ComunicaFEC - Edição 85

Page 1

COMUNICA FEC COMUNICAFEC Rua Miguel de Frias, 123, parte – Icaraísomosfec.org.br #SOMOSFEC OUTUBRO/22 | EDIÇÃO 85
ÍNDICE Nota da Redação ................................................................................................ 3 FEC Entrevista ...................................................................................................... 4 Série Diálogos #2 ................................................................................................ 5 Cultura FEC .............................................................................................................. 8 (Re)encontro FEC ................................................................................................ 7 Alô, Comunica ....................................................................................................... 11 2 Informe RH ............................................................................................................... 9 Agenda FEC ............................................................................................................ 10

NOTA DA REDAÇÃO

OLÁ, EQUIPE!

Outubro caminha para o seu fim e já podemos ver a presença de panetones nos estabelecimentos. Apesar do clima ainda ameno, o final de 2022 está bem próximo.

Porém, antes que o ano termine, ainda teremos algumas celebrações para fazermos juntos(as). Os preparativos para festejarmos os 25 anos da FEC estão a todo vapor! Em nossa agenda deste mês, vocês vão encontrar o link de inscrição.

Além disso, comentem lá no Currentes se estão gostando da Série Diálogos e, caso tenham sugestões, são sempre bem-vindas! =)

Abraços virtuais, Manuela Teteo e Viviane Maia

Boa leitura!

3

FEC ENTREVISTA

Nome: João Gabriel.

Setor: GFIN.

O que toca na sua playlist?

R: Rap/trap, pagode, samba, funk e gospel. Um pouco de tudo! (kkk)

Um filme/documentário/série preferido:

R: Harry Potter e GOT.

Sabemos que o mundo mudou bastante. Se você acordasse e descobrisse que está em 1990, do que sentiria mais falta?

R:: A tecnologia que temos hoje.

Que lugar no mundo gostaria de conhecer?

R: Grécia, Egito, Itália e Japão.

Algum talento oculto?

R: Culinária.

Qual profissão você não levaria o menor jeito para exercer e por quê?

R: Artesão. Sou péssimo nesse tipo de trabalho manual. Frase preferida:

R: “Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remediá-los.” (Dumbledore – Harry Potter)

4

SÉRIE DIÁLOGOS #2: O QUE É COMUNICAÇÃONÃO-VIOLENTA (CNV)?

A Comunicação Não-Violenta é uma forma de comunicação desenvolvida pelo psicólogo Marshall B. Rosenberg que se baseia em estarmos conscientes das nossas necessidades e dos outros, com a finalidade de falar sem machucar e ouvir sem se ofender.

Ou nas suas próprias palavras tiradas do livro “Comunicação Não-Violenta”:

A Comunicação Não-Violenta se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas. […] Nossas palavras, em vez de serem reações repetitivas e automáticas, tornam-se respostas conscientes, firmemente baseadas na consciência do que estamos percebendo, sentindo e desejando. – Marshall B. Rosenberg

A CNV acaba sendo uma prática de reflexão sobre nossas necessidades e do outro, identificamos o que está por trás de cada mensagem e forma de falar para ver a situação com mais empatia e assim evitar conflitos. Ela também nos faz prestar atenção no feedback que recebemos de nossos sentimentos quando alguém nos repassa determinada mensagem, seja ela por fala, e-mail ou telefonema.

Quando identificamos o sentimento que foi estimulado por aquela mensagem, podemos nos responsabilizar por ele e, então, escolher a honestidade, expressar o que realmente está acontecendo e o que se espera do outro.

A Comunicação Não-Violenta também se refere ao fato de praticar

5

SÉRIE DIÁLOGOS #2: O QUE É COMUNICAÇÃONÃO-VIOLENTA (CNV)?

a empatia quando recebemos alguma crítica equivocada. Por exemplo, quando alguém diz que você é desorganizado, qual é a sua reação? Retrucar, aceitar ou ignorar? Nenhuma dessas alternativas é uma reação de CNV.

Quando você acusa alguém, significa que há uma necessidade sua que não foi atendida e você se sente frustrado com isso. Da mesma forma, quando alguém te acusa de algo, significa que a necessidade da pessoa não foi atendida e não necessariamente que você fez algo errado.

A prática da CNV está relacionada tanto a quem emite a mensagem quanto a quem a recebe. Se quem a ouve pode buscar refletir sobre a necessidade que está por trás daquela crítica, quem a emite também deve fazer uma autorreflexão e identificar sua própria necessidade para, então, se expressar de forma honesta.

Isso quer dizer que, muito além de uma forma de comunicar, a CNV é uma forma de pensar, observar os sentimentos e realizar uma conexão com os gatilhos que nos fazem agir de determinada forma.

