17 minute read

EZEQUIEL CANÁRIO

HOMEM DAS CORRIDAS DE FUNDO E, SOBRETUDO, DO CORTA-MATO. EZEQUIEL CANÁRIO AFIRMOU-SE COMO UM DOS GRANDES ATLETAS NACIONAIS NA DÉCADA DE 1980, CORRENDO COM BRIO E DE FORMA BEM-SUCEDIDA EM PROVAS NACIONAIS, EUROPEIAS E MUNDIAIS, QUER COM AS CORES LEONINAS, QUER COM AS DE PORTUGAL.

Foi no seu Algarve natal que tudo começou também no atletismo, primeiro no Liceu de Faro e, depois no SC Farense (1979). Ora, logo nesse ano, ainda antes de cumprir 20 anos, Ezequiel Canário fez-se com um histórico nono lugar no Campeonato Mundial de juniores de corta-mato − a melhor classificação portuguesa de sempre de um português naquela competição.

Tinha nascido mais uma estrela no prolífero atletismo nacional dessa época, sobretudo no corta-mato, vertente na qual se confirmaria um especialista. Assim, tido desde logo como uma jovem promessa, deu o salto para o SL Benfica no início dos anos 80, seguindo-se um regresso ao Algarve pela mão do GDP Farauto. No entanto, foi em 1983, quando chegou pela primeira vez ao Sporting Clube de Portugal, que começou a confirmar a capacidade que lhe era vaticinada. Já de Leão ao peito, acabaria por contribuir para a conquista de quatro Taças dos Campeões Europeus de corta-mato e deu nas vistas também com as cores de Portugal.

Logo em 1983, foi oitavo nos Campeonatos do Mundo de corta-mato – a sua melhor classificação de sempre – e, em Barcelona, ficou com a medalha de prata nos 5000m dos Campeonatos Ibero Americanos. E nunca mais parou de somar bons resultados.

Em 1984, Ezequiel Canário foi um dos corredores nacionais que contribuiu para o bronze colectivo nos Mundiais de corta-mato, tendo ficado em 64.º. Conseguiu-o já forçando uma lesão que vinha a arrastar, porém que não o impediu ainda de alcançar os mínimos para a prova de 5000m nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos Estados Unidos da América. E por lá brilhou com intensidade: venceu, primeiro, a sua eliminatória, foi nono na meia-final e repetiu a honrosa posição na derradeira final olímpica, colocando o seu nome entre os grandes corredores nacionais da altura.

Antes de deixar o Sporting CP em 1986, o atleta algarvio continuou a mostrar os seus dotes, sobretudo, no corta-mato, vencendo provas em Espanha e em França e seria em 1985 que somaria o seu melhor resultado de sempre na Taça dos Campeões Europeus – segundo classificado, apenas atrás do lendário Carlos Lopes, e seu colega de equipa. Já nos Mundiais de 1986, Ezequiel Canário afirmou-se o melhor português em prova ao acabar o Mundial em 11.º.

Seguiram-se então passagens bem-sucedidas pelo Imortal DC (1987 a 1990) e Maratona CP (1991 a 1993), acabando por viver nesse período momentos que marcaram de forma inevitável a sua carreira, cada vez mais rica. De forma consecutiva, Canário sagrou-se Campeão Nacional de corta-mato (1988 e 1989), comprovando de forma definitiva a sua valia na vertente. Depois, dar-se-ia um regresso ao Sporting CP, cerca de dez anos depois da anterior, onde completou uma segunda passagem entre 1993 e 1996 e encerraria a sua carreira, forçado pelas lesões, já no

Comforlimpa. Para trás, deixou um legado de resultados consistentes em competições nacionais, europeias e mundiais e, simultaneamente, uma marca indelével no atletismo verde e branco.

