Um futuro mais sustentável
O mundo atualmente encontra - se numa crise climática, e todos nós temos a responsabilidade de garantir que o nosso impacto individual e coletivo no ambiente é o mais baixo possível.
O aumento dos custos da energia em Portugal também implica que os indivíduos e as empresas escolham já alterar os seus hábitos de utilização de energia para reduzir os custos e as emissões de carbono.



Na Nido, estamos empenhados em encontrar formas inovadoras de ajudar a tornar as nossas residências mais sustentáveis agora e no futuro, e a integração da tecnologia Utopi é uma nova forma de o fazermos.

O que é a Utopi
A Utopi tem como objetivo criar espaços mais felizes, mais saudáveis e mais sustentáveis.


A tecnologia Utopi fornece dados em tempo real aos operadores de edifícios sobre o bem-estar e o consumo de energia a partir de dentro do edifício.

Estas informações permitem aos operadores de edifícios tomar medidas para melhorarem o espaço habitado e reduzir o impacto em termos de carbono de um edifício no ambiente.

Como funciona
Recolha de dados
Serão instalados sensores Utopi (que recolhem uma série de informações sobre bem-estar, incluindo iluminação, ruído, CO2, temperatura e humidade) nos espaços habitados e nos espaços comuns / de lazer em todo o edifício. A instalação do sensor demora menos de 10 minutos e são colocados o mais perto possível do centro do espaço para maximizar a cobertura. Os sensores funcionam a pilhas, não têm luzes e são completamente silenciosos.

Análise e Ação

Os dados recolhidos pelo sensor Utopi são analisados no portal Utopi para permitir que os gestores de edifícios compreendam qual está a ser o desempenho de um edifício e expor potenciais problemas, tais como padrões de utilização invulgares que possam indicar um elevado consumo de energia em apartamentos vazios ou falhas nos nossos sistemas energéticos. A seu tempo, os dados ser-lhe-ão também disponibilizados através da aplicação Nido, dando-lhe dados personalizados e transparentes, e fornecendo as informações de que necessita para fazer escolhas ativas e informadas sobre o consumo de energia.


Medição do nosso impacto



Cada cidadão portu gu ês emite em média 3,8 toneladas de CO2e por ano. No entanto, muitos de nós não estamos conscientes sobre a forma como o estamos a fazer.
A tecnologia Utopi não só permite que os operadores de edifícios tenham uma perspetiva do desempenho de um edifício, como também permitirá que acompanhe a forma como a sua utilização de energia se está a traduzir em emissões de carbono e dar-lhe-á as informações necessárias para poder fazer ajustes que podem reduzir significativamente o seu impacto em termos de carbono.
Por exemplo, baixar o termostato em apenas 1 grau durante uma estação fria traduz-se numa redução de 300 kg de CO2. Isto é o equivalente a carregar 36 493 smartphones durante um ano. Fazer pequenos ajustes nos seus hábitos de consumo de energia pode ter um grande impacto nas suas emissões anuais de carbono, e se todos no nosso edifício puderem ver o seu consumo em tempo real e tomar medidas para o reduzir, nós podemos fazer uma enorme diferença como comunidade.

O que é que o sensor deteta?
Ruído
O sensor regista apenas os níveis de decibéis. Não é um dispositivo inteligente e não tem capacidade para ouvir ou gravar. O sensor regista os níveis de decibéis a cada 6 minutos e apresenta a média horária ao portal.


Iluminação
O sensor tem a capacidade de registar a iluminação, que é registada em níveis de Lux.

Movimento


Possui um sensor de infravermelho passivo (PIR) que deteta movimentos. O objetivo do registo de movimento é detetar ocupação. O sensor não grava vídeo e não tem a capacidade de contar pessoas. O sensor regista todos os sinais do PIR em cada hora, sendo isto comunicado como um “número de sinais” ao portal.

Humidade
O sensor tem uma função de humidade que informa de hora a hora sobre os níveis de humidade no espaço em que está montado.
Temperatura


O sensor regista leituras horárias de temperatura que são devolvidas ao portal do Utopi em graus Celsius.

Qualidade do ar
O sensor irá captar e registar qualquer composto orgânico volátil. Estes compostos podem ser CO2, fumo, álcool etc. O sensor comunica uma leitura horária de uma parte por milhão (PPM) para o portal. O sensor não é um dispositivo inteligente e não consegue distinguir um composto volátil de outro.
A sua privacidade

O sensor Utopi mede dados de bem - estar ambiental . Todos os dados são completamente anónimos .

Os sensores não registam vídeo, imagens ou áudio. Os dados dos sensores são armazenados separadamente de quaisquer dados individuais de residentes detidos por um operador do edifício. A Utopi não detém nem armazena dados pessoais de nenhum residente.
A plataforma Utopi foi concebida para permitir que os operadores de edifícios obtenham informações sobre um edifício em total conformidade com os regulamentos britânicos e europeus do RGPD.
A Utopi dá prioridade à segurança de todos os dados que detém e implementa as melhores práticas da indústria para garantir a segurança dos mesmos.
O sensor não é...
• um dispositivo inteligente. Não tem a capacidade de ouvir. O sensor só vai registar os níveis de decibéis.

• um dispositivo de contagem de pessoas e só é capaz de detetar movimento através de um sensor PIR (infravermelho passivo).

O que é que precisa de fazer?
Para já, nada!
Os sensores estão instalados no seu quarto e nos nossos espaços comuns. Estão a registar dados que serão analisados para obter informações úteis que nos ajudam a reduzir o nosso impacto ambiental coletivo. Assim que as tivermos, poderemos partilhá-las consigo.



Entretanto, tudo o que puder fazer para poupar energia, reciclar e minimizar os resíduos será muito apreciado, por nós e pelo ambiente.

Tem questões?


Fale com o seu gestor de residência para esclarecer quaisquer dúvidas que possa ter.
