9 minute read

DOIS PONTOS FUGIRAM PARA LÁ DA HORA

Next Article
EZEQUIEL CANÁRIO

EZEQUIEL CANÁRIO

JOVENS LEÕES ESTIVERAM A GANHAR NO SEMPRE DIFÍCIL BONFIM, MAS SOFRERAM O GOLO DO EMPATE JÁ DEPOIS DOS 90.

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou a uma bola, no último domingo, em casa do Vitória FC para a primeira jornada da série 3 da fase de manutenção da Liga 3.

O emblema de Alvalade viu-se a vencer desde o início da segunda parte, tendo sofrido o 1-1 já para lá do minuto 90. Numa tarde de muito sol e calor em Setúbal, a primeira ocasião de golo no Estádio do Bonfim foi para os sadinos logo aos três minutos: Camilo Triana apareceu na cara de Diego Calai e atirou para excelente defesa do guarda-redes Leonino.

Do outro lado, Mika também começou a ter trabalho entre os postes do Vitória FC. Primeiro foi Fatawu a rematar para boa intervenção do guardião e, aos 28 minutos e no seguimento de um excelente passe de Diogo Abreu, Mateus Fernandes atirou para uma defesa ainda melhor.

Na resposta, André Santos tentou marcar por duas vezes, mas Diego Calai respondeu sempre ‘presente’, sendo que Afonso Moreira, do outro lado, rematou à figura de Mika. Antes, Rodrigo Ribeiro havia caído na área contrária num lance em que podia ter sido assinalado pontapé de penálti, mas o árbitro Gonçalo Neves assim não entendeu e considerou simulação do avançado.

O jogo estava dividido, mas foi o Vitória FC a fechar a primeira parte por cima e com uma grande oportunidade: Gabriel Lima teve o golo nos pés, mas Diego Calai voltou a realizar

2 de Abril de 2023 | Liga 3 - 2.ª fase - manutenção/descida1.ª jornada | Estádio do Bonfim, Setúbal

Vit Ria Fc

SPORTING CP 1 - 1

(0-0 ao intervalo) uma magnífica defesa que segurou o 0-0 ao intervalo. A segunda parte começou em beleza para os Leões, que chegaram ao golo logo aos 48 minutos. Fatawu deu para Diogo Abreu, que rematou de fora de área com a bola a desviar em Afonso Moreira e a parar apenas no fundo das redes setubalenses.

Sporting CP: Diego Calai [GR], Gonçalo Esteves, Gilberto Batista, João Muniz, Flávio Nazinho, Dário Essugo [C], Diogo Abreu (Miguel Menino, 74’), Mateus Fernandes (Rodrigo Marquês, 90+1’), Fatawu, Afonso Moreira (Diogo Cabral, 70’) e Rodrigo Ribeiro (Francisco Canário, 90+1’). Treinador: Filipe Çelikkaya. Disciplina: cartão amarelo para Diego Calai (29’), Rodrigo Ribeiro (31’), Mateus Fernandes (63’) e Afonso Moreira (65’).

O golo acabou por ser um oásis no deserto que foram os primeiros 20 minutos do segundo tempo, bem mais escassos em oportunidades do que nos 45 minutos iniciais.

Finalmente, aos 66 minutos, Diego Calai foi chamado a intervir e negou o 1-1 a Pedro Machado com mais uma defesa de grande nível. Logo a seguir, Filipe Çelikkaya começou a mexer e lançou Diogo Cabral para a saída de Afonso Moreira.

Rodrigo Ribeiro podia ter aumentado a vantagem a seguir, quando foi lançado na profundidade por Flávio Nazinho, mas Mika defendeu. Na resposta, João Freitas cruzou na perfeição para Camilo Triana, que, em excelente posição, atirou ao lado para desespero dos adeptos locais.

Já com Miguel Menino em campo, tendo saído Diogo Abreu, Fatawu tentou a sua sorte com um remate em arco, mas falhou o alvo.

Aos 90+1 minutos, Francisco Canário e Rodrigo Marquês substituíram Rodrigo Ribeiro e Mateus Fernandes e o Vitória FC chegou ao empate pouco depois, com Pedro Pinto a facturar num lance em que ficam dúvidas sobre a existência ou não de fora-de-jogo.

