ANO
Editor: Aloísio Santiago Monteiro
Fundado em 26 de fevereiro de 1991
@tribunadosmunicipios tribunadosmunicipios.com.br
A 1ª Sessão especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) vai julgar, na quinta-feira (09), o último pedido de substituição das prisão domiciliar do ex-governador Sérgio Cabral por outras medidas cautelares. O relator do processo é o desembargador Marcelo Granado. Caso o pedido da defesa seja aceito, Cabral ficará solto, submetido apenas a algumas restrições, como uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento noturno. O processo é referente à Operação Calicute, que levou o político à cadeia em novembro de 2016.
Na próxima quinta-feira (09), estão pautados para serem julgados 18 processos. A previsão é de que o de Cabral seja o quinto da lista. A sessão será presencial. Pág. 4
Tribuna dos Municípios
Mais polícia na página 4
Edição 2582 R$ ,00
Rio de Janeiro, Sábado a Segunda-feira, 04 a 06 de Fevereiro de 2023
1
O diagnóstico de um país em pedaços e uma linha de ação para enfrentar desafios e compromissos para reconstruir o Brasil. Assim pode ser traduzida a essência da Mensagem Presidencial ao Congresso, documento entregue pelo Governo Federal ao parlamento e lido, na quinta-feira (02). Pág. 3
Deputado Rodrigo Bacellar é eleito presidente da Alerj
O deputado Rodrigo Bacellar (PL) foi eleito, na quinta-feira (02), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para a 13ª Legislatura, com mandato de dois anos. Foram 56 votos favoráveis, 13 abstenções e uma ausência na votação que elegeu a chapa única “Unidos pelo Rio” para conduzir os trabalhos da Casa. Entre os 12 parlamentares que compõem a Mesa Diretora, mais que dobrou o número de mulheres – passando de duas para cinco integrantes.
Fiscalização
Rio das Ostras abre inscrições para 119 vagas gratuitas nos cursos de informática do Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Prefeitura.
6
Aproveite e reserve dias incríveis em Arraial do Cabo, “Onde o Sol faz morada o ano todo!”
XXX
Reprodução
Alerj
Divulgação/PMAB
Matheus Muller
Pág. 3
do Procon aldeense apreende mais de 200 produtos suspensos pela Anvisa
Pág. 2
A reunião faz parte da Campanha de Combate às Drogas e ao Álcool para menores de idade que será realizada de 15 a 20 de fevereiro, intensificando as ações no período de Carnaval. Pág. 2
Pág. 6
Pág.
Prefeitura promove palestra educativa de “Combate às Drogas e ao Álcool” no auditório da Secretaria
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, por meio da coordenadoria da Criança e Adolescente realizou na quinta-feira (02) uma palestra educativa de “Combate às Drogas e ao Álcool” para comerciantes locais, com o Coordenador Geral do PROGEP e CMT da Guarda Mirim de Armação dos Búzios, Inspetor Sant’Anna. O evento foi realizado no auditório da Secretaria.
Na ocasião, alguns empresários locais participaram da reunião, dentre eles proprietários do Mercado Santos Dumont, Mercado Farol de Búzios, Búzios Tabacaria, Búzios Bebidas, Olibar e Bar do Sérgio.
A palestra teve como objetivo formalizar novas capacitações junto ao comércio local, especificamente para
Fiscalização do Procon aldeense apreende mais de 200 produtos suspensos pela Anvisa
Operação foi realizada em farmácias e comércios locais
O Procon de São Pedro da Aldeia realizou, na quinta-feira (02), uma fiscalização nas farmácias e comércios da cidade. A operação teve o apoio da Vigilância Sanitária Municipal e apreendeu cerca de 255 pomadas para modelar e trançar cabelos, cuja venda está suspensa pela Anvisa, em razão de ausência de autorização e efeitos adversos provocados no consumidor. Ao todo, treze estabelecimentos foram notificados.
O diretor do Procon no município, Eduardo Gomes, ressalta a importância da participação do consumidor aldeense nesta operação. “Nós alertamos o consumidor da cidade para que, ao identificar a venda de algum desses produtos, seja imediatamente denunciado ao Procon ou à Vigilância Sanitária Municipal. Da mesma forma, aqueles que tiveram contato com alguns destes produtos e que, porventura, o uso te -
nha lhes causado reações adversas, que procure imediatamente uma unidade hospitalar para atendimento”, disse.
Confira a relação dos produtos apreendidos durante a operação e que estão suspensos pela Anvisa:
• Pomada Capilar Condicionante Modeladora Fixadora Studio Hair Tranças – Muriel;
• Pomada Capilar Condicionante Modeladora Fixadora Studio Hair Onduladas – Muriel;
• Pomada Modeladora Fixadora Studio Hair Tranças
-Muriel;
• Pomada Capilar Condicionante Modeladora Studio Hair Extra Forte – Muriel;
• Pomada Capilar Incolor - Elfa;
• Pomada Modeladora –Be Black;
• Pomada ModeladoraMaster Hair.
PROCESSO: 948/2023
os funcionários desses estabelecimentos, para entenderem a legislação pertinente à criança e ao adolescente e como procederem quando presenciarem menores de idade usando bebida alcoólica, bem como alertar pais e/ ou responsáveis caso esses fatos ocorram.
Também foi proposto pelos comerciantes presentes na reunião, a criação de um ‘Selo do Comerciante Amigo’, onde esses estabelecimentos terão um cartaz dentro de suas dependências, divulgando que é proibido a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos, no local.
A reunião faz parte da Campanha de Combate às Drogas e ao Álcool para menores de idade que será realizada de 15 a 20 de fevereiro, intensificando as ações no período de Carnaval.
Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura da Cidade de Armação dos Búzios Secretaria Municipal de Administração Coordenadoria Especial de Licitações e Contratos
AVISO DE LICITAÇÃO
CHAMADA PÚBLICA 001/2023
OBJETO: "Chamamento Público de Organizações da Sociedade Civil (OSC) para ofertarem o atendimento de Educação Infantil, gratuita, em prédio próprio, em período integral e parcial, a 100 (cem) crianças de quatro meses a 3 (três) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove dias), na primeira etapa da Educação Básica - distribuídas conforme demanda em níveis I, II e III, sendo as composições de preço feitas com base nos valores referenciais dos repasses do FUNDEB e gasto médio do município com os alunos do referido segmento
REQUISITANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
VALOR GLOBAL: R$ 1.288.740,00(um milhão, duzentos e oitenta e oito mil, setecentos e quarenta reais)
LOCAL DO CERTAME: Sede da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, situado na Estrada da Usina nº600, bairro Centro, Armação dos Búzios – RJ.
INFORMÇÕES: O edital encontra-se disponível no Portal Oficial da Prefeitura (https://buzios.rj.gov.br), podendo, também, ser retirado na sede da Prefeitura, no horário de 13:00 às 16:00, portando carimbo de CNPJ da firma, um pen-drive 1 resma de papel A4 de permuta. Maiores informações poderão ser prestadas pelo tel. (022) 2633-6000. DADA A REFORMULAÇÃO DOS EDITAIS, RECOMENDAMOS SUA ATENTA E CUIDADOSA LEITURA. Esclarecimentos e impugnações poderão ser remetidos através do email licitacao@buzios.rj.gov.br. Recomenda-se a visitação diária ao portal de licitações para ciência de demais informações eventualmente publicadas e acompanhamento do desenvolvimento da licitação
Armação dos Búzios, 03 de fevereiro de 2023 RODRIGO RAMALHO DE ALMEIDA Secretário Municipal de Educação
Estrada da Usina Velha nº 600 – Centro, Armação dos Búzios/RJ – CEP 28950-000 licitacao@buzios.rj.gov.br
Residencial Alpes de Jambeiro
Cidade vizinha de São José dos Campos - Vale do Paraíba - SP Lotes ao redor de 500 m2 Venha ver e viver com qualidade no Alpes de Jambeiro.
Contato: ( 12) 997146561/ ( 12) 997551841
EXPEDIENTE
Fundado em 26/02/91
O Franco Grafica e Editora Ltda - ME
CNPJ nº 26.753.088/0001-06
Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559
Presidente: Aloisio Santiago Monteiro
Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME
Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000
Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189
Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360
E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com
Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787
Circulação
Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Norte e Noroeste Fluminense
Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; Varre-Sai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim.
Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda. Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.
Tribuna dos Municípios 2 - Cidades Sábado a Segunda-feira, 04 a 06 de Fevereiro de 2023
Divulgação
Divulgação
VENDO
Mensagem Presidencial ao Congresso aponta prioridades do Governo Federal
O diagnóstico de um país em pedaços e uma linha de ação para enfrentar desafios e compromissos para reconstruir o Brasil. Assim pode ser traduzida a essência da Mensagem Presidencial ao Congresso, documento entregue pelo Governo Federal ao parlamento e lido, na quinta-feira (02), no Plenário da Casa, durante a primeira sessão legislativa de 2023.
O texto alia um mapeamento do processo de desmonte do Estado, promovido nos últimos quatro anos, a uma perspectiva de indicação de rumos para que o país seja retomado, com aposta no diálogo com diferentes setores e atores da sociedade.
“Estamos trabalhando de forma incansável e dialogando com parlamentares, governantes estaduais e municipais, trabalhadores, empresários e representantes da sociedade. Temos um país para reconstruir e isso só será possível com a contribuição de diferentes forças políticas e da sociedade como um todo”, diz o documento, assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na sua abertura.
Confira as prioridades e diretrizes apontadas na Mensagem Presidencial ao Congresso:
COMBATE À FOME E SEGURANÇA ALIMENTAR
O Bolsa Família, renovado e ampliado, será implantado com urgência, para garantir renda compatível com as atuais necessidades da população. A intenção é que o programa recupere as principais características da ação – que se tornou referência mundial de combate à fome e ao trabalho infantil – e que inove na ampliação da garantia de cidadania aos mais vulneráveis.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Criar um novo modelo de ocupação e uso da terra, urbana e rural, com reforma agrária e agroecológica é um pivô deste processo. Aliada a isso, uma Política Nacional de Abastecimento será estabelecida, retomando os estoques reguladores. Em outra frente, serão ampliadas as políticas de financiamento e de apoio aos pequenos agricultores e à agricultura orgânica. O estímulo às economias solidária e criativa e ao empreendedorismo social fecham esse arranjo, a fim de elevar o potencial de inclusão produtiva, gerar renda e inovação social.
INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA
O compromisso firmado com brasileiros e brasileiras é romper
as barreiras do “capacitismo” e assegurar inserção social, oportunidades e autonomia a todas as pessoas. Para tanto, o Governo Federal vai trabalhar com a comunicação acessível e inclusiva; investir em pesquisa e inovação; e assegurar à pessoa com deficiência o acesso a tecnologias assistivas.
ASSISTÊNCIA SOCIAL Haverá ênfase na reconstrução e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a garantia de acesso a ações de inclusão produtiva no campo e nas cidades, em todos os territórios brasileiros, aliando escala e respeito às diversidades regionais.
EDUCAÇÃO
O Brasil voltará a investir em educação de qualidade, no direito ao conhecimento e no fortalecimento da educação básica, da creche à pós-graduação, coordenando ações articuladas e sistêmicas entre a União, Distrito Federal, estados e municípios. Para alunos que ficaram defasados durante a crise sanitária, o Governo Federal assume o compromisso com um programa de recuperação educacional, em sincronicidade com a educação regular, para que cada um possa superar o déficit da aprendizagem.
SAÚDE
É urgente assegurar condições ao SUS para retomar o atendimento às demandas que foram represadas durante a pandemia, atender às pessoas com sequelas da Covid-19 e retomar o reconhecido programa nacional de vacinação.
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA
O novo Governo vai propor, a partir de amplo debate e negociação, uma nova legislação trabalhista de extensa proteção social a todas as formas de ocupação, emprego e relação de trabalho, com especial atenção aos autônomos, aos trabalhadores e às trabalhadoras domésticas, àqueles em teletrabalho e aos que trabalham mediados por aplicativos e plata-
formas.
