Acorda Hip Hop!

Page 337

336

Acorda hip-hop!

tá o coração, você vê como é que funciona o barato! O hip-hop, ele é a própria política! Ele não precisa de partido nenhum!”

Mano Brown explica a lógica de o hip-hop estar associado, muitas vezes, à política partidária: “Em determinados momentos alguns partidos procuram o hiphop em troca de apoio, porque eles sabem da força que temos. E nem sempre dá pra você ser neutro, porque você tem que dar o seu voto e mostrar de que lado você tá! De que lado você gostaria que o seu povo estivesse, ou o lado que você acha que vai defender o seu povo melhor que o outro”, ressalta. “Neste momento, o hip-hop se aliou ao PT, ao PC do B, mas não é o movimento do PT, ligado ao PT. É o movimento que apóia o PT, quando o PT precisa. Talvez um dia, quando líderes de verdade aparecerem, negros que, daqui a 20 anos com seus 45, 50 anos, assumirem a sua postura com leis que protejam o nosso povo, leis de interesse dos negros, e eles estiverem lutando por um cargo político, vai ter que existir um partido que defenda esses interesses nossos, que não seja só o PT.”

Mara nos chama a atenção para a importância de nos organizarmos politicamente: “Pra falar de hip-hop e da política, é importante voltar lá no início e enxergar como o hip-hop nasce enquanto manifestação dos excluídos, dos pretos e dos latinos. Isso traz muitos elementos pra gente discutir e perceber um pouco da essência do hip-hop. É uma expressão dos pretos e dos pobres. Aqui no Brasil a gente tem isso desde a chegada do hip-hop, e aí uma coisa interessante é perceber como avançamos a partir do fato de ser uma manifestação feita pelos pobres, pretos, oprimidos nessa sociedade. Disso, passamos a um discurso de protesto em relação a esse cotidiano vivenciado pela juventude. Daí, uma parcela do hip-hop vai avançar mais ainda, no sentido de tentar compreender tudo isso, e como se insere nisso”, explica. “Aí a gente vai ter grandes polêmicas: ‘a gente tem que fazer arte, e não deve fazer política’, só que essas falas ignoram que na verdade, em primeiro lugar, a política tá no nosso dia-a-dia, e não tem como fugir disso, e as condições da sua vida são definidas politicamente. E aí, no meu


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.