PRA-grupo3

Page 1

1


COLÉGIO SALESIANO 8º ANO - A

Arthur Pires Enzo Fatuch Nathan Bolda João Pedro Campos dos Reis

P.R.A. Projeto de Reconhecimento Ambiental

Trabalho de Ciências apresentado à professora Tayana

ITAJAÍ – SC 2012 2


Sumário

1° etapa: Identificação e estimativa de biodiversidade ................................................................. 4 Metodologia utilizada da 1º Etapa............................................................................................. 5 Resultados obtidos da 1º Etapa ................................................................................................. 6 Fichas de Identificação .............................................................................................................. 8 Discussão final da 1ª Etapa ..................................................................................................... 19 2° etapa: Caracterização e classificação de espécies. .................................................................. 20 Metodologia utilizada da 2º Etapa........................................................................................... 21 Resultados obtidos da 2º Etapa ............................................................................................... 22 Discussão final da 2ª Etapa ..................................................................................................... 25 3° Etapa: Fatores abióticos e bióticos observados na área da estudo. ........................................ 26 Fotos da região da nossa Área de Estudo. ............................................................................... 27 Mapas do continente, país, estado e região da área estudada .................................................. 28 Fatores abióticos e bióticos observados na área de estudo ...................................................... 29 Cadeia alimentar da área de estudo ......................................................................................... 30 Conclusão final............................................................................................................................ 31

3


1° etapa: Identificação e estimativa de biodiversidade

4


Metodologia utilizada da 1º Etapa O trabalho foi feito na Praia Brava, em um local de duna e de muito calor. O local a ser demarcado pelos grupos foi escolhido pela professora. A área delimitada tinha 1m². A área foi delimitada por estacas em suas extremidades, com o auxilio da trena e martelo (para fixar as estacas).Depois das estacas envolvemos elas por 4,15m de barbante. Para fazer os registros (Coletar as espécies e informações), usamos as fichas de identificação sugerida pelo livro de ciências e usamos pranchetas para escrever, tiramos fotos das espécies, desenhamos uma das plantas e retiramos exsicatas. A principal dificuldade encontrada entre as ilustrações botânicas, exsicatas e registrar as espécies: foi no ato de reconhecimento de algumas espécies, pois não tínhamos muito conhecimento sobre elas, e outra dificuldade foi o fato de não acharmos tempo para algumas espécies pequenas. Nenhum do nosso grupo teve uma função específica, cada um fez um pouco de cada função. Isso funcionou, pois quando um acabava seu serviço poderia auxiliar outro. Ou seja ganhávamos tempo.

5


Resultados obtidos da 1º Etapa Na nossa área de estudo, o nosso Índice de biodiversidade é de 11 por m². O clima do local era quente e abafado, a vegetação era de Duna (local arenoso de frente para o mar), o terreno estava úmido por causa da chuva e parecia ter bastante húmus no solo devido à quantidade de vida no local. O tipo de espécie predominante foi às plantas rasteiras. As espécies da área variam entre gramíneas, plantas com flores, musgos e plantas compridas que passam do limite da área demarca. A seguir você vera uma tabela com os resultados obtidos. ( Nome e quantidade dos seres observados).

6


Tabela dos Resultados Obtidos

Nome estipulado espécies Pelo grupo

das Quantidade

Trevo de Cinco Folhas

Cinco unidades

Planta matinho ( metade).

Uma unidade

Pequena Flor Amarela

Duas unidades

Grama de Folhas Longas

Dez unidades.

Musgo

Tem 100% de presença no quadrado.

Graminha de flor/ Cor Branca

Tem 15% de presença no quadrado

Pinherinho

Dez unidades

Banana de semente

Uma unidade

Caule amarelado e fino.

Tem de 10% a 20% de presença no ambiente

Planta Girassol

Seis unidades.

Planta rasteira com Folhas Redondas

Duas unidades.

7


Fichas de Identificação

Nome popular da espécie: Trevo de Cinco Folhas Grupo que pertence e suas principais características: : Vegetal- Parece não ter caule, é bem rente ao solo, aparenta ser um trevo, porém com cinco folhas. Tem folhas sem pontas e com cor verde escura.

Descrição do local: Local de restinga e composto por muitos materiais orgânicos. ( Ex: semente.)

Número de indivíduos da espécie observados: Há aproximadamente cinco unidades.

8


Nome popular da Espécie: Planta matinho. (Metade) Grupo que pertence e suas principais características: Vegetal- Caule seco, muitas folhas, muitos galhos e “semi galhos”. Uma raiz principal.

Descrição do Local: Local de restinga e composto por muitos materiais orgânicos. ( Ex: semente.)

Números de indivíduos da espécie observados: Um individuo

Outras observações importantes: Foi observado apenas um pedaço da planta.

9


Nome popular da Espécie: Pequena flor amarela. Grupo que pertence e suas principais características: Vegetal- Pertence ao grupo das gramas, caule fino e poucos galhos

Descrição do Local: Local de restinga e composto por muitos materiais orgânicos. ( Ex: semente.)

Números de indivíduos da espécie observados: Dois indivíduos Outras observações importantes: É uma das menores plantas da nossa área de estudo..

10


Nome popular da Espécie: Grama de folhas longas.

Grupo que pertence e suas principais características: Vegetal- Tem varias folhas ligadas por um caule, são folhas longas e verdes.

Descrição do Local: Local de restinga e composto por muitos materiais orgânicos. ( Ex: semente.)

Números de indivíduos da espécie observados: Dez unidades.

11


Grupo que pertence e suas principais características: Briófitas- Planta de pequeno porte,verde e úmida.

Descrição do Local: Local de restinga e composto por muitos materiais orgânicos. ( Ex: semente.)

Números de indivíduos da espécie observados: Tem 100% de presença no quadrado.

Outras observações importantes: Não conseguimos tirar uma imagem apenas do musgo, pois ficaria com a qualidade muito ruim. Então tiramos do solo, como descrito com muito material orgânico. Se olhar na parte inferior esquerda você conseguira ver um pouco de musgo.

12


Nome popular da Espécie: Graminha de flor/ Cor branca Grupo que pertence e suas principais características: Vegetal- Pertence ao grupo das gramas. Tem um caule esbranquiçado com folhas verdes, todas as suas unidades são encontradas em grupo.

Descrição do Local: Local de restinga e composto por muitos materiais orgânicos. ( Ex: semente.)

Números de indivíduos da espécie observados: Tem 15% de presença no quadrado.

Outras observações importantes: Na imagem não deu para aparecer muito bem o detalhe esbranquiçado, por causa do sol.

13


Nome popular da Espécie: Pinheirinho

Grupo que pertence e suas principais características: Vegetal- Tem muitas folhas interligadas, as plantas mais baixas são amarelas, e as de cima dão esverdeadas.

Descrição do Local: Local de restinga e composto por muitos materiais orgânicos. ( Ex: semente.)

Números de indivíduos da espécie observados: Há aproximadamente cinco unidades.

Outras observações importantes: Tem uma raiz que liga vários Pinheirinhos.

14


Nome popular da Espécie: Banana de semente.

Grupo que pertence e suas principais características: Vegetal- Tem o formato de uma banana, abriga varias sementes. A “casca da banana”é bem dura.

Descrição do Local: Local de restinga e composto por muitos materiais orgânicos. ( Ex: semente.)

Números de indivíduos da espécie observados: Um indivíduo.

15


Nome popular da Espécie: Caule amarelado e fino.

Grupo que pertence e suas principais características: Vegetal- Caule amarelado, aparenta ser longo e fino, com galhos e folhas finas e espichadas.

Descrição do Local: Local de restinga e composto por muitos materiais orgânicos. ( Ex: semente.)

Números de indivíduos da espécie observados: Tem de 10% a 20% de presença no quadrado

16


Nome popular da Espécie: Planta Girassol

Grupo que pertence e suas principais características: Vegetal- Caule fino, raiz sensível, e apenas uma folha

Descrição do Local: Local de restinga e composto por muitos materiais orgânicos. ( Ex: semente.)

Números de indivíduos da espécie observados: Há aproximadamente seis unidades.

17


Nome popular da Espécie: Planta Rasteira com Folhas Redondas

Grupo que pertence e suas principais características: Vegetal- Caule longo, tem folhas redondas, parecendo borboletas, tem caule suculento que sai um liquido leitoso no quadrado

Descrição do Local: Local de restinga e composto por muitos materiais orgânicos. ( Ex: semente.)

Números de indivíduos da espécie observados: Dois indivíduos.

Outras observações importantes: A planta ocupa grande parte do quadrado, porém é considerado apenas um individuo.

18


Discussão final da 1ª Etapa O índice de biodiversidade encontrado pelo nosso grupo foi de onze espécies por m². Em nossa opinião é um número grande comparado com os outros grupos que trabalharam mais na área frontal das dunas. Na Praia Brava foram feitas outras atividades alem dos registros das espécies. Nathan realizou a ilustração botânica com lápis 6B, Enzo e João Pedro coletaram amostras para as exsicatas, e entregaram-nas ao Nathan ao qual faria o processo de desidratação. O índice de biodiversidade da parte frontal é menor do que o da nossa área estudada, localizada na parte mediana. Isso acontece, pois o solo deles é mais arenoso, e não oferece suporte o suficiente para uma planta de um porte muito maior: também a nossa área de estudo estava concentrada na parte média das dunas, ou seja, tinha menos sal do que na zona frontal, o sal é um elemento que influencia muito no estado da planta. A quantidade de indivíduos de uma mesma espécie é muito grande, porém a variedade das espécies é muito pouca. Com tudo que fizemos chegamos a uma conclusão: O nosso trabalho é muito parecido com o que foi o dos naturalistas ou biólogos no século XIX. Na época havia muitas espécies não descobertas, e os naturalistas viram uma oportunidade de viajar e registrar novos seres através das Grandes Navegações. A similaridade entre o nosso trabalho e o trabalho dos naturalistas não é o ato te registrar novas espécies, e sim ganhar conhecimento sobre elas e pelo local escolhido. Para encerrarmos essa primeira etapa chegamos a seguinte conclusão: Nossa equipe se saiu muito bem, nos organizamos, e tivemos muita responsabilidade.

19


2° etapa: Caracterização e classificação de espécies.

20


Introdução

A segunda etapa do PRA é composta pela classificação Taxonômica das espécies e a correção da primeira etapa. Nessa segunda etapa, escolhemos algumas plantas encontradas na 1° etapa para descrever suas características mais importantes e classificando as mesmas de acordo com a taxonomia de Lineu.

Metodologia utilizada da 2º Etapa Nós começamos a etapa dois do PRA dividindo o grupo em duas partes: Enzo foi o editor e corretor da primeira etapa e a outra parte foi João, Arthur e Nathan pesquisando na internet em sites por meio de Google, como: Wikipédia, Info Escola, Brasil Escola, entre outros e organizar as informações no word. Em seguida, após conseguir essas informações e corrigir a primeira etapa, o editor colocou as informações em um pen drive, e organizou elas por meio de programa Word, em seguida mandamos para a professora de ciências Tayana. Dificuldade que encontramos nessa segunda etapa foi a falta de variedade nos sites e livros, porque não conhecemos muitos que tratam sobre esse assunto que iremos trabalhar. Arthur foi o relator e pesquisador. João Pedro foi o relator e pesquisador. Enzo foi o editor e corretor da primeira etapa. Nathan foi o pesquisador e verificador das duas etapas.

21


Resultados obtidos da 2º Etapa Os resultados obtidos foram bons, o grupo conseguiu fazer a taxonomia de duas plantas das 11 espécies que encontramos na nossa área de estudo nas dunas da Praia Brava, na primeira etapa, sendo a Ipomoea pés capre, e a Hydrocotyle bonariensis. Fazendo a taxonomia de um total de 24% das espécies encontradas. Um obstáculo encontrado por nosso grupo foi a falta de tempo. Nosso grupo teve uma aula a menos na informática e tivemos um pouco de falta de organização, o que pode resultar em um trabalho imperfeito, mas o que foi feito, foi com muito esforço e dedicação.

