2574 - TRIBUNA - Quarta-feira - 25.01.2023

Page 3

A Inspeção do Trabalho resgatou 2.575 trabalhadores de condições análogas às de escravo em 2022, em um total de 462 fiscalizações realizadas no ano em todo país, resultando em mais de R$ 8 milhões de reais em direitos trabalhistas. O Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) realizou 32% do total das ações fiscais, encontrando trabalho análogo ao de escravo em 16 dos 20 estados onde ocorreram ações. Apenas nos estados de AL, AM e AP, mesmo fiscalizados, não foram constatados casos de escravidão contemporânea em 2022. Pág. 4

A abertura do Encontro Empresarial Brasil-Argentina, na tarde de segunda-feira (23), marcou uma nova etapa de tratativas para o fortalecimento da relação econômica bilateral entre as nações vizinhas. Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Alberto Fernández, participaram da cerimônia, na sede do governo argentino, em Buenos Aires. Pág. 3 Pág. 3

“A

Edição 2574 R$ ,001 Rio de Janeiro, Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2023
de 1991 @tribunadosmunicipios tribunadosmunicipios.com.br Tribuna dos Municípios ANO XXX Divulgação/PMAB Divulgação Aproveite e reserve dias incríveis em Arraial do Cabo, “Onde o Sol faz morada o ano todo!”
Editor: Aloísio Santiago Monteiro Fundado em 26 de fevereiro
Sérgio Carvalho/Inspeção do Trabalho
Presidente afirma que “Brasil vai voltar a ser protagonista internacional” em abertura do Encontro Empresarial
Secom
Prefeitura intensifica ações de ordenamento para garantir a moradores e turistas o uso adequado das praias
Docente de Portugal visita serviço de Saúde do Adolescente do Município O município de Rio das Ostras recebeu a visita da Profa. Irma Brito, PhD e docente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal. A docente veio ao Município conhecer o trabalho de Atenção à Saúde do Adolescente da Rede Municipal. Pág. 6
de Verão em Macaé: Turismo atrai famílias e
Usar a praia é um direito de todos, por isso o Procon de Búzios e a Secretaria de Segurança e Ordem Pública têm atuado para esclarecer a comerciantes e usuários que esses locais são públicos e todo banhista tem direito a levar seu guarda-sol e sua cadeira e não pode ter o atendimento recusado em razão disso. Pág.
2
Férias
amantes da natureza
cidade está
bando’’, e quem afirma
o Trade Turístico
município loca-
Região
Pág. 4
bom-
é
de Macaé,
lizado na
Norte Fluminense do Rio de Janeiro. Pág. 2

Prefeitura intensifica ações de ordenamento para garantir a moradores e turistas o uso adequado das praias

A temporada de verão chegou e a Prefeitura de Búzios já está trabalhando para que moradores e turistas possam aproveitar o melhor da cidade. Por isso é de suma importância que todos estejam cientes de seus direitos e deveres.

Por meio do Procon e da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, operações de conscientização dos direitos do consumidor, bem como ações de ordenamento nas praias estão a todo vapor.

Usar a praia é um direito de todos, por isso o Procon de Búzios e a Secretaria de Segurança e Ordem Pública têm atuado para esclarecer a comerciantes e usuários que esses locais são públicos e todo banhista tem direito a levar seu guarda-sol e sua cadeira e não pode ter o atendimento recusado em razão disso.

O Secretário de Segurança e Ordem Pública, Sérgio Ferreira, esclarece que as ações são para garantir o uso adequado das praias na cidade. “Estamos realizando ordenamento em diversas praias. Nós solicitamos aos quiosqueiros para que não demarquem local na areia com excesso de material e, na medida que for solicitado pelos usuários, o estabelecimento pode oferecer de 10 a 20 guarda-sóis, no máximo. O que for além disso será coibido “, esclarece o secre-

tário.

Práticas como a cobrança de consumação mínima são abusivas, de acordo com o artigo 39, V, do Código de Defesa do Consumidor. O pagamento da taxa de serviço, popularmente conhecida com os “10%”, não pode ser imposto ao consumidor, que tem a opção de pagar ou não.

Todo estabelecimento deve apresentar de forma clara no cardápio as formas de pagamento aceitas, bem como os valores dos produtos vendidos e as características de cada um. Em caso de cobrança de couvert artístico, o estabelecimento tem que informar previamen-

te ao consumidor. E esse valor não poderá ser incluso na taxa de serviço. Também é proibido cobrar multa por eventual perda de comanda. Cabe ao estabelecimento controlar o que está sendo vendido.

O consumidor também precisa respeitar algumas regras. Por exemplo, não há legislação que regule a meia porção. Portanto o estabelecimento não é obrigado a cobrar a metade do preço pelo produto consumido. Caso se sinta lesado ou se depare com práticas abusivas, o cliente poderá denunciar o caso ao Procon pelo whatsapp (22) 2623-0314.

Para a realização das

denúncias, é importante que o consumidor esteja atento a necessidade de passar o máximo de informações sobre o estabelecimento, como nome, local e fotos das comandas com as supostas cobranças indevidas. Em caso de comprovação de descumprimento da legislação, o estabelecimento poderá sofrer multas ou sanções.

A Prefeitura de Búzios trabalha em prol do funcionamento da economia da cidade e também para garantir aos munícipes e turistas o uso adequado do que a cidade tem de melhor e, para isso, todos precisam estar atentos a direitos e deveres.

Férias de Verão em Macaé: Turismo atrai famílias e amantes da natureza

“A cidade está bombando’’, e quem afirma é o Trade Turístico de Macaé, município localizado na Região Norte Fluminense do Rio de Janeiro. Após 100% de ocupação hoteleira no réveillon, Macaé segue agitada com turistas que emendaram a virada de ano nas férias escolares da garotada.

Depois da pandemia, a cidade voltou a respirar fundo e aliviada. Pois, além da recuperação econômica e a retomada de empregos nos setores de Petróleo, Gás e Energia, os segmentos Construção Civil e Comércio também embalaram e fizeram o município liderar o ranking regional de postos de trabalho formais, de acordo com os dados contabilizados pelo Caged - sendo 7,1 mil empregos gerados nos 10 primeiros meses de 2022.

Por falar em trabalho, logo lembramos das férias. E atualmente, famílias do Rio Capital, Baixada Fluminense e outros estados, como Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo escolheram Macaé para aproveitar e curtir os dias de descanso.

De acordo com a diretora do Macaé Convention & Visitors Bureau, Isabel Tunas, já nos primeiros dias do ano, as expectativas da Hotelaria são de 30% a mais na procura de turistas de lazer, em

EXPEDIENTE

comparação com o mesmo período do ano passado.