CLUBE

EM ENTREVISTA NO ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE, FREDERICO VARANDAS PEDIU TRANSPARÊNCIA E COMPETÊNCIA NA FORMA COMO ESTÃO A SER INVESTIGADOS E JULGADOS OS CASOS COM LIGAÇÃO AO SL BENFICA E ABORDOU VÁRIOS TEMAS DO UNIVERSO SPORTINGUISTA.

Acreditamos no que estamos a fazer e a prova é o que o Sporting CP tem conquistado.”

Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, concedeu, na última segunda-feira, uma grande entrevista à Sporting TV no Estádio José Alvalade. Em resposta às perguntas de Sérgio Sousa, director do canal verde e branco, Frederico Varandas falou sobre a equipa principal de futebol, a estratégia para o Clube, a saúde financeira e os recentes casos de justiça com ligação ao SL Benfica, entre outros temas.

Confira as declarações do presidente Leonino:

Poca Da Equipa Principal De Futebol

“Pecámos por alguma falta de regularidade. É justo reconhecer que a nossa qualidade de jogo não se coaduna com o nosso lugar na classificação da Liga Portugal, mas são os pontos que contam e, infelizmente, não fomos eficazes em determinados jogos no início da época e pagámos caro. Aconteceu uma, duas, três vezes e aconteceu futebol. Isso fez-nos distanciar dos nossos rivais logo desde o início. Vejo uma ideia de jogo muito semelhante nestes três anos. Concordo com o nosso treinador quando diz que jogamos mais como equipa grande e isso viu-se nos jogos mais difíceis da época. Temos um justo líder na Liga, que tem sido regular. Nós não tivemos essa eficácia e corremos atrás do prejuízo. Estamos num bom momento e o principal objectivo é chegar à UEFA Champions League.”

Plantel Mais Maduro E Preparado

“A chegada do nosso treinador fez crescer o Clube para outro patamar. Onde vou jogar, acredito que o Sporting CP pode ganhar. O Sporting CP joga como equipa grande, tem uma ideia de jogo muito bem definida. Somos uma equipa dominadora, que se instala no meio-campo adversário. Foi uma mudança de paradigma em relação ao passado recente do Sporting CP e deve-se ao nosso treinador e aos seus jogadores. A qualidade de jogo deixa-me seguro do presente e do futuro.”

Eliminat Ria Com O Arsenal Fc

“Falando como adepto, foi um jogo que ficou para a história do Sporting CP. Eliminar uma das melhores equipas do Mundo neste momento, líder da Liga Inglesa, com muita categoria. Já eliminámos equipas com muito sofrimento e alguma sorte, mas acho que fomos melhores do que o Arsenal FC nos dois jogos. O jogo em Londres é épico e com um golo extraordinário que fica para a história do Sporting CP, da carreira do Pedro Gonçalves e das competições europeias. É um daqueles jogos que marca uma geração.”

Possibilidades Com A Juventus Fc

“Vejo um adversário fortíssimo. Uma equipa que encarrilou nos últimos meses e tem estado cada vez mais forte. Tem muito mais responsabilidades do que o Sporting CP e um orçamento muito maior, mas vamos competir como competimos contra o Arsenal FC.”

Terminar A Liga Portugal Em Lugar De Uefa Champions League

“Acredito e acho que seria justo. Não vou dizer que jogamos o melhor futebol da Liga Portugal, mas jogamos muito bem e seria muito injusto não nos qualificarmos para os lugares da UEFA Champions League.”

Objectivo De Ganhar

Uma Liga Portugal Nos Pr Ximos Tr S Anos

“O Sporting CP esteve 19 anos sem ser campeão, pelo que ganhar dois campeonatos em seis anos seria positivo. Rúben Amorim trabalha todos os dias para ser campeão. Essa afirmação foi consciente e racional do que seria bom para o Clube, mas sei que, quando chegou em 2019/2020, ele acreditava que ia ser campeão.”

Futuro De R Ben Amorim

“Conto com ele. Tem contrato até 2026. Vê-lo nas listas de tubarões europeus é sinal de que estamos a fazer alguma coisa bem. Ter o treinador e os jogadores do quarto classificado da Liga Portugal com tanto interesse deixa-me contente e orgulhoso. Para mim, o Rúben Amorim é dos melhores treinadores do mundo.