REESTRUTURAÇÃO SINDICAL
O Governo vai incentivar o debate e as iniciativas de reestruturação sindical, que democratizam o sistema de relações de trabalho no setor público e privado, urbano e rural. A autonomia sindical será respeitada, visando incentivar negociações coletivas, promover solução ágil dos conflitos e garantir os direitos trabalhistas.
TRABALHO E EMPREGO
Um dos caminhos para criar novos empregos de qualidade será a retomada dos investimentos em infraestrutura e habitação; a reindustrialização nacional em novas bases tecnológicas e ambientais; a reforma agrária; e o estímulo à economia solidária, à economia criativa e à economia verde inclusiva.
VALORIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO
A política de valorização do salário mínimo será retomada, associada à recuperação do poder de compra de trabalhadores e trabalhadoras, bem como dos beneficiários e das beneficiárias de políticas previdenciárias e assistenciais, essencial para dinamizar a economia, em especial dos pequenos municípios.
CULTURA
Implantação do Sistema Nacional de Cultura e adoção da política de descentralização de recursos para os estados e o maior número possível de municípios, além de políticas para reestruturar a cadeia produtiva.
ESPORTE
Voltarão a ser implementadas políticas universais de garantia dos direitos ao esporte e lazer, de acordo com a Constituição Federal de 1988. O fomento ao esporte e lazer será reinserido na agenda nacional, incentivando a atividade esportiva nas suas várias dimensões.
HABITAÇÃO
O Brasil voltará a ter um amplo programa de acesso à moradia,
com mecanismos de financiamento adequados a cada tipo de público.
SEGURANÇA
As políticas de segurança pública contemplarão ações de atenção às vítimas e priorizarão a prevenção, a investigação e o processamento de crimes e violências contra mulheres, juventude negra e população LGBTQIA+. O Governo Federal vai implementar e aprimorar o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), modernizando estratégias, instrumentos e mecanismos de governança e gestão. A valorização do profissional de segurança pública será um princípio orientador de todas as políticas públicas da área.
POVOS INDÍGENAS
O Governo eleito está comprometido com a proteção dos direitos e dos territórios dos povos indígenas, quilombolas e populações tradicionais. É dever do Estado assegurar a posse de suas terras, impedindo atividades predatórias, que prejudiquem seus direitos. É fundamental implementar políticas que lhes assegurem vida digna e cidadania, respeitando e valorizando sua cultura, tradições, modo de vida e conhecimentos tradicionais.
IGUALDADE RACIAL
É imprescindível a implementação de amplo conjunto de políticas públicas de promoção da igualdade racial e de combate ao racismo estrutural. O Governo construirá políticas que combatam e revertam a política de genocídio e perseguição à juventude negra (com encarceramento), e que combatam a violência policial contra mulheres negras, contra a juventude negra e contra os povos e as comunidades tradicionais de matriz africana e de terreiro.
MULHERES
Está na agenda prioritária deste Governo construir um país que caminhe rumo à equidade de direitos, a salários iguais para trabalhos iguais em todas as profissões e à promoção das mulheres na ciência, nas artes, na representação
política, na gestão pública e no empreendedorismo.
ECONOMIA
Central para este novo Governo é combater a inflação. Mas a medida está amplamente vinculada à revogação do teto de gastos e à revisão do atual regime fiscal brasileiro – hoje disfuncional e sem credibilidade. A proposta é construir um novo regime fiscal, que possua flexibilidade e garanta a atuação anticíclica. Há também o compromisso com a retomada de investimentos público e privado em infraestrutura, por meio de créditos, concessões, parcerias e garantias. A estratégia passa pelo investimento em programas e projetos com alta capacidade de indução do crescimento, de promoção da igualdade e da geração de ganhos de produtividade, bem como pela recomposição do sistema nacional de fomento do desenvolvimento científico e tecnológico, via fundos e agências públicas. Na outra ponta, o Governo Federal opõe-se, fortemente, às privatizações da Petrobras, da Pré-Sal Petróleo, da Eletrobras e dos Correios
REFORMA TRIBUTÁRIA
Faz parte da agenda do Governo Federal propor uma reforma tributária (solidária, justa e sustentável) que considere: a simplificação e a redução da tributação do consumo; a progressividade tributária; a restauração do equilíbrio federativo; o aperfeiçoamento da tributação sobre o comércio internacional; e a desoneração progressiva de produtos com maior valor agregado e tecnologia embarcada.
MEIO AMBIENTE
O Brasil cumprirá, de fato, as metas de redução de emissão de gás carbono assumidas na Conferência de 2015 (Paris) e irá além: garantindo transição energética e transformação das atividades produtivas para um paradigma sustentável; recuperando terras degradadas por atividades predatórias e reflorestando áreas devastadas; e conservando biodiversi-
dade e ecossistemas brasileiros. O Governo Federal tratará sobre o aperfeiçoamento do padrão de regulação minerária e combaterá, duramente, a mineração ilegal, particularmente na Amazônia.
POLÍTICA EXTERNA
Está em curso o processo de recuperação da política externa, orientada à reconstrução da cooperação internacional Sul-Sul, com América Latina e África. O Brasil trabalha para fortalecer, uma vez mais, o Mercado Comum do Sul (Mercosul), a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e os Brics. O objetivo é construir uma nova ordem global, comprometida com o multilateralismo, respeito à soberania das nações, inclusão social e sustentabilidade ambiental.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
A retomada do diálogo com todos os movimentos sociais, as organizações da sociedade civil e as representações populares é um princípio que está sendo resgatado. Retomar o processo coletivo e participativo de construção de políticas públicas, por meio da restauração de todas as instâncias de participação social, é um compromisso com a cidadania e com a democracia.
PLURALIDADE, DIVERSIDADE E LIBERDADE O Governo Federal fomentará o amplo debate no Legislativo para garantir a regulamentação dos mecanismos protetores da pluralidade e da diversidade, com a defesa da democratização do acesso aos meios de comunicação. Cabe aos três Poderes fortalecer a legislação, dando mais instrumentos ao Sistema de Justiça para atuação junto às plataformas digitais, no sentido de garantir a neutralidade da rede, a pluralidade e a proteção de dados, bem como coibir a propagação de mentiras e mensagens antidemocráticas ou de ódio.