O resultado não viria a sofrer mais alterações. O Sporting CP volta a jogar já amanhã, sexta-feira, recebendo o FC Oliveira do Hospital.

FILIPE ÇELIKKAYA: “EXIGÊNCIA COMPETITIVA DESTA FASE É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS”

No final da partida, Filipe Çelikkaya analisou a partida em conferência de imprensa no Estádio do Bonfim.

“Sabia que o Vitória FC ia ser um adversário muito difícil, competente, com tempo para trabalhar e com contratações. Foi um jogo equilibrado na primeira parte com oportunidades para ambas as equipas. O Diego [Calai] conseguiu defender alguns remates do Vitória FC. Sempre que instalávamos o jogo no meio-campo adversário conseguíamos penetrar a linha defensiva com perigo. Podíamos ter feito golo, não o conseguimos fazer. Estávamos com os médios muito baixos e, na segunda parte, conseguimos crescer no jogo com posicionamentos correctos e começámos a criar mais perigo. Houve ali um período em que estivemos muito bem, entrámos com mérito [na segunda parte], a conseguir fazer o golo e acho que os miúdos se portaram muito bem”, começou por dizer aos jornalistas, lembrando que os Leões tinham “oito juniores no 11 inicial”, quatro deles de primeiro ano. Depois de lembrar que o Sporting CP quer “colocar a equipa nestes ambientes”, o treinador elogiou a “moldura humana muito boa por parte do Vitória FC”: “Se estiverem em ambientes adversos fora de portas, pode ajudar a estarem em patamares muito bons. Foi importante para eles vivenciarem este jogo, até pelo simples facto de terem estado quase três semanas fora da Academia [devido aos compromissos das selecções nacionais]. Esta exigência competitiva logo na primeira jornada desta fase é muito importante para nós. Deixa-nos mais despertos”.

FUTEBOL FORMAÇÃO SUB-23

Empate A Zero No Regresso De Tiago Ferreira Competi O

EQUIPA DE SUB-23 DOMINOU JOGO EM CASA DO CLUBE SPORT MARÍTIMO, MAS NÃO ENCONTROU O CAMINHO DA BALIZA INSULAR.

A equipa de sub-23 do Sporting Clube de Portugal empatou a zero, em casa do CS Marítimo, na 10.ª jornada da 2.ª fase da Liga Revelação. Um jogo em que a equipa Sportinguista teve o domínio territorial e o maior número de oportunidades, mas faltou a eficácia acompanhar o fluxo de ataques desenvolvidos pelo conjunto Leonino, que assumiu a maior fatia de posse de bola e, consequentemente, as despesas do jogo. Aliás, as estatísticas finais isso comprovam: a equipa orientada por Tiago Teixeira teve 65 por cento de posse de bola contra 35 por cento do conjunto insular e desenvolveu 153 ataques contra 99 do CS Marítimo. Em remates no alvo, o Sporting CP teve cinco contra três da formação madeirense, num jogo em que a formação de Alvalade diversificou muito os ataques, mas acabou por não conseguir derrubar o sistema defensivo dos anfitriões.

A partida ficou também marcada pelo regresso, muito saudade de Tiago Ferreira, ala canhoto Leonino à competição, depois de cerca de um ano a meio afastado dos relvados, devido a lesão grave no joelho esquerdo sofrida num jogo da UEFA Youth League, frente ao

AFC Ajax, que obrigou o jovem futebolista a longa paragem para recuperação. O futebolista de 21 anos, internacional sub18 por Portugal, registou, com muita alegria, o regresso ao que mais gosta de fazer: “Finalmente de volta ao lugar onde sou feliz: dentro de campo. Muito contente pelos primeiros minutos, quero agradecer a todas as pessoas que me ajudaram durante a recuperação e que me apoiaram durante este ano e meio. Agora é desfrutar”, partilhou o jogador no Instagram. Com o empate a zero em casa do CS Marítimo, a equipa Leonina de sub-23 soma agora 22 pontos, a um do 2.º lugar que pertence ao Sporting Clube de Farense, próximo adversário da equipa Leonina. Os dois primeiros classificados da série apuram-se para a Taça Revelação.