“Além de termos a segunda maior rede hoteleira do Estado do Rio, temos uma gastronomia requintada e variada. Nossas praias são lindas e mais tranquilas, sem multidões, comparadas a outros municípios da Região dos Lagos”, completou Isabel.

O empresário macaense, Vitor Neves, do restaurante Ô Zé Gastronomia, disse que Macaé também possui o segundo maior polo gastronômico do Estado, só perdendo para a Capital:

“O setor local atende todos os gostos, seja oriental, comida mineira, frutos do mar, mexicana, não importa, Macaé proporciona experiências prazerosas quanto o assunto é culinária. Sem falar que os turistas que escolhem os restaurantes da Praia dos Cavaleiros ainda podem desfrutar de uma vista espetacular do mar e céu colorido ao pôr do sol”, afirmou Vitor.

Para o presidente do Macaé C&VB, Marcelo Merrel, a união das instituições públicas e privadas no setor turístico fez a diferença para ‘a volta por cima’ da cidade.

“A inauguração do Posto de Informações Turísticas (PIT) na Orla dos Cavaleiros e o sucesso do Natal Magia

Macaé, com a Vila do Papai Noel e a maior árvore de natal do interior do estado (de 40 metros) foi um marco no município, que encantou a todos e ainda está sendo bem aproveitado nos passeios familiares”, falou Merrel.

O secretário municipal de Turismo, Leo Anderson ressaltou a importância da força tarefa das instituições de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, na Operação Verão 2023, que tem como objetivo o ordenamento do turismo, na orla das praias e nas cachoeiras da Região Serrana, coibindo crimes e atos de vandalismo e depredação.

“Estamos animados com as ações e eventos planejados para 2023. É fruto de uma classe que sempre acreditou que Macaé vai muito além do petróleo, pois é rica por natureza, possui infraestrutura receptiva e um povo acolhedor “, pontuou o secretário.

Sesc Verão Macaé - Com a mensagem “O verão é para todos!”, o Sesc RJ promoverá uma programação gratuita e acessível, com diversas atividades voltadas a toda a família, incluindo modalidades esportivas, culturais e ações de assistência social.

Confira a programação dos shows musicais, que co-

Circulação

Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Norte e Noroeste Fluminense Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; Varre-Sai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

meçarão a partir das 21h, na Praia dos Cavaleiros, próximo ao Posto 1:

28/01- LS Jack - 21h00

29/01- Ramona Rox - 21h00

04/02 - Biquini - 21h00

05/02 - Samba da Madeira21h00

11/02 - Caminhão Trapézio - Espetáculo Flying Pirates19h30

11/02 - Segredo de Estado21h00

12/02 - Vanessa da Matta21h00

Até o momento o Sesc RJ não confirmou a programação completa de Macaé oficialmente.

Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim. Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda.

Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.

Um crime está em andamento e você é a única testemunha ocular.

E agora, quem poderá lhe defender?

Se tem uma coisa que me deixa irritado é quando eu ouço alguém confundindo o meu trabalho com a “proteção animal”. A família da minha mãe é da Calábria (Itália) e eu sei bem o que significa “proteção” por aquelas bandas, é cosa nostra, quem não pagar pela “proteção” leva uma sova e outra e outra, até “concordar” em pagar uma graninha toda semana.

Eu me tornei um pesquisador do vínculo humano-animal (uma área de especialização em Psicologia), depois de deixar para trás esses conceitos arcaicos de sequestrar animais das ruas e confiná-los para viver às custas de donativos. Se eu estivesse errado, talvez esta técnica minha não estivesse correndo o mundo todo e fazendo sucesso em vários países, mesmo sem muita Mídia. Minha irmã, que era minha parceira de pesquisas, foi palestrante na Harvard Medical School, em conjunho com a Universidade de Haifa (Israel). Será que eu mereço um minuto da sua atenção?

90% das “protetoras” são dignas de investigação policial ou psiquiátrica!

Quem não deve, não teme, concorda?

Veja se existe alguma diferença entre invadir casas, fazer escândalo e choradeira diante das câmeras, arrecadar dinheiro nas redes sociais, isso é ATIVISMO, enxugar gelo e ganhar like; por outro lado, alguém resolve estudar o problema e propor soluções em forma de leis e de mudanças de comportamento, isso é CIÊNCIA e, melhor ainda, quando é praticada por alguém que ousa basear seus estudos nas palavras de Jesus, contrariando a proteção animal e os meios acadêmicos ao mesmo tempo, além de afirmar que os animais não precisam de NADA feito por mãos humanas, rejeitando qualquer tipo de patrocínio. Para completar, meu trabalho exorta cada cidadão a fazer sua parte, sem esperar alguma celebridade salvar o mundo. O coquetel exato para ser suicidado…

Para entender o meu trabalho, em primeiro lugar, esqueça tudo o que você viu de TEATRO feito com a desculpa de “salvar” animais até hoje. Reinstale o sistema, LENDO O SITE, não basta “dar uma olhadinha por cima”… Minha sugestão é que cada município tenha UMA ONG bem estruturada e constantemente monitorada pela Câmara Municipal (já que gatos e cachorros não conseguem sozinhos denunciar abusos), vinculada à Secretaria de Saúde e ao Centro de Controle de ZOONOSES local. Se alguém encontrar um animal ferido ou precisando de ajuda urgente, o voluntário recolhe o animal e leva para o CCZ ou a ONG. Aí, se quiser continuar a ajudar a causa animal, que seja um EDUCADOR, repassando os conhecimentos que estão neste site gratuitamente e que representam A VANGUARDA DO ANIMALISMO MUNDIAL. Chega de Idade da Pedra e de gente que tem milhões de seguidores em redes sociais apenas para arrecadar dinheiro, o lugar correto de cada animal é no colo de alguém, não na rua nem na ONG.

Você sabe o que é um RESCUE PARTNER? É isso aí em cima, um PARCEIRO DE RESGATES, que não se torna um HOMEM-ARRANHA, concorrendo com a polícia. Esse mesmo modelo é usado, por exemplo, com as Santas Casas, OSCIPs que são terceirizadas pelas prefeituras para administrar a saúde.

