Revista Tela Viva 180 - Março 2008

Page 6

Concurso multiplataforma

TV digital no celular

Tom Perlmutter, presidente do National Film Board, produtora e distribuidora pública canadense, esteve em São Paulo para o 3º Fórum de Co-Produção Brasil-Canadá, evento que aconteceu nos dias 28 e 29 de fevereiro. Na ocasião, ele anunciou o concurso “Brasil-Canada Cross-Media Challenge”, que visa à escolha de projetos Tom Perlmutter (acima) anuncia concurso no Encontro multiplataforma, com especial foco em diversidade de Co-Produção Brasil-Canadá. cultural. Trata-se de um fundo de desenvolvimento para projetos voltados para as novas mídias, com financiamento de 10 mil dólares canadenses. O programa deve selecionar ao menos um projeto do Brasil. Para Perlmutter, os meios tradicionais de comunicação como o cinema e a TV continuarão tendo um papel importante, mas é preciso incentivar também incentivar e financiar projetos para as novas mídias. “Agora é a hora de construir a base para a entrada no mundo digital”, disse. Ele foi um dos 25 canadenses a comparecer ao evento promovido pelo Consulado Geral do Canadá em São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de TV (ABPI-TV) e o Cinema do Brasil. No total, foram realizadas 199 reuniões pelas 39 produtoras brasileiros da ABPI-TV e 139 pelas 28 produtoras de cinema. Estiveram presentes do evento autoridades brasileiras, como o diretor geral da TV Brasil, Orlando Senna, e o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin.

Foi dada a largada para a TV digital aberta no celular: na primeira semana de março, a Samsung apresentou o primeiro aparelho capaz de receber o sinal transmitido pelas emissoras de TV aberta no Brasil. O produto, comercializado pela Vivo, deve chegar ao mercado no início de abril e a expectativa da empresa é vender cerca de 50 mil unidades até o final do ano. “A expectativa é bastante positiva, dada a característica dos brasileiros que gostam muito do conteúdo da TV aberta”, afirma Oswaldo Mello, diretor de telecom da Samsung. Um dia após a Samsung lança o primeiro apresentação da Samsung, a LG receptor nacional. anunciou os planos de lançar em meados de outubro seu handset com recepção digital. Alexandre Jesus, diretor de celulares da LG acrescentou que está negociando com o sócio da Participe TV e ex-diretor da Telemar Alberto Blanco o fornecimento de terminais compatíveis com a tecnologia DVB-H. Blanco está montando uma rede DVB-H para serviço de mobile TV no Rio de Janeiro.

Aprovada MP da TV Brasil Após uma sessão de 12 horas e meia de duração, o Senado Federal aprovou na madrugada da quarta-feira, 12 de março, o Projeto de Lei de Conversão (PVL) 02/2008, que cria a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a TV Brasil. Em sua apresentação do relatório da TV pública votado, o senador Renato Casagrande (PSB/ES) esclareceu a quem são as recomendações de alterações no texto presentes em seu parecer: ao governo. “Estou encaminhando as propostas ao governo, que depois poderá mandar um projeto de lei. E se não encaminhar, nós podemos fazer um projeto de lei com essas questões”, declarou o relator. As alterações sugeridas por Casagrande atingem a cota

fotos: divulgação

fotos: Éric Brochu

( scanner )

Número 49 homenageia os 70 anos de criação do Instituto Nacional de Cinema.

de produção independente que será veiculada obrigatoriamente pela TV Brasil; as regras para o carregamento dos canais públicos pelas TVs por assinatura; o método de nomeação dos diretores, com a inclusão de sabatinas; e a obrigação de repasse da transmissão de jogos desportivos à nova TV pública. Todas questões importantes que o próprio relator admite não ter podido alterar por conta da falta de tempo antes que a MP expirasse.Como o relatório do senador Renato Casagrande não alterou o texto encaminhado pelos deputados, a proposta não precisará retornar ao Plenário da Câmara dos Deputados para nova votação e irá direto à sanção presidencial.

Edição especial da Revista Filme Cultura O Centro Técnico Audiovisual (CTAv) relançou a Revista Filme Cultura em uma homenagem aos 70 anos de criação do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE). A versão eletrônica da revista está disponível no site www.ctva.gov.br e a edição impressa, com mil exemplares, está sendo distribuída gratuitamente a instituições ligadas ao audiovisual. Criada em 1965, a publicação circulou até 1988, chegando a 48 edições. Além do artigo dedicado ao INCE, a edição especial (nº 49) traz depoimentos de Afonso Beato, Walter Carvalho, Marcos Magalhães e Carlos Augusto Calil, contando episódios que envolveram a criação do CTAv, em 1985. O relançamento da revista faz parte de um projeto de preservação da memória do audiovisual brasileiro, que prevê a digitalização de todos os números anteriores da publicação e sua disponibilização eletrônica para consultas de pesquisadores, estudantes e profissionais do cinema.

6

T e l a

V i v a

m a r 2 0 0 8


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.