Fez crescer muito o Sporting CP e ele merece o reconhecimento internacional.”

Cren A No Trabalho

“Acreditamos muito no processo de trabalho. O Hugo Viana é uma peça fundamental neste processo. Já teve convites para as melhores ligas da Europa e recusou. Ao contrário de pessoas que não os têm e os publicitam, ele tem e não os publicita. Temos pessoas de muita qualidade na Academia em vários departamentos.

Aposta Na Forma O Ou Maior Investimento Na Equipa

“Não vamos alterar a estratégia e a nossa forma de gerir o Clube. O Sporting CP está na realidade do futebol português e o que sabemos fazer melhor é produzir jogadores. O primeiro mandato ficou marcado pela aposta na Academia e hoje não invejo nenhuma outra academia. O investimento está aí e estamos pela primeira vez na final four da UEFA Youth League, tivemos 11 jogadores na última convocatória da selecção nacional sub-20.”

Necessidade Ou N O De Vender Jogadores

“O Sporting CP está numa condição bastante diferente do que quando chegámos em 2018. A forma como negociamos as vendas de jogadores não tem nada a ver, fruto do nosso trabalho e do rumo de estabilidade. Estamos numa posição muito mais confortável. Quando os jogadores saem é porque têm de sair, ninguém tem prazer em vender jogadores. O presidente, como o treinador, os jogadores ou os adeptos, também quer ganhar. A decisão de vender é uma necessidade do futebol português que não vai mudar enquanto houver este modelo. Sabemos as receitas e os custos que temos, há que jogar com o equilíbrio.”

Investimento Nas Bases Do Clube

“Gostava que a administração que aqui estava há dez anos tivesse investido não só na equipa principal de futebol como também nas infra-estruturas e na modernização do Clube para optimizar receitas. Infelizmente não se fez e os nossos rivais fizeram. Estamos a fazê-lo, de forma gradual e sustentada, desde há quatro anos. Era óptimo para mim, porque era mais fácil ganhar amanhã, investir todas as receitas na equipa principal, mas não era o melhor para o Sporting CP. Nunca vamos fazer o que é o melhor para nós, vamos fazer sempre o que é melhor para o Sporting CP. Investimos na Loja Verde, o que aumentou as receitas com recordes de merchandising, tivemos recorde de receitas de quotização, este ano batemos o recorde de bilhética. Isto demonstra que o Sporting CP tem estado a crescer enquanto clube. Temos de potenciar e optimizar ao máximo as nossas receitas orgânicas.”

Deixar O Sporting Cp Melhor

“No dia em que sair, o Sporting CP vai estar muito melhor do que quando entrei. Ainda há muito a fazer neste estádio, temos de melhorar a experiência do Sócio, investir mais na Academia. O nosso objectivo final é ganhar, mas este é o meio para ganhar mais facilmente a médio/longo prazo.”

Sa De Financeira

“O Sporting CP está muito mais bem preparado caso fique sem a UEFA Champions League. Temos apresentado bons resultados operacionais e estamos cada vez mais equilibrados na estrutura de custos e receitas. Estamos a caminhar para não sermos tão dependentes de vendas de jogadores. Acreditamos que só existe sucesso financeiro se houver sucesso desportivo, mas só vai haver sucesso desportivo se houver sucesso financeiro.”

