Material educativo: Exposição Pasteur para pequenos cientistas

Page 1

ExposiçãoPasteur PARA

REALIZAÇÃO: SESC Santo André Educativo - Exposição ''Pasteur o Cientista" SUPERVISÃO E REVISÃO: Kimberlly Brito da Silva Larissa Lanza Rodrigo Pereira Fernandes Thiago Manfrini Rega CONCEPÇÃO, REDAÇÃO E PROJETO GRÁFICO: Thamara Sauini REVISÃO: Maria Paula Correia

APRESENTAÇÃO

Este material foi desenvolvido pela equipe do educativo da exposição “Pasteur, o cientista”, presente no SESC Santo André no período de abril a outubro de 2022. Ele tem como objetivo apresentar conceitos relacionados à ciência dos microrganismos, propondo atividades que os expliquem de forma lúdica, além de apresentar algumas das diversas possibilidades educativas para serem realizadas no espaço da exposição ou em sala de aula, antes, durante ou após uma visita. Assim, é destinado para educadores e professores que queiram trabalhar o tema, com crianças de até 6 anos.

Para começar o assunto Vamos construir um microscópio? Que tal uma lupa mágica? Um pouco sobre as bactérias Dinâmica: como você lava suas mãos? Vamos aprender Atividade: Seres invisíveis na nossa mão Atividade: cultura de protozoários Moldes para usar Referências 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. ÍNDICE

Ainda, alguns temas foram propostos de forma um pouco mais aprofundada, se considerado o público alvo, de modo a proporcionar ao educador um embasamento e maior entendimento do tema, caso necessite aprofundar a sua abordagem. CARO EDUCADOR(A),

A linguagem desde material foi pensada e apresentada para ser utilizada no diálogo com as crianças. É como se o educador já estivesse conversando com o aluno, de forma didática.

Vamos imaginar que estamos brincando com peças de encaixe! Com as pecinhas de encaixe, você vai montar uma pessoa. Podemos pensar que cada peça seria um componente de dentro do nosso corpo chamado átomo, que quando unida a outra peça, pode formar uma estrutura chamada molécula, depois uma organela, uma célula, um tecido, um órgão, um sistema e então, o nosso corpo.

PARA COMEÇAR O ASSUNTO:

ÁTOMO MOLÉCULA ORGANELA CÉLULA TECIDO ÓRGÃO SISTEMA ORGANISMO

As células que compõem nosso corpo são muito pequenas e não conseguimos vê-las a olho nu.

Assim, com essa nova possibilidade de observar o mundo microscópico, houve um avanço na ciência e no entendimento do que até então era invisível ao olho nú humano.

inventado, para que nós pudéssemos observar mais detalhadamente partes do corpo humano, objetos variados e seres bem pequenos.

Por isso, um instrumento chamado MICROSCÓPIO foi

- 1 garrafa PET (aquelas com alça, tipo de amaciante são ótimas! Mas lembre de limpar bem) - 1 tubo de papelão (aqueles de guardanapo, com 20 ou 30cm) - canetinha, régua, tesoura e estilete - 1 lupa 4x diâmetro 60mm (opcional) - 1 pedaço de papelão ou papel cartão - cola quente (cuidado! Somente o educador deve utilizá-la) Faça um corte na garrafa, do lado oposto a sua alça, deixando apenas a parte de trás. Assim como na imagem ao lado: MICROSCÓPIO? VAMOS CONSTRUIR UM MATERIAIS COMO FAZER: Corte um pedaço de papelão, do tamanho da abertura da sua garrafa. Esse será o suporte para as amostras.

Corte o suporte da tampa, para a entrada do cano de papelão. Caso seja necessário, cole. Cole a tampa na lateral da garrafa. Ela será o botão que controlará a distância da lente do microscópio. Caso queira, cole a lente de uma lupa na ponta de baixo desse cano de papelão e está pronto!

AGORA, VAMOS BRINCAR DE OBSERVAR, ASSIM COMO FAZEM OS CIENTISTAS? Olhe para a sua mão. O que você vê nela? Será que tem algum microrganismo aí? Você acha que esses microrganismos são bons ou ruins? Será que eles podem causar doenças?

Os microrganismos só podem ser vistos com o auxílio de um microscópio e por isso, não são capazes de serem vistos a olho nu. Há uma grande diversidade deles, que podem ou não causar doenças, e estão por toda a parte, incluindo a superfície das nossas mãos! BACTÉRIAS FUNGOS VÍRUS (algas unicelulares) PROTOZOÁRIOS

Desenhe no papel cartão 2 moldes de uma lupa (você pode utilizar a lupa disponível no final deste material). Recorte o molde, deixando o circulo do inteior vazado. - 1 papel cartão colorido - 1 folha de papel celofane (azul ou vermelho) - 1 folha sulfite (de preferência branca) - canetinhas (da mesma cor do papel celofane) - tesoura e cola branca lupa mágica? QUE TAL UMA MATERIAIS COMO FAZER: Observação: Não conseguimos ver microrganismos com uma lupa. Esta atividade foi proposta apenas para explicar de forma lúdica o conceito. E por isso o nome "lupa mágica". Cole um pedaço de papel celofane no espaço vazado de uma das partes da sua lupa. Cole a outra parte da lupa nesta que colou o celofane e recorte as bordas, se tiver.

Sua lupa está pronta!

Com uma canetinha de outra cor, desenhe algumas formas variadas, como círculos, cilindros e formas que lembrem flores. Estes desenhos serão as representações das nossas bactérias.

Com a canetinha da mesma cor do papel celofane, faça riscos contínuos e sem sobreposição, por toda a mão do desenho.

Agora é só colocar a sua lupa já recortada em cima da mão, e procurar as bactérias que estão escondidas. Boa diversão!

Agora, peça para a criança desenhar a sua mão em um papel (de preferência branco), contornando-a com canetinha.

Difícil, não foi? Isso porque nós precisamos do ar para vivermos. E assim como nós, existem bactérias que também gostam muito de ar. Mais precisamente, da molécula oxigênio presente nele.

Antes de falarmos sobre elas, um desafio: prenda a respiração e veja quantos segundos você consegue ficar assim. Valendo!

UM POUCO SOBRE AS bactéRias:

Atenção educador! Oriente as crianças, de modo que ao prenderem a respiração nesta dinâmica, elas não corram riscos.

Lavar as mãos e os dentes são as melhores maneiras de ficar livre desses microrganismos.

Algumas vivem em nossos intestinos, outras em nossa boca e pele, podendo ser transmitidas pelo ar, água ou quando entramos em contato com pessoas e objetos contaminados.

Por apresentarem essa grande variedade de características, as bactérias podem também nos fazer bem, ajudando em nossa saúde, ou não, causando doenças.

MAS E AÍ, SERÁ QUE VOCÊ LAVA BEM AS SUAS MÃOS? Mas, também existem outras que não conseguem ficar sem ele por um longo período de tempo. Tem algumas que conseguem nadar e outras não, algumas redondas, outras ovais, e algumas que até parecem uma flor! Elas são diversas e podem estar por todo o nosso corpo.

MATERIAIS

COMO FAZER:

3) No final, observe os pontos da sua mão que ficaram sem tinta. Isso mostra que não esfregou o sabão corretamente e que precisa lavar melhor.

2) Esfregue as mãos como se estivesse lavando as mãos, sendo a tinta, o seu sabão.

DINÂMICA: COMO VOCÊ

-

1) Coloque uma gota de tinta na palma da mão 1 Tinta do tipo guache Pia com água e sabão para limpeza das mãos suas MÃOS?

-

LAVA

AS A AS COMECE MOLHANDO SUAS MÃOS E COLOCANDO SABÃO. VAMOS APRENDER: ENTRE OS DEDOS O DORSO DAS MÃOS OS POLE

Seres invisíveis na nossa mão

Lacre bem o saco utilizando o durex, para não vazar álcool durante a atividade. Está pronto!

- álcool

ATIVIDADE: MATERIAIS

Preencha o saco com álcool gel, de modo que todo seu espaço fique ocupado, mas sem excesso, para não estourar com facilidade.

-

- 1

- retalhos

Recorte pedaços pequenos de EVA, com diferentes tamanhos e formatos que você desejar, e coloque-os dentro do saco plástico.

COMO FAZER: saquinho de plástico de EVA (tamanhos e cores variadas) em gel (para preencher o saquinho) tesoura e durex (para vedar o saquinho) canetinha e esponja

-

Com esta atividade, você pode trabalhar a importância de se lavar bem as mãos, para remoção dos microorganismos.

Para a atividade, peça que a criança desenhe o contorno da mão dela no saquinho plástico já pronto. Feito isso, é hora de limpar a mão do desenho: pegue a buchinha e vá limpando de forma que todos os pedaços de EVA, que representam os seres invisíveis da nossa mão, fiquem fora da mão desenhada.

Pegue um conta gotas, colete um pouco da água do pote e a atravesse com a luz do laser (em um ambiente escuro), para que os protozoários sejam refletidos na parede. Você poderá vê-los correndo na gota coletada!

Veja detalhes da atividade em: Microscópio Caseiro, Museu de Microbiologia. Disponível em: @museudemicrobiologiaoficial

ATIVIDADE: MATERIAIS

- água natural sem gás folhas secas e 1 laser

cULTURA DE PROTOZOÁRIOS

1 pote de vidro limpo

1 pacotinho de gaze 1 elástico e 1 conta gotas

Coloque as folhas secas dentro do pote de vidro e preencha com água até a metade. Feche a boca do pote com a gaze, prendendo com o elástico. É importante que entre ar pela gaze. Armazene em lugar fresco, espere cerca de 5 dias e sua cultura estará pronta.

COMO FAZER:

Protozoários são animais microscópicos que vivem no ambiente, como em águas de lagos e entre os grãos de areia da praia. (KATTAR, 1970)

TORTORA, Gerard J.; CASE, Christine L.; FUNKE, Berdell R. Microbiologia-12ª Edição. Artmed Editora, 2016.

Referências

KATTAR, Monir Ragel. Estudo dos protozoários ciliados psamófilos do litoral brasileiro. Boletim do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Nova Série, Zoologia e Biologia Marinha, v. 27, n. 27, p. 123 206, 1970.

Museu de Microbiologia. Instituto Butantan. Disponível em: https://butantan.gov.br/atracoes/museu de microbiologia Acesso em 09 agosto 2022.

MOLDES para usar

Molde de lupa

Molde de mão

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.