Tribuna dos Municípios 2 - Cidades Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2023 O Franco Grafica e Editora Ltda - ME CNPJ nº 26.753.088/0001-06 Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559 Presidente: Aloisio Santiago Monteiro Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000 Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189 Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360 E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787
Fundado em 26/02/91
Divulgação
Divulgação
Divulgação/PMAB
Fotos:
A Polícia ou o homem-aRRanha?
Jornalista Chicco Mazola Por questão de direito autoral, errei de propósito o nome do super-heroi LS JACK se apresentará no dia 28 de janeiro, às 21h, na Praia dos Cavaleiros, pelo SESC Verão Vanessa da Matta é a atração do Sesc Verão no dia 12 de fevereiro, às 21h, na Praia dos Cavaleiros

Presidente afirma que “Brasil vai voltar a ser protagonista internacional” em abertura do Encontro Empresarial

Retomada das relações bilaterais é impulsionada com assinatura de acordos econômicos pelos líderes dos dois países, em Buenos Aires

A abertura do Encontro Empresarial Brasil-Argentina, na tarde de segunda-feira (23), marcou uma nova etapa de tratativas para o fortalecimento da relação econômica bilateral entre as nações vizinhas. Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Alberto Fernández, participaram da cerimônia, na sede do governo argentino, em Buenos Aires. Lula destacou que, neste governo, esforços não serão poupados para a retomada das boas relações diplomáticas e econômicas com os irmãos argentinos.

“A relação Brasil-Argentina está voltando à normalidade, porque no meu país há muita coisa que precisa voltar à normalidade. O Brasil estava vivendo um momento de isolamento do qual não temos conhecimento na história. O Brasil não conversava com ninguém e ninguém queria conversar com o Brasil”, disse o presidente. Ainda sobre a reconstrução de elos, abalados pela gestão passada, Lula aponta uma expectativa de ampliação nas relações exteriores. “O Brasil vai voltar a ser protagonista internacional. Vai voltar a negociar com a América do Sul, América Latina, com

AMÉRICA LATINA

a África, com a Europa, com os países asiáticos. Porque este é o papel de um país que tem 215 milhões de habitantes, é o papel de um país que chegou, em 2006, a ser a sexta economia do mundo e hoje, é a décima-terceira”, sintetizou.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, aposta em um novo ciclo de oportunidades para ambas nações. “Eis aqui o início de um trabalho frutífero, mas que é duro e terá suas consequências. Mas precisamos fazer com que empresários brasileiros e argenti-

nos unam suas forças e esforços para que isso se transforme na sinergia necessária para fazer com que nossas nações avancem e cresçam. Sinto que vivemos aqui um momento histórico”. Fernández acredita que, para sanar demandas dos países, é essencial que seus dirigentes sejam equânimes nas intenções e responsabilidades. “Hoje, governa o Brasil alguém que crê na integração nacional, no Mercosul, e que acredita que Brasil e Argentina têm muito a oferecer, que acredita na democracia e na justiça social, que é

exatamente no que eu acredito”, disse o líder argentino.

O vínculo Brasil-Argentina é antigo e já se mostrou efetivo para os países. O presidente Lula lembrou que quando assumiu a Presidência da República, em 2003, o comércio bilateral entre Brasil e Argentina - o fluxo entre exportação e importação - era de US$ 7 bilhões. “Quando eu deixei a Presidência da República era de US$ 39 bilhões. Quando a Dilma assumiu, em 2012, nós chegamos a mais de US$ 40 bilhões. Hoje, nós estamos na metade do que a

gente exportava quase 20 anos atrás”, revelou.

Para Lula, é dada uma oportunidade para que o país volte a explorar seu potencial econômico em alianças fortes e duradouras. “O Brasil, como maior economia da América do Sul, tem a obrigação de ser o indutor do impulsionamento das relações comerciais, políticas, econômicas e até das relações sociais. A Argentina é o terceiro parceiro comercial do Brasil, só perde para a China e para os Estados Unidos. Isso tem que ser valorizado. E isso deve ser

valorizado não só pelos presidentes, mas por parte dos empresários. São vocês que sabem fazer negócio”.

A reconstrução dos laços multilaterais, conforme o presidente brasileiro, é urgente e, para a materialização destes objetivos, o Brasil vai explorar o potencial industrial e comercial com incentivo público, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. “O BNDES vai voltar a financiar as relações comerciais do Brasil, vai voltar a financiar projetos de engenharia para ajudar empresas brasileiras no exterior e para ajudar que os países vizinhos possam crescer e até vender o resultado desse enriquecimento para o Brasil. O Brasil não pode ficar distante e não pode se apequenar”, afirmou Lula.

Além dos presidentes Lula e Fernández, participaram da cerimônia que marca a inauguração do Encontro Empresarial Brasil-Argentina, os ministros da Fazenda (Brasil) e Economia (Argentina), Fernando Haddad e Sérgio Massa, o ministro de Relações Exteriores de Argentina, Santiago Cafiero, o presidente da União Industrial Argentina, Daniel Funes de Rioja, o presidente da Confederação Nacional da Industrial do Brasil (CNI), Robson Braga, e o presidente a Agência Brasileira da Exportação (APEX), Jorge Viana.

Lula viaja ao Uruguai: fortalecer os laços com o país vizinho

Presidente da República receberá prêmio pela defesa do meio ambiente e se encontrará o ex-presidente do país, Pepe Mujica

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chega na quarta-feira (25) em Montevidéu, para fortalecer os laços de comerciais e de amizade com o país vizinho. Nesta, que é a segunda cidade da primeira viagem oficial à América do Sul, Lula será recebido pelo presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou; receberá um prêmio pela sua atuação em defesa do Meio Ambiente entregue pela Intendência da

cidade; e ainda se encontrará com o amigo e ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica.

O presidente chega acompanhado pelo chanceler Mauro Vieira; os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República; e o assessor especial da Presidência, embaixador Celso Amorim.

O primeiro compromisso da agenda é a visita à residência oficial do presidente Lacalle Pou, em Suárez e Reyes, onde após uma reunião fechada, ambos darão uma declaração à imprensa.

MPRJ recomenda que prefeito de Macaé exonere irmão de vereador de função gratificada

A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva Núcleo Macaé expediu, na segunda-feira (23), uma Recomendação ao prefeito de Macaé, Welberth Porto de Rezende, solicitando a exoneração, em um prazo máximo de 10 dias, do servidor Wilson Oliveira Souza, irmão do vereador Reginaldo de Oliveira Souza, da função gratificada de gerente da Prefeitura. A nomeação é investigada no inquérito civil 02.22.0014.0005855/202258, instaurado para apurar a prática de nepotismo por parte do Poder Executivo municipal.

A Recomendação destaca que o Município de Macaé celebrou, em 2015, um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), no qual se comprometeu a não efetuar novas nomeações para quaisquer cargos co-

missionados ou funções de confiança e gratificadas de cônjuges, companheiros e parentes em linha reta colateral ou por afinidade até o terceiro grau de vereadores e do procurador-geral da Câmara de Macaé.