Caso De C Sar Boaventura

“Com todo o respeito que o Ministério Público [MP] nos merece, nós não concordamos com a acusação. Concordamos com o que está lá, mas entendemos que falta uma peça central do puzzle. O MP está a acusar o mensageiro, mas não está a acusar o verdadeiro mentor e beneficiado deste esquema de crime organizado. Esta decisão foi analisada pelo nosso gabinete jurídico e vamos pedir a abertura de instrução. Analisámos o processo com muito cuidado e o MP reconhece que César Boaventura tinha uma relação de grande confiança e proximidade com Luís Filipe Vieira, à data presidente do SL Benfica. Falavam constantemente sobre vários assuntos. Constatamos que o MP refere que César Boaventura tentou corromper quatro jogadores de futebol. Se tivessem aceitado o que lhes foi oferecido, César Boaventura ia gastar 480 mil euros. O MP considera que César Boaventura, num hobby pessoal, se sente na disponibilidade de gastar 480 mil euros porque queria que o SL Benfica vencesse o campeonato. Não faz sentido algum e custa-me acreditar que um empresário gaste 480 mil euros para corromper quatro jogadores para o SL Benfica vencer um jogo. Há uma escuta em que César Boaventura diz ao jogador que Luís Filipe Vieira está disposto a oferecer dinheiro caso o jogador faça o que é pedido. Consideramos que, neste processo, o mensageiro está acusado, mas os beneficiários Luís Filipe Vieira e a SAD do SL Benfica não estão. Esperamos que corrijam o erro.”

Caso De Paulo Gon Alves

“É difícil dizer que não é um caso pior. Paulo Gonçalves é condenado por corromper funcionários judiciais para obter informações privilegiadas. Paulo Gonçalves era assessor jurídico do SL Benfica e braço direito de Luís Filipe Vieira. Estava nas reuniões da Liga Portugal, apresentava-se com a direcção do SL Benfica. Paulo Gonçalves foi condenado considerando que a administração do SL Benfica não sabia que ele corrompia funcionários judiciais. Surpreende-me muito não ver a peça central nesta acusação. Para além do ‘E-toupeira’, temos um caso que ainda vai ser julgado em que tudo o que veio a público é preocupante, que é o processo ‘Saco Azul’. Já percebi que a SAD do SL Benfica vai ser acusada de evasão fiscal, mas para quê é que era o dinheiro? É normal um clube ter um milhão de euros em cash? Espero que a investigação não fique pela evasão fiscal. Ainda recentemente tivemos um clube, a Juventus FC, a quem tiraram 15 pontos por evasão e fraude fiscal e por manipulação de dados financeiros. Nem sequer foi por corrupção desportiva e todos os administradores foram suspensos. Obviamente que aqui o Sporting CP foi uma das principais vítimas deste esquema criminoso. Perdeu desportivamente e do ponto de vista financeira. O Sporting CP não se contenta e vai lutar na justiça por isto. Isto é um nojo, não há outra forma de o classificar. Não é diferente do ‘Apito Dourado’. É um nojo que não pode ter lugar no futebol português e que a justiça tem de ter coragem de limpar. Espero que não haja clubite na justiça, que não pode ter medo da clubite. Há 20 anos vivemos uma das maiores vergonhas da justiça desportiva e não só, fingindo que aquelas escutas não existiram. Há um presidente - que ainda é hoje presidente -, de viva voz, a corromper árbitros oferecendo prostitutas. Isto existiu e não há nenhum juiz ou tribunal que me faça mudar de opinião. Aquelas escutas são reais e aquele senhor jamais poderia dirigir o que quer que fosse do ponto de vista desportivo. O que me custa é ver que, passados 20 anos, estamos a ver mais um caso vergonhoso a passar pelos pingos da chuva.”

Presid Ncia De Rui Costa No Sl Benfica

“Acredito que Rui Costa não tenha estado envolvido e que não soubesse do que se passava, mas agora sabe. Muito mais importante do que dizemos, é o que fazemos. Não basta dizermos que somos diferentes, temos de o mostrar. Muitas vezes, são estas decisões que nos marcam para a vida. Independentemente do momento, a ganhar ou a perder, é preciso demonstrar com actos que somos diferentes. Discordo de Rui Costa quando apelou a todos os benfiquistas para estarem imunes a este ruído exterior. Não é ruído exterior, é interior e ensurdecedor.”