Deputado Rodrigo Bacellar é eleito presidente da Alerj
O deputado Rodrigo Bacellar (PL) foi eleito, na quinta-feira (02), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para a 13ª Legislatura, com mandato de dois anos. Foram 56 votos favoráveis, 13 abstenções e uma ausência na votação que elegeu a chapa única “Unidos pelo Rio” para conduzir os trabalhos da Casa. Entre os 12 parlamentares que compõem a Mesa Diretora, mais que dobrou o número de mulheres – passando de duas para cinco integrantes.
Bacellar afirmou, em seu discurso, que será um defensor da pluralidade democrática no Parlamento fluminense. “É a partir de hoje que, todos nós aqui reunidos nesta Casa, teremos de trabalhar juntos para dar voz a quem não tem, para cobrar políticas públicas eficientes e para defender o melhor para o nosso estado e para nossa população. É uma tarefa árdua que só será possível realizar se trabalharmos coletivamente em benefício do Rio de Janeiro”, declarou o novo presidente da Casa, que agradeceu o apoio que sua candidatura recebeu do governador Cláudio Castro; e de grande parte dos colegas deputados.
O presidente eleito reiterou que, apesar do bom relacionamento com o governador, trabalhará com isonomia no Legislativo. “A partir deste momento, não há mais aqueles que me apoiaram, aqueles que criticaram ou aqueles que se
abstiveram. O Brasil de hoje precisa de paz; o Rio do amanhã, de união. Democracia também requer isonomia. Assim, o que um deputado tiver, o outro também terá. O princípio de igualdade é fator determinante na minha condução. A eleição da chapa acabou neste momento. Vamos abaixar às guardas”, destacou Bacellar. Em entrevista à imprensa, o novo presidente da Alerj elencou as prioridades do seu mandato à frente do Parlamento fluminense, destacando a necessidade de uma reforma tributária, em função da quantidade de benefícios que são concedidos no estado, e reforçou o foco no desenvolvimento do interior, em especial da região do Porto do Açu. “A gente percebe que a grande tendência de crescimento do estado está ali naquela região. É uma prioridade. Já avançamos muito com o governo, acelerando a ponte de integração entre o município de São Francisco do Itabapoana e o acesso ao porto”, exemplificou. Bacellar reiterou o compromisso de resguardar a pluralidade do parlamento, em especial na composição das comissões da Casa. “Fui o primeiro presidente na história que, antes de se consagrar vencedor, quis chamar todo mundo para participar de maneira bem democrática da divisão das comissões. De modo que, lá na frente, uma vez eleita a chapa, ninguém fosse atropelado”, comentou.
A votação
A sessão foi presidida pelo parlamentar com o maior número de mandatos, deputado Carlos Minc (PSB). As deputadas Tia Ju (REP) e Martha Rocha (PDT) foram escolhidas para secretariar os trabalhos. A votação em chapa única ocorreu após desistência da candidatura por Jair Bittencourt (PL). A votação aberta e nominal foi garantida por decisão judicial. No Plenário, o deputado reforçou a unidade da base de governo.
“Tudo que acertamos e apertamos as mãos nós cumprimos uns
com os outros. O que aconteceu, nos últimos dias, é, simplesmente o andamento da vida pública e da política. O importante é chegarmos a esse momento com o parlamento unido”, afirmou Jair Bittencourt
A Mesa Diretora terá o deputado Brazão (União) como primeiro vice-presidente. Os demais serão Tia Ju (REP), segunda vice; Zeidan (PT), terceira vice; e Célia Jordão (PL). quarta vice. O deputado Rosenverg Reis (MDB) foi eleito primeira secretário, Pedro Ricardo (PROS), segundio secretário, Franciane Motta (União), tercei-
ra secretária; e Giovani Ratinho (SDD), quarto secretário. Já os vogais eleitos são Índia Armelau (PL); Dr. Deodalto (PL); Valdecy da Saúde (PL) e Renato Miranda (PL). Natural de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, o novo presidente assumiu seu compromisso com o interior do estado.
“Rio de Janeiro forte é um interior fluminense forte. Tenho muito orgulho de ter vindo do interior e vou trabalhar para fortalecer ainda mais nosso estado. Lamparão chegou ao poder!”, concluiu, se referindo à palavra originada no in-
terior de Campos para fazer alusão ao farol instalado no cabo de São Tomé, semelhante a uma grande lamparina.
O Decano deputado Carlos Minc foi um dos 13 parlamentares que se abstiveram na votação. Ele ressaltou a importância de os deputados superarem as diferenças e trabalharem em conjunto pelo desenvolvimento do estado. “Vejo como tudo mudou desde a minha primeira posse. Muitas coisas avançaram e outras coisas se radicalizaram, mas a gente tenta passar para os deputados novos a nossa experiência. Ninguém faz política sozinho. Para aprovar um projeto a gente precisa do apoio de vários deputados e, portanto, é preciso dialogar e negociar”, disse. Confira a composição da nova Mesa Diretora da Alerj:
1º vice-presidente - Brazão (União)
2º vice-presidente - Tia Ju (REP)
3º vice-presidente - Zeidan (PT)
4º vice-presidente - Célia Jordão (PL)
1º Secretário da Mesa - Rosenverg Reis (MDB)
2º secretário - Dr. Pedro Ricardo (PROS)
3º secretário - Franciane Motta (União)
4º secretário - Giovani Ratinho (SDD)
1º vogal - Índia Armelau (PL)
2º vogal - Dr. Deodalto (PL)
3º vogal - Valdecy da Saúde (PL)
4º vogal - Renato Miranda (PL)
Tribuna dos Municípios 3 - Política Sábado a Segunda-feira, 04 a 06 de Fevereiro de 2023 Divulgação
Alerj
Sérgio Cabral pode ser solto na próxima semana
A 1ª Sessão especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) vai julgar, na quinta-feira (09), o último pedido de substituição das prisão domiciliar do ex-governador Sérgio Cabral por outras medidas cautelares. O relator do processo é o desembargador Marcelo Granado. Caso o pedido da defesa seja aceito, Cabral ficará solto, submetido apenas a algumas restrições, como uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento noturno. O processo é referente à Operação Calicute, que levou o político à cadeia em novembro de 2016.