31 de Março de 2023 | Campeonato Nacional – 10.ª jornada – 2.ª fase | Estádio de Machico

Clube Sport Mar Timo

SPORTING CP 0 - 0

Sporting CP: Pedro Miguéis [GR], Martim Marques (Leonardo Barroso, 45’), Chico Lamba, Emanuel Fernandes, David Moreira, Domingos Andrade [C], Henrique Arreiol (Rafael Besugo, 45’), André Gonçalves (Tiago Ferreira, 45’), Lucas Anjos, Kiko Félix (Adam Arvelo, 64’) e Lucas Dias. Treinador: Tiago Teixeira. Disciplina: Cartão amarelo a Emanuel Fernandes (40’) e Rafael Besugo (73’)

O tempo que demoras a ler este anúncio é o tempo que demoras a consignar o teu IRS, sem qualquer custo, à Fundação Sporting.

FUTEBOL FORMAÇÃO SUB-19

Desaire Em Casa Do Fc Famalic O

SUB-19 AINDA CHEGARAM À IGUALDADE NO INÍCIO DA SEGUNDA PARTE, MAS ACABARAM POR CEDER NUM LANCE DE BOLA PARADA (2-1).

Concluída a paragem de cerca de três semanas para os compromissos das selecções nacionais, a equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal foi a casa do FC Famalicão perder por 2-1, no domingo, em jogo da sexta ronda da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional. Os homens da casa inauguraram o marcador à passagem dos 15 minutos de jogo, na marcação de um penálti que ficou a cargo de Gustavo Barros, e foram para o descanso a vencer

SUB-15 pela margem mínima. No regresso dos balneários, os Leões ainda conseguiram o empate aos 50 minutos através de Rafael Nel, que aproveitou uma falha defensiva de um adversário para isolar-se e picar a bola por cima do guarda-redes. Foi o décimo golo do jovem de 17 anos na presente temporada, o sexto ao serviço dos juniores (os outros quatro foram apontados em jogos da equipa sub-23 Leonina). Quando parecia que a formação de Alvalade ia em busca da reviravolta, a turma de Vila Nova de Famalicão travou a reacção verde e branca ao apontar o 2-1, aos

56 minutos, na sequência de um livre bombeado para a área que o guarda-redes Francisco Silva não conseguiu afastar a soco e Tomás Oliveira aproveitou para encostar para o fundo das redes. Os comandados de Pedro Coelho tentaram tudo para chegar novamente à igualdade e inverter o rumo dos acontecimentos, com o técnico a promover mais quatro trocas, mas sem sucesso. O Sporting CP ocupa neste momento a sexta posição com oito pontos, a sete do líder isolado FC Famalicão, que é a única equipa com apenas uma derrota na fase de apuramento de campeão. O próximo jogo está marcado para este sábado, dia 8, frente ao lanterna-vermelha FC Alverca.

2 de Abril de 2023 | Campeonato Nacional – Fase de apuramento de campeão – 6.ª jornada | Campo n.º 1 da Academia FC Famalicão, Vila Nova de Famalicão

Famalic O

SPORTING CP 2 -1

(1-0 ao intervalo)

Sporting CP: Francisco Silva [GR], José Silva, Miguel Alves, Lucas Taibo, Rodrigo Dias (Amadu Baldé, 85’), Tiago Octávio (Isnaba Mané, 70’), Micael Sanhá (Ewandro Santos, 45’), Manuel Mendonça [C] (Tiago Parente, 85’), Rafael Nel, Guilherme Santos e Pedro Sanca (Gabriel Tavares, 70’). Treinador: Pedro Coelho. Disciplina: cartão amarelo para Rodrigo Dias (55’) e Francisco Silva (60’).

Cl Ssico Resolvido E Vencido Ao Cair Do Pano

INICIADOS VENCERAM O FC PORTO POR 2-1 COM GOLOS DE RICARDO YORDANOV, LOGO NO INÍCIO DA PARTIDA, E DE MANUEL LAMÚRIA, EM CIMA DO MINUTO 80.