6
Continua…

(RE)ENCONTRO FEC

Meu reencontro com a FEC foi marcado por muita emoção, conversas boas e felicidade! Estive neste processo de retorno desde o comecinho, então pude acompanhar cada etapa e ver a FEC tomando uma nova forma, tornando-se a cada dia mais preparada e segura para nos receber de volta.

O que mais me marcou foi rever e matar a saudade dos colegas, conversamos bastante, fizemos cafés e almoços compartilhados. Parecia uma festa cada vez que mais alguém retornava. Vivemos também a flexibilização do uso de máscara e acho que nunca abracei tanta gente como naquele período! Poder rever os sorrisos de sempre foi uma sensação maravilhosa, mas não esqueço de como foi bom ver os novos sorrisos que chegaram para integrar o nosso time, trazendo uma sensação de renovação após todo esse tempo em casa.

Claro que nem tudo foi fácil, afinal, foi muito tempo de trabalho remoto, bem silencioso. Assim, retornar e trabalhar no ambiente compartilhado foi um tanto desafiador. Mas essa foi a essência da FEC nesse período: adaptação e desafio. Então, para mim, o retorno à FEC foi e está sendo um processo de adaptação e aprendizado que, com todo o suporte da FEC, tem sido bastante fluido e acolhedor.

10 107

CULTURA FEC - OUTUBRO ROSA

Ainda é tempo de conversarmos sobre o Outubro Rosa. Sabemos que o décimo mês do ano está chegando ao fim, mas o que não nos falta é informação para disseminar nesses últimos dias. Por isso, agora que você já sabe como reconhecer os sintomas do câncer de mama, chegou a hora de entender como preveni-lo e como cuidar-se. Vem com a FEC!

↳ Adote uma alimentação saudável:

Manter a distância dos ultraprocessados reduz as chances de desenvolvimento de variados tipos de tumores. Além disso, refeições balanceadas são responsáveis pelo bem-estar do corpo.

Pratique atividades físicas com regularidade:

Exercitar-se equilibra níveis hormonais, fortifica as defesas do organismo e diminui as inflamações.

↳ Evite o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo:

Beber torna os tecidos mais sensíveis a danos e o cigarro contém substâncias tóxicas. Abra mão dos hábitos nocivos!

↳ Se gestar um filho(a), amamente:

Durante o aleitamento, os hormônios que favorecem o surgimento do câncer caem nas mulheres. Estudos comprovam igualmente que as células da mama renovam-se nesse período, eliminando, assim, qualquer material lesionado e futuramente cancerígeno.

↳ Esteja atenta às terapias de reposição hormonal (TRH):

TRHs, ao longo da menopausa, são capazes de aumentar consideravelmente os índices de câncer de mama. Fique alerta principalmente àquelas combinadas de estrogênio e progesterona.

Realize mamografias:

Entre os 50 e 69 anos, estabeleça como rotina a mamografia de rastreamento a cada dois anos, independentemente da inexistência de indicativos.

Essas são dicas valiosas que, em sua maioria, podem ser utilizadas por homens e mulheres por todo o ano. Vamos juntos e juntas?

8

INFORME RH

Código de Conduta e Gestão de Pessoas: Reiteramos a importância da leitura dos documentos citados para a melhor compreensão da missão, visão e valores da Fundação, além de seu funcionamento e de suas diretrizes. Para consultar nosso Código de Conduta, acesse o link https://bit.ly/CodigodeCondutaFEC-2022. Já para acessar a Política de Gestão de Pessoas da FEC, acesse https://bit.ly/GestaodePessoasFEC-2022.

Política de Reembolso: Relembramos que, com o intuito de oferecer as melhores condições de trabalho remoto possíveis aos nossos colaboradores e colaboradoras, a FEC proporciona auxílios parciais em gastos, como: materiais de escritório, estações e cadeiras, despesas com internet e energia elétrica, fones de ouvido, mochilas para notebook e demais. Para conferir mais detalhes de nossa Política de Reembolso, acesse https://bit.ly/politicadereembolsofec.

9

AGENDA FEC

Link para confirmação de presença: https://bit.ly/RSVP-FEC25anos.

10

ALÔ, COMUNICA

Gostaria de sugerir uma pauta, uma nova coluna ou fazer uma crítica? Envie para: comunicacao.fec@somosfec.org.br.

Dúvidas sobre RH? Encaminhe para o e-mail oficial do setor: recursos.humanos@somosfec.org.br. .

Caixinha de sugestão. Deixe sua sugestão, crítica ou elogio à FEC de forma anônima: https://bit.ly/CaixadeSugestaoFEC.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/fec-fundacao.

Instagram: https://www.instagram.com/somos.fec/.

11
#SOMOSFEC COMUNICAFEC

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
ComunicaFEC - Edição 85 by Comunicação Interna - FEC - Issuu