— Se o pedido for deferido, não teria mais nenhuma prisão domiciliar. Ele (Cabral) só teria que se recolher no período noturno na sua residência, usar tornozeleira eletrônica, comparecer (em juízo), justificar atividades, não ter contato com algumas pessoas. Todas aquelas medidas que já foram determinadas - explica o advogado do ex-governador, Daniel Bialski.
Na quarta-feira, o TRF-2 derrubou a prisão domiciliar decretada contra Cabral em
outro processo, o da operação Eficiência. A 1ª Turma Especializada considerou não persistirem atualmente os motivos que justificavam a prisão do ex-governador. Os magistrados entenderam ainda que houve excesso de prazo da custódia e que Sergio Cabral não oferece risco à ordem pública e à instrução do processo, que
já foi concluída. Ficou determinado que o político deverá usar tornozeleira de monitoramento eletrônico e não poderá se ausentar do país, devendo entregar seu passaporte ao juízo de primeiro grau, ao qual deverá ainda comparecer mensalmente.
O excesso de prazo de manutenção da prisão de Cabral também foi utiliza-
do como argumento pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal para revogar, em dezembro do ano passado, a prisão preventiva de Cabral em processo julgado pela Justiça Federal de Curitiba, no qual é acusado de recebimento de propina nas obras do Comperj. Nesse processo, ele foi condenado a 14 anos e dois meses de
prisão.
Já na Operação Calicute, o ex-governador foi condenado a 45 anos e dois meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva (24 anos de reclusão), lavagem de dinheiro (13 anos) e organização criminosa (oito anos e dois meses). Os crimes estão relacionados à construção do Arco Metropolitano,
a reforma do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014, estes com repasse de R$ 30 milhões ao esquema, e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Favelas.
Na Operação Eficiência, Cabral foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A investigação concluiu que ele recebeu mais de 16,5 milhões de dólares, “ocultados a partir da simulação de negócios jurídicos entre as pessoas jurídicas Arcadia Associados S.A e Centennial Asset Mining Fund Llc, e a posterior manutenção dessa quantia fora do país sem declaração”. Além disso, foi acusado de receber propina de R$ 1 milhão do empresário Eike Batista “mediante a simulação de prestação de serviços advocatícios” pelo escritório de Adriana Ancelmo, advogada e ex-esposa de Cabral. O político ainda recorre de todas as condenações.
Na próxima quinta-feira, estão pautados para serem julgados 18 processos. A previsão é de que o de Cabral seja o quinto da lista. A sessão será presencial.
Presidente da CDL de Rio Verde, o empresário bolsonarista Mário Furacão foi preso em Goiás
A Polícia Federal madrugou e deflagrou na manhã de sexta-feira (03), a quarta fase da operação Lesa Pátria em cinco estados: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e São Paulo, além do Distrito Federal. Ao todo, a PF cumpre três mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, contra suspeitos de participar, financiar ou fomentar os atos golpistas protagonizados no 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Na ocasião, terroristas que apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram, depredaram e saquearam as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso e do STF. O prejuízo com atos criminosos nas sedes dos Três Poderes pode chegar a R$ 20 milhões. Em Rio Verde, Goiás, a PF prendeu Lucimário Benedito Camargo, conhecido como ‘Mário
Furacão’. Ele é empresário e presidente Confederação de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Verde.
Em Brasília, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão no endereço de
policial legislativo do Senado, investigado como suspeito de facilitar a ação dos golpistas durante a invasão à Casa e a uma advogada que teria recolhido celulares de bolsonaristas presos du-
rante o ataque terrorista.
Na abertura do ano judiciário no Brasil, a ministra e presidente do STF, Rosa Weber, reiterou na quarta-feira, 1º, que os golpistas identificados e presos preventivamente serão punidos no rigor da lei. A operação Lesa Pátria é tratada pela PF como permanente.
Desde o dia 20 de janeiro, os agentes têm cumprido mandados de buscas e apreensões em todo país com base na prática dos seguintes crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado; associação criminosa; incitação ao crime; destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Entre as autoridades investigadas, por omissão e/ ou incitação aos ataques de 8 de janeiro, foi preso preventivamente o ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, enquanto o governador Ibaneis Rocha (MDB) foi afastado do cargo pelo período mínimo de 90 dias.
Suspeito de estuprar ao menos cinco crianças no Rio é preso em MG
Marco Antonio Costa, de 55 anos, suspeito de estuprar ao menos cinco crianças na Baixada Fluminense e na Região Serrana do Rio, foi preso na manhã de sexta-feira (03). Investigado por estupro de vulnerável, ele foi detido por agentes da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV) em Contagem, no estado de Minas Gerais. Segundo a Polícia Civil, ele também armazenava documentos e fotos das vítimas.
As crianças tinham idades entre 6 e 11 anos quando foram violentadas. Duas delas eram moradoras de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e três do município de Três Rios, na Região Serrana. A polícia, no entanto, acredita haver mais vítimas nos municípios onde o suspeito morou, já que as identificadas foram vizinhas de Marco Antonio. As investigações da Polícia Civil começaram em novembro de 2021. Segundo a corporação,
informações obtidas pela Polícia Federal apontavam que Marco Antonio armazenava e compartilhava, desde 2015, nas redes sociais, conteúdo de pornografia infantil. No início de dezembro do
ano passado, agentes da DCAV cumpriram um mandado de busca e apreensão em um endereço ligado ao suspeito, no bairro Habitat, em Três Rios. No local, foi encontrada uma caixa de pa -
pelão que era usada para camuflar um dispositivo de gravação. Na ocasião, ao perceber a movimentação policial, Marco Antonio conseguiu fugir por uma região de mata fechada.