LEÕES SÓ VOLTAM AGORA A JOGAR NO DIA 16 DE ABRIL.

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, no passado domingo, o FC Porto por 2-1 em jogo da oitava jornada da fase de apuramento de campeão do escalão, disputado no Estádio Aurélio Pereira.

Boa entrada dos Leões no encontro, com o golo a chegar logo aos quatro minutos: Ricardo Yordanov recebeu em zona central, antecipou-se a Martim Chelmik à entrada da área e só com Diogo Pereira pela frente não falhou o 1-0.

Sporting CP em vantagem perante o FC Porto, que ainda não tinha perdido nesta fase do campeonato, mas a resposta azul e branca não tardou e chegou aos 18 minutos: perda de bola à entrada da área, Tomás Peixoto aproveitou e fez o empate. Assim, e apesar das várias oportunidades criadas por ambas as equipas até ao final da primeira metade, Sporting CP e FC Porto foram para o intervalo empatados a uma bola.

Tudo em aberto para a segunda metade, que começou com o ritmo da primeira, mas sem grandes oportunidades o que levou Bernardo Bruschy a mexer na equipa, fazendo entrar Ansumane Junior e Chris Grombahi, saindo José Fernandes e Cleusio Garrafa.

Leões à procura de nova vantagem, num jogo em que também tiveram de mostrar muita organização e consistência defensiva, com o 2-1 quase a surgir antes da hora de jogo: Estefânio Rúben desde a esquerda a rematar cruzado, com a bola a sofrer um desvio e a ir directa à baliza, mas Guilherme Carvalho tirou o esférico em cima da linha.

O FC Porto respondeu com a defesa verde e branca a levar a melhor e, à procura da vitória, o técnico Leonino voltou a mexer à entrada para os últimos dez minutos, refrescando o ataque: saíram Ricardo Yordanov e Estefânio Rúben, entrando Brandão Batista e Manuel Lamúria.

Bernardo Bruschy ainda voltou a mexer, aos 79 minutos, apostando em António Gil e fazendo sair Leonardo Tavares.

Mexida essa que se revelou fundamental para o triunfo Leonino. Isto porque o Sporting CP beneficiou de um livre do lado direito da área, António Gil, acabado de entrar, assumiu o lance e bateu da melhor forma para o segundo poste, onde surgiu Manuel Lamúria para cabecear para o 2-1. Assim, só com o tempo-extra para jogar, o Sporting CP já não perdeu a vantagem e acabou por vencer a formação azul e branca. O próximo jogo está apenas marcado para 16 de Abril em casa do CD Tondela, último classificado desta fase da prova.

2 de Abril de 2023 | Campeonato Nacional – Fase de apuramento de campeão – 8.ª jornada | Estádio Aurélio Pereira

Sporting Cp

Ricardo Yordanov (4’)

FC PORTO 2 -1

(1-1 ao intervalo)

Manuel Lamúria (80’) Tomás Peixoto (18’)

Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], Carlos Frederico, Duarte Correia, Rafael Piedade, Júlio Vieira [C], Leonardo Tavares (António Gil, 79’), José Fernandes (Ansumane Júnior, 53’), Simão Soares, Ricardo Yordanov (Brandão Batista, 71’), Cleusio Garrafa (Chris Grombahi, 53’) e Estefânio Rúben (Manuel Lamúria, 71’). Treinador: Bernardo Bruschy. Disciplina: cartão amarelo para Cleusio Garrafa (24’), Chris Grombahi (60’), Ansumane Junior (63’) e Júlio Vieira (80+1’).

Tudo Para Animais E Plantas

VEDRAS VISEU

Promoções e preços válidos nas lojas Agriloja em Portugal Continental, entre 1 e 30 de Abril de 2023, salvo rutura de stocks, erro tipográfico ou erro de imagem. Adereços não incluídos. Os produtos deste anúncio podem não estar disponíveis em todas as lojas ou disponíveis apenas por encomenda. Os preços apresentados incluem IVA à taxa em vigor

6

1 A 30 ABRIL 2023

This article is from: