefeito de Paraty, Luciano Vidal, disse que o município mais uma vez não foi ouvido ou consultado nos autos do processo, configurando uma situação de desequilíbrio judicial e de desrespeito aos direitos da população paratiense, que será sublinhada no recurso em terceira instância.
A Banda carioca Faixa Etária é a atração do encontro de motociclistas de Seritinga
Na terra dos melhores queijos mineiros, o melhor do rock, em duas rodas. No próximo fim de semana, Seritinga, no Sul de Minas Gerais, às margens da estrada que liga Juiz de Fora a Caxambu, recebe motociclistas de Minas Gerais e do Rio nas comemorações do 14º aniversário do moto clube Mestres do Asfalto, de Juiz de Fora. O 2º Encontro de Motociclistas de Seritinga tem uma vasta programação, que inclui shows de rock com as melhores bandas do circuito nacional, como Tuka’s Band na sexta-feira e Faixa Etária no sábado. Os organizadores prometem toda a infraestrutura para receber os motociclistas, inclusive camping grátis e café da manhã no domingo. Com sede em Juiz de Fora, os Mestres do Asfalto já possuem antiga tradição na organização de eventos. O de Seritinga conta com o apoio da prefeitura da cidade.
- Vamos receber os motociclistas no evento padrão dos Mestres do Asfalto. Todos vão desfrutar da hospitalidade da cidade, num ambiente caloroso e com o melhor do rock –promete Thiago Andrade, presidente dos Mestres do Asfalto.

Além de outros atrativos, como a igreja de São Pedro em forma de barco, Seritinga ganhou fama nacional graças aos queijos de qualidade produzidos pela Laticínios Seritinga. No ano passado, a indústria ganhou três prêmios internacionais de qualidade, com destaque para o Terroir de Seritinga, que conquistou a medalha de ouro. Outros dois queijos ganharam medalhas de prata e de bronze.
- A vegetação em Seritinga é própria para produção de bactérias que levam ao leite especial com o qual produzimos os queijos – explicou Aurélio Vilela Arantes, sócio e gerente de produção da Laticínios Seritinga, que fica aberta ao público no sábado até 15 horas.
Há 20 anos no cenário do rock, a banda Faixa Etária se apresenta no sábado, às 22h30m, com um novo repertório, com clássicos que os motociclistas curtem. No dia 20, o grupo fluminense volta a Minas Gerais para participar pela segunda vez do Aventureiro Moto Fest.
