Acorda Hip Hop!

Page 438

União

437

“Geralmente dentro de um grupo [de rappers] não existe união. Então, por exemplo, se o bote tá flutuando e tem gente remando, você pode ter até a falsa impressão de que tem união. Mas a partir do momento que o bote começa a afundar, a união acaba”, diz Magno C-4. “A partir do momento que você coloca dinheiro, poder e fama, não só dentro do hip-hop... Num time de futebol, quando sai na imprensa que o meia-esquerda ganha cem mil reais, e o resto do time 20 mil reais, ninguém passa mais a bola pro cara no jogo. Quando se coloca fama e dinheiro na frente da lealdade, da honra e da amizade, você acaba com a palavra união.”

Magno C-4. “Falar de união é voltar pra aquela idéia de que a gente não é só indivíduo. Porque a gente sempre vai ser condicionado a se enxergar só como indivíduo e que precisa garantir as próprias necessidades. Quando os problemas se intensificam, o seu ego vai lá pro alto e você vai dizer: ‘não! Sinto muito, mas eu vou garantir primeiro o meu e depois eu penso no resto!’ É a partir daí que a gente passa também a não ter união. União pra mim é de quem tá ligado à miséria, de quem sofre, ou seja, a união de quem é explorado e quem é oprimido, e logicamente, de quem tá no hiphop”, afirma Mara. “Aí novamente temos que perceber onde está de fato o inimigo, e enxergar que a gente só destrói isso, que a gente só consegue transformar essa sociedade se a gente se enxergar como um todo. Mas, por outro lado, se enxergar como um todo também não é abrir mão das nossas posições. Porque eu já ouvi, inclusive, as pessoas falarem: ‘com essa posição que você tem, já que você tá divergindo de tal grupo, você diverge de uma parcela do hiphop, então, você não tá fazendo pelo hip-hop!’ Peraí, fazer pela união não é abrir mão das nossas posições! E não é abrir mão das nossas iniciativas, dos nossos projetos, senão a gente vai acabar enfraquecendo”, ressalta Mara. “Se, de repente, o que prevalecer, por exemplo, for o pensamento de que a gente não deve se engajar, e que a gente deve simplesmente fazer música, ou dançar, ou grafitar, pra mim essa união não fortalece nada. Que a gente se una, de fato, por um engajamento na perspectiva de transformação


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.