As informações colhidas no inquérito civil, porém, demonstraram que o prefeito designou Wilson, que é concursado da Prefeitura a nível fundamental, para a função gratificada de gerente FGS-B, no âmbito da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, o que fez com que a sua remuneração dobrasse de valor.

“O nomeado, até a chegada do seu irmão ao cargo eletivo de vereador (janeiro de 2021), nunca ocupou outro cargo comissionado ou função gratificada na Administração Pública ao longo de 10 anos, o que corrobora a versão de que este somente teria sido nomeado

em razão do parentesco que possui com o parlamentar”, diz um dos trechos do documento encaminhado ao prefeito.

Além disso, como o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Fabrício Afonso Rodrigues Maia, informou que Wilson é responsável por acompanhar as manutenções dos prédios públicos vinculados à secretaria, bem como fiscalizar determinados contratos, apresentando apenas relatórios verbais, a recomendação solicita que o secretário estabeleça, no prazo de 30 dias, por meio de ato administrativo, os serviços que serão prestados fora da sede da pasta, exigindo dos servidores relatório diário/semanal das atividades desempenhadas, incluindo registros fotográficos, data e hora da diligência, local, bairro, problema identificado e qual direcionamento será dado.

Após o almoço, que também acontecerá na residência oficial, a comitiva segue para a sede da Intendência de Montevidéu, onde será recebida pela prefeita Carolina Cosse. Lá haverá a entrega oficial da medalha “Más Verde”, em reconhecimento aos esforços feitos pelo presidente Lula em defesa do Meio Ambiente, tanto em seus mandatos anteriores, quanto em suas declarações e ações recentes.

Após a entrega do prêmio, o presidente Lula, acompanhado da esposa, Janja Lula da Silva, seguirá para a chácara do ex-presidente Mujica. Ao fim do encontro com o amigo, o presidente Lula retorna ao Brasil.

MCom e MTur discutem criação de GT para levar internet a rotas turísticas

Objetivo é melhorar a experiência dos visitantes e conectar a população, além de impulsionar o turismo, fortalecendo a economia local

Os ministérios das Comunicações (MCom) e do Turismo (MTur) vão criar um Grupo de Trabalho (GT) para mapear rotas turísticas brasileiras que não contam com internet ou com uma conectividade significativa – conceito em que os usuários podem não somente acessar a rede regularmente, mas também melhorar suas vidas, segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT), uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU). A intenção foi firmada durante visita da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, com parte de sua equipe técnica ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho, na terça-feira (24).

De acordo com a ministra Daniela, um levanta-

mento preliminar feito pelo Sebrae, em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o MCom, em 2020, aponta que uma parte das rotas turísticas brasileiras não teria conexão com a internet.

Por isso, o primeiro passo do GT será atualizar este levantamento para, então, saber a quantidade de locais e entender qual é a infraestrutura de internet que cada ponto precisa.

Em seguida serão elencadas as prioridades, checado o orçamento e iniciada a implantação nas rotas turísticas, segundo o ministro das Comunicações.

“Saber onde é que precisa chegar com a fibra, com o satélite, como é que resolve; aonde é rodovia, aonde é praça e planejar a execução: o que o ministério consegue executar por meio da Telebras, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) ou abrir parceria com os pequenos provedores ou as grandes

operadoras”, detalhou Juscelino Filho.

A ministra do Turismo está confiante com a criação do grupo de trabalho e acredita que será possível avançar no tema. “É uma pauta muito forte do nosso presidente Lula, de que as pessoas mais pobres tenham acesso gratuito à internet. E nós temos pontos turísticos fantásticos, no nosso Brasil, onde não há conectividade”, destacou Daniela Carneiro.

Na última semana, o ministro Juscelino Filho esteve na Anatel e antecipou essa preocupação à Agência, além de citar outras áreas e setores que também precisam de conectividade. “Nosso foco é a inclusão digital: levar internet para as áreas mais distantes, priorizando escolas. Já temos recurso do Leilão do 5G para isso, mas queremos reforçar, também, nosso diálogo com a Saúde, bem como expandir o assunto para outras áreas”, afirmou.

Tribuna dos Municípios 3 - Política Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2023
Secom
BRASIL-ARGENTINA

Inspeção do Trabalho resgatou 2.575 trabalhadores em condições análogas às de escravo em 2022

Foram 462 ações que resultaram em mais de R$ 8 milhões em direitos trabalhistas pagos aos trabalhadores resgatados no meio urbano e rural

A Inspeção do Trabalho resgatou 2.575 trabalhadores de condições análogas às de escravo em 2022, em um total de 462 fiscalizações realizadas no ano em todo país, resultando em mais de R$ 8 milhões de reais em direitos trabalhistas. O Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) realizou 32% do total das ações fiscais, encontrando trabalho análogo ao de escravo em 16 dos 20 estados onde ocorreram ações. Apenas nos estados de AL, AM e AP, mesmo fiscalizados, não foram constatados casos de escravidão contemporânea em 2022.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego na semana alusiva a 28 de janeiro, instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo em homenagem aos auditores fiscais do Trabalho Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e ao motorista Aílton Pereira de Oliveira, mortos em ação no ano de 2004, episódio que ficou conhecido como Chacina de Unaí. Na época, Nelson Silva era lotado na Gerência Regional do Trabalho de Paracatu/MG e os outros três servidores na Superintendência Regional do Trabalho/MG, em Belo Horizonte.

Com ações ainda em andamento ocorridas em 2022, esse quantitativo de 2.575 pode vir a ser retificado ao longo de 2023.

Minas Gerais foi o estado com mais ações fiscais ocorridas no ano (117), tendo 1070 trabalhadores resgatados. Em seguida vem Goiás, com 49 fiscalizações e Bahia, com 32 ações. O maior resgate de trabalhadores ocorreu em Varjão de Minas/

As indenizações alcançaram no ano um total de R$ 8.187.090,13, a título de verbas salarias e rescisórias em razão da rescisão imediata dos contratos de trabalho. O vínculo de emprego com a formalização de contratos de trabalho alcançou 1.122 trabalhadores, sendo ainda recolhidos mais de 2,8 milhões de reais a título de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

De acordo com o chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae), auditor fiscal do Trabalho, Maurício Krepsky, “o resgate tem por finalidade fazer cessar a violação de direitos, reparar os danos causados no âmbito da relação de trabalho e promover o devido encaminhamento das vítimas para serem acolhidas pela assistência social”.

Perfil dos trabalhadores resgatados - Em relação ao perfil social das pessoas resgatadas, dados do seguro-desemprego pagos ao

trabalhador resgatado mostram que 92% eram homens, sendo que 29% deles tinham entre 30 e 39 anos. 51% residiam na região nordeste e outros 58% eram naturais dessa região. 83% deles se autodeclararam negros ou pardos e 15% brancos e 2% indígenas.