Um policial militar reformado morreu após uma tentativa de assalto no Centro do Rio no início da tarde de quinta-feira (02). Segundo o Corpo de Bombeiros, o quartel central foi acionado às 13h55 para uma vítima baleada na cabeça próximo à Galeria do Comércio, na Avenida Rio Branco. A polícia acredita que a hipótese mais provável seja latrocínio (roubo seguido de morte). Leandro de Moraes Aguiar, de 45 anos, teria sido abordada por dois homens que pediram o seu telefone celular. Ele teria tentado reagir e foi atingido por um tiro no pescoço. De acordo com informações da Polícia Civil, o homem era responsável por fazer a segurança de um dos andares de um edifício comercial na região.
Segundo testemunhas, a vítima estava saindo de uma agência bancária quando foi atacada e tentou se abrigar no prédio ao lado, onde foi baleado. Depois de terem atirado na vítima, os criminosos teriam fugido na contramão, em uma moto. Os policiais não souberam informar se a vítima estava com algum valor, além do celular, que não foi encontrado com ele. O PM reformado deixa um bebê de apenas três meses.
A polícia está recolhendo imagens de câmeras de segurança de prédios vizinhos que ajudem a identificar os criminosos. O edifício, em cujo hall de entrada a vítima foi morta é comercial e possui uma agência bancária no térreo e outra no prédio vizinho. Pessoas que trabalham nas imediações reclamaram da violência no local:
— Roubo e furto é quase todo dia. Agora teve essa morte. Está ficando difícil — reclamou um rapaz que trabalha em um escritório da Rio Branco, que não quis se identificar.
Em nota, a assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que uma equipe foi acionada para verificar ocorrência de disparo de arma de fogo na Avenida Rio Branco, região Central da cidade do Rio.
No local, ainda de acordo com a corporação, os agentes encontraram um homem ferido e mobilizaram o Corpo de Bombeiros Militar que atestou o óbito da vítima. Após breve consulta, descobriu-se que a vítima era um policial militar reformado. De acordo com a PM a ocorrência segue em andamento.
Polícia Civil prende pastor acusado de abusar de fiéis
Policiais civis da 36ª DP (Santa Cruz) prenderam, na quinta-feira (02), um pastor suspeito de abusar sexualmente de fiéis. Ele foi capturado na comunidade do Antares, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, após trabalho de inteligência e monitoramento. De acordo com as investigações, o acusado, valendo-se da posição de liderança na igreja, teria abusado de frequentadoras. Em outras ocasiões, cometeu o crime contra duas enteadas, de três e oito anos de idade, em 2014 e 2018, respectivamente.
O autor foi indiciado em sete inquéritos na distrital, e responderá por violação sexual mediante fraude. Contra o abusador, foi cumprido um mandado de prisão preventiva.
Após o cumprimento das formalidades de praxe, o criminoso será encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Sábado a Segunda-feira, 04 a 06 de Fevereiro de 2023 4 - Polícia Tribuna dos Municípios
Bruno Dantas
Divulgação
Reprodução
Divulgação/PF
PM reformado é morto em tentativa de assalto no Centro do Rio
Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.
O estilista espanhol Paco Rabanne morreu aos 88 anos. A informação foi confirmada na sexta-feira (03) pelo grupo Puig, que controla a marca Paco Rabanne. Segundo o jornal francês “Le Monde”, ele morreu em Portsall, na França. “Estou profundamente triste com a morte do Sr. Paco Rabanne”, disse Marc Puig, presidente e CEO da Puig. A causa da morte não foi revelada. O estilista virou sinônimo de perfumes best-sellers e ficou conhecido por ousar em seus desfiles, com o uso de novos materiais como metal, plástico, alumínio, fibra ótica, concreto e muitos outros.
Suspenso
O jogador de vôlei Wallace, que publicou nas redes sociais uma enquete para saber se deveria dar um tiro na cara do presidente Lula, foi suspenso cautelarmente de todas as atividades do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) até a finalização do processo que examina sua conduta. Na decisão, o conselheiro de ética do COB, desembargador Ney Bello, ressalta o papel que atletas desempenham na sociedade: “Roberto Dinamite, Pelé, Maria Lenk, Esther Bueno não tiveram apenas a honra e a glória de serem campeões. Todos tiveram a responsabilidade de educar gerações que precisavam pautar-se por princípios éticos e morais para seguirem na luta pela construção de uma sociedade melhor para todos, não obstante as opções políticas de cada um.”
RECEITA
Santo André Corsini
Senhor, dissestes que seriam chamados filhos de Deus todos os que trabalham pela paz, concedei-nos, por intercessão de Santo André, admirável promotor da paz, a graça de trabalharmos, sem desfalecer, pela instauração daquela justiça que garante aos homens uma paz firme e verdadeira. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Todas as vezes que olhar para uma criança, levante seu pensamento em ação de graças a Deus, que jamais abandona seus filhos. A criança é a esperança de hoje, na realização de amanhã. É a certeza de que a Terra está sempre a renovarse, recebendo cada dia novos habitantes que lhe vêm trazer a contribuição de seu trabalho e de sua capacidade, para o progresso do mundo.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda realizou na quinta-feira (02) uma reunião para criação da Comissão do PIC (Primeira Infância Cidadã). A Comissão, que deverá ser regulamentada por decreto municipal do Sr. Prefeito, ficará encarregada de promover e coordenar a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). Na ocasião, o prefeito Alexandre Martins cumprimentou os envolvidos na criação da comissão. O PIC é uma realização da Avante - Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras e a prefeitura de Armação dos Búzios.
O presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, viu sua fortuna aumentar em US$ 12,5 bilhões de um dia para o outro na quinta-feira (02). Agora, ele possui fortuna estimada de US$ 69,8 bilhões. O cálculo é do Índice de Bilionários da Bloomberg, site especializado em economia. O aumento foi causado pela reação dos investidores ao relatório positivo de receitas da Meta, dona do Instagram e Facebook.