Valores Do Sporting Cp

“Para nós, desde a nossa fundação em 1906, os valores são a nossa matriz. Quando o Sporting CP ameaçou desviar-se desses valores, não precisou do MP nem da Polícia Judiciária. Os Sócios mobilizaram-se e decidiram. Para o Sócio do Sporting CP, os valores interessam. Interessa que o seu presidente não tenha escutas a corromper árbitros com prostitutas ou a escolher um árbitro para a final da Taça. Interessa que não haja sacos azuis de um milhão de euros na administração da SAD. O Sócio do Sporting CP quer ganhar, mas o que mais importa é a forma como se ganha. Prefiro nunca vir a ganhar do que ganhar com estes esquemas. É assim que o Sporting CP é e é assim que eu sou. Há uma linha da qual não nos vamos desviar. Queremos um futebol limpo em que o Sporting CP não seja favorecido e não podemos assobiar para o lado e fingir que as coisas não acontecem.”

Justi A Em Portugal

Semelhante Ao Caso Da Juventus Fc Em It Lia

“Quero acreditar que a justiça funciona neste país e que não tem medo do impacto do clube, seja o SL Benfica, o FC Porto ou o Sporting CP. Queremos ser e elogiamos tanto a Liga Inglesa, que não tem pessoas como César Boaventura e Paulo Gonçalves nem presidentes a corromper árbitros. Não vale a pena preocuparmo-nos em valorizar a nossa liga quando temos corrupção do pior que há no futebol português. Se um país não acredita na sua própria justiça, fica muito difícil ver os meus filhos a crescer aqui.

Arbitragem Em Portugal

“Sinto que a arbitragem está muito melhor. No caso ‘E-toupeira’, um vice-presidente do Conselho de Arbitragem da altura chamado Ferreira Nunes foi a tribunal enquanto testemunha e disse, sobre o caso de Paulo Gonçalves, que recebeu bilhetes para ir ver um jogo do SL Benfica e que o Paulo Gonçalves lhe pagou o hotel. Estamos a falar de um vice-presidente do Conselho de Arbitragem que acha normal que o SL Benfica lhe pague o hotel. Isto demonstra o estado de podridão no dirigismo da arbitragem daquele tempo. Os árbitros eram vítimas de como estava dirigido o Conselho de Arbitragem. O Sporting CP luta por uma arbitragem independente, livre. Apresentámos medidas nesse sentido que foram recusadas por SL Benfica e FC Porto.”

For A Do Sporting Cp No Futebol Portugu S

“O ex-presidente do SL Benfica disse para eu ter cuidado porque não ia durar muito tempo como os outros. Ainda aqui estou e ele não está. A força vem de não termos medo e de não termos telhados de vidro, o que ajuda. Chegámos aqui com uma tarefa quase impossível, mas conseguimos. Esta época está a correr menos bem a nível desportivo, mas regressou a dignidade. Vamos continuar a fazer o possível para que os Sportinguistas se sintam dignos, que se reconheçam no seu Sporting CP e que sejam felizes”

Agress O Mascote Jubas

“É um assunto surreal. Um senhor, que pelos vistos estava alcoolizado e era convidado de uma empresa que tem um camarote em Alvalade, agrediu o Jubas. Esse senhor, como qualquer outro que pratique violência, não tem espaço para estar num recinto desportivo. O Sporting CP vai agir. Felizmente que o colaborador está bem. Vai apresentar queixa na polícia e vai ter todo o nosso apoio.”

Futebol Equipa Principal

Arranque Dominador Ditou Noite Tranquila Em Alvalade

ENTRADA FORTE DO SPORTING CP RESOLVEU CEDO O DUELO FRENTE AO CD SANTA CLARA, QUE NÃO TEVE ARMAS SUFICIENTES PARA CONTRARIAR A INEQUÍVOCA SU-

PERIORIDADE LEONINA E SUCUMBIU PERANTE OS GOLOS DE PAULINHO, FRANCISCO TRINCÃO E MARCUS EDWARDS (3-0). LUÍS NETO DE REGRESSO SETE MESES DEPOIS.