Quanto ao grau de instrução, 23% deles declararam ter estudado até o 5º ano incompleto, outros 20% haviam cursado do 6º ao 9º ano incompletos. 7% dos trabalhadores resgatados se declararam analfabetos.

Outro dado importante mostrado pelo relatório é que 148 resgatados eram migrantes de outros países, o dobro em relação a 2021. Foram encontrados pelas equipes 101 paraguaios, 25 bolivianos, 14 venezuelanos, 4 haitianos e 4 argentinos.

O chefe da Detrae destaca que a Lei de Migração prevê a autorização de residência de vítima de tráfico de pessoas, de trabalho escravo ou de violação de direito agravada por sua condição migratória. “Nesses casos, o requerimento é encaminhado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública

Sargento da PM é morto a tiros na Rio-Santos, em Paraty

pela Inspeção do Trabalho, garantindo assim a permanência do migrante no país, caso assim seja sua vontade”, explicou.

Atividades - Entre as atividades econômicas, 362 pessoas foram resgatadas no cultivo de cana-de-açúcar; 273 em atividades de apoio à agricultura; 212 na produção de carvão vegetal, 171 no cultivo de alho; 168 no cultivo de café; 126 no cultivo de maçã; 115 em extração e britamento de pedras; 110 na criação de bovinos; 108 no cultivo de soja; 102 extração de madeira e 68 na construção civil.

Do total de ações, 73% delas ocorreram na área rural, setor que também contribuiu com 87% dos resgates, percentual muito próximo aos de 2019 e 2020. No meio urbano (27% das ações), foram resgatados 210 trabalhadores nas atividades da construção civil, (68 resgates), setor de serviços, especificamente em restaurantes, (63 resgates) e confecção de roupas, (39 resgates). No trabalho escravo doméstico foram encontradas pela fiscalização 30 pessoas, em 15 unidades da federação,

com maior foco na Bahia (10 casos). Paraíba, Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco tiveram 3 casos em cada estado. “Em razão da grande repercussão do resgate da trabalhadora doméstica, Madalena Gordiano, no final de 2020 em Patos de Minas/ MG, o número de denúncias aumentou em todo país, o que levou a Inspeção do Trabalho a aumentar a fiscalização nesse setor com o objetivo de verificar possível situação de escravidão contemporânea em ambientes domésticos rurais e urbanos, sendo que essa situação foi encontrada em 29 ações dentre as 43 realizadas em 2022”, explica Krepsky.

Trabalho Escravo Infantil – O relatório demonstra ainda que 35 crianças e adolescentes foram encontrados pelas equipes submetidas a trabalho análogo ao de escravo. Do total de resgatados, 10 eram menores de 16 anos e 25 possuíam entre 16 e 18 anos no momento do resgate.

O cultivo de café foi a atividade em que mais crianças e adolescentes foram resgatados (24%), tendo sido encontradas crianças

e adolescentes em atividades esportivas, produção florestal, atividades de apoio à agricultura, cultivo de arroz, cultivo de coco-da-baía, criação de bovinos, fabricação de produtos de madeira, produção de carvão vegetal, cultivo de soja e confecção de roupas.

Denúncias – As denúncias de trabalho análogo ao de escravo são recebidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego pelo Sistema Ipê, de forma remota e sigilosa. Lançado em 2020 em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT,) pelo Sistema Ipê, a Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo recebeu 1.654 denúncias, um aumento de 66% em relação ao ano anterior. As denúncias passam por levantamento de inteligência fiscal e informações complementares para serem inseridas no planejamento de operações do Grupo Móvel.

Esse resultado se deve à atuação da Auditoria-Fiscal do Trabalho, que coordena as ações de combate ao trabalho análogo ao de escravo, seja por intermédio do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, que atua em todo território nacional, seja pelas equipes de fiscalização mantidas no âmbito das Unidades Regionais, bem como às parcerias que foram formadas ao longo dos anos.

Também participam das operações do GEFM a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU).

Os dados do sistema podem ser acessados pelo link: https://ipe.sit.trabalho.gov.br/

Os dados oficiais das ações de combate ao trabalho análogo ao de escravo no Brasil estão disponíveis no Radar do Trabalho Escravo da SIT, no seguinte endereço: https://sit.trabalho.gov. br/radar/

MPRJ denuncia integrantes de grupo empresarial por sonegação fiscal que causou prejuízo superior a R$ 7 milhões

Vítima foi identificada como Renato Tostes Carvalho. Segundo a Polícia Militar, agente passava de moto a caminho do trabalho quando foi atingido pelos disparos. Ele foi levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Um policial militar foi morto a tiros de fuzil na manhã de terça-feira (24) na BR-101 (Rodovia Rio-Santos), em Paraty (RJ). O crime aconteceu no quilômetro 544, na altura da Praia de São Gonçalinho.

A vítima foi identificada como Renato Tostes Carvalho, cujo nome de guerra era sargento Tostes, e trabalhava no 33º batalhão da PM, com atuação em Angra dos Reis.

Segundo a PM, o agente passava de moto a caminho do trabalho quando foi emparelhado por um carro prata. O atirador efetuou

os disparos e fugiu em seguida.

O sargento foi socorrido por uma equipe de resgate da CCR RioSP, que administra a rodovia, e levado às pressas para o Hospital Municipal Hugo Miranda. Ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

O local do crime passou por perícia para ajudar a Polícia Civil

nas investigações. A elucidação do caso mobilizou todas as forças de segurança, incluindo também a PM, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Guarda Municipal e as delegacias de Paraty e Angra dos Reis.

Até a publicação desta reportagem, o autor do homicídio não havia sido localizado.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou três pessoas, incluindo o sócio administrador e o contador da Casa Antuérpia Comércio de Alimentos EIRELI à época dos fatos. Oferecida pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate à Sonegação Fiscal e aos Ilícitos Contra a Ordem Tributária (GAESF/MPRJ), a denúncia foi recebida pela 42ª Vara Criminal da Capital e teve base nos elementos de informação reunidos a partir da deflagração da Operação Escalda.

As investigações revelaram a prática sistemática e estruturada de crimes contra a ordem tributária e de outras infrações penais conexas, como a constituição fraudulenta de pelo menos oito empresas inexistentes de fato,

todas pertencentes ao grupo empresarial da Casa Antuérpia. Essas empresas realizavam operações fictícias de compra e venda entre si, de forma a gerar créditos indevidos do ICMS em favor da principal empresa beneficiária do grupo.