RISOTO DE CAMARÃO COM REQUEIJÃO
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de manteiga
500g de camarão pequeno limpo
1 cebola picada
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
3 cubos de caldo de peixe
6 xícaras (chá) de água quente
1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
3 colheres (sopa) de requeijão cremoso
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Salsa picada para polvilhar
tributo
Modo de preparo:
Aqueça uma panela em fogo médio com metade da manteiga, frite o camarão e a cebola por 3 minutos. Retire com uma escumadeira e então reserve. Enquanto isso, volte a panela ao fogo alto, adicione a manteiga restante e frite o arroz por 3 minutos, mexendo. Despeje o vinho e cozinhe até evaporar. Acrescente o caldo de peixe dissolvido na água, de concha em concha, mexendo sempre, até o arroz ficar al dente. Em seguida, adicione o camarão reservado, o cheiro-verde, o parmesão e o requeijão. Tempere com sal, pimenta e polvilhe com salsa. Pronto, agora é só servir o seu risoto de camarão com requeijão!
É com grande alegria que “Idosos com Amor” reabriram suas portas na quinta-feira (02). Agradecimentos à diretoria, beneméritos/as e amigos/as da instituição, localizada no bairro Cajueiro, em Cabo Frio, pela ajuda na reforma de sua casa. Este será, certamente, mais um ano de muito trabalho com as bênçãos do Senhor! Sejam todos muito bem-vindos a esta casa onde a alegria é primordial.
PRESIDENTE DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
Merval Soares Pereira Filho, é um jornalista e escritor brasileiro, presidente da Academia Brasileira de Letras. É neto pelo lado materno do ex-senador Clodomir Cardoso.
Oitavo ocupante da cadeira nº 31, eleito em 2 de junho de 2011, na sucessão de Moacyr Scliar, falecido em 27 de fevereiro de 2011, foi recebido em 23 de setembro de 2011, pelo Acadêmico Eduardo Portella.
Merval Pereira Filho nasceu no Rio de Janeiro, em 24 de outubro de 1949. É comentarista da Globonews e da CBN e Colunista de O Globo, onde entrou em 1968, como repórter estagiário, tendo sido, entre outras funções, editor nacional, editor-chefe, diretor da sucursal de Brasília, diretor de redação e diretor executivo do Infoglobo. Foi Diretor de Jornalismo de Mídia impressa e rádio das Organizações Globo.
Em 1979 recebeu o Prêmio Esso pela série de reportagens “A segunda guer-
ra, sucessão de Geisel”, publicada no Jornal de Brasília e escrita em parceria com o então editor do jornal
André Gustavo Stumpf. A série virou livro com o mesmo nome, editado pela Brasiliense, considerado referência para estudos da época e citado por brasilianistas, como Thomas Skidmore.
Foi finalista do Prêmio Esso em 2000, com uma reportagem sobre o envolvimento do cineasta João Moreira Salles com o traficante Marcinho VP.
De 1983 a 1985, trabalhou na revista Veja, onde foi chefe das sucursais de Brasília e Rio e editor nacional em São Paulo. No período ganhou três Prêmios Abril. Também foi editor-executivo do Jornal do Brasil.
De 1991 a 1992, fez um curso de especialização em política internacional na Universidade Stanford, na Califórnia, como único bolsista da América Latina da John S. Knight Fellowship. Tem curso de gestão de empresas no Insead, na França.
Faz parte do Conselho Editorial das Organizações Globo e fez parte do primeiro Conselho Editorial do jornal Valor Econômico; Conselheiro do Centro de Estudos da América da Universidade Cândido Mendes. É media leader do World Economic Forum,onde já foi mediador de debates sobre a situação do Brasil e da América Latina. É membro titular da Academia Brasileira de Filosofia e membro do Board of Visitors da John S. Knight Fellowships da Universidade Stanford.
Em 2008, passou um período na Universidade de Columbia, em Nova York, como visiting scholar da Centro de Estudos Latino-Americanos.
Em 2009, recebeu o prêmio Maria Moors Cabot da Universidade de Columbia de excelência jornalística, a mais importante premiação internacional do jornalismo das Américas.
Eleito para a Academia de Ciências de Lisboa em 2016.
Prêmios e distinções
• Prêmio Maria Moors Cabot da Universidade de Columbia, de excelência jornalística;
• Medalha Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras;
• Golfinho de Ouro do Governo do Estado do Rio de Janeiro, no setor de Comunicação;
• Destaque Bovespa 2006
• Prêmio Especial de Jornalismo;
• Medalha Hipólito da Costa
da Academia Brasileira de Filosofia;
• Medalha Presidente Juscelino Kubitscheck do Governo de Minas Gerais.
• Medalha de Direitos Humanos Austregésilo de Athayde da B’nai B’rith Herut.
Divulgação Divulgação Reprodução
Paco Rabanne
Infância
volta com muito amor
Frederick Florin/AFP
Primeira
Cidadã De
um dia Tribuna dos Municípios 5 - Variedades Sábado a Segunda-feira, 04 a 06 de Fevereiro de 2023
Em
AO SANTO
ORAÇÃO
Guia da Cozinha
Divulgação
Jornada Pedagógica acontece em Rio das Ostras
O ano letivo de 2023 em Rio das Ostras vai começar com um grande momento de aprendizados e reflexões voltado para os profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino. Na segunda-feira (06) e terça-feira (07), a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer realiza a terceira edição da Jornada Pedagógica.
Com o tema “Uma escola ativa por uma educação transformadora”, o evento promoverá palestras com nomes de peso do segmento, proporcionando atividades motivacionais e de integração para os servidores.
O primeiro dia da Jornada será divido em três turnos (manhã, tarde e noite) com palestras de Vasco Moretto, Lilian Bacich e Eduardo Valladares. Já o segundo dia de programação será ministrado pelos irmãos Leonardo Gontijo e Dudu do Cavaco e pelo professor Moacir Gadotti, nos turnos da manhã e da tarde. O evento contará, ainda, com apresentações
culturais e painéis interativos.
A expectativa é de que o auditório da Igreja Dignus Est – Campus Extensão do Bosque, local que sediará o evento, reúna cerca de 800 pessoas por palestra.
“Além de ser um grande momento de comunhão, a Jornada possui grande importância para a formação continuada dos profissionais de Educação, oportunizando
a atualização e aquisição de novos conhecimentos em relação às novas práticas pedagógicas e tendências de ensino, contribuindo para a manutenção e ampliação da qualidade de ensino em nosso Município”, contou a organizadora do evento e gerente de Formação Continuada, Alessandra Tanos.