De volta à acção após uma paragem de duas semanas para os compromissos das selecções, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal não deu azo a surpresas e confirmou o favoritismo ao bater o CD Santa Clara por claros 3-0, no último sábado, em jogo da 26.ª jornada da Liga Portugal. A vantagem de dois golos conseguida logo aos 22 minutos deixou quase tudo decidido numa fase ainda precoce, com a machadada final a surgir no início da segunda metade. No reencontro com os Sportinguistas, Rúben Amorim fez várias alterações na estrutura Leonina. Na defesa, Matheus Reis juntou-se a Ousmane Diomande, que passou para o lado direito, e a Gonçalo Inácio, que se fixou ao centro, já que Sebastián Coates ficou de fora das opções. Nas alas, Nuno Santos assumiu a esquerda e Arthur Gomes a direita, em detrimento do castigado Ricardo Esgaio, enquanto no ‘miolo’ e no ataque continuou tudo igual. Já no banco de suplentes, nota para a presença de Afonso Moreira, extremo de 18 anos que se estreou nas convocatórias.

Já depois de cumprido um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque ao Centro

Ismaili em Lisboa − entre elas a Sócia n.º 61400-0 do Sporting CP Mariana Jadaugy, de 24 anos − o encontro arrancou com domínio total para a turma da casa. Os Leões fixaram-se desde cedo no meio-campo adversário e inauguraram o marcador sem surpresa aos 14 minutos. Pedro

1 de Abril de 2023 | Liga Portugal – 26.ª jornada | Estádio José Alvalade

Sporting Cp

Francisco Trincão (22’)

Marcus Edwards (52’)

CD SANTA CLARA 3 - 0

(2-0 ao intervalo)

Sporting CP: Antonio Adán [GR] [C], Gonçalo Inácio (Jeremiah St. Juste, 45’), Ousmane Diomande, Matheus Reis (Luís Neto, 69’), Arthur Gomes, Manuel Ugarte (Mateo Tanlongo, 69’), Pedro Gonçalves (Hidemasa Morita, 69’), Nuno Santos, Marcus Edwards (Rochinha, 70’), Francisco Trincão e Paulinho. Treinador: Rúben Amorim.

Gonçalves bateu um livre para a área e encontrou Paulinho, que subiu mais alto do que todos e cabeceou certeiro para o 1-0, facturando pelo terceiro jogo consecutivo na Liga. De referir que o avançado leva já 15 golos marcados, o que faz desta a sua temporada mais goleadora no Clube.

Mesmo sem necessidade de acelerar muito, o Sporting CP continuou a criar jogadas promissoras no ataque e fez o 2-0 à passagem dos 22 minutos. Numa das muitas perdas de bola do CD Santa Clara, Marcus Edwards recuperou o esférico junto à linha de meio-campo, galgou vários metros e lançou Francisco Trincão na esquerda, com o extremo em boa posição já dentro da área a atirar colocado para o segundo da noite. Foi o oitavo golo na época para o jogador de 23 anos. A perder por 2-0, os açorianos e actuais últimos classificados conseguiram finalmente ter alguma bola e produziram o primeiro lance de relativo perigo, com Gabriel Silva a cabecear por cima. No entanto, a resposta Leonina chegou logo a seguir, com Gonçalo Inácio a subir ao segundo andar na área, na sequência de um livre, e a ficar perto do terceiro num cabeceamento à barra.

Na recta final da primeira metade, apesar da toada bastante morna, o Sporting CP continuou a controlar as operações e podia ter dilatado a margem em mais uma ocasião flagrante. Após uma bela jogada pela esquerda, Nuno Santos cruzou com conta, peso e medida para a pequena área e quase servia Paulinho, só que o ponta-de-lança desviou por cima e depois chegou o intervalo.