22


Ipomoea pés-capraes Reino: Plantae

São, em geral, organismos autotróficos cujas células incluem um ou mais organelos especializados na produção de material orgânico a partir de material inorgânico e da energia solar, os cloroplastos.

Filo:Angiosperma. (Magnoliophyta)

São plantas espermatófitas cujas sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto

Classe: Magnoliopsida

As Magnoliopsidas ou dicotiledôneas formam uma classe pertencente à divisão Magnoliopsida , ou plantas com flor, cujo embrião (semente) contém dois ou mais cotilédones.Outras características incluem raiz axial e folhas com nervação reticulada. As partes florais podem ser pentâmeras (mais frequentemente), às vezes tetrâmeras e,raramente, trímeras ou monômeras.

Ordem: Solanales

Solanales tem suas folhas opostas, o que permite dissociar mais facilmente esta ordem das demais. é interno e as flores tem simetria actinomorfa.

Família: Convolvulaceae

Esta família tem folhas alternas e sem estípulas, simples e normalmente cordadas. Suas inflorescências são cimeiras, quase nunca serão inflorescências de uma única flor. As flores são bissexuais, hipóginas (com ovário súpero) e actinomorfas.

Gênero :Ipomoea

As espécies de Ipomoea são pequenas árvores, lianas, plantas arbustivas ou herbáceas, anuais ou perenes, que ocorrem nas regiões tropicais e subtropicais.

Espécie: Ipomea pés-capraes

Seu caule estende-se pelo terreno arenoso, emitindo raízes pivotantes em série de modo que é possível erguer partes do corpo do organismo que permanecem "soltas". Seu nome "pes-caprae" vem de pé de cabra, devido à forma que suas folhas apresentam - os folíolos formam um "V" lembrando a ponta do pé de cabra.

23


Hydrocotyle bonariensis Reino Plante

São, em geral, organismos autotróficos cujas células incluem um ou mais organelos especializados na produção de material orgânico a partir de material inorgânico e da energia solar, os cloroplastos.

Filo: Magnoliophyta

São plantas espermatófitas cujas sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto

Classe : Magnoliopsida

São plantas com flor, cujo embrião (semente) contém dois ou mais cotilédones (cotilédones) são as primeiras folhas que surgem

Ordem: Apiales

Presença de umbelas simples e frutos carnosos.

Família: Araliaceae

Tipicamente possuem porte arbustivo, representantes herbáceos e lianas.

embora

existam

Na maioria das vezes, suas flores são bissexuadas, actinomorfas e diclamídias (raramente monoclamídeas). Apresentam inflorescências do tipoumbela, que podem ser simples ou compostas ou , mais raramente, glomérulos. Gênero: Hydrocotyle

A maioria dos representantes são aquáticos ou de lugares úmidos.

Espécie: Hydrocotyle bonariensis

Planta herbácea, perene, rizomatosa, cujas hastes florais, de maior porte que as hastes foliares, não excedem os 30 cm, é originária das Américas (do Norte, Central e do Sul) e da África (Tropical e do Sul).

24


Discussão final da 2ª Etapa Nós achamos que tivemos esse bom resultado nessa segunda etapa, porque ao final dela nos conseguimos fazer a classificação taxônomica de três espécies, no total de 27% de todas que conseguimos na nossa de área de estudo na primeira etapa. Fazendo um pouco mais do que foi pedido (20%) e conseguindo distribuir bem as tarefas deixando que ninguém ficasse sobrecarregado, com o trabalho conseguindo ficar bem organizados ao longo de toda essa etapa. A Classificação Taxonômica é um sistema que classifica os seres vivos de acordo com suas características. Aprendemos com a taxonomia que todas as plantas têm características em comum e a cada nível dessa hierarquia, essas semelhanças aumentam e o número de espécies de certa classificação diminui e assim vai, até chegar à espécie especifica.

25


3掳 Etapa: Fatores abi贸ticos e bi贸ticos observados na 谩rea da estudo.

26


Na etapa 3 do P.R.A analisamos e descrevemos os fatores abióticos e bióticos presentes na área de estudo e com essa análise fizemos uma cadeia alimentar.

Fotos da região da nossa Área de Estudo.

Área de Estudo 27


Mapas do continente, país, estado e região da área estudada

Brasil. América do Sul.

Localização do estado de Santa Catarina e do município de Itajaí.

Localização da praia Brava.

28


Fatores abióticos e bióticos observados na área de estudo

Aspectos regionais: A temperatura média é 20,1 graus, tem uma sequência continua de ventos que raramente cessa. A precipitação média anual é de 1350, 1 mm e área do local é plana e rodeada por montanhas. A vegetação é pouca, sendo do tipo rasteira. O verão é quente e seco, enquanto o inverno é frio e úmido.

Aspectos locais: Na área de estudo foram encontradas muitas características especificas de praias, sendo o local arenoso e com abundância em luz solar. A área tinha uma quantidade razoável de umidade no solo enquanto o ar se apresentava com muita mais umidade. A área está sendo reconstituída, pois havia sido destruída pela população local.

29


Cadeia alimentar da área de estudo

A formiga come as folhas das plantas, para obter energia e dar continuidade à espécie, mas ao morrer entra em estado de decomposição e devolve os nutrientes para a terra, e a planta que está no local aproveita os nutrientes vindos da decomposição juntamente aos fungos e insetos, como a minhoca. Também há plantas angiospermas, como a Ipomoea pés-caprae, que produz o néctar que é consumido por insetos, por exemplo, os besouros.

30


Conclusão final Durante o trabalho do P.R.A. (Projeto de Reconhecimento Ambiental) tivemos muitas dificuldades e aprendizados, que iremos descrever agora. Uma das coisas que aprendemos foi conseguir descrever seres vivos fazendo uma ficha sobre eles com suas principais características (1° etapa), e depois o trabalho que grandes naturalistas fizeram, como Darwin. E o que os biólogos nos dias de hoje fazem para dar continuidade a esse trabalho, de nomear e classificar espécies que ainda não conhecemos, em áreas ainda pouco exploradas, fazendo isso com as espécies que identificamos (2° etapa), e conseguir descrever o lugar onde essas espécies vivem, com suas principais características abióticas, montado uma cadeia alimentar com as espécies encontradas (3° etapa). Ao final desse trabalho conseguimos saber um pouco mais sobre grandes naturalistas, como Darwin. Conseguir dividir tarefas e trabalhar melhor sobre datas para conseguirmos entregar todas as etapas do trabalho dentro do prazo. Auto Avaliações: -Arthur: Ao começo do PRA eu tinha uma redação regular, mas não seguia a agenda, e quase sempre acabava fazendo trabalhos e tarefas na ultima hora. Com o PRA, comecei a fazer trabalhos e tarefas com mais antecedência e qualidade em geral, melhorei um pouco minhas redações e comecei a participar mais dos meus grupos. -Enzo: Com o PRA percebi que eu era muito individualista com trabalhos, portanto aprendi a distinguir funções a cada integrante. Melhorei minhas habilidades no programa Word. E o óbvio é que meu conhecimento sobre o ato de ser um biólogo melhorou muito, aliás eu não tinha noção de como ser um. João Pedro: Com o PRA, descobri que trabalho em equipe é difícil, porém em certas situações é impossível fazer tudo sozinho sem a ajuda de alguém. Aprendi a 31


dividir tarefas, ser mais organizado nas atividades escolares e deixar os outros integrantes do grupo dizer o que pensam, ou seja, menos individualismo e mais coletividade. Com esse projeto, tenho uma noção sobre as dificuldades de um biólogo e sobre seu trabalho. Nunca gostaria de ser este profissional, mas valeu a experiência.

Nathan:

32


33


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.