Esses créditos, de acordo com o princípio da não-cumulatividade, foram utilizados para abater os valores do imposto incidente sobre as operações de venda posteriormente realizadas pela beneficiária, causando prejuízos estimados em mais de R$ 7 milhões aos cofres públicos do Estado do Rio de Janeiro, o que pode causar grave dano à coletividade, afetando as receitas públicas e, por conseguinte, a implementação de políticas públicas, além de violar a leal concorrência no segmento.

Além dos crimes de falsidade ideológica praticados mediante a inserção de pessoas interpostas (“laranjas”) nos quadros societários das empresas do grupo, foram encontradas evidências da utilização de documentos falsos em atos constitutivos e alterações contratuais. Os sócios dessas empresas consistiam em pessoas físicas que foram “criadas” pelos denunciados através da falsificação de documentos públicos como Carteiras de Identidade, CPFs, além de um Título de Eleitor, cujos originais foram arrecadados durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão no escritório do contador diretamente relacionado com o esquema e que também foi denunciado pelo MPRJ.

Polícia Civil prende nove pessoas e desarticula quadrilha que aplicava golpe do falso empréstimo consignado em São Gonçalo

Policiais civis da 72ª DP (São Gonçalo) prenderam, na segunda-feira (23), nove pessoas em flagrante que faziam parte de uma organização criminosa que aplicava golpes do falso empréstimo consignado. A ação aconteceu após informação do Disque Denúncia.

Os agentes foram acionados para verificar uma ocorrência, no Centro de São Gonçalo, em que uma empresa de fachada aplicava os golpes em aposentados e pensionistas. Os policiais foram ao endereço citado e encontraram um “call center”, onde os investigados trabalhavam, ofereciam empréstimos consignados e renovação de contratos por meio

de contatos telefônicos.

De acordo com a 72ª DP, a quadrilha consultava um banco de dados de clientes bancários, analisava empréstimos e enganava as vítimas com supostas vantagens financeiras, afirmando que o valor do empréstimo seria refinanciado com juros menores e diminuindo a cada parcela.

No entanto, os valores não eram creditados na conta dos clientes ou quando eram, eles aceitavam devolver o valor e ficavam com uma parte pequena do empréstimo. Em troca, a quadrilha firmava o compromisso de pagar as parcelas vencidas. Posteriormente, após duas ou três

prestações pagas, a empresa deixava de quitar as parcelas e a vítima ficava com toda a dívida, que aumentava conforme os juros e a correção monetária.

Durante a ação, os agentes também apreenderam anotações sobre a movimentação financeira do grupo e um passo a passo do modo de operação da quadrilha, como uma espécie de roteiro de como as atendentes deveriam agir para convencer a vítima a aceitar os empréstimos.

As investigações continuam para identificar outros envolvidos no golpe.

Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2023 4 - Polícia
Tribuna dos Municípios
Divulgação MG, onde 273 trabalhadores foram resgatados de condições degradantes de trabalho na atividade de corte de cana-de-açúcar.

Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.

STF

ORAÇÃO AO SANTO

Conversão de São Paulo

Deus Todo-Poderoso, cuja misericórdia é capaz de quaisquer prodígios em nosso favor, concedei-nos pela intercessão de São Paulo a irrefreável coragem de tudo enfrentar na Vossa busca e na realização das Vossas boas obras, para permanecermos sempre em comunhão Convosco, já na Terra e infinitamente no Céu. Por Jesus Cristo Vosso Filho, que nunca deixa de nos chamar para o Vosso amor, e Nossa Senhora, cujas súplicas por nós não podeis deixar de atender. Amém.

Com os nossos pensamentos e palavras, construímos o verdadeiro mundo em que vivemos. Por isso, nossa vida e nossa felicidade dependem exclusivamente de nossos pensamentos e de nossas palavras. Vigie o momento presente, para que seu futuro seja feliz. Plante sementes de otimismo e de amor, para colher amanhã os frutos da alegria e da felicidade.

Aumento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu uma reformulação profunda no modelo de funcionamento do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), único ministério comandado por um militar no Palácio do Planalto. O GSI passou a ser o departamento mais questionado no primeiro escalão do governo, após o fracasso na proteção da Presidência durante os atos golpistas do dia 8. No alvo das críticas, a pasta tende a ficar ainda mais desidratada e perder a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A Abin funciona vinculada à estrutura do GSI desde o governo Michel Temer (MDB), quando o atual desenho da segurança institucional foi estabelecido. Uma das propostas é que fique agora ligada ao gabinete de Lula.

Brumadinho

A Justiça Federal aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra 16 pessoas e as empresas Vale e Tüv Süd pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte (veja, mais abaixo, a lista de réus). O desastre ocorrido no dia 25 de janeiro de 2019 deixou 270 pessoas mortas. Três seguem desaparecidas. Todas as pessoas físicas foram denunciadas por homicídio qualificado (270 vezes), crimes contra a fauna, crimes contra a flora e crime de poluição. Já as empresas Vale S.A. e Tüv Süd Bureau de Projetos e Consultoria Ltda. pelos crimes contra a fauna, contra a flora e crime de poluição.

RECEITA

Ingredientes:

3 ovos

de 2022, o então candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou, mais de uma vez, que nunca “indicou um amigo” para o Supremo Tribunal Federal durante seus dois primeiros mandatos. No entanto, Lula, agora presidente pela terceira vez, terá de enfrentar a questão ética que imputou ao seu antecessor, pois seu advogado pessoal, Cristiano Zanin, desponta como um potencial candidato ao Supremo Tribunal Federal. É o nome mais citado nos bastidores de Brasília. Lula tem restringido ao máximo as conversas sobre o substituto do ministro Ricardo Lewandowski, que faz 75 anos em maio deste ano – além dele, a presidente da Corte, Rosa Weber, também vai deixar a toga neste ano, em outubro.

BOLO DE PÉ DE MOÇA

1 lata de leite condensado

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 lata de creme de leite

2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de leite morno

1 colher (chá) de café solúvel

1 xícara (chá) de óleo

1 xícara (chá) de chocolate em pó

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó químico Óleo e farinha de trigo para untar

Cobertura:

250g de amendoim torrado sem pele

2 xícaras (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de mel

1 xícara (chá) de água

tributo

A Petrobras anunciou na terça-feira (24) que aumentará o preço da gasolina para as distribuidoras a partir do dia 25 de janeiro. Os demais combustíveis não tiveram os preços alterados. Trata-se de um aumento de R$ 3,08 para R$ 3,31 por litro. O acréscimo nominal é de R$ 0,23 por litro, o que representa uma alta de 7,46%. O último reajuste dos preços da gasolina havia sido realizado em dezembro, com redução de 6,1%. No patamar anterior, os preços da gasolina brasileira eram negociados abaixo dos preços do mercado internacional.

