Informativo telessaúde

Page 7

click Muitos fatores caracterizam um parto chamado humanizado. No caso de Camila, a primeira característica foi a questão de ela ter optado pelo local do nascimento. O parto não necessariamente é humanizado porque é no domicílio, ele pode ser em muitos lugares, como no hospital, por exemplo.Tudo depende do respeito à vontade da gestante. Camila também teve as consultas de preparação, importantes para instruir sobre o momento do nascimento, na própria casa (envolvendo seu companheiro e pessoas especiais). Mas foi principalmente na hora do parto que a humanização esteve mais presente. Por exemplo, prestar uma assistência de enfermagem de acordo com as necessidades dela, acreditando no que ela pensava, nas suas crenças e valores, no que ela gostaria que fosse feito. Além de não ter intervenções que não fossem necessárias, não fazer exames de toque muito frequentemente, não romper a bolsa sem que houvesse necessidade e não usar medicação para acelerar o trabalho de parto.

Camila escolheu o cenário do parto: na sala, com música ambiente, velas e o calor da lareira. A piscina foi o local do nascimento de Izu, que veio ao mundo 1h30min da madrugada

“Cada parto é único, eu acho que isso é o mais importante para um profissional que atende uma mulher que está ganhando um bebê. São seres únicos e experiências únicas que a gente vai passar com aquela família” Joyce Green Koettker, enfermeira do Hanami

Também é importante deixar a gestante na posição que ela optar durante o trabalho de parto e na hora do nascimento do bebê.

Camila ficou na posição que se sentia melhor durante o parto

julho 2013 edição 23

O apoio e as palavras de incentivo foram fundamentais para ela

telessaúde informa

7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.