BABOSA
Aloe vera (L.)
GUACO Mikania glomerata Spreng.
PARTE USADA: mucilagem das folhas INDICAÇÃO TERAPÊUTICA: Uso tópico como cicatrizante, tem ação anti-inflamatória, pode ser utilizada para tratamento de queimaduras e psoríase. RECEITA: Corte a folha pela base, cortar a outra extremidade e deixar em pé (base para baixo) para escoar o líquido amarelado (por 2h). Lavar, descascar, picar o gel e bater em liquidificador higienizado por 40 segundos para manter a consistência do gel. Aplicá-lo diretamente sobre a lesão de 2 a 3 vezes ao dia. EFEITO ADVERSO: o uso excessivo pode causar dermatite de contato, sensações de queimação e problemas em portadores de hemorróidas, problemas renais, hepáticos e cardíacos. O consumo oral e a comercialização de alimentos à base de A. vera são proibidos pela ANVISA. Usar com cautela quando concomitante com antibióticos.
AÇAFRÃO-DA-TERRA Curcuma longa L.
PLANTAS MEDICINAIS E SEUS USOS
PARTE UTILIZADA: folhas INDICAÇÃO TERAPÊUTICA: gripes e resfriados, bronquite alérgica e infecciosa, como expectorante para adultos e crianças.
PROJETO
RECEITA: fazer um chá, jogando uma xícara de água quente fervendo em um copo contendo 1 colher de sopa das folhas picadas. Ingerir 1 xícara de chá 3 vezes ao dia. EFEITO ADVERSO: altas doses podem causar vômitos, diarréia e diminuem a coagulação sanguínea. Evitar o uso em caso de cirurgia.
CAPIM LIMÃO
Cybopogon citratus (DC). Stapt
PARTE USADA: raiz INDICAÇÃO TERAPÊUTICA: pertence à mesma família que o gengibre, também utilizada como especiaria, como exemplo, sendo o principal ingrediente do curry em pó. Tem ações antiinflamatórias, antioxidantes, antibacterianas, analgésicas, antifúngicas, antivirais, antiparasídicas, e protetoras do aparelho digestivo.
PARTE UTILIZADA: folhas
EFEITO ADVERSO: Pode causar diminuição pressão arterial e da fertilidade (em homens).
EFEITO ADVERSO: pode aumentar o efeito de medicamentos calmantes.
INDICAÇÃO TERAPÊUTICA: cólicas intestinais e uterinas, para adultos e crianças. RECEITA: fazer um chá, jogando 1 xícara de água quente fervendo em um copo contendo 3 colher de chá das folhas picadas. Ingerir 1 xícara de chá 3 vezes ao dia.
Publicação derivada do projeto realizado em colaboração entre o Centro de Estudos Etnobotânicos e Etnofarmacológicos (CEE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o coletivo Espaço Cultural Jardim Damasceno e emenda parlamentar do Deputado Paulo Teixeira, para a instalação e manutenção de canteiros de plantas medicinais, condimentares e tóxicas. Foi realizado o plantio de matrizes de espécies medicinas já identificadas, destinadas a atividades de educação sobre seu uso racional, a partir de informações seguras, disponíveis pelo Ministério da Saúde (MS) e literatura publicada.