Modo de preparo:

Para o bolo, bata os ingredientes no liquidificador e transfira para uma fôrma de 22 cm de diâmetro untada e enfarinhada. Em seguida, leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até ao enfiar um palito no centro, ele saia limpo. Deixe esfriar e desenforme. Para a cobertura, em uma panela, leve ao fogo baixo o amendoim, o açúcar e o mel, mexendo até o açúcar derreter e ficar com cor de caramelo. Ainda mexendo, adicione a água, aos poucos, até dissolver todo o açúcar. Sem parar de mexer, adicione o leite condensado em fio. Mexa até começar a desgrudar do fundo da panela. Logo depois, retire do fogo, misture o bicarbonato e mexa. Junte o creme de leite e misture. Por fim, espalhe sobre o bolo, deixe esfriar e sirva.

“GOSTO DE VER A LIBERDADE EXPLODIR DA TELA”

Marco Antônio Barroso Nanini (Recife, 31 de maio de 1948) é um ator, autor, produtor teatral e dramaturgo brasileiro.[1] Com uma carreira proeminente no teatro, cinema e televisão, recebeu diversos prêmios ao longo da carreira, incluindo seis Prêmios Qualidade Brasil, dois Prêmios Sharp e dois Prêmios APCA, além de duas indicações ao Troféus Imprensa e um Prêmio Shell.

Após se mudar para o Rio de Janeiro, iniciou a carreira no teatro, e anos depois, passou a integrar o elenco da Rede Globo, atuando em diversas novelas e programas da emissora. Em 1986, estreou, ao lado de Ney Latorraca, a peça O Mistério de Irma Vap, que entrou para o Guinness Book como a peça que manteve o mesmo elenco por mais tempo em cartaz. No ano seguinte, teve destaque ao atuar na novela Brega & Chique, sendo indicado a um Troféu Imprensa; em 1999 Nanini voltou a ser indicado ao prêmio, desta vez por seu papel como protagonista de Andando nas Nuvens. Ainda na década de 1990, Nanini ingressou em diversos humorísticos, como A Comédia da Vida Privada (1995–97), e a partir dos anos 2000, protagonizou a segunda versão do sitcom A Grande Família (2001–14) como Lineu Silva.

No cinema, Nanini fez sua estréia em 1975 como um dos protagonista da comédia As Moças Daquela Hora. Em 1995, interpretou Dom João VI no filme Carlota Joaquina, Princesa do Brasil, ganhando um Prêmio Guarani; voltou a ganhar o mesmo prêmio anos depois por seus papéis em Amor & Cia. (1997), O Auto da Compadecida (2000), Irma Vap - O Retorno (2006) e Greta (2019).

Infância

Nasceu no Recife, capital do estado brasileiro de Pernambuco, em 31 de maio de 1948, filho de Maria Esmeralcy de Moraes Guerra com Dante Nanini — este filho de imigrantes italianos. Seu pai era gerente de hotéis e a família mudou-se quatro vezes de cidade durante sua infância. Aos dez anos, Marco Nanini fixou residência no Rio de Janeiro.

Carreira

Dos anos 1960 aos anos 1990

Trabalhou em um banco e um hotel antes entrar na carreira teatral, atuando profissionalmente pela primeira vez em uma peça infantil no ano de 1965. Antes de ganhar papéis de destaque na teledramaturgia, participou da novela “A Ponte dos Suspiros” da Rede Globo, em 1969, como um figuran-

te que fazia parte de cenas que simulavam batalhas. A partir dos anos 70 fez filmes para o cinema e com o passar dos anos até o final da década 90 esteve envolvido na produção de novelas na Rede Bandeirantes, Rede Tupi e em sua maioria na Rede Globo, fazendo uma carreira de sucesso na televisão. No ano de 1986 estreou a peça O Mistério de Irma Vap, montagem protagonizada junto com Ney Latorraca e reconhecida pelo Guinness Book como a peça que manteve o mesmo elenco por mais tempo, sendo 11 anos em cartaz.

Seriado A Grande Família

Em 2001, estreou na segunda versão do seriado A Grande Família e este programa permaneceu no ar até 2014 devido o sucesso de público com o qual foi agraciado. No ano de 2007, foi lançado nos cinemas A Grande Família - O Filme e, nos três primeiros dias em cartaz, a película havia arrecadado R$ 2,5 milhões.

2016-presente: retorno às telenovelas

Em 2016, após quinze anos, retornou às novelas na trama das 18 horas no papel dos gêmeos Professor Pancrácio Martino e do Doutor Pandolfo Martino. Comemorando 50 anos de carreira,

estreia a peça Ubu Rei em maio de 2017. Em 2018 atua na novela Deus Salve o Rei como Rei Augusto, um monarca do reino fictício de Artena. A sua participação esteve garantida até o capítulo de número 50, e ainda voltou nos momentos finais da história. Já em 2019, ele volta após 23 anos fora dos folhetins do horário nobre da Rede Globo interpretando o personagem Eusébio na novela A Dona do Pe-

daço.

referindo-se às notícias de violência contra homossexuais:

Vida pessoal

Vive em união estável com o produtor Fernando Libonati desde 1988.

Em outubro de 2011, numa entrevista à revista Bravo!, Nanini assumiu ter tido experiências homossexuais. Em abril de 2012, em entrevista à revista Época, Marco Nanini voltou a tocar no assunto, comentando a entrevista de 2011 e

“ Foi no momento certo. Não sou militante, mas me senti pressionado por mim mesmo a fazer alguma coisa diante da crescente onda de violência contra os gays. Foi, digamos, um ato político. Não considero que saí do armário porque nunca entrei nele e, além disso, só falei uma coisa que todo mundo já sabia.

MAURO PIMENTEL / AFP
Reprodução Reformulação
Jorge Júnior/Rede Amazônica
Tribuna dos Municípios 5 - Variedades Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2023
Durante a campanha eleitoral Guia da Cozinha Reprodução/TVGlobo

Docente de Portugal visita serviço de Saúde do Adolescente do Município

Na sexta-feira (19) e sábado 20, Rio das Ostras recebeu a visita da Profa.

Irma Brito, PhD e docente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal. A docente veio ao Município conhecer o trabalho de Atenção à Saúde do Adolescente da Rede Municipal.

A programação incluiu uma roda de conversa com a equipe da Unidade de Saúde da Família do Âncora, profissionais do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Coordenação da Vigilância Epidemiológica, onde foram discutidos desafios e ações para a saúde dos jovens. O encontro foi acompanhado também pelas professoras Margareth Gomes e Elizabete Paz, atual diretora da Escola Superior de Enfermagem da UFRJ, onde a Profa. Irma está como Professora Visitante.

