PRA grupo 4

Page 1

Colégio Salesiano Itajaí. Gabriela Nara (07), Maria Helena (19) e Sérgio (29). Ciências – Tayana. 8ºA – Marinheiro Popeye. 12/05/2012

P.R.A. Projeto de Reconhecimento Ambiental

Indice 1


1ªEtapa: Projeto Identificação e estimativa de biodiversidade..................................3 Metodologia Utilizada....................................................................................4 Resultados Obtidos........................................................................................5 Tabela de Espécies.........................................................................................6 Ficha de Identificação: Tatuíra......................................................................7 Ficha de Identificação: Espinhado.................................................................8 Ficha de Identificação: Ovo de Leite.............................................................9 Ficha de Identificação: Pequenina................................................................10 Ficha de Identificação: Cebolinha Verde....................................................11 Ficha de Identificação: Raiz Comprida.......................................................12 Ficha de Identificação: Folha Seco..............................................................13 Ficha de Identificação: Galho Seco.............................................................14 Ficha de Identificação: Lagarta Colorida.....................................................15 Ficha de Identificação: Planta Fina.............................................................16 Ficha de Identificação: Coraçãozinho.........................................................17 Discussão Final..........................................................................................18 2ª Etapa: Caracterização e Classificação das Espécies...........................................19 Metodologia Utilizada...................................................................................20 Resultados Obtidos.........................................................................................21 Ficha de Classificação: Tatuíra......................................................................22 Ficha de Classificação: Lagarta......................................................................23 Discussão Final...............................................................................................24 3ª Etapa: Fatores Bióticos e Abióticos observados na área estudo..................................................................................................................25

2

de


Fatores Abióticos.........................................................................................26 Fatores Bióticos............................................................................................27 Cadeia Alimentar.........................................................................................27 Relação da área de estudo com nosso planeta..............................................28 Importância dos fatores bióticos e abióticos................................................29 Ilustração botânica.......................................................................................30 Exsicata......................................................................................................31 Conclusão final..........................................................................................32 Auto e hetero avaliação.............................................................................32

3


Etapa 1 Identificação e estimativa de biodiversidade

4


Metodologia Utilizada A professora Tayana, escolheu um espaço para o nosso grupo, onde o solo era diversificado e havia várias espécies diferentes, com diversos tamanhos e formas diferenciadas. Em uma sexta-feira fomos às dunas e descobrimos que elas são importantes porque as dunas são elevações de areia, podendo apresentar-se mais ou menos coberta por vegetação. São formadas pelos ventos que vêm do mar carregando a areia fina até que se estabilizem por uma vegetação pioneira. Sua principal função é proteger a costa, pois servem de barreira natural à invasão da água do mar e da areia em áreas interiores e balneários, além de protegerem o lençol de água doce evitando a entrada de água do mar. Distribuímos as funções de modo que cada integrante do grupo pudesse trabalhar de uma forma organizada e aproveitar o maior tempo possível para concluir o nosso trabalho organizadamente. Organizamos de forma que, todos participassem do trabalho igualmente, como por exemplo: Maria Helena – ficou responsável pelas fichas de análise. Gabriela – ficou responsável por ajudar a fazer as fichas e organizar as amostras. Sérgio – ficou responsável pelas fotografias e exsicatas, por fim a Heloisa – ficou responsável pelas ilustrações. Todos do grupo colaboraram com o lanche, e materiais necessários tais como: Estacas, barbante, fichas de análise, máquina de fotografia, placas de identificação (para as fotos), fita métrica, folha sul fite e cartolina (para os desenhos). As únicas dificuldades que houve, foram para fazer as fichas de análises... Como: para analisar o número de indivíduos e para descrever onde a espécie foi encontrada, fora isso não teve, mas dúvidas, dificuldades alguma.

5


Resultados Obtidos A nossa área de estudo possuía um índice de biodiversidade elevado, entre 26 ou mais espécies diferentes só que o tempo não nos permitiu analisar todas. Em nossa visita às dunas podemos perceber que o local de nossa área de estudo, a área mediana, possuía um índice de biodiversidade de 11 espécies no total, como analisado em sala de aula. No local encontramos várias plantas de espécies diferentes, e no meio de tantas plantas foram encontrados apenas dois insetos. A nossa área de estudo possuía um solo seco, áspero, aparentemente não muito bom... Pois, encontramos por lá 1 Tatuíra morta, 1 lagarta e várias plantas que apesar de parecerem as mesmas, possuíam algumas características que nos permitia observar que não eram. A tabela apresentada abaixo nos mostra as espécies e quantidades de indivíduos identificados em nossa área de estudo.

6


Tabela de espécies encontradas na área de estudo. Espécies encontradas

Numero de indivíduos

Tatuíra Espinhado Planta ovo de leite Planta pequenina Cebolinha verde Raiz comprida – Caule grande Folha Seca Galho Seco Lagarta colorida Planta Fina Coraçãozinho

1 15 à 20 10 à 20 5 à 10 20 à 30 1 6 2 1 3 1

7


Nome popular da espécie: Tatuíra Grupos a que pertence a suas principais Características: Tem entre 6 e 8 patas, muito parecida com siri e tem dois olhos e uma casca bem dura. Descrição do local onde foi encontrada a espécie: No meio das plantas, e bem enterrada na areia. Números de indivíduos da espécie observada na área: Um individuo. Outras observações importantes: Ela estava em decomposição.

8


Nome popular da espécie: Espinhado Grupos a que pertence a suas principais Características: É verde com marrom, espinhosa, planta rasteira que cresce no mínimo 10 centímetros, e tem uma raiz bem grande. Descrição do local onde foi encontrada a espécie: Foi encontrada na terra, e é fácil acha-la, pois é uma planta chamativa. Números de indivíduos da espécie observada na área: Entre 15 e 20 indivíduos. Outras observações importantes: Algumas dessas plantas estavam mortas.

9


Nome popular da espécie: Planta ovo de leite Grupos a que pertence a suas principais Características: É uma planta que possui apenas folhas, tem uma raiz grande, e toda vez que uma folha sua é quebrada sai Um tipo de ‘’leite’’ de sua raiz. Descrição do local onde foi encontrada a espécie: Em lugar que possuía muita areia. Números de indivíduos da espécie observada na área: Tinha entre 10 e 20 indivíduos. Outras observações importantes: Alguns insetos fazem a ovulação nas folhas dessa planta.

10


Nome popular da espécie: Planta pequenina Grupos a que pertence a suas principais Características: Possui uma raiz pequena e um caule grande, suas folhas também são pequenas. Descrição do local onde foi encontrada a espécie: Com muita areia e terra em volta. Números de indivíduos da espécie observada na área: Entre 5 a 10 indivíduos.

Outras observações importantes: Quando cortada exala um forte cheiro, e um líquido meloso.

11


Nome popular da espécie: Cebolinha Verde Grupos a que pertence a suas principais Características: São pequenas e rasteiras, que ocupam grande parte do quadrado. Descrição do local onde foi encontrada a espécie: Com pouca areia em volta e terra seca, sem muitas plantas ao seu redor. Números de indivíduos da espécie observada na área: Cerca de 10% de indivíduos.

Outras observações importantes: Não havia muitas delas.

12


Nome popular da espécie: Raiz comprida – Caule grande.

Grupos a que pertence a suas principais Características: Possui uma raiz comprida, várias folhas em uma planta só e se espalha pelo quadrado inteiro Descrição do local onde foi encontrada a espécie: Meio enterrada, devido a areia estar sobre ela. Números de indivíduos da espécie observada na área: 1 indivíduo com várias folhas.

Outras observações importantes: A bastantes fezes de pássaros ou ovo de um ser vivo, o que não podemos identificar. Há também bastantes sementes.

13


Nome popular da espécie: Folha Seca Grupos a que pertence a suas principais Características: Cor marrom, não muito grande, raiz pequena (curta), planta envelhecida. Descrição do local onde foi encontrada a espécie: Ao redor e em baixo de várias outras plantas.

Números de indivíduos da espécie observada na área: 6 indivíduos. Outras observações importantes: Encontram-se mortas.

14


Nome popular da espécie: Galho Seco Grupos a que pertence a suas principais Características: Pequena, raiz curta, marrom, pontas enroladas. Descrição do local onde foi encontrada a espécie: Local seco e com várias ‘’cebolinhas verdes’’.

Números de indivíduos da espécie observada na área: 2 indivíduos.

Outras observações importantes: Encontram-se mortas, secas.

15


Nome popular da espécie: Lagarta colorida Grupos a que pertence a suas principais Características: Preta, amarela e verde, pequena, 12 pares de patas, ao todo 24 patas, 3 pares de antenas, ao todo 6 antenas. Descrição do local onde foi encontrada a espécie: No meio de uma folha bem escondida em baixo dela Números de indivíduos da espécie observada na área: 1 indivíduos Outras observações importantes: Estava viva, e comeu uma parte da planta ‘’pequenina’’.

16


Nome popular da espécie: Planta Fina Grupos a que pertence a suas principais Características: Fina, caule comprido, verde com amarelo. 1 única raiz com várias ramificações. Descrição do local onde foi encontrada a espécie: Ao meio de outras plantas. Números de indivíduos da espécie observada na área: 3 indivíduos

17


Nome popular da espécie: Coraçãozinho Grupos a que pertence a suas principais Características: Pequena, fina, verde, caule fino e pequeno, pétalas em formato de coração. Uma raiz com várias ramificações. Descrição do local onde foi encontrada a espécie: Em baixo de outras espécies, em meio do solo seco.

Números de indivíduos da espécie observada na área: 1 indivíduos

18


Discussão Final Em nossa área de estudo foi encontrado um grande número de biodiversidade, pois provavelmente os insetos e plantas ali encontrados devem se adaptar mais facilmente ao clima, do local, do solo etc. Em nossa área, ou melhor, na área mediana da duna em que ficamos o número de biodiversidade ali encontrado e discutido em sala foi de 11 indivíduos, comparando a média de biodiversidade encontrado na parte mediana, a frontal e posterior, a parte mediana e a posterior foram as que maior índice de biodiversidade foram encontrados, principalmente na posterior, com o total de 11,5 indivíduos. Então concluímos que, como nosso índice da área mediana foi de 11 indivíduos, e em nossa área de estudo foi encontrado justamente 11 indivíduos também, percebemos que nosso trabalho foi muito bem organizado para podermos ter tido estes resultados, que em nossas opiniões estão bons.

19


Etapa 2 “Caracterização e classificação das espécies”

20


Metodologia Utilizada Esta etapa tem como objetivo classificar e caracterizar as espécies em suas ordens e grupos de seres vivos, sendo tais: Reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Para isso fizemos pesquisas em sites e no próprio livro para definirmos as características de cada ser encontrado. O objetivo passado pela professora Tayana era de identificar 20% do total de seres vivos encontrados em nossa área de estudo. Sendo assim, nosso grupo escolheu 2 indivíduos de 20% para classificarmos e caracterizarmos. Utilizamos como base os critérios: Reinos pertencentes, seres vivos mais diferenciados e o número de seres encontrados na área de estudo. Em nossas tabelas organizamos estes dados desta forma: imagem de cada indivíduo, seu reino, filo, classe, ordem, gênero e espécie. Abaixo, segue um esquema do que cada integrante do grupo fez em relação as Etapas do P.R.A: Gabriela – Digitou e fez a 2ª etapa. Maria Helena – Corrigiu a 1ª etapa. Sérgio – Pesquisa e ajudou a fazer a 2ª etapa.

21


Resultados Obtidos: Nesta segunda etapa identificamos 20% de 11 espécies encontradas em nossa área de estudo. Ou seja, classificamos 2 espécies, que escolhemos a partir dos critérios citados acima. Os seres são: Lagarta e Tatuíra. Embora tenhamos algumas dificuldades, tais como: encontrar a classificação dos seres corretamente e fazer com que todos os integrantes do grupo participassem. Concluímos que todas as pesquisas foram realizadas e conseguimos classificar 20% das nossas espécies. O ser que foi mais fácil de ser encontrado foi a tatuíra, pois não existem tipos diferentes dela, ao contrário da lagarta que obtivemos grandes dificuldades para identificarmos a que foi encontrada em nossa área de estudo. Abaixo segue uma tabela de classificação destes dois seres vivos encontrados em nossa área de trabalho, os que correspondem ao 20% das nossas espécies. A Tatuíra e a Lagarta.

22


Ficha de classificação Nome popular da espécie: Tatuíra CATEGORIA Reino

CLASSIFICAÇÃO Animalia

Filo

Arthropoda

Classe

Malacostraca

Ordem

Decapoda

Família

Hipídeos

Gênero

Emerita

Espécie

Emerita brasiliensis Schmitt

CARACTERÍSTICAS Unicelular, eucarionte, heterótrofos (não produzem seu próprio alimento) Possuem membros regidos, articulados e com vários pares de patas. Cabeça dividida em 6 segmentos, distribuídos por antenas, antenas e peças bucais. 5 pares de patas, com o primeiro freqüentemente modificado como pinças; Sistema nervoso centralizado O abdômen é formado por seis segmentos, cada um deles com uma carapaça individual e um par de apêndices birramosos, os pleópodes ou “patasnadadoras”, com exceção do último segmento, em que os apêndices formam uma espécie de leme e são denominados urópodes, dispostos aos lados do telson. Dificilmente passam dos quatro cm de comprimento (mas é possível o crescimento até 7 cm). São encontrados enterrados na areia das praias brasileiras, a pouca profundidade. É um pequeno gênero de decápodes crustáceos, conhecidos como caranguejos moles ou caranguejos da areia. Estes são pequenos animais que escavam na areia na zona de lavagem e usam sua antena para a alimentação do filtro. Pequeno crustáceo de mais ou menos 4 cm de comprimento, também conhecido por "tatuíra" ou "tatuzinho". Cefalotórax alongado, semicilíndrico, com abdômen dobrado por baixo. O tempo para esses animais corre junto com as batidas de seu coração, locais de muito calor faz o coração bater mais rápido, o animal vive menos, ao passo que em locais mais frescos, o coração trabalha mais lento, e garante longevidade maior ao animal.

23


Ficha de Classificação 2 Nome popular da espécie: Lagarta CATEGORIA Reino

CLASSIFICAÇÃO Animalia

Filo

Arthropoda

Classe

Insecta

Ordem Família

Artrópodes holometabólicos Arctiidae

Gênero

Rothschildia

Espécie

Sphingitae

CARACTERÍSTICAS Têm quatro asas membranosas, recobertas de escamas; as larvas, eruciformes, fitófagas, têm aparelho bucal mastigador; a pupa é de forma variável, alojada em casulo ou crisálida. São heterótrofos (não produzem seu próprio alimento) São animais cuja principal característica é a presença de apêndices articulados, ou seja, articulação dos membros locomotores, pés e pernas. Reúnem mais de 1 milhão de espécies catalogadas, com outras inúmeras a serem descobertas. As espécies que compreendem a classe insecta possuem o corpo metamerizado. Aparelho bucal, no adulto, é formado por uma trompa espiralada. Semelhantes às lagartas da família Megalopygidae, pois também apresentam cerdas que parecem pêlos escondendo as cerdas de veneno. São polimórficas, possuem dois nós na cintura e as operárias variam de 3mm a 7mm. As antenas possuem 10 segmentos sendo os dois últimos maiores que os anteriores. Com aproximadamente 4 cm de comprimento. São marrom escuras com uma listra mais clara em cada lateral do corpo.

24


Discussão Final Ao final desta etapa nosso trabalho saiu sem nenhum imprevisto, pois todos fizeram sua parte nele e por este empenho conseguimos realizar tudo sem maiores dificuldades e com boa qualidade. A principal dificuldade foi como procurar exatamente na internet a classificação do individuo desejado e como distinguir ele dentre outros, fora isso não houve demais problemas. Comparando com a modernidade de hoje em dia, vimos que ficou muito mais fácil de classificarmos e identificarmos as espécies comparando com a época de Darwin, pois naquela época não havia tanta tecnologias e recursos para pesquisa assim com hoje. Para fazermos a pesquisa utilizamos vários recursos, tais como: internet, livros escolares e paradidáticos. Foi complicado fazer o trabalho, pois a intenção era de que todos do grupo pudessem participar e assim concluirmos estas etapas. Sobre as classificações dos seres, aprendemos que cada animal e vegetal tem sua classificação diferente, separadas entre parâmetros de: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, o que nos torna possível diferenciá-los entre si.

25


Etapa 3 “Fatores abióticos e bióticos observados na área de estudo”

26


Fatores abióticos Neste texto, iremos falar sobre os aspectos regionais e os aspectos locais encontrado em nossa área de estudo localizada na Praia Brava. O clima encontrado em nossa área de estudo era tropical e foi possível saber disto, pela presença constante do sol e do calor. O que influenciou foi o tipo de solo presente no local, que era arenoso, e assim absorvia mais raios solares, pois próximo à nossa área não havia alguma árvore se quer para poder diminuir a sensação térmica ali presente. A vegetação encontrada naquela localidade era bastante diversificada apesar dos demais fatores descritos. Nossa área de estudo foi afetada por ações antrópicas, causados por um próprio integrante do nosso grupo, que no caso o mesmo havia pisado na área por incidência.

27


Fatores bióticos Neste texto iremos relacionar as espécies encontradas em nossa área de estudo. Os fatores abióticos presentes no local de nossa área de estudo, que serão inclusos em nossa cadeia alimentar são: o sol, os raios solares, o solo, o oxigênio (02) e os nutrientes, porque se eles não tivessem participado do processo, não seria possível realizá-lo, porque, por exemplo, sem os raios solares não pode ocorrer a fotossíntese, que é fundamental para o surgimento de novas plantas.

Cadeia Alimentar

28


Relação da área de estudo com o nosso planeta: É que a nossa área de estudo nos mostra um pequeno local no meio ambiente de um país e imenso planeta e nos deixa observar que não precisa ser grande para se ter uma grande biodiversidade.

29


A

importância

dos

fatores

bióticos

e

abióticos:

Eles foram muito importante para nosso trabalho, pois foram eles que influenciaram para que houvesse vida de plantas e animais em nossa área de estudo, assim como para a manutenção da vida na Terra, porque se não houvesse esses fatores, tais como: o clima, o oxigênio, temperatura... Entre outros, não seria capaz de existir a vida.

30


Ilustração Botânica: Galho Seco

31


Exsicata: Galho Seco

32


Conclusão final: Durante a finalização deste trabalho tivemos vários conhecimentos como: identificação e classificação de várias espécies, sobre os fatores bióticos e abióticos encontrados no local de nossa área de estudo, conclusão e fechamentos de textos, pesquisas e novos conhecimentos de animais e vegetais...

Hetero Avaliação: Todos de nosso grupo tiveram uma ótima participação no trabalho, mesmo quando passamos por algumas dificuldades, exemplo: a identificação da espécie de uma lagarta.

Autoavaliação: Maria Helena - Acho que o trabalho foi feito com muito sucesso e dedicação, pois todos do grupo participaram e dividiram as tarefas igualmente entre si. Acho que tive uma ótima participação e um bom desempenho perante o grupo. Minhas habilidades: tabelas e fichas de identificação Gabriela Nara - Achei o trabalho uma ótima oportunidade para termos novas aprendizagens e concluo que todos perante o grupo tiveram uma ótima participação. Sobre mim, acho que me desempenhei bastante, cumprindo com minhas obrigações. Minhas habilidades: produção de textos e formatação de todo o trabalho. Sérgio Luiz - O trabalho foi muito legal e produtivo porque aprendemos coisas novas. Participei e colaborei com o meu grupo, porém em nem todos os momentos. Minhas habilidades: fotos das amostras recolhidas, exsicatas e pesquisa.

33


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.