Revista Budô 9

Page 118

agora fazem parte de um baralho confeccionado pela entidade com a foto e conquistas de todos. A diretoria da federação distribuiu baralhos para os atletas inscritos na competição, e esta ação foi um verdadeiro sucesso.

Aprendiz de samurai O grande público presente dividiu suas atenções entre as lutas e as gravações do filme Aprendiz de Samurai, estrelado por Caio Castro (ator da Rede Globo), que vive o papel do judoca Max Trombini. Entre uma gravação e outra, o ator posava para fotos ao lado de fãs e vibrava a cada queda do oponente no filme. Também presente às gravações estava Tato Gabus Mendes. Vários judocas foram convidados a participar da gravação deste que será o primeiro filme de judô nacional, com lançamento previsto para o período de realização do Mundial de Judô do Rio de Janeiro. Quem está no Brasil para um período de estágio para conhecer melhor o judô brasileiro e marcou presença na abertura da Copa São Paulo foi a bicampeã mundial 2009/ 2010 e medalha de bronze em Londres 2012, a japonesa Yoshie Ueno. Segundo o sensei Hatiro Ogawa, que acompanhava a atleta, ela ficou impressionada com o número de participantes e estava anotando tudo na sua agenda particular. A organização e a quantidade de atletas foi uma surpresa para Ueno, que ficará no Brasil até agosto, visitando diversas academias, principalmente no Estado de São Paulo, seguindo depois para outras cidades e Estados brasileiros.

Medalhistas olímpicos avaliam a Copa São Paulo Medalhista de bronze em Londres, Rafael Silva destacou que já participou da Copa São Paulo e é tricampeão da competição. “É a maior competição do Brasil, e São Paulo tem avançado muito com este evento, que é uma das competições mais fortes do Estado.” Tiago Camilo disse que nunca chegou a participar da Copa São Paulo, mas apoiou sua realização. “Acho que nunca se deve pular etapas. Existe tempo para tudo. Participei de campeonatos municipais, regionais, estaduais e todos tiveram importância em minha formação como atleta. Por isso acho mais do que certo a FPJ estimular este tipo de competição.” Leandro Guilheiro aprovou o novo modelo de disputa da Copa SP. “Principalmente para outros Estados, que não possuem muita competitividade, a Copa São Paulo é muito importante. De certa forma o judô de São Paulo está fomentando o judô do Brasil, e é uma oportunidade de os atletas realizarem intercâmbio, já que ao longo do ano alguns não terão muitas ocasiões para segurar no kimono.”

118


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.