A especialista também visitou as instalações do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Nasca), conheceu o fluxo dos serviços e conversou com a equipe do Núcleo de Atenção a Saúde do Adolescente – Nasa, programa que funciona na Unidade. Ela conversou também com uma adolescente atendida pelo Nasa.

A visita técnica da especialista aos serviços de Saúde municipais foi acompanhada pela equipe da Secretaria de Saúde e pe-

las professoras da UFF Rio das Ostras Hayda Alves, do curso Enfermagem, e Paula Sirelli, de Serviço Social, que já vem desenvolvendo ações para melhoria das condições de saúde dos jovens – algumas, em parceria com o Município.

A professora Irma Brito parabenizou as equipes pelo trabalho integrado. Segundo ela, não existe um serviço com abordagem semelhante em Portugal, com atendimento multidisciplinar e grupos de convivência. A docente também destacou a pouca produção acadêmica e de registros de trabalhos como esse realizado em Rio das Ostras e incentivou a

equipe a dar mais visibilidade aos bons resultados da Rede Municipal no atendimento aos jovens.

“É muito bom ter o nosso trabalho reconhecido. O Nasa completa em outubro 18 anos de existência, e são muitos os desafios que a equipe enfrentou ao longo desse tempo. É importante ver como a nossa equipe se reinventa a cada dia, num trabalho dinâmico e com eficácia, para atender às demandas de um público tão complexo. Temos profissionais dedicados e apaixonados pela saúde do adolescente e, com certeza, isso faz a diferença no atendimento”, explica Adriana Sil-

va, coordenadora do Nasa.

NASA – O Nasa é um programa de Saúde da Prefeitura de Rio das Ostras que atende adolescentes de 10 a 19 anos, destacado situações de vulnerabilidade social, vítimas de violência ou em uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas, em conflito com a lei e gestante adolescentes até 17 anos. O objetivo principal é promover a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens, visando a promoção de saúde, prevenção de agravos e a redução da mortalidade.

O Nasa funciona às terças e às sextas, no prédio do Nasca, situado à Rua Mayer 747, Liberdade. Mais informações pelo telefone (22) 2771-4128

Armação dos Búzios dá continuidade as cirurgias de frenectomia no Hospital Municipal Rodolpho Perissé

O ano de 2023 começou com a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizando no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) cirurgias de frenectomia em bebês e crianças. Procedimento indicado para remoção do freio lingual (língua presa), obrigatório em todo país desde que a lei 13.002/2014 entrou em vigor no final de 2014, é um feito inédito no município. A cirurgia é executada no HMRP desde o ano passado.

A não realização desta cirurgia em bebês pode acarretar em prejuízos na amamentação, deglutição e respiração, e em crianças e adultos prejudica também a fonação. Realizada após “teste da linguinha”, que em Búzios é feito no HMRP até 24 horas após o parto, a

frenectomia firma o compromisso com a humanização do atendimento hospitalar.

“A saúde é um direito que deve ser garantido já nos primeiros dias de vida. O prefeito Alexandre Martins, reforça constantemente isso”, comenta Leônidas Heringer, secretário municipal de saúde.

O procedimento cirúrgico é simples, consiste no corte, ou ‘pique’ do freio com anestésico local. “O resultado é imediato, após alguns minutos o bebê já volta a mamar corretamente. Daí a importância de o teste ser também realizado na própria unidade hospitalar”, explica a cirurgiã dentista Manuela Zenela.

Também compuseram a equipe da primeira frenectomia do ano o anestesista Paulo Artur e a odontopediatra Micaela.

Éder Veríssimo está com curta “Solitude” sobre questões cotidianas e existências

É com o curta-metragem “Solitude” que o ator Éder Veríssimo participa do 4º Festival de Vídeos, Curtas, Clipes e Documentário on-line de Nova Friburgo (FENF). A votação popular acontece até domingo (29) por meio de júri popular nas redes sociais do evento. No caso do Instagram, o voto equivale a curtida e no Facebook, a qualquer uma das reações semelhantes à cur-

FOLIA

tida. Comentários não serão contabilizados em nenhuma das duas redes sociais.

“Solitude” é um filme que aborda questões cotidianas e existenciais. “O cotidiano às vezes nos engole e parece que estamos vivendo no piloto automático. Todos nós caminhamos para o fim...Mas onde de fato é esse fim? Mas, enquanto estiver aqui, respire”, disse Éder.

O vídeo pode ser assistido pelo link https://youtu. be/4GS8IO91aGg e a votação pelo https://www.instagram.com/p/CnqhIkkuv8s/ .

DE REIS EM CABO FRIO

A tradicional manifestação de cultural popular terá a participação dos grupos folclóricos “Estrela do Oriente” e “Estrela D’alva”. Já a folia “Boi da Abissínia”

desfile dos cortejos dos dois grupos. Participação gratuita.

Inscrições para aulas de natação e canoa havaiana infantojuvenil

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia vai abrir inscrições para aulas gratuitas de natação, no bairro Praia Linda, e canoa havaiana infantojuvenil, no Centro. As modalidades fazem parte do Projeto Aldeia em Movimento, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Os interessados devem comparecer, com documentos pessoais, à sede da pasta (Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, Centro), das 8h30 às 17h, e solicitar a matrícula. Vagas estão sujeitas a fila de espera.

As aulas de natação irão acontecer no bairro Praia Linda, às terças e quintas, com turmas de manhã e à tarde, a partir de 8 anos de idade. Já as aulas de canoa havaiana serão na Praia do Centro, nas terças e quintas-feiras, das 8h às 9h, com a faixa etária de 12 a 15 anos.

Para a inscrição, é necessário apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e atestado médico (se houver patologia). No caso de participantes menores de idade, a ficha de inscrição deverá ser assinada pelo responsável legal. Além de cópias do RG ou certidão de nascimento e comprovante de residência do aluno, cópias do RG e CPF do responsável também deverão ser apresentadas.

6 - Cidades
Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2023
Tribuna dos Municípios
começando e programação nova
Web Froc chegando...
no
Som da Cidade, Vander
no
Quizz e muito mais! Baixe o app na Google Play ou acesse o site www.fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br ou www.riodasostras.rj.gov.br Divulgação
Divulgação/PMAB Divulgação Semana
da Rádio
Fernanda Abreu
Top Hits,
Lee
Toque Musical,
Neste fim de semana, Cabo Frio vai receber os festejos da Folia de Reis. Sexta-feira (27), às 20h, a Folia acontece na Praça da Cidadania, Centro. E domingo (29), às 10h, o evento será no Parque Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios. abrirá espaço para o
Divulgação

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.