O Teimoso3

Page 17

―Pensar+...muito mais!‖

prolongar o trabalho já iniciado na língua materna da expressão através da palavra. Expressar o que nos vai na alma, o que o olhar detecta, interpretar, avaliar e descodificar a realidade. Para além de tudo isto, surge subjacente algo muito importante enquanto objectivo, conferir autonomia no pensar. Urge pensar pela própria cabeça, faz falta à humanidade ter cidadãos interventivos e conscientes, capazes de se expressar com palavras, não as temer e acarinha-las enquanto instrumento de uso constante. A palavra é fantástica, é barata , de uso livre e se a tratarmos com respeito, democrática,

chega a todos e todos serve. Descobrir-lhe o

significado, os duplos sentidos, o efeito que provoca nos outros é um dos lados grandiosos da história humana. Foi pela palavra que fizemos a diferença, será pela palavra que nos distanciaremos da violência, romperemos os silêncios, expressaremos conhecimentos, interpretaremos o sentido da vida. A filosofia para crianças é essa aproximação às palavras como tradutoras da vida e também dos seus enganos. Descobrir significado e sentido, colorir o mundo com novos termos, libertar de preconceitos atávicos, demolir pretensos becos sem saída. O homem até podia viver com meia dúzia de palavras básicas, … mas não era a mesma coisa.

O Professor Carlos Adaixo

Existe na actividade da ”Filosofia para crianças” o desejo de

17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.