INSCRIÇÕES – Para garantir a participação na programação, os profissionais
deverão realizar a inscrição no site da Secretaria (https:// educacao.riodasostras.rj. gov.br), no ícone da Formação Continuada. Cada Professor da rede, Professor Orientador, Professor Orientador Educacional, Orientador Pedagógico, Professor Supervisor de Ensino e Gestor Escolar poderá se inscrever em até duas palestras de sua preferência. Já os Auxiliares de Desen-
Rio das Ostras abre vagas para cursos gratuitos de informática
Rio das Ostras abre inscrições para 119 vagas gratuitas nos cursos de informática do Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Prefeitura. Os cursos são realizados pelo CMID – Centro Municipal de Inclusão Digital, vinculado à Secretaria Municipal de Gestão Pública. As inscrições são exclusivas para moradores e devem ser feitas pelo Portal da Prefeitura, na próxima segunda-feira (06) e terça-feira (07).
As vagas disponíveis são para os cursos de Informática para o Mundo do Trabalho, Informática Inicial, Excel Básico e Montagem e Manutenção de Computadores, na modalidade presencial.
Os cursos contribuem para a inserção do munícipe na educação tecnológica, ampliando suas possibilidades profissionais, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades básicas para a sua atuação no mercado de trabalho.
INSCRIÇÕES – As inscrições devem ser feitas via internet, das 10h do dia 6 de fevereiro até as 16h do dia 7 de fevereiro de 2023, por meio do “Formulário Padrão”, disponível no link www.riodasostras.rj.gov.br/ qualificação.
Os interessados devem
se cadastrar uma única vez, com o seu nome completo, dados dos documentos pessoais, endereço em que reside, nível de escolaridade, e-mail e telefone.
Após o preenchimento do “Formulário Padrão”, será gerado um “Comprovante de Inscrição”, contendo os dados preenchidos pelo candidato.
Serão considerados classificados todos os que tiverem suas inscrições realizadas dentro do número de vagas disponíveis e incluídos no cadastro de reserva todos os inscritos fora do número de vagas, por ordem
de inscrição. Confira aqui o número de vagas de cada curso e os pré-requisitos na edição nº 1524, no Edital nº 001/2023 do Jornal Oficial.
RESULTADO – O resultado e a classificação dos candidatos inscritos serão publicados no dia 8 de fevereiro, na página: www.riodasostras.rj.gov.br/qualificação
MATRÍCULA – Os candidatos classificados dentro do número de vagas disponíveis deverão realizar sua matrícula em uma das unidades do Centro Municipal de Inclusão Digital, no horário das 8h às 17h, no período
volvimento Infantil e Auxiliar Educacional poderão se inscrever em uma palestra.
Para ter acesso às inscrições, o servidor precisa estar com o login ativo na plataforma Jubarte, o cadastro ativo e atualizado no E-Cidade, de acordo com a função que exerce na escola, e ainda realizar o cadastro do cursista no primeiro acesso/login na página da Formação.
Após confirmada a inscrição, o servidor deverá imprimir ou “printar” o cartão de confirmação com QRcode para a palestra e turno desejada. É necessário ter o QRcode de confirmação em mãos para entrada no evento.
Não serão aceitas inscrições por e-mail e não serão aceitas inscrições via “Fale Conosco”.
A aferição de presença do servidor estará atrelada à leitura do QRCode durante o evento.
PROGRAMAÇÃO – Nesta edição, a programação da Jornada Pedagógica será
recheada de atividades motivacionais, com abordagens nas áreas da Tecnologia e Inovação, Avaliação da Aprendizagem, Pedagogia de Projetos, Planejamento, Gestão de Pessoas, Relacionamento Professor/Aluno, entre outros.
A primeira palestra será com o professor Vasco Moretto, com tema “Planejando a educação para as competências”, às 8h. A programação segue com Liliam Bacich, às 13h, que tratará sobre “Metodologias Ativas e Steam”. Às 18h, será a vez de Eduardo Valladares subir ao palco com a palestra “Aprendabilidade: como criar novos futuros”.
Já o segundo dia de palestras terá início às 8h com os irmãos Leonardo Gontijo e Dudu do Cavaco, com tema “Educar para a diversidade: 5 pilares da Educação inclusiva”. Finalizando o evento, às 13h, o pedagogo, filósofo e doutor em Educação Moacir Gadotti discursará sobre “A escola dos meus sonhos”.
Mesa Brasil recolhe alimentos durante última semana do Sesc Verão de Rio das Ostras
Música, esporte, bem-estar e solidariedade. Quem for aos shows da última semana do Sesc Verão de Rio das Ostras pode aproveitar a diversão para praticar a fraternidade doando 1kg de alimento não perecível do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional “Mesa Brasil”, do Sesc-RJ. A arrecadação será destinada a instituições sem fins lucrativos que desenvolvem ações no Município para pessoas em vulnerabilidade social.
“O Sesc tem a preocupação com as pessoas em maior vulnerabilidade. Sabemos que muitas famílias precisam de doações para se alimentar. Por isso, trouxemos o Mesa Brasil para Rio das Ostras. Queremos o bem-estar da população como um todo”, comentou Marcelo Ayres, presidente do Sindicomércio.
de 9 a 14 de fevereiro, com os seguintes documentos originais: Comprovante de residência, no nome do candidato ou dos responsáveis legais, ou contrato de locação, identidade, comprovante de escolaridade e CPF.
Unidade e locais do CMID:
Unidade CMID São Cristóvão: Rua da Assembléia, s/nº – São Cristóvão
Unidade Cras Sul Cidade
Beiramar: Rua Serafim Bastos, s/nº – Cidade Beira Mar
Unidade CMID CIC Nova Esperança: Tv. Francisco Mattos, 88 – Nova Esperança
SHOW
Em Costazul, no sábado (04), tem Blackdoze e Samba da Madeira abrindo o show de Xande de Pilares. No domingo (05), Filhas de Bamba e Ramona Rox abrem a apresentação de Iza. Sempre a partir das 17h30.
6 - Cidades Tribuna dos Municípios Sábado a Segunda-feira, 04 a 06 de Fevereiro de 2023
Allexandre Costa
Mauricio Rocha