No regresso dos balneários, Jeremiah St. Juste entrou para o lugar de Gonçalo Inácio, que saiu com problemas físicos, o que fez com que Diomande passasse para o centro do eixo mais recuado (acabaria o jogo no lado esquerdo). A verdade é que, apesar de o CD Santa Clara até se ter apresentado mais atrevido no início da segunda parte, nada mudou. Isto porque, logo aos 52 minutos, Paulinho aproveitou novo erro do adversário, recuperou a bola em zona alta, deu a Marcus Edwards e o inglês, após tirar um defesa da frente, atirou sem dificuldades para o 3-0. Foi o 11.º golo do extremo na presente temporada, ele que não marcava há já onze encontros.

Depois disso, o controlo verde e branco manteve-se apesar do ritmo de jogo bastante mais baixo, o que era natural tendo em conta a vantagem alcançada.

Trincão ainda obrigou o guarda-redes Gabriel Batista a uma boa defesa, enquanto do outro lado a equipa orientada por Danildo Accioly somou apenas um ou outro remate à baliza defendida por Antonio Adán, mas sem lograr assustar o espanhol, que na ausência de Coates assumiu a função de capitão da equipa Leonina.

Ainda com 20 minutos para jogar, Rúben Amorim esgotou as substituições ao lançar Hidemasa Morita, Mateo Tanlongo, Rochinha e Luís Neto, com este último a regressar à competição quase sete meses depois da última utilização, em Setembro de 2022. A verdade é que depois disso não houve mais lances a registar, com excepção de duas tentativas de Paulinho, que procurou o bis mas sem sucesso, e ainda um remate dos visitantes que acertou no poste em cima do apito final. Com este triunfo, os Leões aumentam para nove o número de jogos invictos e estão há já quatro duelos consecutivos sem sofrer golos na Liga, além de que não marcavam tantos golos (52) à 26.ª jornada há 18 anos, desde 2005. Num muito carregado mês de Abril, com um total de oito partidas para disputar, segue-se agora a visita ao terreno do Casa Pia AC, este domingo (18h00).

Nota: o jogo desta quarta-feira, 5 de Abril, frente ao Gil Vicente FC, teve início já depois da hora de fecho desta edição do Jornal Sporting

RÚBEN AMORIM: “APRESENTÁMOS UMA BOA DINÂMICA OFENSIVA”

No rescaldo do triunfo, Rúben Amorim mostrou-se agradado com as indicações deixadas pela sua equipa no arranque do duelo, mas fez alguns apontamentos relativamente à forma como os Leões reduziram o nível de intensidade na segunda parte, quando já venciam por três golos.

“O que mais gostei foi da forma completa como entrámos em campo, apresentámos uma boa dinâmica ofensiva e também uma reacção muito forte à perda da bola. Não deixámos o CD Santa Clara criar ocasiões nem ligar com os homens da frente e fomos fortes nos duelos”, começou por afirmar o técnico verde e branco à margem da conferência de imprensa de análise à partida. “O que menos gostei foi de termos desligado um pouco a intensidade e do facto de o CD Santa Clara ter feito muitos remates à baliza, o que não é normal na nossa equipa. Alguns deles não levaram perigo, mas outros, como a bola no poste, podiam ter dado golo”, disse, acrescentando. “Os jogadores têm de aprender a desfrutar mais dos momentos bons, quando estamos a ganhar de forma folgada e confortáveis no jogo. Temos de ser melhores nos momentos mais fáceis”.

O técnico abordou depois o caso de Luís Neto, que entrou na segunda parte e somou minutos pela primeira vez em quase sete meses. “Os jogadores não têm só importância pelo que fazem em campo, mas também fora dele, e o Neto é um exemplo disso. Mesmo com a idade que tem, cresceu muito na qualidade de jogo e foi sempre um exemplo no balneário durante a paragem, pela forma como recuperou de um problema muito grave e cresceu nos níveis físicos e na velocidade máxima. Tem muitos anos de carreira, ganhou muita coisas e está confortável na vida, mas ainda tem fome de ser importante na equipa. Isso é um factor muito importante”.

This article is from: